O Manifesto Comunista

O Manifesto Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

povalanis 26/03/2024

Uma aula de consciência de classe, de mundo. Consciência sobre qual é a sua posição no sistema e como essa posição é explorada, expropriada e violentada em direitos, em vida, em condições de existência. Para além disso, vejo como um sopro de esperança. É muito reconfortante encontrar literaturas e indivíduos que olhem pro outro, que entendam que a luta é coletiva em um mundo onde o egoísmo é tão presente. A convicção de que a revolução é inevitável me renova as expectativas de um mundo mais justo, onde o dinheiro não defina caráter, onde os de cima não se afirmem as custas dos de baixo.
"Os proletários nada têm a perder a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar."

Nós somos coletivos, nossa luta também ter que ser. ?

Lyw 25/03/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
?Vocês estão horrorizados com a nossa intenção de abolir com a propriedade privada. Mas, na sua sociedade, a propriedade privada já foi abolida para nove décimos da população. A sua existência para os poucos deve-se simplesmente à sua não existência para estes nove décimos. Vocês nos condenam, portanto, pela intenção de abolir uma forma de propriedade, cuja existência depende da não existência de qualquer propriedade para a maioria imensa da sociedade??

?Que a classe governante trema diante da revolução comunista. Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões. Têm um mundo a ganhar.?

Radrian 22/03/2024

Uma crítica ao capitalismo, a hierarquia das classes, suas consequências e uma visão romantizada e limitada de resolver o impasse chamado pobreza e desigualdade.

São diversas variáveis envolvidas, produtos básicos que precisam ser importados, o clima e a agricultura local tem q ser favoráveis, o apoio popular,etc. Todas essas "brechas" Lênin, Stalin e seus sucessores tiveram ao implementar essa ideologia. Logo, são por causa de muitos motivos assim que gerou mais morte na China, Coréia, Cuba, Rússia e outros do que o oposto de pobreza e desigualdade.
Marx erra ao esquecer-se de diversos fatores para manter firme o referido "estado comunista" depois de implantado.

Essa ideologia, assim como o nazismo e fascismo, já provaram-se pouco produtivas a médio/longo prazo para a nação e para os cidadãos. Não apenas por já ter se mostrado pouquíssimo eficaz, como tambem, a referida "exploração do trabalho" já não se configura mais em nossas vidas:

1) Pois hoje em dia o salário mínimo, direitos trabalhistas e sindicatos são todos feitos pelo governo eleito democraticamente e não à merce do próprio patrão ou de um governo autocrata.
2) Há diversos meios de empreendedorismo e liberdade de comércio para trabalhar, ou não, se quiser. Alguns até mesmo recebem auxílio ($) do governo.
3) E por último, mas não menos importante, vivemos uma revolução digital (2000 ate o presente) e antes disso houve a revolução tecnológica (1960-1990) ambos contribuindo para a automação industrial e de serviços e fomento do uso de IA, respectivamente. Os quais ocupam cada vez mais postos de trabalho "explorador", automatizando (robô)em alguns casos e outorgando para softwares q usam IA em outros.

Isto é, em questão de tempo, não uma questão "patrao-empregado", pois as máquinas e computadores serão os novos trabalhadores, a futura força laboral, portanto, nosso "novo trabalhador explorado",
Portanto , a visão de Karl Marx é mais antiquada e obsoleta hoje, no mundo do século XXI, do que já era em 1848, quando o respectivo livro foi escrito,

beca 21/03/2024

O manifesto comunista
Engels e Marx escreveram ?O manifesto comunista? para que todos pudessem compreender o capitalismo e o seu surgimento, para ser a base teórica da prática revolucionária. É uma leitura rápida, fácil de entender já que existe uma introdução sobre o período e os fatores sócio-históricos que levaram a acumulação de capital e a própria consolidação do capitalismo. No entanto eu pessoalmente só entendi por já ter sido introduzida e ter lido pelo menos 3 livros antes desse, espero que ainda neste ano consiga ler "O capital"!

