As cosmicômicas

As cosmicômicas Italo Calvino

Resenhas - As cosmicômicas

Nathan 27/09/2021

O original livro clichê do Calvino
Tem uma coisa meio paradoxal nesse livro. Ele consegue ser criativo e repetitivo ao mesmo tempo. Descobri depois que o Ítalo Calvino fazia parte de um grupo de escritores que gostavam de "restrições criativas". Ou seja, que se impunham umas condições absurdas na escrita para forçar os limites da criatividade. Fez todo sentido pra mim! Se colocar a obrigação de criar literatura a partir de explicações científicas sobre a história do universo é uma restrição e tanto. No entanto, em alguns momentos me pareceu que ele perdeu a oportunidade de se deixar ir aos lugares imprevistos onde essa condição poderia levar ele. Ele escreveu histórias em eras onde não fazia sentido em pensar em seres vivos, apontou esse fato, no entanto ele criou personagens que interagiam. Onde não haviam cores, no entanto criou imagens, etc. Parecia que em cada conto ele chegava a apontar o ineditismo do contexto em que estava pensando, mas depois ia puxando mais e mais para as opções mais conservadoras, criando muitas vezes umas narrativas meio clichê, umas histórias de amor batidas.
Claro, uma história de amor clichê num cenário absurdo é melhor do que num cenário banal, mas não deixa de ser clichê. O livro é interessante, levanta umas questões boas, mas tem esse problema, parece que mesmo com as restrições auto-impostas ele achou uma fórmula confortável demais pra produzir os contos. Enfim, ele bagunça um pouco as noções do que é ser criativo. Parte de uma ideia criativa mas faz uma execução meio sem inspiração.
Como ficção científica, ele tem a grande qualidade de não fazer muito sentido e falar várias coisas que cientificamente não fazem muito sentido. Não gosto de ficções que se explicam demais, acho que fazem muito melhor proveito as ficções que usam a ciência como inspiração do que como manual de instruções. É o caso aqui.

Fer 05/02/2021

Fantástico como sempre
Italo Calvino nunca para de me surpreender, e esse livro foi a prova disso. Depois de anos sem ler algo dele, li "As Cosmicômicas" com um brilho nos olhos e fascinada pela criatividade e sagacidade desse homem. O livro é encantador, com contos que te fazem viajar junto com ele pelo mundo em seus diferentes estágios. Uma leitura deliciosa!

Bruno Gordiano 27/06/2020

Calvino mostrando um mundo novo a cada livro...
Italo Calvino mais um vez prendeu a minha atenção para uma obra que me fez sentir prazer do início ao fim. Está se tornando um dos meus autores favoritos. 4° livro lido dele... O que você faria se pudesse participar da formação do planeta Terra, ou indo mais além, fazer parte do nada, no surgimento do Universo? Essa é a premissa do livro que traz como protagonista Qfwfq - nome impronunciável, - que nos proporciona episódios fantásticos a partir da perspectiva de fatos científicos com aquele tom irônico que só Calvino traz.

Qfwfq em seus colóquios consegue uma maior aproximação com o leitor, que deixa se levar em um mundo novo e fantástico. O livro é dividido em histórias que trazem como ponto de partida trechos de acontecimentos científicos onde são exploradas com imaginação o que teria acontecido.
Uma sacada deste livro é justamente as brincadeiras que o autor vai nos revelando, trazendo reflexões sobre o nosso cotidiano e críticas à sociedade. É um livro que dificilmente vai envelhecer, de tão bem escrito que foi.

Recomendo demais alguns dessas histórias, a seguir: "Ao Nascer do Dia", "Um Sinal no Espaço", "Tudo num Ponto" e os meus dois favoritos, "Sem Cores" e "Os Dinossauros". Espero achar o meu favorito da vida do Calvino nessas leituras maravilhosas...

LETRAS e VEREDAS 16/05/2018

A subversão do discurso científico no processo de criação literária
Partindo de enunciados extraídos de discursos científicos, Italo Calvino demonstra em suas Cosmicômicas que até mesmo das linguagens mais afastadas da imagem visual podemos encontrar frases e acontecimentos capazes de servir de estímulo à fantasia figurativa e ao processo de criação literária.
A aridez do discurso cientifico se emaranha nas nuanças da expressão do fantástico, do humor e do poético. Estruturada em dez contos – bastante irregulares, é bem verdade – as Cosmicômicas constitui uma das obras mais originais da literatura do século XX. Seu protagonista, o multiforme e atemporal Qfwfq, testemunha e recria em sua narrativa os acontecimentos científicos que marcaram a formação do universo, desfiando as suas desventuras e experiências com certeiras doses de comicidade e leves momentos de melancolia. A leitura dos contos “Os dinossauros”, “O tio aquático”, “A distância da lua”, “Os anos-luz” são exemplos lapidares da força e do vigor dessa obra singular.

Ronaldo 25/01/2014

Original e divertido, não mais do que isto.
Uma ideia original: um personagem com um nome impronunciável, Qfwfq, enfrenta situações fantasiosas inspiradas por hipóteses científicas: surgimento do Universo, curvatura do espaço-tempo, extinção dos dinossauros etc. Original, interessante e em alguns momentos divertido. Mas não mais do que isso.