Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

deverasvieira 31/01/2023

BOM PARA 🤬 #$%!& , LEIAM POR FAVOR
Para falar a verdade eu já sou comunista tem uns dois anos, apesar de ser organizado a alguns meses, este livreto foi meu primeiro contato com o famigerado comunismo, acredite, se houver a mínima honestidade intelectual por parte do leitor, será muito difícil não compactuar com os ideais de marx e engels. Para você jovem reacinha; meritocracia não existe, burguês tem mais é que morrer mesmo, venceremos pois somos inevitáveis eeeeeeee retomo aqui a fala do camarada joão carvalho "O CAPITALISMO FALHOU, FALHA E FALHARÁ EM CADA UMA DAS SOCIEDADES ONDE ELE COLOCAR SEUS TENTÁCULOS BASEADOS NA EXPLORAÇÃO E A EXPROPRIAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM".
vinicius aquino 02/02/2023minha estante
?????? discurso vitimista que beira o fracasso, tem que morrer né ?
E a detalhe haha você comenta isso em uma mídia capitalista ? com um aparelho também fruto do capitalismo.
Vai procurar o que fazer da vida cara?

deverasvieira 05/02/2023minha estante
Quem produziu meu notebook foi a mão de obra de um trabalhador meu querido, o trabalho antecede o capitalismo. Forte abraço.

vinicius aquino 06/02/2023minha estante
kkkkk continua assim

aelinfav 11/08/2021

recomendo!
"A burguesia produz, antes de tudo, o seu próprio coveiro. A sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis."
"O comunismo não tira a ninguém o poder de se apropriar de produtos da sociedade; tudo o que ele faz é retirar de alguém o poder de subjugar o trabalho alheio por meio dessas apropriações."
é isso não tenho mais nada a dizer comunistas me adicionem
Duda 09/09/2021minha estante
Preciso ler isso, mas meus pais são de direita e adeptos ao capitalismo

aelinfav 09/09/2021minha estante
os meus também, mas custou 14 reais então consegui dinheiro pra comprar! qualquer coisa leia em ebook

Duda 09/09/2021minha estante
É, vou ver se consigo achar em ebook

Ericles Santos 20/04/2022

Proletários de todos os países, unam-se!
É um bom livro. Os capítulos I e II se sobressaem aos demais, uma vez que grande parte das ideias comunistas é tratada neles: a relação da Burguesia e Proletariado e Proletariado e Comunista.

gab ! 12/01/2023

proletários de todos os países, uni-vos!
"Sou do partido cachaceiro comunista
É o partido cachaceiro comunista
Nosso bagulho é fazer a revolução
Foice e martelo e com o copo na mão
Vermelha é a nossa bandeira e o nosso coração"

Adriana261 17/04/2021

Comunismo não é comer criancinha...
Seria maravilhoso que as pessoas deixassem de usar o comunismo como a palavra feia para assustar os ignorantes e assim impor os desmando que estamos vivendo no país e no mundo.
O comunismo é o termo mais mal referido que existe. Seria tão bom que antes de falar besteira as pessoas buscassem se informar. O conhecimento liberta!
?os comunistas constituem, praticamente, a fração mais audaz e avançada dos partidos operários de cada país, a fração que impulsiona as demais; de outro, do ponto de vista teórico, têm sobre a grande massa do proletariado a vantagem de possuir uma compreensão nítida de condições, rumos e objetivos gerais do movimento proletário?

?PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!?

PS. O manifesto não é uma leitura fácil, mas tem que ser lido.

Dante49 27/05/2021

um documento histórico essencial à todos
é incrível como um manifesto tão antigo consegue ainda refletir os dias atuais. a leitura simples, concisa e prática, ajuda demais a entender a proposta do autor: a unificação do proletariado!

e é por isso que este documento é tão demonizado. os detentores do meio de produção não suportam a ideia de perder seu poder para o povo, para o trabalhador! e é por isso que o manifesto do partido comunista deve ser lido por todas as pessoas que vivem em uma sociedade, pois ele mostra todas as falhas do sistema atual pregado pela sociedade, e aponta os meios para a mudança de tal.

"Proletários de todos os países, uni-vos"

Raffaello3 06/08/2023

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
O Manifesto Comunista é um influente documento escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Esta obra revolucionária delineia as ideias fundamentais do comunismo e critica o sistema capitalista da época.

