Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Ravel 25/10/2020

LEIA, ANTES DE CRITICAR!
É muito cômico a situação atual no que se refere ao conhecimento nesse país, muitas das pessoas quando ouvem a palavra "comunismo" tremem na base e ,automaticamente, sentem ódio. Não vejo problema nisso e sim quando se pergunta a essas pessoas:" Você sabe o que é comunismo?", e caladas ficam.Então busque saber antes de poder pensar em criticar. Vamos para a resenha.
Esse texto é ATEMPORAL! Pode parecer que estou delirando, mas foi escrito em meados de 1848 e reflete até os dias atuais. Você, caro leitor, pode falar qualquer coisa, menos que Marx e Engels não são gênios.
Sua descrição(do livro) da Ascenção burguesa,no final do período feudal, bem como da classe burguesa em si, é minuciosamente perspicaz, uma vez que, de fato, a burguesia controla ?por meio de ideologias? tudo o que você possa imaginar, inclusive VOCÊ! Leia o livro e verá.
Há ainda energúmenos que dizem que o comunismo nunca será um modo de produção viável ou rentável. Porém, como o próprio Marx previu, não há dúvidas que o capitalismo irá ruir?"Tudo que é sólido se desmancha no ar"?tendo em vista a revolta dos oprimidos por conta dessa desigualdade na qual 1% da população detém mais de 50% da riqueza mundial.
Concluindo, não necessariamente o comunismo decerto virá a ser um modo de produção global, no entanto, o CAPITALISMO NÃO PREVALECERÁ!

keu 05/03/2023

Proletariados de todos os países, uni-vos!
Esse é um verdadeiro passo a passo das doutrinas comunistas e de como realizá-las.

Trata-se de um manual com as explicações acerca dos diversos conglomerados políticos existentes e as “intenções” do ponto de vista dos escritores. Socialistas, comunistas, burgueses , proletários, capitalistas , entre outros, são os ingredientes temperados por esse livro.

Conhecer os vários lados da história te traz discernimento e real conhecimento para entender as intenções, e assim, não discutir sem embasamento sobre os assuntos aqui tratados.

UsWell 05/05/2021

O capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades a onde ele colocar os seus tentáculos, que se baseiam na expropriação e exploração do homem pelo homem.

Janaina 03/04/2021

gatinha comunista
experiencia incrivel ler o manifesto comunista no meu kindle da amazon!
Erick Simões 09/04/2021minha estante
Hahaha

ana 16/03/2023

A minha nota nao tem nada a ver com o que eu achei do livro, até porque, na minha opinião, livros assim nao precisam de nota. O livro é essencial para quem se interessa por política. É essencial para quem quiser defender o comunismo e pra quem quiser criticar tb, até porque, para criticarmos ou defendermos algo precisamos de embasamento. Foi um livro que eu li por conhecimento e fuga da ignorância

Diogo 25/04/2021

De antemão, já digo que não sou comunista e que nem fui obrigado a ler este livro pela faculdade ou coisa do tipo.

Li o livro com o intuito de entender melhor (com meu próprio juízo de valor) as ideias dessa ideologia, para evitar a "mentalidade de gramofone" que Orwell tanto critica.

Em geral, acho que foi uma leitura muito positiva. Marx "toca na ferida" dos maiores problemas causados pela revolução industrial - exploração do proletário, trabalho infantil, condições insalubres, etc. No entanto, Marx elenca como um de seus maiores vilões o desenvolvimento tecnológico, o qual deixou o trabalho mais fácil, menos complexo, e, consequentemente, propiciou o ingresso de mulheres e crianças no mercado de trabalho.

Na minha humilde opinião, ele critica algo que deve ser criticado (trabalho infantil), mas culpa algo que é essencial ao desenvolvimento humano (evolução tecnológica). Enfim, esse foi apenas um ponto de discordância dentre vários outros que encontrei no livro.

Novamente, friso que a leitura foi engrandecedora.

