Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Lau 23/03/2023

Livro muito bom, curto e de fácil entendimento sobre os tópicos apresentados.
"O proletário não tem nada a perder a não ser seus grilhões. Têm um mundo a ganhar."

Pam 29/01/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, para vestibular e afins.

Já no início do prefácio há a seguite frase "a maioria dos anticomunistas assim o são justamente porque não se dispuseram a compreender o manifesto"; mais real que essa frase impossível... Eu questionei a duas pessoas sobre se seriam comunistas e a primeira resposta foram um sonoro "NÃO", seguido de "isso é ruim, isso é mal etc etc etc" porém quando questionado se sabiam o que era comunismo, novamente um sonoro "NÃO"... vejam, a ignorância da classe proletária é uma benção para a classe burguesa.

O que aprendemos na escola é tão raso e isso diz muito sobre o regime em que vivemos, mas só com a leitura desse livro, você deixa de ter aquela ideia vaga sobre a proposta do comunismo, suas ideias se expandem e sua mente se abre, o que é incrível. Não precisa ser comunista, ou apoiar, ou saber o que é comunismo para ler o Manifesto!

Esse é um livro absolutamente fácil de ler, o prefácio dele nos sitúa e nos apresenta muito bem o manifesto. Eu super recomendo!

Dans.Castelhano 14/02/2023

Em resumo?
Trabalhamos para a união e o entendimento dos partidos democráticos de todos os países.
Não nos baixamos a dissimular as nossas opiniões e projetos, proclamamos abertamente que nossas intenções só podem ser atingidas pela subversão violenta de toda a ordem social passada. Que a classe dirigente trema a ideia da nossa revolução comunista! Os proletariados tem um mundo a ganhar!

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!

Rafaella 28/11/2022

proletários de todo o mundo, uni-vos
É um livro curto e de fácil compreensão, é um dos primeiros livros sobre o assunto que eu leio e eu gostei bastante.
Eu fiquei bem curiosa para ler esse pois as pessoas temem muito o comunismo e eu queria entender o porque disso, e eu entendi que realmente as pessoas temem aquilo que não conhecem, pois ele não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Renato 21/08/2021

Proletários do mundo, uni-vos
O manifesto do partido comunista é, antes de tudo, um livro histórico. Escrito por Marx e Engels no século XIX, ele traça panoramas das sociedades inglesas, alemãs e francesas da época. Denunciando as longas jornadas de trabalho, o voto livre para os homens e o trabalho de mulheres grávidas e crianças, a obra desses dois pensadores influenciaram e influenciam o mundo até os dias atuais.

Esta edição foi publicada pela editora Martin Claret, pela coleção A Obra Prima de Cada Autor. Eu já tive contato com outros livros dessa mesma coleção e digo que a editora teve os piores gostos possíveis para escolher a capa dos livros. A capa do Manifesto ainda nem né tão feia (A do livro A ética protestante e o espírito do Capitalismo é muito mais feia, por exemplo). Mas ainda assim a edição se faz muito boa, porque, além do Manifesto traz vários prefácios que foram escritos pelos autores nos diferentes países, além de uma entrevista com Marx que ele concedera a um jornal.

Vale lembrar que o Manifesto do Partido Comunista não é a obra prima de Karl Marx, mas sim o livro O capital. Inclusive a própria editora justifica a publicação do Manifesto do Partido devido ao fato de sua importância histórica e por ser um texto muito popular. O manifesto é um texto político, panfletário, curto, que nos ajuda a entender as motivações do comunismo, mas não o explica a fundo. Por exemplo, não é tratado dentro dele o conceito de mais valia, mas sim em O capital. Mas apesar disso, traça um perfil da ideologia comunista, mostrando os pontos divergentes entre o comunismo e o socialismo, e justifica as motivações de o comunismo ser contra a sociedade burguesa.

Wilton 27/05/2015

Ideologia
O Manifesto Comunista é um documento de 1848. Mesmo sendo tão antigo, é leitura indispensável para quem aprecia uma discussão política séria. O livro é um valioso instrumento para eliminar o condenável recurso que certas pessoas usam de discutir sem um razoável conhecimento das pretensas teorias que defende. No fim, despeja um jorro de incongruências e mostrando-se ridículo. Não é uma obra para ser lida somente por comunistas, socialistas ou similares. Deve ser estudada por qualquer indivíduo sério independentemente de sua ideologia.

