Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Eduardo Buonacura 16/02/2024

De abrir os olhos.
Sendo mais um folheto do que um livro, o manifesto é um perfeito livro partidário, explicando sobre o marxismo e as contradições do capitalismo de maneira simples e curta, utilizando de linguagem comum. Marx, juntamente com Engels, desde o século XIX, já via problemas pertinentes até hoje no sistema capitalista, e abre os olhos do leitor. É um ótimo livro introdutório para as leituras mais complexas da teoria marxista, como O Capital.

Jesnner 13/02/2024

Se mais gente lesse, não haveria tanta desinformação
Temido por uma ala da população brasileira, o Manifesto do Partido Comunista deveria ser mais lido.
Independente de viés político, o Manifesto é um documento histórico. Muito pode ser discutido a respeito de sua aplicação ou quem sabe da realidade sobre a qual disserta. Porém, tudo isso é deixado de lado se não o lê, não o anota ou o discute.

Duda 07/02/2024

Kskskdkskx d
Jdidoddbdksudo aamodjx risuxjeodufnw zkdhsidek dkjejsidoskshss zkdjsiskd skxheisksj odhdixkxhdke xjxjzjdnksk

Navi.foda 06/02/2024

🤬 #$%!& entao é tudo nosso parsa .
Leila 10/02/2024minha estante
KKKKKKKKJJJKKKKK
tudo nosso nada deles!!!

Eva Ev 06/02/2024

Um clássico
Independente de posicionamento político, ?O Manifesto Comunista? é uma obra essencial para existência social e observação/atuação política.

Além disso, é indispensável para quem quer se organizar a favor de melhores condições para a classe trabalhadora. Um ótimo ponto inicial de estudo.

valentteduda 05/02/2024

Com dúvidas e questões que queria entender sobre política procurei tentar ler um manifesto, não me arrependo, consegui entender muito melhor o comunismo e o porque o ?fantasma do comunismo? assustar tanto parte da sociedade, a partir dessa leitura continuarei meus estudos de política e indico muito essa leitura.

ammanda.hermelino 04/02/2024

Completamente necessário para quem quer entender o que é o comunismo e alguns dos princípios, porém deve sempre pesquisar mais a fundo para entender no meio atual, já que o livro já é um pouco desatualizado

Lucikelly.Oliveira 02/02/2024

Quadrinho muito legal! Recomendo demais pra adolescente pois possui uma linguagem bem tranquila. É uma releitura bem, bem resumida do manifesto comunista.

httb_runa 28/01/2024

"Manifesto do Partido Comunista- Karl Marx
2° - ?????
(Releitura)
Olá camaradas ??
Eu amo reler o Manifesto, toda vez parece uma maneira diferente de destilar repúdio contra o Estado sendo essa grande ferramenta de opressão e dominação, e nos pequenas partes das grandes engrenagens do capitalismo, já dizia "El Efecto" esse é o dilema da humana manada.
Importante ressaltar que não se deve definir todo Comunismo e Marxismo aqui, a luta dos proletariados deve ser aprofundada em outras obras mais complexas.

Erik 27/01/2024

Confuso.
Decidi ler o livro através da indicação da minha professora de sociologia. Ela disse que é necessário as pessoas lerem o manifesto a fim de tirar suas próprias conclusões. Logo, as minhas são: achei o livro super confuso para ler, muitas palavras repetidas e um vocabulário mais técnico, na minha opinião. Se o intuito do livro é convencer, acho que deveriam usar uma linguagem mais acessível para as pessoas. No fim, eu terminei de ler o livro pq era curto, uma vez que eu não entendi quase nada dele, apenas o básico (uma parte graças as aulas de sociologia). Enfim, vou tentar encarar essa leitura novamente em um futuro distante e com uma bagagem de conhecimento maior. Quem sabe dê certo.
lara a 01/02/2024minha estante
mulher, o livro foi publicado em 1847, pelo amor kkkkkkkk

Eliane406 26/01/2024

A luta de classes é a luta para a liberdade
??"onde o livre desenvolvimento de cada um é pressuposto para o livre desenvolvimento de todos."