Entender ideias as quais não se compactua é tão importante quanto entender aquelas que se defende.
Jack 25/04/2021minha estante
Parabéns Diogo!
Excelente a sua resenha!
Me chamou a atenção e me levou a uma reflexão o primeiro e o último parágrafos de sua colocação. Na minha concepção há uma relação direta entre ambos: Uma necessidade de se defender para evitar ser rechaçado desnecessariamente e a ausência de aceitação do contraditório.
Na minha concepção não me interessa e nem interfere em juízo de valores o seu posicionamento. Na verdade é necessário a discordância para que possamos reafirmar as nossas próprias convicções. E nisso saliento o quão bem elucidado foi em sua resenha o último parágrafo. Veja que a democracia e o pensamento que seja igualitário, fraternal e livre devem ser a máxima em qualquer discurso que possua cunho político. Algo que falta hoje em dia (e aqui novamente saliento uma excelente característica de sua resenha): Um discurso que exponha as ideias de forma que não seja excludente.
O que vemos, infelizmente e de maneira geral, são discursos de ódio e separatistas de todos os lados.

Diogo 25/04/2021minha estante
Muito obrigado pelo comentário, Jack!

napolimarcy 30/04/2023

Necessário
Cartilha do partido comunista na época da liga pra quem não conhece. é uma boa apresentação e apesar de antigo, pode ser nosso contemporâneo!

gaby 04/02/2022

proletários
o livro é prático de se ler e explica com clareza os princípios do comunismo. caso queira entender o comunismo, não é recomendado a busca por sites, onde os jornalistas expõem sua opinião sobre, mas sim em livros, como o próprio manifesto comunista.

Arthur 02/01/2021

Necessário
Embora veja o Manifesto do Partido Comunista como uma leitura introdutória ao pensamento marxista, a considero necessária independente do seu posicionamento dentro do espectro político-ideológico.
Para quem tem afinidade com o pensamento marxista, a obra vai introduzir subsídios para a compreensão de categorias fundamentais para a interpretação marxista do mundo, como o materialismo histórico, por exemplo.
Para quem tem rejeição ao pensamento marxista, a leitura é indicada para, ao menos, entender por exemplo as condições materiais que fomentaram as principais ideias de Marx e Engels.
A obra também é interessante para, a partir da diversidade e discordâncias apontadas pelo autor dentro das diversas correntes de pensamento à esquerda - sobretudo na Crítica ao Programa de Gotha -, perceber a heterogeneidade que existe dentro do espectro político.

doarda 16/10/2021

Incrível!
É incrível,abre a mente de qualquer um q não seja egocêntrico o suficiente pra achar q esse sistema atual funciona???

Yonara 23/12/2022

O capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades onde ele colocar os seus tentáculos que se baseiam na expropriação e na exploração do homem pelo homem. É isso o que nós combatemos

gabyy 13/06/2022

Manifesto do Partido Comunista
Leitura rápida, simples e envolvente! Nada muito aprofundado, indico para quem gostaria de começar a estudar sobre o comunismo.

deverasvieira 31/01/2023

BOM PARA 🤬 #$%!& , LEIAM POR FAVOR
Para falar a verdade eu já sou comunista tem uns dois anos, apesar de ser organizado a alguns meses, este livreto foi meu primeiro contato com o famigerado comunismo, acredite, se houver a mínima honestidade intelectual por parte do leitor, será muito difícil não compactuar com os ideais de marx e engels. Para você jovem reacinha; meritocracia não existe, burguês tem mais é que morrer mesmo, venceremos pois somos inevitáveis eeeeeeee retomo aqui a fala do camarada joão carvalho "O CAPITALISMO FALHOU, FALHA E FALHARÁ EM CADA UMA DAS SOCIEDADES ONDE ELE COLOCAR SEUS TENTÁCULOS BASEADOS NA EXPLORAÇÃO E A EXPROPRIAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM".
vinicius aquino 02/02/2023minha estante
?????? discurso vitimista que beira o fracasso, tem que morrer né ?
E a detalhe haha você comenta isso em uma mídia capitalista ? com um aparelho também fruto do capitalismo.
Vai procurar o que fazer da vida cara?

deverasvieira 05/02/2023minha estante
Quem produziu meu notebook foi a mão de obra de um trabalhador meu querido, o trabalho antecede o capitalismo. Forte abraço.

vinicius aquino 06/02/2023minha estante
kkkkk continua assim