No Coração do Mar

No Coração do Mar Nathaniel Philbrick

Resenhas - No Coração do Mar

Marco412 21/05/2023

Massa
Demorei bastante pra ler o livro, mas, até que gostei de saber da história desse livro tão comentado e aclamado.

Nunca li mob dick porque não curto muito romance, mas por conta desse livro sei como é a história e é bem cabulosa.

Vlw professor André, vou te comprar outro livro porque esse eu macetei?

Soares 15/04/2024

Além de Moby Dick
Um livro muito conhecido por ser a descrição dos acontecimentos que inspiraram Moby Dick, o poético, complexo e filosófico clássico literário, de Herman Melville. Sim, a publicação de Nathaniel Philbrick é tudo isso, mas também vai muito além, tendo o seu valor próprio, sem funcionar apenas como um conteúdo complementar para o entendimento da saga de vingança e tragédia do Capitão Ahab e da baleia cachalote que nomeia o romance narrado pelo icônico Ishmael. No Coração do Mar é um daqueles primorosos trabalhos de historiadores competentes. Ele mescla fontes, imagens, relatos dentre outros, tudo devidamente explicado, numa busca por compreensão de um acontecimento grandioso em 1820: o naufrágio do navio Essex. Após ser atingido por uma baleia de enormes proporções, os tripulantes que sobreviveram após o impacto na embarcação navegaram por mares sul-americanos por bastante tempo. Morte, dor, sofrimento e outros sentimentos profundos marcaram para sempre a memória de quem ficou vivo para contar a história.

Ro15 19/09/2022

Um livro de tirar o fôlego
O livro No Coração do Mar foi escrito pelo historiador Nathaniel Philbrick e trás a história chocante da tripulação do baleeiro Essex. Não é um livro de ficção e alguns momentos causa náuseas, pois trata de um assunto delicado, o canibalismo. O livro foi inspiração para Moby Dick e em minha opinião deve ser lido antes do Clássico Moby Dick

Beatles 27/07/2022

Perfeito relato dos que sobreviveram o naufrágio do navio.
Quem assistiu o filme vai gostar demais do livro, rico em detalhes. Começo e final do livro onde não tem fatos relevantes a história é meio chatinho mas vale a pena ler.

Guilherme 12/03/2019

Minuciosamente angustiante
Mais alguém teve sede durante a leitura?
A capa é tão boa quanto o livro. Excelente!

Vanessa Vieira 25/12/2017

No Coração do Mar - Nathaniel Philbrick
O livro No Coração do Mar, do americano Nathaniel Philbrick, nos relata o naufrágio do baleeiro Essex, ocorrido em 1820 e a luta de seus tripulantes pela sobrevivência. A história serviu de inspiração para que Herman Melville escrevesse uma de suas obras mais aclamadas, Moby Dick e nos relata com minúcia de detalhes a força da natureza e a capacidade de sobrevivência humana.

Tal como ocorrido com o Titanic, considerado pelos seus construtores "como um navio que não poderia ser afundado nem por Deus", nunca se imaginou em toda a história marítima que um navio baleeiro pudesse ser atacado ferozmente por uma baleia. Porém, em 1820, o baleeiro Essex foi colidido brutalmente por um cachalote - uma das maiores espécies de baleias, que pode medir até 15 metros de comprimento - e veio a afundar rapidamente. Os poucos marujos à bordo se dividiram em três botes e passaram três meses sobre o Oceano Pacífico, lutando piamente por suas vidas, enquanto enfrentavam as intempéries da natureza, bem como a fome e a sede abundantes. Tais aflições levaram muitos deles aos extremos da loucura, da morte e, até mesmo, do canibalismo.

O historiador Nathaniel Philbrick reconstitui a história de naufrágio verídica ocorrida no século XIX com uma gama de detalhes e baseada em uma pesquisa minuciosa e fontes inéditas. A tragédia vivida por pessoas reais e que testou os limites da capacidade de sobrevivência humana, serviu de inspiração para que Herman Melville escrevesse Moby Dick e até hoje ressoa como um "aqui se faz, aqui se paga".

