Getúlio

Resenhas - Getúlio 1882-1930

1 | 2 | 3 | 4

Luis 29/10/2012

Descendo do umbuzeiro
Uma história ocorrida na infância ilustra com perfeição a personalidade política de Getúlio Vargas.
Em uma tarde de 1896, o velho Manuel Vargas recebia em sua estância alguns correligionários em uma das intermináveis reuniões políticas que promovia. De repente, um estrondo chama a atenção de todos. O fazendeiro corre até a sala e vislumbra o retrato de Júlio de Castilhos, o grande líder caudilho gaúcho, caído no chão e semi-destruído. De imediato, o coronel Vargas parte raivoso atrás de quem cometeu o atentado. O autor era seu filho, então com 14 anos. Getúlio Dornelles Vargas brincava com um amiguinho da mesma idade, o moleque Gonzaga, negro agregado da fazenda, quando aconteceu o acidente. Certos de que tomariam uma surra inesquecível, Getúlio e o amigo sobem em um grande umbuzeiro nos arredores da propriedade, onde esperariam a poeira baixar.
Seu Manuel ordena aos peões que procurem os dois garotos para que sofram um corretivo. A fazenda é vasculhada, mas ninguém se lembrou de olhar nos galhos do umbuzeiro. Ao anoitecer, a raiva inicial dá origem à preocupação. Getúlio e Gonzaga haviam sumido. Do alto da árvore, o futuro governador do Rio Grande, Ministro da Fazenda e Presidente, acompanha o nervosismo do pai e o desespero da mãe em sua procura, até que no dia seguinte, penalizado pelo sofrimento dos dois, decide que já era hora de descer e, para alívio geral, é recebido com festas e lágrimas. Ninguém lembrava mais do castigo ou do pobre retrato de Júlio de Castilhos.
Pois bem, ao longo de mais de quatro décadas de vida pública, essa foi a tônica da atuação de Getúlio Vargas : esperar até o momento mais adequado para descer do umbuzeiro.
Lira Neto, que já se encontra no patamar dos nossos grandes biógrafos, ao lado de Ruy Castro e Fernando Morais, dá em Getúlio- 1882-1930, o passo inicial para a construção de um painel definitivo da vida e obra da personalidade mais importante e enigmática da história do Brasil até aqui. O próprio autor, no lançamento carioca do livro, ocorrido em maio de 2012, no Palácio do Catete, contou que esse era um velho projeto de Luís Schwarcz , o proprietário da Companhia das Letras, mas que devido à dimensão monumental da biografia, havia inibido tentativas anteriores. Escolado pelos excelentes mergulhos na vida de Maysa , Padre Cícero e de Castello Branco, Lira Neto topou o desafio.
As mais de 600 páginas desse primeiro volume traçam de maneira obsessiva todo o cenário que formatou a gênese política de Getúlio. O caudilhismo, as lutas gaúchas, aliados às ideias positivistas e aos meandros da república velha, dão ao leitor um retrato inédito do caldeirão que originou o político de São Borja.
O trabalho também é valorizado pela consulta incessante às fontes primárias, o que permitiu desfazer um equívoco histórico repetido à exaustão por outras obras que tratam de Getúlio, o suposto estupro de uma índia, seguido do assassinato de um índio, ocorrido no começo dos anos 20 e que seria atribuído a Vargas por anos a fio. Lira localizou o processo original e desfez o engano. Tratava-se de um homônimo. Gol de placa.
O autor joga luz sobre todos os aspectos do Getúlio pré 1930, estranhamente ausente dos livros escolares, o que nos permite perceber que Vargas foi sim um político fruto da República Velha e que aproveitando seu extraordinário senso de oportunidade, pegou carona no tenentismo e no vento de mudança que representava a Revolução de três de outubro. Pelos 24 anos seguintes, o velho caudilho repetiria esse movimento muitas vezes, aguardando o momento certo de descer do umbuzeiro, como naquela tarde de 1896.
Guilherme 13/01/2013minha estante
Excelente resenha.

Marcelo.Alencar 10/09/2020minha estante
Isso não é uma resenha! É muito mais! Parabens!

Luis 26/09/2020minha estante
Obrigado Guilherme e Marcelo. Abs.

Dionis 03/12/2020minha estante
Terminei de ler agora o referido livro e seu comentário é corretíssimo.

