Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

13marcioricardo 11/12/2023

Revolução ? Dispensamos o r
Difícil avaliar este livro. Por um lado devemos avaliar à época, por outro não podemos ignorar os fatos a que esta obra levou, para o bem e para o mal.

Numa época que os trabalhadores tinham poucos direitos, más condições, eram explorados e não apenas homens, como mulheres e crianças, não se pode negar que o comunismo foi fonte de evolução humana e profissional. Em muitos aspectos este livro estava à frente do seu tempo.

Por outro lado, todos sabemos as catástrofes a que estas ideias levaram em várias culturas, em vários continentes; o marxismo conseguiu impor-se em alguns dos maiores países do mundo, mas jamais conquistou o verdadeiro sucesso.

Marx é ótimo de retórica, mas é ambíguo. Tanto defende a democracia como a ataca. Fala em violência e revolução. É difícil crer que se possam implementar suas propostas sem regimes totalitários. Afinal, basta pensar um pouquinho e se encontram uma meia dúzia de argumentos em que cada qual por si só, deixa claro que esse modelo não funciona.

Este livro é uma filosofia, uma ideologia, uma política econômica para o mundo. É isso que ele pretende ser. Falhou redondamente. Suas previsões falharam estrondosamente. Ninguém mais em economia leva a sério a sua teoria.Tentam culturalmente.

Que Marx queria um mundo melhor é fácil acreditar. O que ele estava disposto a fazer por isso, jamais iremos saber. Mas sabemos o que os seus seguidores, em seu nome, fazem e fizeram.

Micaela 08/12/2023

A Bíblia dos comunistas
O Manifesto está longe de ser o livro mais complexo de Marx e Engel, é realmente uma introdução ao que é comunismo, críticas ao sistema capitalista e com instruções para a classe trabalhadora (conscientização e organização). Livro básico que **todo** comunista deve ler pelo menos 2 vezes na vida

Lenlen 07/12/2023

Leitura atemporal
O Manifesto apresenta inúmeras informações sociais e econômicas importantes, mostranto o quanto o cap?lismo é uma bosta, falho, desigual e excludente. Ótimo para se adentrar mais sobre estudos de espectos políticos econômicos sociais

Sarah587 07/12/2023

Só não dou 5 estrelas porque eu imaginei que as explicações da autora seriam mais úteis durante a leitura. O manifesto em si é ótimo, difícil de entender pra quem não é acostumado com o vocabulário, mas ótimo. Achei que a preparação fosse ajudar nesse quesito, mas não foi tanto quanto eu esperava. Fora isso, perfeito.

Priscila 06/12/2023

Leitura esclarecedora
Muito bom ler para puder entender o que se propõe o manifesto. Indico para todos a leitura. Leitura rapidinha

Tiago 05/12/2023

Um livro para todos lerem
é um livro que precisa ser lido por todos inclusives os que critica para que possam fazer crticas construtivas e não vazias baseadas apenas em achismos ou videos do tik tok.

maryycarvl 05/12/2023

To fazendo so pra contabilizar no desafio. Trabalhadores de todo o mundo, UNI-VOS * pernalonga comunista *

Hadria1 04/12/2023

Completamente necessário (infelizmente)
(Li apenas o manifesto em si, sem comentários dos autores, para um trabalho da faculdade)

Essencial. Pra todas as pessoas do mundo. Marx e Engles trazem as conclusões mais óbvias do mundo mas que ainda não foram ouvidas, e cabe a nós como sociedade trabalhadora, quem verdadeiramente controla esse mundo, fazer alguma mudança.

Bea L 04/12/2023

É o Manifesto né
Não tem muito o que eu falar sobre, só que eu gostei bastante. Não me convenceu a ser comunista, mas é bom saber como funciona.

Duquesa de Winnipeg 03/12/2023

Necessário
Livro ótimo, todos deveriam ler. Não fala nada além de "Você merece dignidade, e essa dignidade é tomada por quem você enriquece".

vicant 01/12/2023

"somos socializados para acreditar que a pobreza é um fracasso pessoal, e não dos nossos sistemas" - Mariah Carey
a Mariah com crtz conseguiria escrever o manifesto comunista, mas Karl Marx jamais escreveria o butterfly
(não entendi mta coisa do livro, só sei q o capitalismo n é um sistema bom morro)
Danielle143 06/12/2023minha estante
TO MORRENDO DE RIR COM ESSA RESENHA KKKKKKKKKK

Juju.2 07/12/2023minha estante
isso foi uma resenha do livro ou enaltecendo a Mariah?

vicant 08/12/2023minha estante
os dois

mari freitas 28/11/2023

Meu primeiro contato com a esquerda radical, e me fez refletir tanta, mas tanta coisa. Muita coisa se encaixou, fez sentido, foi questionada, e acho que vcs já imaginam qual foi o rumo político que tomei após isso kkkkk. Esquerdista, comunista, direitista, qualquer espectro deveria ler essa obra, não só para entender as ideias e seu ponto inicial, mas pela proporção que a mesma tem mesmo 1 século depois.

Matheus656 28/11/2023

Necessário.
Mesmo que você não vá aderir as ideias, e já tem isso concreto em sua mente, leia. Além de ser muito informativo, as ideias apresentadas são de grande importância social, com argumentações concretas e baseadas.
É sempre interessante ter um bom repertório histórico, então leia e se organize.