Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Bru 28/06/2021

É preciso diversificar
Esse manifesto eu li para estudar sobre o assunto. Queria saber o que o manifesto, que é tão falado, poderia me apresentar.
Achei interessante, mas mais interessante ainda é entender que não vou parar nesse documento e continuar a ler obras do Marx e ideais opostos.
Uma coisa que recomendo fortemente é você ler, sem preconceito, sob diferentes pontos de vista. Depois de ler O Manifesto, vou dar uma olhada no panfleto político do Frédéric Bastiat, "A lei", que foi escrito como uma resposta ao documento de Marx e Engels.

yukicomelivro 24/07/2023

Nunca pensei que o Papai Noel escreveria uma crítica tão bem estruturada ao sistema capitalista. Agora eu entendi porque ele só usa roupa vermelha e mora perto da Rússia ?

josefsguimaraes 04/12/2009

Não simpatizo nada com as ideias do partido comunista. O comunismo é umregime autoritário, tira das pessoas a vontade de progredir, ser um alguém que depende do próprio esforço, e não do governo- e isso é próprio do ser humano. O comunismo manda nas pessoas, em suas vidas. É uma tirania. Mas o livro Manifesdto do partido Comunista é genial, uma nbela reunião de ideias, que reitero não considero boas, mas o livro foi um marco na política da época, e escrevê-lo levou à ira de dezenas de pessoas.

Guilhermo del Toró 15/03/2023

O livro tem o objetivo de estabelecer os objetivos do movimento de forma clara, desmentindo as falácias e tirando as dúvidas quanto ao objetivo da ideologia, e ele cumpre perfeitamente, curto e fácil de ler, o livro é extremamente necessário

Nii 08/06/2021

Todo mundo deveria ler para ter uma base fundamental de todo o ensinamento comunista e socialista, permite difundir ainda mais o conhecimento político

Sâmya Mesquita 06/05/2021

ACHAVA MESMO QUE EU NÃO IA MILITAR HOJE?
O Manifesto Comunista foi publicado em 21 de fevereiro de 1848 por Karl Marx e Friedrich Engels. É historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial.

O Manifesto foi escrito em meio à Primavera dos Povos, que teve maior influência na Europa. Teve importante papel em reformas sociais como a diminuição da jornada diária de trabalho de doze para dez horas e o voto "universal" masculino.

Os autores fazem uma análise histórica, entendendo as várias formas de opressão social e situando a burguesia moderna como uma nova classe opressora. Eles fazem crítica ao capitalismo e falam da necessidade de organização do proletariado como classe social capaz de reverter sua situação de classe oprimida. Eles também descrevem as várias correntes de comunismo e definem os princípios e ideais do socialismo científico. E finalizam com a frase célebre: "Proletários de todos os países, uni-vos!"

Da primeira vez que li o Manifesto, tinha um parco conhecimento de marxismo. Confesso que me deixei enganar pela espessura do livro, achando que seria uma leitura simples, MAS NÃO É. Ele condensa todos os princípios do socialismo e isso pode cair como uma bomba para um leigo, principalmente aquele que não conhece O Capital, de Karl Marx. Entretanto, é uma leitura de aporte, de sustentação teórica, uma síntese introdutória para entender o todo. Mas quando falo "introdutória", não é como o Pequeno Manual Antirracista, da Djamila Ribeiro, que esmiúça e mastiga o conteúdo. É a porta de entrada para entender a estrutura de um modelo económico, político e social! E, a partir da leitura, é necessário um aprofundamento.

Se você não sabe o que é socialismo e acha que o comunismo vai tomar sua casa de R$ 50 mil e o seu iPhone 7, talvez não seja um bom livro introdutório ao pensamento marxista. É interessante procurar algo mais mastigado, como a "Coleção o que é: Socialismo". Mas se você já entende um pouco sobre a luta de classes, aconselho que o leia uma, duas, três vezes até absorver as sentenças essenciais para aprofundar seus estudos posteriormente.

NOTA: ⭐⭐⭐⭐
RECOMENDO? Sim.

site: https://www.instagram.com/p/CN_LN3al7Wt/

Maria290 01/10/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Não sei porque demorei tanto para ler esse livro... acho que a perspectiva de se ler um clássico assusta um pouco e, no fim, é bem mais tranquilo do que a gente imagina!