No Manifesto, Marx e Engels apresentam uma análise histórica da luta de classes, argumentando que a sociedade tem sido moldada por conflitos entre a classe dominante e a classe trabalhadora. Eles defendem a abolição da propriedade privada e do sistema de classes, buscando a criação de uma sociedade sem divisões sociais, onde os meios de produção são coletivizados.

Os autores descrevem as etapas para alcançar essa sociedade comunista, incluindo a revolução proletária, em que os trabalhadores derrubariam a burguesia e assumiriam o controle do Estado. Eles defendem a ideia de que a propriedade comum dos meios de produção levaria à igualdade e ao fim da exploração do homem pelo homem.

Apesar de suas ideias terem sido extremamente influentes ao longo da história, o Manifesto Comunista também enfrentou críticas e desafios. Algumas pessoas argumentam que a implementação prática do comunismo levou a regimes autoritários e violações dos direitos humanos.

Em última análise, o Manifesto Comunista continua sendo uma peça importante na história do pensamento político e econômico, provocando debates sobre as questões da desigualdade, justiça social e o papel do Estado na sociedade.

Tamires 15/12/2021

O manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
Pode ficar tranquilo: os comunistas não estão interessados em tomar o seu telefone celular, seu carro ou outros bens de seu uso pessoal, ou familiar. Não é desse tipo de propriedade privada que trata O manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado originalmente em 1848.

O manifesto é um texto curto, você consegue ler facilmente em um ou dois dias. Mas devo lhe avisar que ele inflama. Especialmente se você se revolta com as desigualdades sociais provocadas pelo capitalismo. Sim, desigualdadeS. No plural mesmo, porque são várias.

“O poder político, propriamente chamado, é, meramente, o poder organizado de uma classe para oprimir outra.” (p. 47)

“Que a classe governante trema diante da revolução comunista. Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões. Têm um mundo a ganhar.” (p. 65)

Para o leitor do século XXI, acredito que uma das grandes contribuições do manifesto seja mostrar ao proletário que ele é… proletário! De forma geral há desconhecimento, é evidente, mas também existe negação. Algumas pessoas preferem não se ver nesse lugar de simples trabalhadores. Porque elas têm o celular da maçãzinha, elas têm carro, têm acesso a bens de consumo, têm curso de nível superior, algumas usam doutor(a) antes do nome, viajam de férias, às vezes até para fora do Brasil.

Mas, a realidade é que, se nós precisamos vender nossa força de trabalho para termos o dinheiro necessário para tudo, MARX E ENGELS têm uma notícia para nós, e é notícia velha. Eu conto, ou você já percebeu?

A edição da Paz e Terra é muito bacana. Tem tradução de Maria Lucia Como e preparação e notas da Sabrina Fernandes, do canal Tese Onze. Uma coisa que aprendi com a Sabrina é ter um olhar mais despido do senso comum para a palavra radical. Porque não tem como ser revolucionário sem ser radical. É preciso romper padrões, ir à raiz dos problemas, mudar tudo. É possível, já aconteceu antes na História, pode acontecer quantas vezes for necessário.

Outro dia estava lendo o post Direitos Humanos, Antônio Candido e a literatura como bem imprescindível, do Rodrigo Casarin, do blog Página Cinco (que eu adoro). No texto, Rodrigo destaca uma fala do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que certa vez disse que “a utopia é uma linha no horizonte que norteia o caminho que devemos trilhar; ainda que nunca alcancemos essa linha, ela faz com que andemos para frente, no sentido correto.”

As ideias radicais do comunismo são um horizonte para mim. Imagina que radicalismo maravilhoso uma classe social não ter o poder explorar a outra e as pessoas (todas) terem acesso ao básico: comida, saúde, educação, moradia, transporte, segurança, lazer e mais.

site: https://www.literaturablog.com/resenha-o-manifesto-comunista-de-karl-marx-e-friedrich-engels/
Janaina Edwiges 15/12/2021minha estante
Que resenha maravilhosa!

Tamires 16/12/2021minha estante
Obrigada, Janaína! Fico muito feliz que vc gostou

Paulo 04/05/2010

Comentário
Não seria difícil de imaginar: primeiro os pensadores sérios fazem uma teorização inteligente e justa. Depois vêm os carniceiros e deturpam tudo em benefício próprio.

O comunismo de Marx e Engels, enfim, nunca existiu, mas sim uma sanguinária ditadura (que não era do proletariado).

Abaixo os comentários que fiz quando li o "Manifesto Comunista" em 1998:

De grande eficiência por sua concisão e objetividade, essa obra traça os eventos históricos inerentes à ascensão da burguesia pela perspectiva de quem já podia enxergar nela mesma os germes de sua derrocada.