No Coração do Mar é um trabalho de ampla pesquisa, que inclui dados detalhados colhidos da cidade de Nantucket, Massachusetts, de onde partiu o Essex e onde também residiam seus tripulantes e conta também com trechos de entrevistas dos familiares das vítimas, que possuem uma conotação bem incisiva e real. Além de ser historiador, Nathaniel Philbrick é também velejador e diretor da Egan Institute of Maritime Studies e pesquisador da Nantucket Historical Association, o que contribuiu e muito na reconstrução dos fatos retratados em seu livro e agregou profundo valor para à obra. Narrado em terceira pessoa de forma ricamente detalhada e com profundas pautas para reflexão, o enredo nos retrata uma das maiores tragédias marítimas dos Estados Unidos com afinco, ressaltando a capacidade de resistência do espírito humano em meio à adversidades consideradas insuperáveis.

Não vou me ater tanto aos personagens da história para que, de certa forma, isso não acabe estragando os seus atrativos, por isso irei falar brandamente de apenas três deles, Owen Chase, George Pollard e Thomas Nickerson. Owen Chase foi o Primeiro Imediato do Essex, ou seja, o responsável por assumir o comando da embarcação em caso de incapacidade, impedimento ou morte do capitão. Ele se mostrou um dos personagens mais guerreiros e valentes do desastre e faleceu aos 71 anos, considerado louco, além de estocar uma quantidade irrefreável de comida no sótão de sua casa. George Pollard era o capitão do navio, considerado por muitos inexperiente e despreparado para assumir o Essex. Mesmo tendo ideias corretas, ele não teve força o suficiente para levá-las adiante, se deixando suprimir facilmente pelos seus imediatos e exerceu a profissão de vigia noturno até o fim de sua vida. Thomas Nickerson era o mais novo à bordo do Essex, com então 14 anos e era sua estreia pelo mar à bordo de um navio baleeiro. Decorrido anos da tragédia, transformou-se em dono de pousada em Nantucket, além de ter sido o responsável por narrar os fatos do naufrágio com precisão para Herman Melville. As cenas aflitivas vivenciadas pelos personagens são devastadoras, principalmente no que concerne ao canibalismo e ao sorteio que acaba elegendo Owen Coffin - primo de George Pollard - para servir de repasto para a tripulação e que atormentou o capitão do Essex até os seus últimos dias na Terra. Outros fatos que concernem à alimentação dos marujos também são bastante exóticos, tais como se alimentar do sangue e da carne de tartarugas e ingerir a própria urina para aplacar a sede.

Resumidamente, No Coração do Mar é um livro que mostra o embate entre a natureza e o homem e todas as suas consequências. A caça às baleias era algo cruel e desenfreado, com o intuito de extrair o óleo e espermacete das mesmas para ser usado na iluminação pública e lubrificação de máquinas industriais sendo que, mal sabiam os homens, o óleo que buscavam estava no "quintal da própria casa" e que não era necessário tanto extermínio em massa e crueldade para obtê-lo. Graças a Deus que o petróleo foi finalmente descoberto, afinal as baleias seriam conhecidas nos tempos atuais como meros "dinossauros" e sua extinção seria mais uma ferida aberta e pungente na história da humanidade. Em 2015 foi feita uma adaptação cinematográfica da obra, dirigida por Ron Howard e que foi bem aclamada pela crítica. O filme conta com os atores Chris Hemsworth, Benjamin Walker, Ben Whishaw e Tom Holland nos papéis principais e conseguiu transportar para às telas todo o realismo sobre o naufrágio do Essex, retratando a baleia como uma coadjuvante em meio à história de sobrevivência de seus tripulantes. A capa do livro é simples e nos traz a gravura dos marujos acompanhando à bordo de um bote o naufrágio do Essex e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações extremamente interessantes no miolo do livro. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/12/resenha-no-coracao-do-mar-nathaniel.html
Lívia Coutas 18/01/2019minha estante
Excelente!

Magasoares 18/12/2017

Excelente! Leiam, leiam.
Já entrou para minha lista de favoritos.

Jaque Forner 22/08/2017

Recomendo
Uma história fascinante, empolgante
E envolvente!

Lucas Furlan | @valeugutenberg 07/06/2017

Uma leitura fascinante, mas dolorosa
O relato do naufrágio do baleeiro Essex é muito doloroso, mas, ao mesmo tempo fascinante. É impossível mensurar o que aqueles homens passaram durante os três meses que ficaram no mar aberto, precisando encarar a fome, a sede, a loucura e a morte.

O livro inspirou obras como "Moby Dick", de Herman Melville, e "A narrativa de A. Gordon Pym, de Edgar Allan Poe, e serviu de base para o filme de mesmo nome que foi lançado em 2015.

