Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels




Resenhas - Manifesto do Partido Comunista


1264 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


vitor nespolo 24/08/2023

Minha opinião.
A intenção de ler um livro nunca é a de refutar ele, até porque não faria sentido lê-lo se você não esperar que pode tirar algo de bom dele. Dito isso, esse livro tem uma escrita fluida e de fácil entendimento e isso ajuda a mostrar o lado defendido pelo autor, há alguns pontos de vistas bem interessantes, me surpreendi ao ver que concordo com vários problemas sociais apontados pelo mesmo. Mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura, alguns pontos como a falta de dados concretos, por exemplo, o autor diz que depois de uma revolução a produção iria aumentar consideravelmente, mas ele não apresenta nenhum cálculo ou exemplo concreto que faça sentido essa afirmação além da pura paixão pelo movimento em si. Quando apresentado fatos históricos ele não diz quais eram as épocas, as circunstâncias e as motivações daquele momento.
No geral concordo com quando ele fala das monarquias absolutistas mas discordo dos caminhos sugeridos para suas derrubadas.
É um bom livro, vale a pena a sua leitura.
comentários(0)comente



Vivianne19 24/08/2023

4 estrelas apenas para a parte do manifesto
O Manifesto Comunista é um panfleto que deveria ser lido por todos os trabalhadores, por seu conteúdo e para entendermos o que é o comunismo e não o bicho papão pregado pela direita. O manifesto é a reivindicação dos direitos dos trabalhadores, já que produzimos, porque não ficamos com o dinheiro dessa produção? Porque o Estado se perpetua nas mãos de grandes poderosos e o povo que segura todo o mecanismo de desenvolvimento de um país tem uma mínima participação das tomadas de decisões desse Estado? Então, a leitura do Manifesto é algo que se torna obrigatório.
Porém, minha crítica vai para a editora Boitempo que ao compilar os textos de apoio, deixou de lado estudiosos contemporâneos que poderiam explicar como poderíamos usar as questões do Manifesto nos nossos dias atuais. A editora focou apenas em escritos acadêmicos do século passado, bastante pedantes (com a exceção de Trotski), visto que o livro deveria ser algo para ser lido por trabalhadores, deveria ter uma linguagem menos rebuscada e com figuras do nosso tempo.
No mais, para quem quiser se aventurar, recomendo que leiam apenas o Manifesto
comentários(0)comente



MJGalvão26 23/08/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
O livro fala sobre a luta de classes. Explica o que são burgueses e proletários, o que seria o pensamento comunista. E descreve os tipos de literatura socialista e comunista.
O livro é bem pequeno, dá para ler em um dia e de preferência sempre estar voltando a ler de acordo com conhecimentos adquiridos na área.
comentários(0)comente



sam_sllvn 22/08/2023

Leitura obrigatória para entender essa outra faceta da sociedade, independentemente de seu posicionamento político. Provavelmente quem tem seus ideais baseados na esquerda vai se identificar e concordar mais com esse livro. Foi e continua sendo um clássico que simplesmente amei ler!
comentários(0)comente



C9 21/08/2023

Clássico
Um clássico!
Evidentemente que a forma como o capitalismo funcionava no período em que Marx viveu difere da atual, provavelmente o capitalismo precisou criar medidas para sobreviver aos seus impulsos autodestrutivos.
É uma obra interessante para ter uma ideia breve sobre a situação de antagonismo entre o proletariado e a burguesia.
comentários(0)comente



fleabookz 21/08/2023

Não é resenha, só um comentário
Ele manifestando em 10 páginas, caramba tem mais prefácio e posfácio do que conteúdo, eu achei que encontraria algo a mais
comentários(0)comente



Livitaaa 13/08/2023

Um manual rápido
Esse livro se propõe a expor as ideias conunistas(de Marx e Angels). Começando que já tinha lido ele uma vez a muito tempo atrás, e reli agora porque preciso analisar academicamente. Marx é polêmico, é sempre uma linha tênue entre ser odiado e amado, e aqui ele comprova o porquê. As ideias são postas diretamente, até de maneira agressiva, fácil de ler. Academicamente recomendo, mas não leia Marx com a mente politicamente fechada.
comentários(0)comente



saigiku0 12/08/2023

Utopia
Marx acreditava que tudo seria da forma como ele pensava, mas nunca funcionou e nem vai funcionar. Não passa de uma utopia.
Miqueias.Machado 09/10/2023minha estante
Marx e Engels não escreveram suas ideias como eles pensavam ou com opiniões, mas sim com base na realidade material existente ( eles são filósofos materialista e não idealistas). Eles buscaram entender a realidade material e social existente e, a partir disso, desenvolveram suas teorias.