Síntese de um pensamento, de um movimento, de uma ideologia, o "Manifesto" não abdica do raciocínio para ser panfletário, mas é estimulante em sua proposta porque encontra imagens diretas para sustentar sua argumentação: "Na sociedade burguesa, o capital é independente e tem individualidade, enquanto que a pessoa viva é dependente e não tem individualidade. E a abolição desse estado de coisas é chamada pelos burgueses de abolição da individualidade e da liberdade!"

Mas: "você nos condena a intenção de acabar com a sua propriedade. Precisamente isso. É essa, exatamente, a nossa intenção."

Interessantes ainda os comentários dos diversos tipos de "socialismos" na época, muitos deles, segundo os autores, amparados pela própria burguesia — e, por isso, fadados ao insucesso.

Apesar de os termos "burguesia" e "proletariado" não serem os mais adequados para descrever a situação atual, o "Manifesto" permanece com força, pois insiste na idéia genérica de que a única forma de haver justiça social é a partir do fim, não dos produtos, dos bens, mas da exploração que uma classe minoritária mas poderosa faz da maioria oprimida: "O comunismo não priva homem algum do poder de se apropriar de produtos da sociedade. Tudo o que ele faz é privá-lo do poder de subjugar o trabalho de outros através de tal apropriação."

vfrauzino 07/01/2022

Proletários de todo o mundo, uni-vos.
Em uma época que tantos falam sobre comunismo mas nem sabem ao certo o que foi e quais eram suas ideias.. é um livro que precisa ser lido pois possui um inestimável valor histórico!

Marx e Engels expõem o caráter exploratório da sociedade moderna que foi se desenvolvendo de acordo com a expansão industrial capitalista. Devido a constante luta e desigualdade de classes, uma assimetria de poderes consolida-se, favorecendo de forma discrepante a classe dominante: a burguesia. A mais-valia caracteriza essa exploração, onde os donos dos meios de produção lucram em cima da força de trabalho do proletariado, condenando a classe dominada a continuar vendendo sua mão de obra por mais horas, sem retorno financeiro adequado ou melhorias de vida, devido à fatal necessidade de sobrevivência. Além do mais, o processo de alienação no qual o trabalhador está submetido, nutre e mantém a acumulação de capital da burguesia que é concretizada às custas da exploração. A mensagem para a união da classe proletária ecoa como um chamado, através do caráter panfletário da obra, que utiliza de um preciosismo vocabular para tornar o conteúdo mais acessível. Dessa forma, os autores convocam a união dos proletários pois essa seria a classe, com grande potência, para gerar uma Revolução que transformaria o sistema que, enfim, acabaria com a burguesia.

Dessa forma acredito que para mim a grande mensagem do livro é CONSCIÊNCIA DE CLASSE! Em um cenário brasileiro marcado por uma classe média que não se identifica com a classe operária, mas sim com a elite burguesa, torna-se nítido o destino desigual do Brasil... não iremos muito longe.

Lorena.Mireia 16/10/2021

Execrável
O Manifesto do Partido Comunista não se propõe a aprofundar os conceitos de socialismo e comunismo, pois consiste em uma espécie de panfleto destinado aos que pretendem se aliarem à causa proletária.
Indubitavelmente, a luta de classes é o eixo central em que se concentra a obra de Karl e Marx e Friederich Engels: a eterna luta entre burguesia e proletariado. Os autores preconizam que toda a história da humanidade sempre foi movida pelos conflitos das classes antagônicas, ou seja, a relação entre opressor e oprimido.
Em face a essa reflexão, eles apontam o socialismo como um estágio de transição até a implantação do comunismo, a etapa final em que a propriedade privada e as classes sociais são dissolvidas, e na qual o Estado, em forma de proletariado organizado, proporciona a igualdade social. O custo disso, entretanto, é o emprego desmedido da violência contra a classe dominante.

A bem da verdade, as ideias marxistas, ao serem postas em prática no decurso do século XX, culminaram em um pandemônio sangrento.
Na União Soviética, o regime socialista trucidou seu próprio povo, sob a liderança de Stálin. Na Ucrânia (ex-integrante da extinta URSS), foi inventada até uma palavra nova para designar as frequentes mortes em decorrência de fome: Holodomor. O terror é tão pungente entre os ucranianos que qualquer apologia ao comunismo é considerado crime.
O que falar do comunismo chinês, sob o comando de Mao Tse-tung, que ceifou muito mais vidas que o Holocausto Nazista?
E ainda, em pleno século XXI, a Coreia do Norte representa mais um exemplo de que o socialismo e o comunismo nunca deu e nem dará certo. É um discurso repleto de palavras bonitas para persuadir as massas, tão vulneráveis nas mãos de indivíduos bárbaros e perigosos.

