O Diabo nunca dorme

O Diabo nunca dorme Daniel Rhodes

Resenhas - O Diabo nunca dorme

Hugo.Castro 06/07/2020

Vale a leitura!!!
Uma vila interiorana, uma fortaleza dos antigos templários e uma lenda. Ou será que não é apenas uma lenda? Um professor universitário bem sucedido se hospeda com sua esposa na referida vila para uma estadia de alguns meses e se envolve em uma trama oculta no local. A história é interessante. Só não gostei de como os personagens, e suas relações, foram amarrados. O final ficou confuso. Mas pretendo ler novamente. Se voce encontrar em um sebo por menos de R$20,00 vale a pena sim.

Os Livros e Filmes da Bá 05/02/2019

UM LIVRO DIFERENTE
Uma cidadezinha largada a própria sorte na França, um padre alcoólatra, um professor de história medieval, um casal de chapadões...
Dois homens estão roubando água de um poço existente em um morro, em meio a uma floresta e ruínas templárias para abastecer uma mansão próxima dali, onde um casal a está alugando, pois o professor precisa de inspiração para produzir seu próximo livro.
Em meio às ruínas, o professor encontra um antigo livro escrito em latim, que conta a história de um terrível homem que viveu ali na época dos cavaleiros templários. O roubo da água e a leitura do livro desencadeiam uma série de acontecimentos nefastos, que vão atingir os habitantes da aldeia, os hóspedes da mansão, o padre alcoólatra que vive recluso na montanha e o próprio professor, todos esses personagens vão reviver os horrores ocorridos no século XV, período em que os templários ali viveram...
RECOMENDO A LEITURA, TERROR QUE VAI SENDO ENTREGUE AOS POUCOS, LINK PARA A VÍDEO-RESENHA ABAIXO.

site: https://www.youtube.com/watch?v=jJJMm3UHlhw

Mel 01/05/2015

É um bom suspense, gostei do estilo da escrita.
McTell muda-se para um vilarejo com a esposa para continuar escrevendo sua obra sobre os Cavaleiros Templários, e a título de pesquisa começa a perguntar para o Padre sobre as lendas do local. Intrigado com as histórias, ele começa a ir cada vez mais a fundo, explorando as clareiras até encontrar, escavando, um livro lendário feito com pele humana e escrito em Latim.

A partir de então, estranhos eventos começam a acontecer.

Recomendo!

Telma 09/05/2012

O mal existe?
Há tempos eu queria ler este livro que já é bastante antigo mas, está dentro de um dos gêneros que mais gosto: suspense/terror.

Notei que as opiniões sobre esse livro são bem diferentes e isso aguçou ainda mais minha curiosidade. Comprei.

Li em 3 dias. O livro é curtinho de leitura gostosa e elegante. Daniel Rhodes escreve muito bem.

A história passa-se numa pequena cidade na França para onde a personagem Central, McTell, muda-se com sua esposa. Sua vida, antigamente rotineira, nunca mais seria a mesma desde que descobriu, em ruínas próximas à sua casa, um livro que não deveria existir, por fazer parte do misticismo local. O livro havia pertencido a um integrante da Ordem dos Templários que fez pacto com Belial, o demônio, do qual havia recebido poderes. Esse templário foi queimado em fogueira mas prometeu voltar.

Fascinado pela lenda e pelas ruínas, McTell decide decifrar o livro escrito em latim.

A partir daí coisas estranhas passam a acontecer com McTell e outras pessoas envolvidas direta, ou indiretamente com o livro.

Estaria a lenda "viva" e de volta, ou tudo não passava do Insconciente Coletivo sendo despertado pelas fortes crendices locais?

