Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels




Resenhas - Manifesto do Partido Comunista


1253 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


JuujCees 26/10/2023

Li na adolescência
Achei paia quando li, não sei se hoje em dia mudaria minha opinião até porque não vou ler de novo ??
comentários(0)comente



Milla 24/10/2023

"A história da humanidade é a história das lutas de classe."
Eu fui ler com medo, achando que não conseguiria entender por ser um livro político, mas eu achei muito tranquilo de entender (algumas partes não sei se entendi muito) mas de qualquer forma é um livro para reler várias e várias vezes.
Senti que foi muito rápido, concerteza quero ler mais sobre o assunto.

"Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Os proletários não têm nada a perder, a não ser suas correntes."
comentários(0)comente



Danilo 23/10/2023

Grandioso e atual
O primeiro capítulo do volume abre com a icônica frase “A história de toda a sociedade até aqui é a história de lutas de classes”, expondo imediatamente o caráter classista do texto. No início do texto também é destacado que, embora diferentes classes e formas de opressão tenham surgido ao longo da história, os antagonismos entre classes nunca foram suprimidas. E estes antagonismos se simplificam cada vez mais, de modo a sociedade se dividir em classes cada vez mais opostas.

A fim de apresentar o conteúdo de forma simples e direta, o Manifesto do partido comunista (1848) é concebido como um panfleto para o operário da europa do século IX. No livro, Marx e Engels apresentam diferenças e conceitos básicos como burgueses e proletários, propriedade privada burguesa e as razões de abolí-la.

Os autores pontuam que a partir do momento em que houve o estabelecimento do capitalismo enquanto modo de produção dominante no mercado mundial, e portanto, possuindo grande poder econômico, ela passa também a deter poder político. Dessa forma, os governos dos Estados modernos passam a atuar como um comitê para gerir os interesses da classe burguesa.

Uma das passagens mais maldosamente interpretadas usadas para criticar a obra e atacar o comunismo, é o momento onde é mencionado a necessidade da abolição da família. Aqui, Marx e Engels se referiam às estruturas familiares que, moldadas pelo capitalismo, existem em torno da propriedade privada, que perpetuam a exploração e transmissão de riquezas de geração em geração, portanto, do próprio sistema capitalista.

O que me encanta sobre o livro é o quanto ele continua atual. Apesar de alguns temas presentes no Manifesto terem sido melhor desenvolvidas posteriormente, tanto por Engels quanto por Marx, suas ideias centrais permanecem incólumes, que é a critica categórica do capitalismo, a existência das classes e o distanciamento cada vez mais evidente entre elas, além da ênfase na importância e na urgência da organização do proletariado em classe e da inevitável revolução comunista em vista da construção de uma nova sociedade, mais justa e livre de exploração.
comentários(0)comente



Maia 22/10/2023

"Um espectro paira sobre a Europa: o espectro do Comunismo."
"Proletários de Todos os Países, Uni-vos!"
comentários(0)comente



FabioMartineli 22/10/2023

Texto bem conciso e, pela sua proposta, tem uma argumentação mais superficial e mais diretiva, talvez para alcançar um maior número de leitores e transmitir com maior facilidade sua mensagem.
comentários(0)comente



Maria675 20/10/2023

A história da sociedade é a história de lutas de classes
Livro bastante esclarecedor e age como uma forma de introdução sobre o comunismo, todos (principalmente os proletariados) deveriam ler.
comentários(0)comente



Marcos606 18/10/2023

Reflete uma tentativa de explicar uma compreensão materialista da história. Argumenta que as lutas de classes, ou a exploração de uma classe por outra, são a força motivadora por trás de todos os desenvolvimentos históricos. As relações de classe são definidas pelos meios de produção de uma época. No entanto, eventualmente estas relações deixam de ser compatíveis com as forças de produção em desenvolvimento. Neste ponto, ocorre uma revolução e uma nova classe emerge como dominante. Este processo representa a marcha da história impulsionada por forças econômicas maiores.

