Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Paulo 01/10/2022

"0s trabalhadores não tem nada a perder em uma revolução comunista a não ser os seus grilhões "marx karl.

Gostei de como ele só não teoriza o pensamento sociológico mais como ele trás soluções para para essa sociedade capitalista que vivemos atualmente.

ioiô 08/12/2022

releitura
perfeito perfeito lindo lindo. queria reler antes de pular pra outros livros sobre política
agora pretendo ler angela

Marcio527 11/07/2020

Relevante
relevante para quem quer aprender sobre o marxismo, porém as ideias propagadas totalmente lunáticas
Folktolkien0 11/07/2020minha estante

vfrauzino 07/01/2022

Proletários de todo o mundo, uni-vos.
Em uma época que tantos falam sobre comunismo mas nem sabem ao certo o que foi e quais eram suas ideias.. é um livro que precisa ser lido pois possui um inestimável valor histórico!

Marx e Engels expõem o caráter exploratório da sociedade moderna que foi se desenvolvendo de acordo com a expansão industrial capitalista. Devido a constante luta e desigualdade de classes, uma assimetria de poderes consolida-se, favorecendo de forma discrepante a classe dominante: a burguesia. A mais-valia caracteriza essa exploração, onde os donos dos meios de produção lucram em cima da força de trabalho do proletariado, condenando a classe dominada a continuar vendendo sua mão de obra por mais horas, sem retorno financeiro adequado ou melhorias de vida, devido à fatal necessidade de sobrevivência. Além do mais, o processo de alienação no qual o trabalhador está submetido, nutre e mantém a acumulação de capital da burguesia que é concretizada às custas da exploração. A mensagem para a união da classe proletária ecoa como um chamado, através do caráter panfletário da obra, que utiliza de um preciosismo vocabular para tornar o conteúdo mais acessível. Dessa forma, os autores convocam a união dos proletários pois essa seria a classe, com grande potência, para gerar uma Revolução que transformaria o sistema que, enfim, acabaria com a burguesia.

Dessa forma acredito que para mim a grande mensagem do livro é CONSCIÊNCIA DE CLASSE! Em um cenário brasileiro marcado por uma classe média que não se identifica com a classe operária, mas sim com a elite burguesa, torna-se nítido o destino desigual do Brasil... não iremos muito longe.

Ingrid 03/07/2023

Todo trabalhador deveria ler
Nós, trabalhadores e proletários, devemos ter total consciência de classe. O manifesto é um documento e a origem de um movimento que defende a todos nós, assegura nossos direitos e nos faz refletir a respeito da burguesia.

Uncovermoon 15/12/2021

Tudo faz sentido
Pra quem não é de classe alta, esse livro faz tudo se encaixar. Geralmente pra mim livros antigos são difíceis de compreender, mas a leitura desse é bem fácil. Marx é com certeza alguém que eu admiro e compreendo as ideias.

Muiara 04/10/2021

Necessário
Essa é uma leitura necessária.
Nos faz entender alguns tópicos importantes do socialismo além de informar momentos históricos onde aconteceu.

Karina 14/05/2014

Retirada do próprio livro.
"Ao longo da história da humanidade poucos documentos resistiram tanto ao tempo, mantiveram atualidade tão extraordinária e influenciaram tanto as pessoas quanto esta obra. Nos seus 160 anos de existência continua tão amado e odiado como permanece atualizado."

evelyn 13/11/2020

A leitura do Manifesto é bastante acessível, o que torna a leitura de fácil compreensão e permite que muitos termos sejam esclarecidos. Além disso, é uma leitura importantíssima para entender a atual estrutura da sociedade e como ela é absurdamente influenciada pelo capitalismo, inclusive quando se refere à família.

Paulo 04/05/2010

Comentário
Não seria difícil de imaginar: primeiro os pensadores sérios fazem uma teorização inteligente e justa. Depois vêm os carniceiros e deturpam tudo em benefício próprio.

O comunismo de Marx e Engels, enfim, nunca existiu, mas sim uma sanguinária ditadura (que não era do proletariado).

Abaixo os comentários que fiz quando li o "Manifesto Comunista" em 1998:

De grande eficiência por sua concisão e objetividade, essa obra traça os eventos históricos inerentes à ascensão da burguesia pela perspectiva de quem já podia enxergar nela mesma os germes de sua derrocada.

Síntese de um pensamento, de um movimento, de uma ideologia, o "Manifesto" não abdica do raciocínio para ser panfletário, mas é estimulante em sua proposta porque encontra imagens diretas para sustentar sua argumentação: "Na sociedade burguesa, o capital é independente e tem individualidade, enquanto que a pessoa viva é dependente e não tem individualidade. E a abolição desse estado de coisas é chamada pelos burgueses de abolição da individualidade e da liberdade!"

Mas: "você nos condena a intenção de acabar com a sua propriedade. Precisamente isso. É essa, exatamente, a nossa intenção."

Interessantes ainda os comentários dos diversos tipos de "socialismos" na época, muitos deles, segundo os autores, amparados pela própria burguesia — e, por isso, fadados ao insucesso.