Em suma, é uma leitura importante, seja para amar ou odiar. Da mesma forma, também é relevante conhecer os males advindos desta corrente ideológica.
É certo que nenhum desses argumentos desfavoráveis anulam as desigualdades impostas pelo capitalismo. O capitalismo é selvagem e cruel??, mas o socialismo/comunismo está longe de ser uma saída que remedie os problemas sociais.

?Sob o capitalismo, você tem a distribuição desigual de riqueza, é verdade, mas sob o socialismo você tem distribuição igual de miséria, tirania e insanidade mental.? - Winston Churchill
Rodrigo 16/10/2021minha estante
Tô fechado contigo

Paulo 01/10/2022

"0s trabalhadores não tem nada a perder em uma revolução comunista a não ser os seus grilhões "marx karl.

Gostei de como ele só não teoriza o pensamento sociológico mais como ele trás soluções para para essa sociedade capitalista que vivemos atualmente.

joaoggur 07/01/2022

Inestimável valor histórico!!
[Antes de qualquer coisa, gostaria de destacar que vivemos em um país onde todos podem dar suas próprias opiniões, desde que elas tenham argumentos e principalmente, não ofendam. Se discordarem de algo que falarei estão completamente liberados para me refutar nos comentários, pois interpretarei que leram a resenha até o final. Comentários jocosos ou petulantes serão automaticamente ignorados. Grato, João.]

Ahhh? o comunismo! Uma palavra que transcende gerações. Uma palavra que já colocou muito medo nas pessoas.

Uma ideologia que realmente mexe com as pessoas.

Neste livro, Karl Marx e Frederich Engels expõem as suas opiniões sobre a burguesia e o proletário. Com uma linguagem extremamente direta, sem nenhuma eufemismo ou terceirização de problemas, expõe uma realidade que não só acontece naquela época, mas ainda persiste: enquanto proletários trabalham arduamente, há pessoas que simplesmente enriquecem perante o trabalho de outros. Enriquecem com o esforço alheio. E, além disso, repreendem veementemente aqueles que mais os dão uma vida de qualidade, impondo um labor de extrema precariedade e uma tremenda falta de reconhecimento a eles.

É estranho pensar que tudo isso foi escrito há mais de 170 anos. Esses mesmos problemas continuam atuais.

Isso só se prova pois sempre grandes empresários e patrões de empresas sempre aparecem em grandes revistas e na televisão. Mas e os trabalhadores? Nunca vi alguém ser bilionário com o trabalho próprio apenas. Quantas vezes vemos um patrão de empresa em uma revista? Agora, quantas vezes vemos fotos de trabalhadores, realmente os operários, em revistas? Pois eu nunca vi.
E isso não é questão de opinião. São fatos.

E infelizmente, é de uma ingenuidade ímpar acreditar q isso vá mudar. As vezes eu concordo com o Nietzche: o mundo acabou. É o fim. Somos o legado da nossa própria miséria, como diria Machado de Assis. Por isso não me auto intitulo comunista: pois sinto que é de muito otimismo acreditarmos q um dia os tentáculos fedidos do capitalismo irão se resguardar. Infelizmente.

E gostaria de lembrar que, independente de espectro político, é inegável que o Manifesto Comunista é um dos livros mais importantes da história da humanidade. Negar o fato da influência comunista em todo o globo é ignorância.

?A Burguesia fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal.?, como diria Karl Marx e Frederich Engels.

Independente do qual será o seu veredito e opinião sobre, leia. Mesmo que for para discordar, pelo menos discorde sabendo.

Em um mundo de tanta má informação, estudar e saber é visto quase como uma atitude individualista.

Karina 14/05/2014

Retirada do próprio livro.
"Ao longo da história da humanidade poucos documentos resistiram tanto ao tempo, mantiveram atualidade tão extraordinária e influenciaram tanto as pessoas quanto esta obra. Nos seus 160 anos de existência continua tão amado e odiado como permanece atualizado."

Bianca 17/10/2020

"os proletários não têm nada a perder nela, além de seus grilhões. tem o mundo a conquistar. proletários de todos os países, uni-vos"
daleeeee marx