Se você for embarcar nessas águas turbulentas, porém, não se esqueça das palavras de Nathaniel Philbrick: “O desastre do Essex não é uma história de aventura. É uma tragédia, que constitui também uma das maiores histórias verídicas já contadas”.

(Leia a resenha completa no blog)

site: www.valeugutenberg.wordpress.com

Danilo.Claudino 17/04/2017

História real contada muito bem pelo autor.
Muito analiticamente, o autor do livro nos faz emergir nos acontecimentos trágicos que decorreram do naufrágio do navio baleeiro Essex. Um tema bastante interessante e o livro apresenta de forma muito segura e o mais precisa possível. As notas finais da pesquisa que o historiador apresenta são de uma metodologia analítica severa e muito informativa. Belíssimo.

Raquel.Chiaradia 28/02/2017

Marcante e envolvente
Este "livro-documentário" é muito bem escrito e a leitura é fácil e fluída. O autor se utilizou de uma série de documentos e dos relatos dos sobreviventes do Essex para nos apresentar o trágico e marcante ataque de um cachalote que fez com que a tripulação abandonasse a baleeira e, distribuída em botes, iniciasse uma árdua busca pela sobrevivência no mar.
As histórias são surpreendentes ao sermos induzidos a pensar nos limites do ser humano, do que seríamos capazes de fazer para sobrevivermos com a sombra da morte tão próxima de nós. As marcas deixadas pela tragédia nos sobreviventes são muito tocantes.
O livro nos auxilia bastante ao trazer dois mapas pontuando os locais dos principais acontecimentos descritos para nos situarmos geograficamente.
No Coração do Mar também traz registros sociais de Nantucket, dando um embasamento consistente de como as pessoas viviam, prosperavam e se organizavam na ilha no século XIX.
Um livro marcante, que vale muito a pena ser lido.

Ela 19/05/2016

Impressionante!
Certamente um dos melhores livros que li ultimamente. Ainda não li Moby Dick, que foi inspirado na história real do baleeiro Essex atacado por uma cachalote, mas tenho certeza que a versão romanceada não é melhor do que essa; a versão histórica dos acontecimentos. Se em parte do livro nós torcemos pelas baleias em outra parte nós vemos que a dor e o sofrimento que um ser humano pode suportar é algo inimaginável para nós. E ao final dessa leitura aconteceu algo inédito na minha vida literária; eu voltei pra primeira folha e comecei de novo. Que livro espetacular!

Hudson 13/02/2013

Achei interessante e realmente recomendo a leitura, após ler Moby Dick
o livro vem a dispensar qualquer comentário em questão de documentação, ou mesmo construção é um trabalho extremamente muito bem feito.

A história por si só e emocionante, pois mostra a realidade das familias de nantucket e até mesmo o início da ilha, talvez a forma com que Philbrick escreve tornem as coisas mais interessantes, ao contrário de Moby Dick não se fica entediado, com certas partes do livro como em Moby Dick muito pelo contrário dá vontade de ler mais e mais.

Há alguma confusão por causa dos nomes, talvez acredito que o autor tentou dar a obra uma orientação mais completa entretanto, devido a isso as pessoas podem se perder com tantos nomes, entre os proprietários capitães de navio entre outros, é preciso ter um certo cuidado com isso.

Acho que também outro ponto que deve ser ressaltado é que é mais focado em mostrar as relações humanas no entorno e como Melville chegou a escreve a história de Moby Dick acho interessante que em alguns momentos é mencionado apenas o essencial sobre a caça da baleia diferente de Moby Dick em que é dito isso a todo o tempo.

No mais, conforme dito o relato do Essex é único e foi algo que mexeu com grande parte do mundo, incluindo os Estados Unidos por inteiro as histórias de vida após o naufrágio constituem também um relato a parte.

Vale a leitura sem dúvida alguma onde ser um baleeiro era uma das maiores aventuras em que um homem poderia viver, ainda mais com a fúria dos cachalotes, que poderiam devastar uma tripulação a qualquer momento, mostrando que muitas vezes viver e sobreviver é algo muito perigoso.

Du 11/01/2009

Um relato incrível de um grupo de baleeiros que passaram dias num oceano sem fim sobre um bote com alguns mantimentos. Uma triste história de sofrimento, luta por sobrevivência e garra até o resgate emocionante!

Uma obra de pesquisa que deve ser lido por todos, pois nos faz refletir o quanto nossos problemas são pequenos...