Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Dudagem 17/04/2024

Livro bastante informativo, principalmente se você busca estudar a política de esquerda ou apenas para ter o conhecimento sobre.
Pode ser um pouco complexo de ler no começo, mas depois você pega o ritmo.

Uni-vos!

CAkune 16/04/2024

É importante ter a sua própria opinião
Ler o Manifesto é importante para ter sua própria percepção e formar sua própria opinião do que foi escrito e de como funcionava a perspectiva de Marx e Engels. Não faz sentido ler opiniões contrárias ou favoráveis aos escritores sem antes ter uma ideia do que eles falavam.
Especificamente essa edição é interessante pela preparação de Sabrina Fernandes. Ela coloca em perspectiva pautas atuais e sua similaridade com os debates de quase dois séculos atrás.
A impressão do livro é um pouco ruim por conta das diversas páginas com letras borradas, mas isso é um pequeno detalhe em relação ao resto.

Isabella1982 14/04/2024

Vale a pena ler
Eis que li o tal polêmico livro dos comunistas! ??
Gostei muito da edição, de facílima compreensão. O texto em si também é muito didático e nos faz passear por diversas questões da época e até anteriores, que nos é proveitoso, se tivermos algum conhecimento da história.
Uma leitura para lá de interessante. O livro vem desnudando a sociedade burguesa enquanto trás luz as injustiças que o proletariado sofre.
Li o livro para a faculdade, por isso, embora tenha aproveitado demais a leitura, me atentei principalmente a parte em que citam a educação das crianças, um tema para lá de contraditório até os dias de hoje.
Nesse período, mulheres e crianças eram exploradas, para além do comum, eram considerados mão de obras baratas, o que levava as familias a terem muitos filhos para aumentar a renda. Mas como as crianças tinham poucas instruções muitas se acidentavam e até morriam durante suas jornadas de trabalho, o que gerava prejuizo a seus contratantes, logo, a solução que encontraram era que a partir de determinada idade, as crianças iriam para uma "escola", aprenderem o que era necessário para serem funcionários melhores preparados. Quanto a isso, Marx e Engel vão dizer neste manifesto:
"Recriminai-nos por querermos suprimir a exploração das crianças pelos pais? Efetivamente, denunciamos esse crime. Mas dizeis que suprimimos as relações mais íntimas substituindo a educação familiar pela educação social. Mas também vossa educação não está determinada pela sociedade? Pelas relações sociais em que a realizais, pela intromissão direta ou não da sociedade pelo viés da escola, etc.? Os comunistas não inventam a ação da sociedade sobre a educação; apenas modificam-lhe o caráter, subtraindo a educação da influência da classe dominante."

Valeu demais a leitura!

Alice2908 14/04/2024

Esclarecedor
Eu gostei do livro, você que já tem um lado político pelo qual segue seria bom começar a ler esse com a mente mais aberta possível,gostei genuinamente do livro, mas só não é muito meu estilo para leitura, nunca gostei muito de ler sobre política por achar chato, mas esse eu consegui ler em uma fluidez muito boa, é um livro bom e ponto, é bem auto explicativo, é bom para quem quer começar a ler sobre política de algum lugar, me deixou diversas reflexões esse livro, "será que a gente está mesmo escolhendo nossa vida ou será que só estamos escolhendo a opção menos pior que nós foi redigida por nascer na classe mais pobre?", muitas pessoas colocam como demoníaca todo o comunismo, mas no geral ele só quer pensar em uma forma melhor de vida para a classe mais desfavorecida da indústria, é bizarro pensar o quão rápido veio essa primeira onde de industrialização e já estava solidificado o capitalismo, quando mal percebemos já estamos nesse modo de vida a muito tempo e sem escolha em qual classe nascemos e como vamos viver, esse poder só está nas mãos dos "chefões", é um livro muito reflexivo já tive algumas crises existências por conta dele, vale a pena ler.

Milly 13/04/2024

Um livro muito bom que destacou frases de intenções claramente, dando um propósito, motivos e citações, porém deixou algumas coisas em branco, como seria essa revolta e depois como terminaria, ou teve frases que discordei, como o método, pq retirar estrangeiros do território? concordo que o ploretario deve se unir a classe opressora, a burguesia, não contra si mesmo. VIVA O COMUNISMO

Alynzin 09/04/2024

É muito explicativo, acredito que seja um ótimo livro pra quem está começando a ler sobre política, as notas de rodapé tornaram tudo mais fácil mesmo que ainda tenham algumas passagens complexas de entender
De qualquer forma, acho que essa é a melhor versão que se poderia comprar, já que Sabrina Fernandes fez praticamente outro livro no início deste explicando vários pontos que se não estivessem explicados no começo tornariam a leitura muito difícil

janice_lima1 08/04/2024

Marx e Engels explicaram os eixos mais importantes do Comunismo, a luta de classes sociais, a diferença entre elas e a sua evolução, também focando na organização da classe trabalhadora com o objetivo do fim da burguesia.

Digo que essa obra é mais caracterizada do que "Os princípios básicos do Comunismo", sendo uma leitura mais substancial, o vocábulo pode ser facilitado com a leitura do texto citado.

Viva Marx, "Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas."

Eder 08/04/2024

Minha concepção: (08/04/2024)
O sistema apresentado realmente foi algo inovador e inesperado para sua época. O capitalismo(tipo de governo predominante em grande parte do mundo) têm muitos problemas, e estes foram bem apresentados aqui. Contudo, tenho certeza que quando o comunismo tentar ser aplicado não irá funcionar da forma como é apresentado por Engels e Marx, e com certeza terá diversos problemas, muito provavelmente, piores que os do próprio capitalismo.
Certos trechos me pareceram bem perversos, como quando é mostrada a ideia de que quando o sistema fosse aplicado, todos seriam OBRIGADOS a seguir o trabalho designado a si, assim, cortando a liberdade de escolha do indivíduo.