Gostei muito da maneira em que o Manifesto foi escrito e gostei bastante, também, da maioria das ideias Marxistas aqui do livro. Ainda tenho que estudar melhor pra saber o que eu sou, se sou comunista, marxista, anarquista, socialista.... não sei, mas gostei desse livro!

ella 22/06/2021

"Proletários de todos os países, uni-vos!"
Uma leitura mesmo que pequena, extremamente densa.
Fala acima de tudo sobre a unificação do proletariado!
Esse manifesto é tão demonizado, pois acreditam que o comunismo deseja destruir as religiões, a família e a liberdade individual, e é exatamente isso que os donos do meio de produção querem que pensem, pois não suportam a ideia de perder seu poder para o povo, para o trabalhador! e é por isso que o manifesto do partido comunista deve ser lido por todas as pessoas que vivem em uma sociedade, pois ele mostra todas as falhas do sistema atual pregado pela sociedade.

li esse livro como Karl Marx queria: de graça.

Marcelo 10/07/2022

Somente didático
Não posso negar que é um dos livros excênciais para entebnder o que não devemos defender. É um sistema de governo autoritário e maquiavélico arquitetado pelas alucinações e sonhos psicóticos de Karl Marx e seu amigo Friedrich Engels.

Leiam apenas para enbtender o que é o comunismo e o socialismo
Hellen 10/07/2022minha estante
Minha próxima leitura

Esther Zambotti 22/06/2020

Edição
De longe, a melhor edição brasileira do Manifesto. Serve para iniciantes ou para profundos estudiosos do tema. Os artigos ao final são de críticos sérios e comentadores comprometidos que contextualizam e comentam a obra em diversas perspectivas e realidades.

olivkholin 25/01/2024

"O operariado, tomando consciência de sua situação, tende a se organizar e lutar contra a opressão, e ao tomar conhecimento do contexto social e histórico onde está inserido, especifica seu objetivo de luta. Sua organização é ainda maior pois toma um caráter transnacional, já que a subjugação ao capital o despojou de qualquer nacionalismo."

Todo trabalhador é comunista, alguns só não sabem ainda.

fefa 30/05/2021

ao3 minha camarada!
a versão que eu li não está disponível aqui no skoob pois eu li como karl marx queria: de graça, de uma vez, em um site de fanfics, postado por uma autora conhecida pelas suas histórias gays.
Maria.Regina 17/06/2021minha estante
A frente do seu tempo

mireisroza 10/09/2021minha estante
Eu amo kkkkkk

Purple 22/08/2022

O capitalismo falha, falhou e falhará[...]
O manifesto comunista escrito por Friedrich Engels e Karl Marx é uma ótima introdução para curiosos e estudantes do comunismo científico, pôs esse livro foi escrito essencialmente para trabalhadores acessarem e compreenderem.

Mesmo o livro sendo escrito em 1848 contínua mais atual do que nunca, no entanto um dos principais fundamentos do comunismo científico é o materialismo histórico então claramente se o socialismo for aplicado nos tempos atuais vão ser necessária um estudo da nossa realidade moderna para algumas adaptações da teoria apresentada nos estudos da realidade de Marx.

O manifesto comunista faz um excelente papel em ser claro e objetivo em apresentar os fundamentos comunista, assim desmentindo boa parte das falácias anti comunistas empregada na nossa cultura dominante, como por exemplo ter a falsa premissa que os comunistas vão tirar a sua casa ou achar que a idéia comunista é utópica, sendo que na realidade o comunismo científico prega a coletivização dos modos de produção e não bens pessoais seus,e tudo isso completamente moldada a nossa realidade.

O linguajar usado nesse livro pode assustar no começo, porém não é nada de outro mundo, com paciência e mente aberta da para entender claramente a mensagem e os ensinamentos mostrados aqui.

" Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à idéia de uma revolução comunista ! Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.

Proletários de todos os países, uni-vos!"

Cora 15/04/2023

Fiquei sem celular por 4 semanas e acabei lendo o manifesto do partido comunista que tava na minha estante, e a minha conclusão é que acho que sou burra
_izz.1d 16/04/2023minha estante
KKKKKKKKKKme sinto assim lendo a parte econômica do marx. entendi tipo 10% do "salário preço e lucro"

L â­ 16/04/2023minha estante
KKKKK relaxa, flor! Assiste resenhas sobre o livro, que aí fica bem mais fácil

nath191 16/01/2023

Proletários de todos os países, uni-vos.
Complicado avaliar esse livro dessa forma, mas tá bom.
O manifesto em si é bem curtinho, de fácil leitura e compreensão. É muito bom pra entrar no mundo da literatura comunista/socialista por ter uma abordagem bastante ampla.
Claro que tem pontos que se referem ao contexto então não se aplicam mais hoje ou em nossa realidade brasileira. Porém, é assustador ver algumas previsões específicas que permanecem até hoje, como as crises periódicas hihi
Os anexos dessa edição já são bem mais chatos de ler, talvez seja porque eu não estava no momento pra ler, já que geralmente gosto do que o Engels escreve, mas de toda forma enriquece bastante a leitura.