O Messias de Duna

O Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

Luke.Duarte 25/04/2024

Melhor que o primeiro livro!
Fui com baixas expectativas depois de ouvir bastante gente falando mal, e como foi bom ser surpreendido!
Messias de Duna é uma obra de arte, um livro que aprofunda todos os temas levantados no primeiro e ainda trás novos elementos e debates. Uma leitura muito fluida com personagens cativantes e muito bem construídos e que continua e encerra a história iniciada no primeiro livro com um clima constante de intrigas e conspiração.
Frank Herbert era um gênio, Messias de Duna é um livro muito filosófico mas bem acessível e nada pedante, ao mesmo tempo que consegue ser complexo. Cada diálogo desse livro carrega significados grandiosos e cheios de camadas, várias vezes tive que interromper a leitura para refletir sobre a vida.
Um encerramento perfeito para a jornada do Paul Atreides iniciada no primeiro livro, não poderia pensar em um final melhor.
Posso afirmar com tranquilidade que esse livro é um dos melhores que já li na minha vida e que vou reler várias outras vezes. Sou muito grato por ter conhecido Duna e já estou ansioso para ler o 3º livro, sinto que essa saga já mudou minha vida e visão de mundo.

PhoenixStove 24/04/2024

Uma leitura muito mais densa que seu antecessor, apesar de ser menor, o livro trás de questões muito profundas da maioria de seus personagens e da dualidade Paul Divindade/Humano, sacrifício maior ou sacrifício menor. A conclusão é que Messias De Duna, é um prólogo pra algo muito grande, mas isso não tira de forma alguma o mérito do livro. Gostei da leitura, é em comparação ao primeiro menos épico (no macro da obra) mas muito mais pesado, confesso que o ritmo lento e as intensas maquinações políticas pode afastar alguns leitores, mas recomendo dar uma chance.

JM 22/04/2024

Chatinho
"Messias de Duna", o segundo livro da célebre série Duna de Frank Herbert, infelizmente não atendeu às minhas expectativas. Esperava uma continuação envolvente e dinâmica após o impactante primeiro volume, mas me deparei com uma leitura que achei cansativa, com poucos eventos significativos, deixando uma sensação de vazio e de potencial jogado fora.

Desde o primeiro capítulo já tinha notado que sería uma leitura difícil, e apesar das poucas páginas, demorei muito pra finalizar em comparação ao primeiro. Os personagens perderam o brilho aqui, com desenvolvimentos superficiais e foco excessivo em estados mentais. O excesso de termos específicos do universo de Duna, sem maiores explicações, tornam a leitura inutilmente complexa, e nem ao menos aumentam a riqueza do universo.

Enfim, essa leitura me desanimou, a ponto de questionar se continuarei com a série, apesar da genialidade reconhecida de Frank.

21/04/2024

?Ele é o santo louco,
O estrangeiro dourado que vive para sempre
Às raias da razão!?

Esse segundo livro é mais lento que o primeiro e acaba não sendo tão bom quanto, mas ainda é bem bom.

Felipe1552 19/04/2024

Messias de Duna é uma finalização do que foi começado em Duna, mostrando muito as consequências dos atos que Paul tomou durante os livros. Me senti confuso diante muitas escolhas que ele fazia durante o livro, porém no final entende-se o por que ele tomou esse caminho.
Bom livro, muito escorado no primeiro mas mesmo assim uma boa história.

Carolina Rondelli | @carondelli 19/04/2024

"a religião também é uma arma. e que tipo de arma seria a religião quando ela se torna o governo?"
Eu tava preparada pra gostar um pouco mais.

como um livro escrito pelo Frank Herbert pra mostrar que o Paul não era o herói da história, e ele deixa isso óbvio em algumas partes, acho que o time skip de todo o Jihad foi um desperdício.

e pelo amor de muad'dib, a quantidade de informação importante (e muito interessante) que é jogada sem desenvolvimento ou explicação é alarmante.

gostei dos pontos que esse livro expandiu: a Irulan, os dançarinos faciais, a presença do piloto... mas acaba ficando tudo meio superficial e eles somem lá pro final.

mas eu não sei só reclamar: AMEI todas as sequências religiosas, especialmente das pessoas cultuando a Alia, que aliás foi minha personagem favorita do livro.

e depois que acontece uma certa coisa com o Paul, meus amigos... a caracterização dele na minha cabeça ficou sensacional! mal posso esperar pra essa cena na adaptação.

em resumo, a escrita continua brilhante, mas acho que faltou um pouco mais de levar o leitor pela história em vez de jogar um monte de bomba e sair correndo.