Apesar de os termos "burguesia" e "proletariado" não serem os mais adequados para descrever a situação atual, o "Manifesto" permanece com força, pois insiste na idéia genérica de que a única forma de haver justiça social é a partir do fim, não dos produtos, dos bens, mas da exploração que uma classe minoritária mas poderosa faz da maioria oprimida: "O comunismo não priva homem algum do poder de se apropriar de produtos da sociedade. Tudo o que ele faz é privá-lo do poder de subjugar o trabalho de outros através de tal apropriação."

joaoggur 07/01/2022

Inestimável valor histórico!!
[Antes de qualquer coisa, gostaria de destacar que vivemos em um país onde todos podem dar suas próprias opiniões, desde que elas tenham argumentos e principalmente, não ofendam. Se discordarem de algo que falarei estão completamente liberados para me refutar nos comentários, pois interpretarei que leram a resenha até o final. Comentários jocosos ou petulantes serão automaticamente ignorados. Grato, João.]

Ahhh? o comunismo! Uma palavra que transcende gerações. Uma palavra que já colocou muito medo nas pessoas.

Uma ideologia que realmente mexe com as pessoas.

Neste livro, Karl Marx e Frederich Engels expõem as suas opiniões sobre a burguesia e o proletário. Com uma linguagem extremamente direta, sem nenhuma eufemismo ou terceirização de problemas, expõe uma realidade que não só acontece naquela época, mas ainda persiste: enquanto proletários trabalham arduamente, há pessoas que simplesmente enriquecem perante o trabalho de outros. Enriquecem com o esforço alheio. E, além disso, repreendem veementemente aqueles que mais os dão uma vida de qualidade, impondo um labor de extrema precariedade e uma tremenda falta de reconhecimento a eles.

É estranho pensar que tudo isso foi escrito há mais de 170 anos. Esses mesmos problemas continuam atuais.

Isso só se prova pois sempre grandes empresários e patrões de empresas sempre aparecem em grandes revistas e na televisão. Mas e os trabalhadores? Nunca vi alguém ser bilionário com o trabalho próprio apenas. Quantas vezes vemos um patrão de empresa em uma revista? Agora, quantas vezes vemos fotos de trabalhadores, realmente os operários, em revistas? Pois eu nunca vi.
E isso não é questão de opinião. São fatos.

E infelizmente, é de uma ingenuidade ímpar acreditar q isso vá mudar. As vezes eu concordo com o Nietzche: o mundo acabou. É o fim. Somos o legado da nossa própria miséria, como diria Machado de Assis. Por isso não me auto intitulo comunista: pois sinto que é de muito otimismo acreditarmos q um dia os tentáculos fedidos do capitalismo irão se resguardar. Infelizmente.

E gostaria de lembrar que, independente de espectro político, é inegável que o Manifesto Comunista é um dos livros mais importantes da história da humanidade. Negar o fato da influência comunista em todo o globo é ignorância.

?A Burguesia fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal.?, como diria Karl Marx e Frederich Engels.

Independente do qual será o seu veredito e opinião sobre, leia. Mesmo que for para discordar, pelo menos discorde sabendo.

Em um mundo de tanta má informação, estudar e saber é visto quase como uma atitude individualista.

Bianca 17/10/2020

"os proletários não têm nada a perder nela, além de seus grilhões. tem o mundo a conquistar. proletários de todos os países, uni-vos"
daleeeee marx

Lelouch_ph 14/11/2020

O livro que deveria ser obrigatória a leitura. Pq MDS, o tanto de pessoas que sequer leram isso e ficam falando o que é comunismo é descomunal. Chega a ser cômico falar isso, mas quase ninguém realmente sabe o que é Comunismo nesse país, só sabem chamar de fome, pobreza e etc, mas não se deram o trabalho de ler, e se acham intelectuais, é triste ter de falar o óbvio, mas pelo manifesto comunista, o comunismo nunca aconteceu de fato e já está na hora das pessoas aceitarem que existe diferença entre Comunismo e Socialismo.

Pam 29/01/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, para vestibular e afins.

Já no início do prefácio há a seguite frase "a maioria dos anticomunistas assim o são justamente porque não se dispuseram a compreender o manifesto"; mais real que essa frase impossível... Eu questionei a duas pessoas sobre se seriam comunistas e a primeira resposta foram um sonoro "NÃO", seguido de "isso é ruim, isso é mal etc etc etc" porém quando questionado se sabiam o que era comunismo, novamente um sonoro "NÃO"... vejam, a ignorância da classe proletária é uma benção para a classe burguesa.

O que aprendemos na escola é tão raso e isso diz muito sobre o regime em que vivemos, mas só com a leitura desse livro, você deixa de ter aquela ideia vaga sobre a proposta do comunismo, suas ideias se expandem e sua mente se abre, o que é incrível. Não precisa ser comunista, ou apoiar, ou saber o que é comunismo para ler o Manifesto!

Esse é um livro absolutamente fácil de ler, o prefácio dele nos sitúa e nos apresenta muito bem o manifesto. Eu super recomendo!

Wilton 27/05/2015

Ideologia
O Manifesto Comunista é um documento de 1848. Mesmo sendo tão antigo, é leitura indispensável para quem aprecia uma discussão política séria. O livro é um valioso instrumento para eliminar o condenável recurso que certas pessoas usam de discutir sem um razoável conhecimento das pretensas teorias que defende. No fim, despeja um jorro de incongruências e mostrando-se ridículo. Não é uma obra para ser lida somente por comunistas, socialistas ou similares. Deve ser estudada por qualquer indivíduo sério independentemente de sua ideologia.