Lelouch_ph 14/11/2020

O livro que deveria ser obrigatória a leitura. Pq MDS, o tanto de pessoas que sequer leram isso e ficam falando o que é comunismo é descomunal. Chega a ser cômico falar isso, mas quase ninguém realmente sabe o que é Comunismo nesse país, só sabem chamar de fome, pobreza e etc, mas não se deram o trabalho de ler, e se acham intelectuais, é triste ter de falar o óbvio, mas pelo manifesto comunista, o comunismo nunca aconteceu de fato e já está na hora das pessoas aceitarem que existe diferença entre Comunismo e Socialismo.

sofia 27/06/2022

perante a sociedade caótica que vivemos hoje, o manifesto é uma leitura muito importante e boa, não só devido ao conhecimento que ele gera, mas mostra que desde sua escrita até atualmente, muitas coisas continuam a mesma ou se agravaram

Juliana 21/02/2023

Excelente!
Um livro muito enriquecedor, particularmente, me deixou com aquela ânsia por uma sociedade igualitária, tal qual a que Marx descreve ser possível existir.

No entanto, sabendo como o mundo é e como o capitalismo esta enraizo não só na sociedade, mas individualmente em cada um, o comunismo se torna uma utopia e o livro apenas um conto.

O capitalismo tem esgotado a classe trabalhadora para que não possamos extingui-lo e, assim, nos mantém em uma quase-vida, nos fazendo crer que estamos melhores do que aqueles que ergueram a Revolução Francesa, mas sabemos que a única diferença entre nós e os operários franceses é que eles tiveram força para lutar.

No mais, o livro abriu meus olhos e me deu aquele gás de continuar lutando pelo que acredito. Vale a pena a leitura.

joskegshikta 19/10/2022

Eu admito, sou burro em questões de política mais complexas, sei o básico do básico, mas nunca parei para ler nada sobre isso realmente. Fiquei confuso? com certeza, fiquei mais perdido do que formiga em tsunami, mas no geral foi bem introdutório para ter mais visão de como os comunistas pensam (em base) e mais sobre o capitalismo e burguesia.

Mesmo tendo minhas próprias visões sobre alguns assuntos abordados, entendo o porquê de pensarem daquela maneira. 'Tava enrolando, mas a escrita não é tão lenta quanto imaginei, só que apenas são muitas informações em poucas frases, então me perco.

Drica 27/09/2020

Ler o manifesto é realmente uma experiência necessária e importante. E ler nesse contexto em que estamos ilustra bem a situação em que vivemos, principalmente o aumento da pobreza e a falta de desemprego, enquanto os bilionários continuam ficando mais ricos através da exploração dos trabalhadores. Trabalhadores do mundo, uni-vos!

Isabel583 05/11/2022

Manifesto
Há um tempo queria começar a estudar mais teoria marxista. O que despertou meu interesse, para além do meu pai socialista, foi a busca por uma crítica fundamentada do feminismo liberal buscando a erradicação das opressões. Digamos que quero me radicalizar. E esse é fundamental, claro.

Jaque 20/04/2023

Ok
Achei tudo muito óbvio, mas com certeza foi algo de fato revolucionário quando foi publicado.

Viva o povo, viva os trabalhadores ?
Kevinn007 20/04/2023minha estante
Odeio que esse é um dos mais simples pra ler sobre comunismo, e eu não entendi quase nada ?

Jaque 20/04/2023minha estante
Aí eu achei bem básico kkkk mas porq já tive aulas sobre então facilitou

Elver Gobbi 20/04/2023minha estante
Já leu Rousseau?

Jaque 21/04/2023minha estante
Não ?

vitória 14/11/2022

"Que a classe governante trema diante da revolução comunista."
Esse livro é de extrema importância pra compreender o que de fato é o comunismo, tendo em vista que há diversas falácias em torno disso. Recomendo demais!!!!!!