Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Stefane64 07/03/2024

Mudou minha percepção sobre muitas coisas
Esse livre me fez refletir sobre patriarcado e todas as implicações do sistema capitalista e como ele oprime o trabalhador. Mas é triste pq não vejo um mundo onde toda essa utopia poderia funcionar.

Vinicius 03/03/2024

Utopia!
Li sem preconceitos e tentando realmente entender o que se passava.
Porém, na minha humilde opinião de trabalhador que vende sua mão de obra, não fiquei convencido de que essa organização social seria possível.
Seria lindo se funcionasse, mas...

Fran 28/02/2024

Uni-vos!
Muito já tinha ouvido, mas nunca tive a oportunidade de conhecer o texto original. Um bom registro histórico do pensamento de uma época.

Kath.Morango 26/02/2024

Complicado
Parte de mim nunca queria ter lido nada do karl marx e queria ter permanecido na total ignorância pq agora eu sinto como se não conseguisse ver mais nada como via antes
AliJu 26/02/2024minha estante
Depois que se abrem os olhos fica impossível fechar de novo, é transformador

Damasyan 25/02/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
Livro necessários para todas as pessoas, de modo a aumentar a compreensão da realidade e dinâmica social.

Rafael1885 25/02/2024

Manifesto do partido comunista
O livro traz muitas das ideias de Karl Marx sintetizadas. Algumas dessas ideias são a própria máquina da história, sendo ela a "luta de classes", focando no surgimento do capitalismo. O livro fala em como os comunistas devem acabar com a estrutura econômica capitalista burguesa, por meios violentos, para que a superestrutura, sendo política, religião, direito, família e tudo que não seja a economia propriamente dita, passe a tomar um caráter proletário e comunista. Muito é explicado de como funciona os diversos aspectos dessa superestrutura capitalista e porque ela deve ser destruída ou substituída.

É interessante notar que muitos autores marxistas de diversas áreas acadêmicas, buscam reduzir uma realidade diversa e complexa, à uma visão marxista onde existe supostamente uma classe dominada e uma dominante, e passam a tentar explicar a realidade através dessa lente reducionista.

A linguagem é bem chata por ser antiga, mas bem menos técnica do que outros livros de Marx e Hengels. No geral é uma leitura fundamental para compreender o marxismo e o socialismo clássico, principalmente para refutação.

mluisad 24/02/2024

Excelente
Não vou conseguir resumir esse livro pq ele já é de fato um resumo de tudo que a de importante.
muitos falavam sobte ele e me deu muita curiosidade em ler, e realmente é tudo que falam e algo muito mais profundo. um grande aprendizado queria ter tido a oportunidade de ler ele antes.

jackpveras 21/02/2024

Péssimo
Li por curiosidade e me arrependi.
Perda de tempo total.
Leitura enfadonha, tediosa, broxante e desanimadora.

Leitora 21/02/2024

Esclarecedor
Tenho para mim que livros de filosofia e política são um baita de um esquema de piramide.

"O Manifesto do Partido Comunista", escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848, é uma obra seminal que continua a ecoar ao longo dos séculos como um dos textos políticos mais influentes da história. Através de uma análise crítica e profunda da sociedade capitalista do século XIX, os autores expõem as contradições inerentes ao sistema econômico vigente, apontando para a necessidade de uma revolução proletária como meio de superação das injustiças e desigualdades geradas pelo capitalismo.

Uma das principais contribuições do manifesto é a introdução da concepção materialista da história, na qual Marx e Engels argumentam que as relações de produção são determinantes na estruturação da sociedade e na luta de classes. Eles descrevem a evolução das formas sociais desde as sociedades primitivas até o surgimento da burguesia como classe dominante, destacando a exploração do trabalho assalariado como pilar central do sistema capitalista.

Ao longo do manifesto, os autores denunciam a concentração de riqueza nas mãos da burguesia em detrimento do proletariado, que vive em condições precárias e de alienação. Eles apontam para a necessidade de os trabalhadores se unirem em um partido revolucionário para lutar contra a opressão capitalista e conquistar o poder político. A abolição da propriedade privada dos meios de produção e a instauração de um sistema baseado na propriedade coletiva são apresentadas como medidas essenciais para a construção de uma sociedade sem classes.

No entanto, o "Manifesto do Partido Comunista" não está isento de críticas e controvérsias, e isso foi muito provado nas nossas ultimas eleições. Diversos estudiosos questionaram a viabilidade das propostas revolucionárias apresentadas pelos autores, bem como suas implicações práticas na organização social. Além disso, a interpretação e aplicação das ideias marxistas ao longo da história geraram diferentes correntes dentro do movimento comunista, levando a divergências teóricas e políticas.

Apesar das críticas e das interpretações variadas, o manifesto permanece como uma obra fundamental para a compreensão das bases teóricas do socialismo científico e das raízes do movimento comunista internacional. Sua análise aguda da dinâmica social sob o capitalismo e sua defesa apaixonada pela emancipação dos trabalhadores continuam a inspirar gerações de pensadores e ativistas na luta por um mundo mais justo e igualitário.

