Operação Galápagos

Operação Galápagos Luciana Savaget

Resenhas - Operação Galápagos

naniedias 07/06/2012

Operação Galápagos, de Luciana Savaget
Vinícius, Lúcio e Fernando fazem parte de uma equipe jornalística brasileira. Eles estão embarcando para Galápagos - o famoso arquipélago por onde passou Charles Darwin e cujos animais foram fundamentais para a formulação da teoria da evolução.
Aparentemente, eles estão indo fazer uma reportagem ecológica, mas por trás das aparências, eles estão atrás de algo muito mais perigoso.
As coisas em Galápagos, entretanto, não serão nada fáceis. Os três passarão por problemas durante todo o tempo que passarem no arquipélago.

O que eu achei do livro:
Operação Galápagos é um livro infanto-juvenil capaz de agradar crianças, mas que para os adultos vai deixar a desejar.
A escrita de Luciana Savaget é simples e dinâmica - muita aventura, bastante diálogos e capítulos bem curtos que fazem com que a leitura seja rápida e agradável. Seus personagens têm características bem marcadas, o que é bastante comum em livros infantis e ajuda na montagem da história.
É um policial para crianças e adolescentes, que só deixa a desejar na hora de explorar os mistérios e explicá-los para o leitor. Talvez a autora tenha tentado deixar o livro mais simples, para não confundir seu público alvo, que é o infantil, mas acabou deixando o livro menos atraente para os adultos - que precisam de um pouco mais de desenvolvimento dos fatos para gostar da história e se envolver nos mistérios.
O final do livro também é rápido demais. Todo o desfecho da história se dá em dois capítulos curtos.
Entretanto, é bacana acompanhar os três amigos em sua aventura jornalística! Todo o empenho dos três para conseguir o furo de reportagem é contagiante. Achei muito legal a maneira como a autora insere o leitor no mundo do jornalismo investigativo.
Na biografia da autora, está escrito "através dos livros que escrevo, sempre terei muitas histórias para contar". Eu, como leitora, vou esperar pelos próximos livros dela (onde espero ver evoluções que tornem a leitura ainda melhor).
Operação Galápagos é uma história divertida, mas que poderia ter sido um pouco mais desenvolvida para agradar a todas as faixas etárias.

Nota: 5
Dificuldade de Leitura: 4