Deixo um trecho da primeira vez que McTell visita as ruínas, para sua apreciação:

"Que cenas os Templários teriam visto ali de cima? Cruzados e bando de peregrinos a caminho da Terra Santa? Hordas Inimigas espalhando-se pelos campos, com a fumaça e os gritos de saques levados pelo vento? Um pouco relutante, McTell ajeitou a mochila nas costas e começou a descer da muralha.
Ao atravessar o pátio, a grade de ferro instalada no chão atraiu sua atenção - um lembrete sombrio do lado mais sinistro da vida medieval. A poucos metros, um bloco de pedra do tamanho de um tampo de mesa projetava-se do calçamento. Seu propósito deixou-o perplexo. Embora atrasado não pôde resistir a um exame mais atento. Não restava a menor dúvida de que a masmorra se encontrava há muito tempo cheia de terra e detritos.
Mas, quando espiou pela abertura de pedra, ficou supreso ao descobrir que o lugar estava cheio de água. Não era água escura e estagnada, mas clara e fumegando, como se fosse um banho.
Uma jovem estava saindo dali.
Talvez por um segundo, os olhos de McTell registraram os detalhes do rosto e corpo em perfil: cabelos castanhos abundantes presos no alto da cabeça, com algumas mechas soltas caindo pelo pescoço; pequenas gotas de suor nos ressaltos da espinha; a flexão do músculo na coxa; o rosa delicado dos seios..."

O livro perde uma estrelinha porque o final não foi tão bem escrito como o começo mas, na minha opinião, vale muito a pena ser lido!

Silvia 13/06/2012minha estante
Ai ai ai ui ui ui, este livro promete, tem todos os ingredientes que eu aprecio, suspense, terror, lendas...

Flavio Assunção 28/01/2011

Foi uma pechincha! Menos de cinco reais em um sebo e a promessa de um terror de primeira qualidade. Já havia ouvido falar deste livro e, embora nunca tenha gostado de estórias de possessão, demônios e padres, devo admitir que "O Diabo Nunca Dorme" tem uma essência diferente.

Tudo começa em um pequeno vilarejo no sul da França. Reza a lenda que lá existiu um malévolo Cavaleiro Templário, chamado Guilherm de Couderval, que matava pessoas com enorme crueldade, fazia rituais em que bebia seus sangues e invocada um demônio chamado Belial, o segundo anjo caído após Lucifer. Este demônio lhe dava o poder de levantar os mortos. Durante a Inquisição, Guilherm de Couderval foi morto na fogueira, mas prometeu que seu espírito iria continuar firme e cometendo crueldades. Centenas de anos depois, um casal americano chega para uma temporada de sossego no local. Mas, assim que pisam na cidade, John McTell é atormentado pelas visões das ruínas que ficam no topo de uma montanha, onde aconteciam as crueldades de outrora. Estudioso de História Medieval, McTell vai até lá e acaba descobrindo o Diário de Guilherm de Courdeval. A partir daí, sua vida começa a mudar e se vê envolvido em uma série de acontecimentos que podem acabar com a vida de sua família e das outras pessoas da cidade.

Segredos, crueldade, assombração e demônios. "O Diabo Nunca Dorme" consegue nos remeter aos elementos básicos de qualquer terror. Admito que no início fiquei um tanto receoso devido a linguagem confusa - que me lembrou o português de Portugal. Mas, passado algum tempo, você se acostuma e se vê instigado a descobrir o que vai acontecer. A leitura segue constante, com as explicações de um padre sobre acontecimentos do passado, o desejo de Mctell de descobrir mais sobre Guilherm de Couderval e o desespero de uma mulher que se vê atormentada por espíritos. No entanto, o suspense vai sendo construído aos poucos e somente surge nas últimas páginas.

Se o suspense é raro, então a história deveria ser interessante. De fato é, mas seu final é um tanto confuso. Os muitos furos e a falta de explicações contundentes, te fazem ficar a ver navios. O final dá margem a uma continuação, mas como já faz mais de 20 anos do lançamento original e nada do autor saiu, então é possível acreditar que o final foi mesmo assim: totalmente subjetivo - o que pode ser bom em alguns casos, mas neste caso não achei.

De qualquer forma, "O Diabo Nunca Dorme" deve ser lido para quem gosta de uma boa trama. Os momentos em que o autor descreve fatos da Inquisição são excelentes e nos dá uma certa repulsa e apreensão. Há, certamente, alguns pontos fracos, mas nem todos compartilharão da mesma opinião. Acho que para um livro tão curto e barato não custa nada conferir e tirar suas próprias conclusões.
Silvia 02/07/2012minha estante
Legal, também preciso visitar mais os sebos, eles escondem verdadeiras preciosidades.

Christine 29/05/2009

Livro curtinho porém com uma otima historia. Fiquei envolvida do começo ao fim querendo saber o final... que é simplesmente surpreendente!!!