Miqueias.Machado 09/10/2023minha estante
Estranho que essa resenha apenas tenha o cunho genérico do povo da direita que nunca leu Marx, mas critica suas ideias sem nunca ter lido. Inclusive, essa sua resenha não faz crítica nem de forma correta na questão filosófica ou econômica.




Rafael.Prearo 11/08/2023

Livro maravilhoso, deveria ser leitura obrigatória, o capitalismo falhou, falha e falhará. Precisamos dessa emancipação e consciência de classe.
comentários(0)comente



Gabriela3844 06/08/2023

Uma ótima edição
Essa edição comentada é realmente muito boa para quem ainda está começando a se interessar pelo assunto, pois ajuda a contextualizar. O livro no geral tem uma escrita muito boa, não envelheceu mal, pois conseguimos entender com clareza toda a crítica que Marx e Engels quiseram passar.
comentários(0)comente



Vinícius Tyrone 06/08/2023

Obrigatório para todos!
Leitura indispensável para todos. Seja pra abrir a mente ou pra pelo menos saber como criticar. O trabalho de Marx e Engels de pesquisa é impecável. Devemos sim nos unir, derrubar a burguesia e tomar os meios de produção. O mundo tem que ser dos proletários.
comentários(0)comente



Raffaello3 06/08/2023

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
O Manifesto Comunista é um influente documento escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Esta obra revolucionária delineia as ideias fundamentais do comunismo e critica o sistema capitalista da época.

No Manifesto, Marx e Engels apresentam uma análise histórica da luta de classes, argumentando que a sociedade tem sido moldada por conflitos entre a classe dominante e a classe trabalhadora. Eles defendem a abolição da propriedade privada e do sistema de classes, buscando a criação de uma sociedade sem divisões sociais, onde os meios de produção são coletivizados.

Os autores descrevem as etapas para alcançar essa sociedade comunista, incluindo a revolução proletária, em que os trabalhadores derrubariam a burguesia e assumiriam o controle do Estado. Eles defendem a ideia de que a propriedade comum dos meios de produção levaria à igualdade e ao fim da exploração do homem pelo homem.

Apesar de suas ideias terem sido extremamente influentes ao longo da história, o Manifesto Comunista também enfrentou críticas e desafios. Algumas pessoas argumentam que a implementação prática do comunismo levou a regimes autoritários e violações dos direitos humanos.

Em última análise, o Manifesto Comunista continua sendo uma peça importante na história do pensamento político e econômico, provocando debates sobre as questões da desigualdade, justiça social e o papel do Estado na sociedade.
comentários(0)comente



@bibliotecagrimoria 06/08/2023

Já havia lido o texto do manifesto antes. No entanto, essa edição da Boitempo editora tem o mérito de reunir em seus apêndices textos de escritores que abordaram a relevância do Manifesto em diferentes períodos do século XX. A leitura desses textos, em contraste com as épocas escritas em que cada autor se encontra, possibilitam uma clara visão, através das diferentes conclusões dos mesmos, da necessidade de se pensar novas formas de formar uma consciência de classe frente as conjunturas do capitalismo atual.
O Manifesto em si já é leitura obrigatória para qualquer membro da esquerda radical. Os apêndices dessa edição, também, não podem ser ignorados por quem enxerga no comunismo a única alte4rnativa viável, possível, de uma mudança em larga escala.
comentários(0)comente



carbononh 04/08/2023

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
"Finalmente, os comunistas trabalham por toda a parte para a união e o entendimento entre os partidos democráticos de todos os países. Os comunistas rejeitam a ocultação de suas perspectivas e intenções. Abertamente, declaram que seus fins só podem ser atingidos pela derrubada violenta de todas as condições sociais existentes. Que a classe governante trema diante da revolução comunista. Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões. Têm um mundo a ganhar."
comentários(0)comente



Gaby 03/08/2023

Devido ao uso extensivo da maquinaria e à divisão do trabalho, o trabalho dos proletários perdeu todo o seu caráter autônomo e, consequentemente, todo o encanto para o trabalhador. Ele torna-se um mero apêndice da máquina e exigisse dele apenas a operação mais simples, mais monótona e mais fácil de aprender. Por isso, o custo de produção de um trabalhador está restrito, quase que inteiramente, aos meios de subsistência exigidos para a sua sobrevivência e para a propagação de sua espécie.
comentários(0)comente



1264 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR