Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Lucas 31/03/2020

Bom porém medo
Livro muito bom, fez abrir a minha mente com relação a luta de classes na qual sempre estivermos envolvidos.

Agora estou com medo de me tornar comunista... Rsrs

Jéssica 30/03/2020

Leitura necessária
É impossível criticar ou defender algo sem conhecê-lo.

A leitura do manifesto comunista é indispensável àqueles que procuram analisar criticamente sua realidade política e social.

Denis 23/03/2020

Ah, a burguesia...
Bem, eu não tenho cacife para resenhar o Manifesto, então segue só alguns fracas percepções:

1) No capítulo I - Burgueses e Proletários, há várias classificações sobre as classes sociais, inclusive a do Burguês, onde, interessantemente, se você colocar as características em que são enquadrados, dependendo do ponto de vista e da análise feita, vi verdades e elogios. Por exemplo, a burguesia foi revolucionária, considerando que enfrentou o sistema feudal e a nobreza; oras, isso não foi bom historicamente?

2) Destaca-se que a vitória do proletariado só se dará com a revolução ativa e violenta, derrubando a ordem social. Oras, conforme proposto por Marx, se o Socialismo é o futuro natural da humanidade, porque deverá ser imposto artificialmente?

Enfim, é um panfleto que deve ser lido por todos e, se possível, estudado a fundo e comparado com a história dos últimos 150 anos.

Vanessa Gravini 15/03/2020

Livro chato, por vezes, bem repetitivo

Alineígena Alien 11/03/2020

Gostei demais.
Pelo tamanho, linguagem e complexidade é o melhor livro para começar a conhecer as obras de Marx e Engels.

Diogo 09/03/2020

Caraio
Caraio esse tal de Carlos Marques é o bicho

Bernard.Barreto 05/03/2020

Um bom livro
Se trata de um bom livro, altamente recomendável para todos que tem o interesse de entender, pelo menos um pouco, o que é a história da esquerda.

Um livro relativamente simples, bem curto, demonstra um pouco de qual era a visão e objetivo da esquerda à época.

Ali Vön Med 01/03/2020

Os detalhes do
São os detalhes técnicos e práticos desta viés política nojenta. Tem a estrutura a que se monta os alicerces da ideologia. A visão de um burguês do pior tipo - que era contra a burguesia de sua época.

JoAo.Belos 29/02/2020

Bom
Bom livro para ler. Conhecimento de algumas ideias do pensador, além de poder atualizar e entender algumas críticas e jargões contemporâneos. Precisa ler de mente aberta para poder concordar ou discordar.

Matheus 13/02/2020

só um manifesto, mas amém marx e engels

Schwartz 12/02/2020

Essencial para o estudo da sociedade
Um livro do século XIX ainda ser considerado atual é um peso a ser carregado, e ele cumpriu com tudo, explicando sobre como a sociedade é organizada no meio capitalista e os objetivos do partido comunista em formação. Mais didático do que O Capital.

Joao.Magalhaes 09/02/2020

Ficção
Li para tentar entender um pouco mais do comunismo. Se esse for seu objetivo, tente outra leitura, pois esse manifesto parece mais um roteiro de ficção, sem explicações ou justificativas para nada.

Diego 06/02/2020

null
Esperava muito mais desse livro. Li com mente aberta, esperando definições de como um comunismo deveria ser. O livros só mostra a visão de algo que poderia vir acontecer. Sem mostrar como seria a vida no dia a dia dentro do comunismo.

Daniel.Chagas 12/12/2019

História, filosofia e política
Um livro de grande importância histórica, para quem deseja saber o que diziam os grandes intelectuais do século XIX. Não é livro que "infecta" o leitor com o fantasma do comunismo - pasmem! Em tempos de perseguição a um inimigo que não existe - o comunismo - o desejo é entender o porquê esse "monstro" tão terrível é perseguido. Depois de ler eu logo entendo: quem se assusta com o comunismo em sua maioria jamais deve ter lido, ou ao menos não compreendeu nada.

O livro é excelente para mostrar como estava os movimentos e revoluções sociais e economicas da época. Em suma: a revoluçao da burguesia e por consequencia a exploração do proletariado pela burguesia. Ora, nada mais verdade mesmo nos tempos de hoje. A luta de classes é atual e acontece todos os dias. Os mais ricos exploram os mais pobre e assim que é nosso mundo.

Muito mais que um mero convite ao comunismo, o livro empenha-se em esclarecer como funciona os (injustos) mecanismos da nossa sociedade. De forma breve e direta, eu não poderia esperar mais. Talvez o único pecado é que em alguns trechos os autores deixam de dar vias mais específicas de como a revolução do proletariado acontecerá (isso se acontecer), se restringindo então à teoria. E não posso finalizar sem dizer que os trechos retóricos e acusatórios são geniais.

Enfim, este é um manifesto de 60 pgs, e temos que entender qual seu propósito, ainda que pareça um pouco ""utópico"" (entre algumas aspas)...