?A primeira edição do Manifesto saiu em 1848, foi encomendado pela Liga dos Justos, representada por três operários alemães, Bauer, Schapper e Moll, em Londres, depois seguiu para outros países europeus: França, Rússia, Itália e Alemanha.
?Sob o jugo do que escreveu o poeta Antônio Castro: "Sim! quando o tempo entre os dedos,
Quebra um século, uma nação...
Encontra nomes tão grandes
Que não lhe cabem na mão.
Assim, nasceu o Manifesto de Marx e Engels, fruto das articulações no movimento operário e dos escritos dos dois revolucionários, além disso, é o desdobramento útil e necessário da crítica dialética à Economia Política.
?A mensagem do Manifesto consiste em arregimentar e fazer atuar a classe operária. A dos trabalhadores manuais.
Nessa época não existiam leis que protegiam os trabalhadores, operários trabalhavam sem condições seguras, viviam em insalubridade, não tinham horário para entrar e sair e até crianças trabalhavam em fábricas e minas. O Manifesto permitiu aos franceses ter um horário de trabalho. Exemplo mais avançado do 1 de maio em que trabalhadores morreram em busca de dignidade e clamavam por 8 horas de trabalho, 8 horas de sono e 8 horas com a família.

?Indico aqui o livro Germinal de Emile Zola, um romance experimental que narra essa miseria em que viviam os operários para enriquecer um mínimo da população.

?Marx e Engels tinham um prognóstico futuro sobre o capitalismo: "5.2.O desempregoassume proporções assustadoras; o subemprego, idem; a legislação social(trabalho e seguridade) é cancelada ou revogada em benefício de instituições financeiras e seus comercial papers."
"A continuar o processo como vai, logo prevalecerá a natureza das coisas: a maioria engolirá a minoria, por mais que esta resista à tentativa de aplicação de execráveis fórmulas de discriminação. Chegamos a miséria absoluta, ao caos e à pré-história outra vez." Págs.10 e 11 - tão atuais.

?Sempre existiu e sempre existirá quem lute pelos oprimidos, quem busque a dignidade que é de direito a todo ser humano, toda luta, toda palavra reverbera pela eternidade.

olivkholin 25/01/2024

"O operariado, tomando consciência de sua situação, tende a se organizar e lutar contra a opressão, e ao tomar conhecimento do contexto social e histórico onde está inserido, especifica seu objetivo de luta. Sua organização é ainda maior pois toma um caráter transnacional, já que a subjugação ao capital o despojou de qualquer nacionalismo."

Todo trabalhador é comunista, alguns só não sabem ainda.

mandy 25/01/2024

?os que trabalham não lucram e os que lucram não trabalham.?
Adorei saber mais sobre esse pensamento. Tem uma linguagem mais simples comparado aos outros livros que exploram o tema, mas ainda sim a leitura requer um certo conhecimento base sobre História e economia.
Imaginei que eu fosse ter mais dificuldade pra compreender, mas me surpreendi. O meu conhecimento básico foi suficiente pra eu conseguir captar a maioria das coisas e as que eu não absorvi completamente pretendo estudar e pesquisar sobre.
É uma leitura que nunca tem fim na minha opinião. É o tipo de livro que você lê diversas vezes e vai entendendo pedacinho por pedacinho do pensamento de Marx.

milena1046 24/01/2024

O Manifesto
Uma leitura difícil e que sem duvida, vale a pena, gostei muito em partes, me intriguei em outras mas em geral, ele é bom

Ana Bacana 23/01/2024

Manifesto consulta
Encaro o manifesto comunista como uma leitura-estudo a ser revisitada quantas vezes necessário, ainda mais quando encaramos tantas contradições capitalistas diárias que tentam, de forma falha, invalidar informações necessárias para o conhecimento de toda base trabalhadora.