Manifesto do partido comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Stellesquisita 24/04/2024

Paz entre nós [...]
"Paz entre nós, guerra aos senhores!" De fato poderia ser utilizado esta palavra que demonstra uma grande ação de união entre os proletários, mas de que há utilizar algo tão radical em uma sociedade tão distinta?

Ligiamx 22/04/2024

A luta de classes não tem fim!
O livro fala sobre a luta de classes constante entre burguesia e proletariado. Marx e Engels nos alertando desde o século XIX. Se as pessoas fossem menos alienadas entenderiam isso. Não vou elaborar mais porque aparentemente cada pessoa já tem sua visão política sobre tudo no Brasil. O livro está aí pra todo mundo ler.
AliJu 22/04/2024minha estante
Uni-vos!

Mickael 22/04/2024

O Manifesto
Após 18 anos volto a ler este livro. Tinha lido na faculdade de psicologia. Lembro de que na época eu tinha achado: Uau! Trabalhadores do mundo, uni-vos.
Entre o estudante e o homem de hoje muita política partidaria lá fora ocorreu. Discussões familiares e entre amigos, essas coisas que tudo mundo passa. Quem hoje não tem o tiozão do zap?
Mas após esses anos todos me encorajei a ler novamente (estou fazendo um curso de filosofia deste tema) e a leitura continua sendo boa. Não mais o 'Uau' do estudante, porque parte da ilusão da juventude ficou por lá. Naquela época eu não sabia que a esquerda brasileira é um bando de perdidos e que são poucos os que realmente debatem pautas de esquerda que importam para um país como o Brasil.
Para mim a maior contribuição marxiana é o conceito de Consciência de Classe, essa continua sendo uma realidade e não falha nunca. Onde há Consciência de Classe as coisas mudam, seja na realidade ou na ficção. Agora as outras utopias eu já to um pouco calejado e deixo para a juventude os "Uaus".
Tem uma hora que a gente crescce.

site: @mickaelescrivinhador

Dudagem 17/04/2024

Livro bastante informativo, principalmente se você busca estudar a política de esquerda ou apenas para ter o conhecimento sobre.
Pode ser um pouco complexo de ler no começo, mas depois você pega o ritmo.

Uni-vos!

CAkune 16/04/2024

É importante ter a sua própria opinião
Ler o Manifesto é importante para ter sua própria percepção e formar sua própria opinião do que foi escrito e de como funcionava a perspectiva de Marx e Engels. Não faz sentido ler opiniões contrárias ou favoráveis aos escritores sem antes ter uma ideia do que eles falavam.
Especificamente essa edição é interessante pela preparação de Sabrina Fernandes. Ela coloca em perspectiva pautas atuais e sua similaridade com os debates de quase dois séculos atrás.
A impressão do livro é um pouco ruim por conta das diversas páginas com letras borradas, mas isso é um pequeno detalhe em relação ao resto.

Isabella1982 14/04/2024

Vale a pena ler
Eis que li o tal polêmico livro dos comunistas! ??
Gostei muito da edição, de facílima compreensão. O texto em si também é muito didático e nos faz passear por diversas questões da época e até anteriores, que nos é proveitoso, se tivermos algum conhecimento da história.
Uma leitura para lá de interessante. O livro vem desnudando a sociedade burguesa enquanto trás luz as injustiças que o proletariado sofre.
Li o livro para a faculdade, por isso, embora tenha aproveitado demais a leitura, me atentei principalmente a parte em que citam a educação das crianças, um tema para lá de contraditório até os dias de hoje.
Nesse período, mulheres e crianças eram exploradas, para além do comum, eram considerados mão de obras baratas, o que levava as familias a terem muitos filhos para aumentar a renda. Mas como as crianças tinham poucas instruções muitas se acidentavam e até morriam durante suas jornadas de trabalho, o que gerava prejuizo a seus contratantes, logo, a solução que encontraram era que a partir de determinada idade, as crianças iriam para uma "escola", aprenderem o que era necessário para serem funcionários melhores preparados. Quanto a isso, Marx e Engel vão dizer neste manifesto:
"Recriminai-nos por querermos suprimir a exploração das crianças pelos pais? Efetivamente, denunciamos esse crime. Mas dizeis que suprimimos as relações mais íntimas substituindo a educação familiar pela educação social. Mas também vossa educação não está determinada pela sociedade? Pelas relações sociais em que a realizais, pela intromissão direta ou não da sociedade pelo viés da escola, etc.? Os comunistas não inventam a ação da sociedade sobre a educação; apenas modificam-lhe o caráter, subtraindo a educação da influência da classe dominante."

Valeu demais a leitura!

Alice2908 14/04/2024

Esclarecedor
Eu gostei do livro, você que já tem um lado político pelo qual segue seria bom começar a ler esse com a mente mais aberta possível,gostei genuinamente do livro, mas só não é muito meu estilo para leitura, nunca gostei muito de ler sobre política por achar chato, mas esse eu consegui ler em uma fluidez muito boa, é um livro bom e ponto, é bem auto explicativo, é bom para quem quer começar a ler sobre política de algum lugar, me deixou diversas reflexões esse livro, "será que a gente está mesmo escolhendo nossa vida ou será que só estamos escolhendo a opção menos pior que nós foi redigida por nascer na classe mais pobre?", muitas pessoas colocam como demoníaca todo o comunismo, mas no geral ele só quer pensar em uma forma melhor de vida para a classe mais desfavorecida da indústria, é bizarro pensar o quão rápido veio essa primeira onde de industrialização e já estava solidificado o capitalismo, quando mal percebemos já estamos nesse modo de vida a muito tempo e sem escolha em qual classe nascemos e como vamos viver, esse poder só está nas mãos dos "chefões", é um livro muito reflexivo já tive algumas crises existências por conta dele, vale a pena ler.