A sociedade industrial moderna, em específico, é caracterizada pelo conflito de classes entre a burguesia e o proletariado. Contudo, as forças produtivas do capitalismo estão rapidamente a deixar de ser compatíveis com esta relação de exploração. Assim, o proletariado liderará uma revolução. No entanto, esta revolução terá um caráter diferente de todas as anteriores: as revoluções anteriores simplesmente realocaram a propriedade a favor da nova classe dominante. Contudo, pela natureza da sua classe, os membros do proletariado não têm forma de se apropriar de propriedade. Portanto, quando obtivessem o controle, teriam de destruir toda a propriedade privada e as próprias classes desapareceriam.

O Manifesto argumenta que este desenvolvimento é inevitável e que o capitalismo é inerentemente instável. Os comunistas pretendem promover esta revolução e promoverão os partidos e associações que estão a levar a história à sua conclusão natural. Argumentam que a eliminação das classes sociais não pode ocorrer através de reformas ou mudanças no governo. Em vez disso, será necessária uma revolução.
comentários(0)comente



Brennda.Dias 18/10/2023

Proletários de todos os países,uni-vos!
?numa palavra,em toda parte,os comunistas apoiam todo movimento revolucionário contra a ordem social e politica existente?
?Proclamam abertamente que seus objetivos não podem ser alcançados senão pela derrubada violenta de toda ordem social passada.Que classes dominantes tremem diante de uma revolução comunista!?
comentários(0)comente



theus33 17/10/2023

?? ? aquele dos camaradas;;
Acho que tanto o manifesto comunista quanto Karl Marx dispensam apresentações. Num mundo tão polarizado politicamente é impossível que não se tenha ouvido falar sobre eles, seja por adoradores, seja por anticomunistas exaltados ao redor da internet. Por isso, vou pular logo para minhas percepções do livro. Como a própria edição diz, goste ou não, Marx e seus trabalhos influenciam de forma muito significativa as dinâmicas políticas e sociais do século XXI.
Um equívoco muito grande de quem olha o manifesto é às vezes considerar que se trata de um trabalho acadêmico de Marx e ler o livro pelas pernas; muito pelo contrário, como o próprio nome diz, o Manifesto Comunista tem como intenção divulgar as ideias propagadas da ideologia em questão daquela época e ao mesmo tempo servir como um chamado para os proletários, instigar a união e a fervor. E, bom, isto os escritos cumprem muito bem, não atoa eu o utilizei pra me introduzir na obra de Marx, não há como fazer objeções.
Ao ler o Manifesto também é interessante observar a época em que Marx viveu, pouco depois de grande parte das revoluções burguesas eclodirem pela Europa e também causarem alienação e exploração severa do trabalhador, gerando a classe do proletariado. A partir disso, Marx e Engels fazem uma análise do surgimento da burguesia, de sua importância para as revoluções e mudanças políticas, mas salientam que não são a revolução final, não representam a forma final de governo e o mundo ruma para a abolição de classes. Além disso, dissertam bastante sobre a função do proletariado e as intenções dos comunistas de abolir todas as estruturas de poder que regiam a sociedade naquele momento. Claro que, analisando a obra por esse lado ela pode parecer radical, mas é importante entender que Marx trata justamente de uma revolução, de uma mudança nas estruturas de poder, e portanto, ela causa mudanças significativas e enterra os antigos costumes.
Além disso, é importante compreender que as ideias marxistas passam por alterações ao longo da história, a não ser que você seja um marxista ortodoxo, as ideias sofreram certas modificações mas mantém suas bases: a abolição de classes e o fim da propriedade privada.
Com isso, finalizo dizendo que considero a leitura do Manifesto Comunista obrigatória, seja você comunista ou não. É importante não cair em dizeres e se deixar levar pela desonestidade intelectual perpetuada pela internet quanto à ideologia marxista, é fundamental conhecer qual o verdadeiro propósito de Marx, Engels, e outros que vieram depois deles como o saudoso Lenin e Rosa Luxemburgo. Dito isso, acho importante ler, também, com um olhar acadêmico: não esteja inclinado a discordar de tudo ou concordar com tudo, analise, use do seu intelecto e aproveite a obra.
comentários(0)comente