Mariana113 19/03/2024

Segunda vez que leio esse livro, dessa vez como material obrigatório para entender a matéria da faculdade.
Adorei essa versão, as notas iniciais são muito boas e a tradução em si, também. Apesar de ser menos "simples" que a última que eu li, em contrapartida também explica muito melhor e me deu uma visão totalmente diferente do comunismo.

Leonardo1429 19/03/2024

O Manifesto Comunista
Leitura importante para entender a babaquice do sistema politico e ideológico utilizado por ditadores para manipular uma grande massa de fantoches em prol de ditaduras centralização de poder e miséria

laraapaixonada 17/03/2024

No básico, o livro é bom para entender uma parte do pensamento comunista, Marx usa discursos bem diretos então é fácil de entender os conceitos e ideias que ele aborda durante o livro.

Carlos531 16/03/2024

Manifesto do partido comunista, Frederich/Karl Marx
"O manifesto comunista" é uma obra com o título auto-explicativo.
Explicando sobre como funciona o comunismo, pelo menos demonstra os princípios e aponta problemas no sistema da época(capitalismo do século XIX).
Com uma análise histórica e uma versão futurista, o manifesto argumenta a favor das classes e da inevitabilidade da revolução política.
Em minha opinião, é importante reconhecer sua contribuição histórica, mas há muitas interpretações de suas idéies na prática, e tenho duvidas se funcionava nos dias de hoje.

ivystrs 13/03/2024

Muito bom para REALMENTE entender o que é o comunismo. Leitura muito interessante, com certeza recomendaria

Carolina2878 13/03/2024

Manifesto Comunista
Muito bom poder saber do que de fato se trata, indo além de opiniões, muitas vezes enviesadas, dos outros. Recomendo muito para quem tem interesse em entender realmente o que os comunistas defendem e o que de fato é o comunismo. Sem dúvidas, indicaria o livro a um amigo.

Clio0 10/03/2024

É impossível negar a importância histórica de um escrito que serviu para impulsionar a disputa e os estudos econômicos e sociais bem como transformar a história de alguns países como a Rússia, Cuba, EUA e Brasil.

Não podemos nos abster, no entanto, da crítica a esse manifesto que como tal é uma sínteze ideológica dos trabalhos de Engels e Marx. Querer fazer uma análise academica do que é basicamente um panfleto de denúncia é contraproducente, mas podemos sim observar que as formações aqui expostas foram muitas vezes deturpadas em sua divulgação ao ponto de que a própria URSS organizava seminários para estudos por seus oficiais.

É uma obra curta e inflamatória, não somente por suas palavras, mas pelo início da consciência de classe que suas ideias desperta.

Recomendo principalmente a estudantes da área de Humanas que deveriam conhecer na íntegra o que hoje muitas vezes só é mencionado ou referenciado na grade pela simples falta de tempo.

hneystar 10/03/2024

Tudo nosso nada deles e depois deles nois de novo
Como ja diria a música bom chi bom chi bom bom bom: analisando essa cadeia hereditária, quero me livrar dessas situação precária, onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre, e o motivo todo mundo já conhece É QUE O DE CIMA SOBE O DE BAIXO DESCE !!

Murilo409 08/03/2024

O básico para se começar a estudar a filosofia marxista. Em uma época de polarização é essencial tirar por conta própria suas conclusões e evitar ser usado como massa de manobra, o manifesto do partido comunista sempre será a melhor maneira de se começar a aprender sobre o socialismo científico e qual são motivações e objetivo para nossa sociedade.

Stefane64 07/03/2024

Mudou minha percepção sobre muitas coisas
Esse livre me fez refletir sobre patriarcado e todas as implicações do sistema capitalista e como ele oprime o trabalhador. Mas é triste pq não vejo um mundo onde toda essa utopia poderia funcionar.

Vinicius 03/03/2024

Utopia!
Li sem preconceitos e tentando realmente entender o que se passava.
Porém, na minha humilde opinião de trabalhador que vende sua mão de obra, não fiquei convencido de que essa organização social seria possível.
Seria lindo se funcionasse, mas...