Isa.wosniak 04/04/2024

O manifesto comunista
Deveria ser leitura obrigatória, mesmo que não goste é importante ter noção do que se está falando. ?

Letioli 03/04/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
O Manifesto do Partido Comunista é uma leitura fundamental para todos, independentemente de serem apoiadores do comunismo ou não. Ele aborda o verdadeiro significado do comunismo, do socialismo e das diversas vertentes dessas ideologias.

Escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, o livro oferece uma compreensão abrangente da história e dos princípios do comunismo, incluindo as regras para adesão, a visão do Estado comunista ideal e o papel do proletariado na ascensão social.

Além disso, desmistifica algumas falácias comuns, como a ideia de que o comunismo limita o direito das pessoas de consumirem o que desejam. Na verdade, o comunismo defende o direito de todos comprarem e possuírem o que desejam.

Portanto, considero O Manifesto do Partido Comunista uma leitura indispensável, que merece cinco estrelas pelo seu conteúdo informativo e esclarecedor.

Pam 03/04/2024

Essa deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo. Essa obra simplesmente abre sua mente, e você provavelmente não vai ser o mesmo depois de ler.
AliJu 03/04/2024minha estante
Concordo muito!!!!

Madu Olifotet 31/03/2024

Uma análise crítica do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels revela sua natureza multifacetada e sua influência em diversos campos, desde a política até a economia e a sociologia.No contexto histórico do século XIX, o manifesto apresentou uma análise contundente das injustiças do capitalismo industrial emergente, destacando a exploração da classe trabalhadora pelo capitalismo e a inevitabilidade da luta de classes. Marx e Engels argumentaram que a abolição da propriedade privada e a instauração de uma sociedade sem classes seriam etapas necessárias para alcançar a verdadeira emancipação do proletariado.No entanto, as críticas ao comunismo baseadas na implementação prática de regimes comunistas ao longo do século XX questionam a viabilidade e eficácia das ideias apresentadas no manifesto. O totalitarismo, a falta de liberdades individuais, os problemas econômicos e as violações dos direitos humanos em regimes comunistas como os da União Soviética, China e outros levantam dúvidas sobre a realização dos ideais comunistas na prática.Além disso, a análise contemporânea do "Manifesto Comunista" destaca a necessidade de revisitar seus princípios à luz das transformações sociais, econômicas e tecnológicas ocorridas desde sua publicação. Questões como a globalização, a automação, o surgimento da economia digital e a crescente desigualdade social exigem uma reavaliação dos conceitos apresentados por Marx e Engels à luz do mundo atual.Portanto, uma análise crítica do "Manifesto Comunista" reconhece sua importância histórica e seu papel na crítica ao capitalismo, ao mesmo tempo em que questiona sua aplicabilidade prática e relevância em contextos contemporâneos.

Isabela Rosa 30/03/2024

Complicadinho
Apesar das pessoas terem dito que era de fácil compreensão achei um pouco complicado de entender algumas partes, mas Marx e Engels foram grandões nesse manifesto aqui.
Jordão. 30/03/2024minha estante
Qual parte você não entendeu?

L.A.Gonçalves 29/03/2024

Agora eu entendo porque o comunismo é tratado assim
Eu sempre ouvi que o Manifesto comunista era um ?panfleto? para a população proletária. E de certa forma é, mas é um panfleto que precisa de uma boa habilidade de interpretação de texto. Muito do que é apresentado precisa de contexto histórico além da interpretação de texto. O que para os dias de hoje, é raridade.

No manifesto nós somos apresentados ao contexto histórico da criação da burguesia como substituto da nobreza no papel de opressor e como nós, o proletariado, somos reféns dessa burguesia que nos consome física e mentalmente para que a pilha de dinheiro que nos separa seja cada vez maior.

Existem formas mais eficazes e amigáveis de apresentar o comunismo para alguém. O manifesto hoje em dia é bem mais um texto de contextualização para quem quer se aprofundar.

Eduardo1737 29/03/2024

O manifesto comunista
Data de leitura: 01/03 à 15/03

Sinopse:

"O Manifesto Comunista", uma obra essencial escrita por Karl Marx e Friedrich Engels, apresenta uma análise penetrante do sistema capitalista e propõe uma sociedade baseada na igualdade e cooperação entre os trabalhadores. Publicado em 1848, este manifesto revolucionário influenciou movimentos sociais em todo o mundo.

Crítica:

Ao adentrar as páginas deste manifesto, fui confrontado com uma análise contundente das injustiças do capitalismo, expondo a exploração da classe trabalhadora e a concentração de riqueza. Embora suas ideias continuem a inspirar lutas por justiça social, reconheço que a implementação prática do comunismo nem sempre refletiu seus ideais originais. No entanto, o manifesto permanece como uma fonte essencial para quem busca compreender e transformar as estruturas sociais e econômicas.

Conclusão:

?O Manifesto Comunista" é uma leitura indispensável para aqueles que compartilham da visão de uma sociedade mais justa. Mesmo diante de críticas e controvérsias, suas ideias continuam a ressoar nos debates contemporâneos. Embora eu tenha dado 4 estrelas, isso pode refletir apenas uma questão de familiaridade com este tipo de literatura.

Pontuação:

Escrita: 3/5