Palito Holl 16/04/2024

Uma continuação digna
De fato, o livro começa muito lento e entediante, mas a partir da página 90 tudo muda completamente. A impressão que eu tive é que esse segundo livro é mais amadurecido que o primeiro.

Renato420 15/04/2024

Messias de Duna, fantástico e tão bom quanto Duna
Messias de duna Frank Herbert mas praticamente o epílogo de duna como a narrativa bastante melancólica, que para alguns pode parecer estranho dada ao final seu do triunfante de Duna porém que se encaixa perfeitamente quase idéias de franck Hebert sobre a história de Paul Artreides, e principalmente com o final desse livro que pessoalmente quando eu terminei quase tive a vontade de chorar,
Eu acreditava que iria gostar do Messias de Duna porém gostei muito mais do que estava imaginando e acho que é tão bom quanto o primeiro livro, não creio que seja melhor mas tão bom quanto recomendo para todo mundo.

Nota 5/5

Cristian Fontoura 15/04/2024

Um bom epílogo pra Duna
É engraçado ler o Messias de Duna após assistir ao segundo filme da franquia cinematográfica de Villeneuve, porque o encerramento do primeiro livro deixa margem para muita coisa. Aqui, acompanhamos o desenrolar do nosso (des)querido Muad'Dib, Paul Atreides, e seus anexos. O livro é muito político, com bem menos ação que o primeiro livro da saga. Entretanto, acho que esse é o desfecho perfeito para a história iniciada para o clã Atreides. Confesso que não sei o quão necessária a sequência é, mas ainda pretendo ler um dia. Terminei o livro com a sensação de "era isso mesmo".

De Domenico 14/04/2024

A tragédia de um messias
?Messias de Duna? tem uma única missão: reforçar a mensagem já dita em Duna. Por isso, creio que na sua concepção, é um livro muito menos interessante que o anterior. Enquanto o primeiro ?Duna? trabalhava temas diversos como religião, política e ecologia, ?Messias? tem uma temática mais singular. Claro que Frank Herbert ainda a desenvolve da mesma maneira inteligente e filosófica do primeiro livro, mas a leitura fica entediante justamente pelo mesmo ponto ser reforçado todo capítulo.

Dito isso, ainda é uma peça de literatura muito importante e gostei do arco dos personagens principais. Destaco o personagem Hayt porque inicialmente achei sua inclusão na história um pouco absurda, mas depois me encontrei muito envolvido com ele.

Em um futuro próximo lerei a conclusão dessa trilogia.

David 14/04/2024minha estante
Realmente tem momentos que a Irulan é muito escanteada.
E pra mim a personagem que eu mais sinto pena e a Alia... Principalmente pelo o que acontece com ela no terceiro livro ?

Pollyana.Beatriz 14/04/2024minha estante
A Irulan e bem escaneada assim como a Chani personagens importantes pra saga que foram bem deixadas de lado ?

David 14/04/2024minha estante
Simm, acho que ao mesmo tempo que o Frank escreve personagens femininas fortes e interessante, ele tmb deixa de dar mais protagonismo para elas.

Só a Jéssica vai mais além, mesmo que ela nem apareça nesse livro aí.

pacwife 13/04/2024

E o bicho matou gente viu ..
Este livro encerra muito bem o jornada do Paul, realmente faz juz a toda trajetória dele como Paul e como Muad'Dib.

Deixa bem claro também que Chani é quem mantém Paul vivo e consequentemente, Muad'Dib, também continua ali como um fantasma, o demônio pessoal de Paul Atreides...

Minha personagem favorita sem sombra de dúvida é a Alia, PORÉM, todo esse misticismo ao redor dela, toda essa sexualização que a personagem sofre me incomoda, é uma menina de 16 anos que estamos falando! esse negócio de memórias de outras reverendas madres não cola comigo.. é estranho

Não vou mentir que eu achei um pouco preguiçoso o desfecho dos demais personagens, mas eu entendo que era somente a história do Paul que interessava, o autor deve ter focado somente em manter o personagem coerente até o final e tudo bem.. pra mim deu super certo ??

Tem outro livros mas não sei se vou ler, já chega de Duna pra mim por enquanto ?