Luisa.Prada 12/10/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Gostei muito, fiquei com receio de não entender pensando que a escrita seria mais difícil, mas foi muito bom o livro, preciso continuar aprendendo sobre o comunismo. Aliás, acho muito bizarro como tendo o manifesto para esclarecer um monte de desinformação, as pessoas ainda acabam repetindo o mesmo que falou a pessoa anterior e a anterior a ela.
comentários(0)comente



Jose 12/10/2023

Uni-vos?
O comunismo deveria ser abolido da sociedade, o lado ideológico e radical de Marx torna a leitura cansativa, li sabendo que Karl Marx torce para o "quanto pior melhor", mas é necessário conhecer o lado radical e extremista dos comunistas para poder refutar.
comentários(0)comente



Beatriz3345 11/10/2023

O livro
Achei incrível. Adoro estudar Karl Marx e suas influências para os pensadores do século XX.
Livro interessantíssimo, linguagem extremamente simples e didática. Um dos melhores livros de sociologia que eu já li.
Recomendo muito!
comentários(0)comente



Foolish_1 11/10/2023

E não é que ele tá certo!?
Muito interessante. É incrível que, como adequando pequenos aspectos, devido às tecnologias e meio ambiente o manifesto continua sendo uma leitura válida, propondo um sistema com características muito melhores que o atual.
Uma leitura que eu recomendo, entender e criar sua própria opinião sobre sistemas alternativos sempre será necessário, ainda mais nos tempos atuais.
Particularmente eu concordo muito com os ideais comunistas e foi uma leitura bem tranquila apesar de uma linguagem nem sempre tão fácil de se compreender.
caelis 11/10/2023minha estante
???




Jessica.valcaci 11/10/2023

Reli
Sempre aprendo um pouquinho mais, a releitura é ferramenta necessária para a vida intelectual, refresca e elabora novas visões não antes vistas. Li o manifesto já uma duas vezes na vida antes de entrar na universidade, agora na minha terceira visita a obra do Marx escrita em 1948 para a internacional comunista, movimento operário de cunho revolucionário, um dos muitos grupos que existiam pela Europa nesse tempo, não só revolucionário, mas haviam também outros grupos como os anarquistas, liberais, socialistas utópicos ( pensadores burgueses anteriores a Marx e que não colocavam o proletário a frente da mudança social, mas sim o estado ou a própria burguesia por isso mesmo denominados de ?utópicos? pelo Engels e Marx posteriormente), após a unificação do Estados nacionais, quase fim completo dos meios de produção feudal, industrialização, advinda a princípio dos campos depois posteriormente nas cidades e com ela segregação social, desigualdades sociais, uma nova luta de classes nascente os burgueses e proletários, tudo isso em meio a revoltas e insatisfação popular pela Europa.
O livro é um pequeno tratado sobre o que desejam os revolucionários da internacional comunista, contextualização de tudo que está acontecendo na Europa, sobre o medo constante de revoltas sociais e mudanças na sociedade, assim como críticas a outras organizações sociais ( Marx é bem alfineteiro rsrsrs) e o desejo último da consciência de classe por parte do trabalhador, entendimento do processo de lutas de classes como algo histórico e dialético, assim como o engajamento por parte do trabalhador a união coletiva e revolta ao sistema exploratório da venda da força de trabalho. Assim sendo, peço que em algum momento na vida leiam esse livro sem muito julgamento ou preconceito a Marx , sei que muitos o odeiam ou o amam, mas é preciso ter em mente o Contexto histórico de quando, como foi e quem escreveu este livro sobretudo para quem e para quê, uma vez que a situação do trabalhador nas fábricas pela Europa era crítica (não que hoje a exploração não exista), é portanto que faz-se sim necessária à leitura desse livro, assim como a sua releitura! #manifestodopartidocomunista
comentários(0)comente



Murilo 09/10/2023

Um dos livros que todos deveriam ler, ele tira bastante do misticismo sobre o comunismo. Coisas que todos acham que ele faz e obriga, mas que são completamente infundadas.
comentários(0)comente



1253 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |