Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

manutts_ 03/01/2024

VIVA LA CLASE TRABAJADORA
O capitalismo não falha, nem falhará. Ele está fazendo exatamente o que é proposto: desigualdade e crueldade.

Danilo224 31/12/2023

Curto e denso
Definitivamente ? Gostando ou não ? o Manifesto é uma das publicações mais importantes e igualmente interessantes já publicadas, mudando o panorama político para sempre.

Seu texto é explicativo e direto, facilitando sua distribuição e entendimento ? apesar de não ser uma leitura necessariamente fácil. Foi escrito no século XIX mas sobreviveu graças à atemporalidade da pauta que, possivelmente, continuará atemporal por um bom tempo. Para quem quer começar a estudar sobre ciências políticas, a leitura é obrigatória.

karolinenasatto 30/12/2023

Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida para entender um pouco melhor sobre nossa sociedade em si

Gabriel Campanini 30/12/2023

Uma edição excelente para o primeiro contato com comunismo
O prefácio e as notas da Sabrina Fernandes são ótimos para dar um contexto adicional sobre a época dos autores e também para traçar paralelos com o nosso mundo atual. Mostram como o Manifesto é uma obra que ainda é relevante nos nossos dias sombrios, com o capitalismo já tão avançado a ponto de ameaçar até o equilíbrio climático da Terra.

Se você está começando a ler sobre comunismo, essa edição será um ótimo primeiro passo.

kau4.core___ 28/12/2023

Uma leitura realmente interessante.
Você começa a ler com um certo preconceito, jurando que já sabe o que é comunismo. Ao ler você percebe que tudo o que você achava que sabia era mentira.
Acho uma leitura essencial para qualquer pessoa.

Laura2117 28/12/2023

Explica claramente com uma linguagem super abrangente a forma como surgiu o proletariado inglês sob influência da revolução industrial, e a partir daí, suas teorias iniciais, de forma clara. Uma leitura essencial.

MirzKr 26/12/2023

Uma leitora enriquecedora e necessária!

A edição é completa, trazendo vários autores pra suporte do conteúdo, porém a escrita segue uma linha mais academicista e não tão abrangente

Bi Bueno 22/12/2023

Manifesto do Partido Comunista
Tenho uma sobrinha leitora que me enche de orgulho. Outro dia fui na casa dela e ela me mostrou clássicos no formato de quadrinhos. Tive que dar um confere. Achei bem legal pra que a gurizada tenha o primeiro contato e já se familiarize com os conceitos desses autores.

Prissy021 20/12/2023

Super necessário para entender e ter uma visão mais abrangente de política, é sempre bom ter uma ideia mais clara e aprofundada acerca das coisas para não cair nos achismos do senso comum.

Liað· 18/12/2023

Marxxx
Gosto bastante de ver como a primeira ideia do comunismo foi desenvolvida, como é um manifesto não tem toda a ideia é estrutura como tem ?O Capital?, mas é uma leitura essencial para quem tá começando a estudar sobre

thalitadaniels 14/12/2023

"quem tem medo do comunismo? são os latifundistas..."
Livro verdadeiramente necessário, atemporal e esclarecedor. acredito que cumpre perfeitamente seu papel de introdução ao comunismo e que todas nós, pessoas proletárias e de esquerda, deveríamos ler. pois nos mostra com uma frequência precisa o quanto que a realidade descrita por Marx e Engels é verossímil com a de hoje.
ps: a retórica do Marx é uma coisa invejável, o homem é bom!

13marcioricardo 11/12/2023

Revolução ? Dispensamos o r
Difícil avaliar este livro. Por um lado devemos avaliar à época, por outro não podemos ignorar os fatos a que esta obra levou, para o bem e para o mal.

Numa época que os trabalhadores tinham poucos direitos, más condições, eram explorados e não apenas homens, como mulheres e crianças, não se pode negar que o comunismo foi fonte de evolução humana e profissional. Em muitos aspectos este livro estava à frente do seu tempo.

Por outro lado, todos sabemos as catástrofes a que estas ideias levaram em várias culturas, em vários continentes; o marxismo conseguiu impor-se em alguns dos maiores países do mundo, mas jamais conquistou o verdadeiro sucesso.

Marx é ótimo de retórica, mas é ambíguo. Tanto defende a democracia como a ataca. Fala em violência e revolução. É difícil crer que se possam implementar suas propostas sem regimes totalitários. Afinal, basta pensar um pouquinho e se encontram uma meia dúzia de argumentos em que cada qual por si só, deixa claro que esse modelo não funciona.

Este livro é uma filosofia, uma ideologia, uma política econômica para o mundo. É isso que ele pretende ser. Falhou redondamente. Suas previsões falharam estrondosamente. Ninguém mais em economia leva a sério a sua teoria.Tentam culturalmente.

Que Marx queria um mundo melhor é fácil acreditar. O que ele estava disposto a fazer por isso, jamais iremos saber. Mas sabemos o que os seus seguidores, em seu nome, fazem e fizeram.

Micaela 08/12/2023

A Bíblia dos comunistas
O Manifesto está longe de ser o livro mais complexo de Marx e Engel, é realmente uma introdução ao que é comunismo, críticas ao sistema capitalista e com instruções para a classe trabalhadora (conscientização e organização). Livro básico que **todo** comunista deve ler pelo menos 2 vezes na vida