Milly 13/04/2024

Um livro muito bom que destacou frases de intenções claramente, dando um propósito, motivos e citações, porém deixou algumas coisas em branco, como seria essa revolta e depois como terminaria, ou teve frases que discordei, como o método, pq retirar estrangeiros do território? concordo que o ploretario deve se unir a classe opressora, a burguesia, não contra si mesmo. VIVA O COMUNISMO

Alynzin 09/04/2024

É muito explicativo, acredito que seja um ótimo livro pra quem está começando a ler sobre política, as notas de rodapé tornaram tudo mais fácil mesmo que ainda tenham algumas passagens complexas de entender
De qualquer forma, acho que essa é a melhor versão que se poderia comprar, já que Sabrina Fernandes fez praticamente outro livro no início deste explicando vários pontos que se não estivessem explicados no começo tornariam a leitura muito difícil

janice_lima1 08/04/2024

Marx e Engels explicaram os eixos mais importantes do Comunismo, a luta de classes sociais, a diferença entre elas e a sua evolução, também focando na organização da classe trabalhadora com o objetivo do fim da burguesia.

Digo que essa obra é mais caracterizada do que "Os princípios básicos do Comunismo", sendo uma leitura mais substancial, o vocábulo pode ser facilitado com a leitura do texto citado.

Viva Marx, "Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas."

Eder 08/04/2024

Minha concepção: (08/04/2024)
O sistema apresentado realmente foi algo inovador e inesperado para sua época. O capitalismo(tipo de governo predominante em grande parte do mundo) têm muitos problemas, e estes foram bem apresentados aqui. Contudo, tenho certeza que quando o comunismo tentar ser aplicado não irá funcionar da forma como é apresentado por Engels e Marx, e com certeza terá diversos problemas, muito provavelmente, piores que os do próprio capitalismo.
Certos trechos me pareceram bem perversos, como quando é mostrada a ideia de que quando o sistema fosse aplicado, todos seriam OBRIGADOS a seguir o trabalho designado a si, assim, cortando a liberdade de escolha do indivíduo.

Isa.wosniak 04/04/2024

O manifesto comunista
Deveria ser leitura obrigatória, mesmo que não goste é importante ter noção do que se está falando. ?

Letioli 03/04/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
O Manifesto do Partido Comunista é uma leitura fundamental para todos, independentemente de serem apoiadores do comunismo ou não. Ele aborda o verdadeiro significado do comunismo, do socialismo e das diversas vertentes dessas ideologias.

Escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, o livro oferece uma compreensão abrangente da história e dos princípios do comunismo, incluindo as regras para adesão, a visão do Estado comunista ideal e o papel do proletariado na ascensão social.

Além disso, desmistifica algumas falácias comuns, como a ideia de que o comunismo limita o direito das pessoas de consumirem o que desejam. Na verdade, o comunismo defende o direito de todos comprarem e possuírem o que desejam.

Portanto, considero O Manifesto do Partido Comunista uma leitura indispensável, que merece cinco estrelas pelo seu conteúdo informativo e esclarecedor.

Pam 03/04/2024

Essa deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo. Essa obra simplesmente abre sua mente, e você provavelmente não vai ser o mesmo depois de ler.
AliJu 03/04/2024minha estante
Concordo muito!!!!

Madu Olifotet 31/03/2024

Uma análise crítica do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels revela sua natureza multifacetada e sua influência em diversos campos, desde a política até a economia e a sociologia.No contexto histórico do século XIX, o manifesto apresentou uma análise contundente das injustiças do capitalismo industrial emergente, destacando a exploração da classe trabalhadora pelo capitalismo e a inevitabilidade da luta de classes. Marx e Engels argumentaram que a abolição da propriedade privada e a instauração de uma sociedade sem classes seriam etapas necessárias para alcançar a verdadeira emancipação do proletariado.No entanto, as críticas ao comunismo baseadas na implementação prática de regimes comunistas ao longo do século XX questionam a viabilidade e eficácia das ideias apresentadas no manifesto. O totalitarismo, a falta de liberdades individuais, os problemas econômicos e as violações dos direitos humanos em regimes comunistas como os da União Soviética, China e outros levantam dúvidas sobre a realização dos ideais comunistas na prática.Além disso, a análise contemporânea do "Manifesto Comunista" destaca a necessidade de revisitar seus princípios à luz das transformações sociais, econômicas e tecnológicas ocorridas desde sua publicação. Questões como a globalização, a automação, o surgimento da economia digital e a crescente desigualdade social exigem uma reavaliação dos conceitos apresentados por Marx e Engels à luz do mundo atual.Portanto, uma análise crítica do "Manifesto Comunista" reconhece sua importância histórica e seu papel na crítica ao capitalismo, ao mesmo tempo em que questiona sua aplicabilidade prática e relevância em contextos contemporâneos.