Em suma, o "Manifesto do Partido Comunista" é muito mais do que um simples panfleto político; é uma obra que desafia o status quo, questiona as estruturas de poder estabelecidas e instiga à reflexão sobre as possibilidades de transformação social. Sua leitura é essencial para quem busca compreender não apenas o passado, mas também o presente e o futuro da luta pela justiça social.

Bom, para a minha eu do futuro (no caso daqui a ums 6 meses) que vai esquecer metade desse livro, vou deixar um resumo bem ligeiro da divisão do livro.

O "Manifesto do Partido Comunista" é dividido em quatro capítulos, nos quais Karl Marx e Friedrich Engels apresentam sua análise crítica da sociedade capitalista e propõem ações revolucionárias para a emancipação do proletariado. Abaixo, vou falar brevemente sobre cada um dos capítulos:

1- Burgueses e proletário-Neste capítulo inicial, os autores introduzem a ideia da luta de classes como o motor da história. Eles descrevem a evolução da sociedade desde as antigas formas de produção até o surgimento da burguesia como a classe dominante na era capitalista. Marx e Engels destacam a exploração do trabalho assalariado e a acumulação de riqueza nas mãos da burguesia, em contraste com a situação de miséria e alienação do proletariado.

2-Proletários e comunistas- Neste capítulo, os autores abordam a relação entre os comunistas e o proletariado. Eles explicam os princípios do comunismo como a abolição da propriedade privada dos meios de produção, a centralização dos instrumentos de produção nas mãos do Estado e a igualdade de condições para todos os membros da sociedade. Marx e Engels defendem a necessidade de os comunistas se unirem aos trabalhadores para lutar contra a exploração capitalista.

3- Literatura socialista e comunista - Neste capítulo, os autores fazem uma crítica às diferentes correntes do socialismo existentes na época. Eles destacam as divergências teóricas entre as diversas tendências socialistas e comunistas, defendendo a superioridade do socialismo científico elaborado por eles. Marx
e Engels argumentam que o comunismo não é uma utopia, mas uma necessidade histórica baseada nas contradições do sistema capitalista.

4- Posição dos comunistas em relação aos diversos partidos de oposição - Neste último capítulo, os autores discutem a postura dos comunistas em relação aos movimentos políticos existentes na época. Eles defendem a independência do partido comunista em relação às outras correntes políticas e enfatizam a importância da luta revolucionária para a conquista do poder pelo proletariado. Marx e Engels concluem o manifesto convocando os trabalhadores de todo o mundo a se unirem na
luta contra a opressão capitalista.

@uma_leitoraestudante

Leprechaum 20/02/2024

Trabalhadores do mundo, uni-vos!
Acho que não tenho muito o que falar, a leitura do manifesto é algo único e que hoje eu entendo como sendo de muita importância pro entendimento de um comunista ou mesmo de quem não é comunista, a introdução é geral e abarca os pontos principais, mas o que tem aqui é o suficiente pra fazer daquela fagulha de indignação do trabalhador uma chama com ódio, o ódio de classe.
Wane 21/02/2024minha estante
Sob fortes ameaças vim curtir

Kaique.Furquim 20/02/2024

Uni-vos né
Este foi o 1° livro escrito pelo karlinhos e pelo angels que li. Estou na missão de fazer um artesanato intelectual com a teoria marxista e socialista. Entretanto, esse livro não acrescentou muita coisa, esperava mais. Creio que é bem mais valioso ler artigos e/ou livros nos quais outros autores narram sobre tal assunto.

Jota Ge 16/02/2024

Maneiro
Já tinha lido, mas decidi reler literalmente porque vi um edit do chico moedas aquariano nato falando sobre comunismo

Eduardo Buonacura 16/02/2024

De abrir os olhos.
Sendo mais um folheto do que um livro, o manifesto é um perfeito livro partidário, explicando sobre o marxismo e as contradições do capitalismo de maneira simples e curta, utilizando de linguagem comum. Marx, juntamente com Engels, desde o século XIX, já via problemas pertinentes até hoje no sistema capitalista, e abre os olhos do leitor. É um ótimo livro introdutório para as leituras mais complexas da teoria marxista, como O Capital.

Jesnner 13/02/2024

Se mais gente lesse, não haveria tanta desinformação
Temido por uma ala da população brasileira, o Manifesto do Partido Comunista deveria ser mais lido.
Independente de viés político, o Manifesto é um documento histórico. Muito pode ser discutido a respeito de sua aplicação ou quem sabe da realidade sobre a qual disserta. Porém, tudo isso é deixado de lado se não o lê, não o anota ou o discute.

Duda 07/02/2024

Kskskdkskx d
Jdidoddbdksudo aamodjx risuxjeodufnw zkdhsidek dkjejsidoskshss zkdjsiskd skxheisksj odhdixkxhdke xjxjzjdnksk