Fernanda309 22/07/2020

O que achei de Getúlio 1 (+ quotes)
EDIÇÃO: Foi amor à primeira vista. Meu eu de 15 anos ficou profundamente intrigado com a capa, embora seja só uma foto de Getúlio. Não sei explicar. O material da capa é meio caminho entre brochura e capa dura, com papel de ótima qualidade (há marcas levíssimas de tempo, quase imperceptíveis), diagramação impecável, as imagens de ótima qualidade. Não chega a ser uma edição de luxo, mas certamente está à altura do conteúdo.

ESCRITA: Foi meu primeiro contato com o autor, e com uma biografia. Apoiado numa vasta pesquisa histórica sem precedentes, Lira Neto nos conduz pelos idos da Proclamação da República até o final de 1930 com uma fluidez que não deixa inveja para obras ficcionais. A história de qualquer país é densa, e a de qualquer ser humano, complexa; entrelaçar isso sem perder o ritmo nem negligenciar fatos importantes não é pra qualquer um, e eu nem preciso ler outras biografias pra saber disso. É óbvio que o autor é um admirador de Getúlio, contudo, não consideraria a biografia tendenciosa, disposta a favorecer os pontos altos da trajetória de Vargas ou suas qualidades mais fortes. Aqui e ali, vemos o ponto de vista do próprio Neto, com uma sutileza incrível, o que só dá mais vontade de seguir lendo. A linguagem é rebuscada, o que é totalmente compreensível dado o período que se propõe a retratar. Pode ser um desafio a mais para quem não está habituado - meu vocabulário está longe de ser pequeno e anotei dezenas de palavras que não conhecia.

ENREDO: Fascinante. Sério, não tenho outro adjetivo para dar. Ser uma apaixonada por História do Brasil ajuda, e o narrador faz um trabalho maravilhoso na maneira como nos conta, mas se considerarmos os fatos isolados, ainda assim seriam interessantes. Como não ficar curioso com a jovem República que nascia ali, ainda com indubitáveis características de seu passado imperial? Um desejo de voltar os olhos para o futuro, mas com as pálpebras pesadas do sono do tradicionalismo da sociedade apegada ao passado. Dormitamos várias vezes. Mas acho que foi só na Revolução de 30 que finalmente abrimos de fato os olhos. Toda a efervescência nos levou até lá e as variáveis do que aconteceu, tudo isso é o enredo deste primeiro livro.

PERSONAGENS: É muito peculiar você ler sobre nomes cujo conhecimento normalmente se limita a saber que foi alguém famoso o suficiente para virar nome de rua ou de praça, e dependendo do local, até cidade. Flores da Cunha, Artur Bernardes, Washington Luís: não foram só nomes comuns, foram homens que de fato tiveram papel decisivo na nossa história. Com o próprio Getúlio Vargas também foi assim. Todos sabemos que ele já foi nosso presidente, afinal, muitas das capitais e grandes cidades do Brasil tem uma rua chamada Presidente Vargas. E ele, amigos, é o baixinho mais enigmático de que já ouvi falar. Uma personalidade complexa, muitas vezes ambígua, com habilidades, defeitos, sentimentos, erros e tudo o mais que nos torna humanos. Sou uma fã, disso não há a menor dúvida.

+: Reler pela primeira vez, sete aos após a primeira leitura, foi uma experiência e tanto. Eu era uma pessoa muito diferente na época, com bagagens intelectual e literária muito menores do que tenho hoje, mas acreditem: nem por um segundo eu duvidei de que daria exatamente a mesma nota de anos atrás, minha classificação máxima. Apesar de lembrar de muita coisa - não dá pra alterar fatos históricos -, fui surpreendida pelo fato de ter tido uma leitura tão enriquecedora quanto da primeira vez. Sou tão encantada por essa trilogia que novamente me vieram lágrimas aos olhos quando da primeira anotação de Getúlio no seu diário pessoal, no dia do início da Revolução. A gente aprende, ri e chora, e aprende mais um pouco. Definitivamente, minha trilogia favorita nacional. E esse foi só o primeiro.

"[...] quando a circunstância não se mostrar garantida, o melhor a fazer é esperar, resistir, transformar o tempo em aliado."

"Foi contra essa verdade, que tem dureza de granito, que vejo quebrar-se o castelo dourado das minhas ilusões." - Getúlio Vargas

"Na luta, vencer é adaptar-se, isto é, condicionando-se ao meio, apreender as forças ambientes, para dominá-lo." - Getúlio Vargas

"[...] o rio que ele deveria necessariamente atravessar, numa viagem sem retorno, caso não quisesse ficar preso às conveniências da província e às circunstâncias do passado.
Era preciso, de algum modo, arriscar-se à travessia."

"O senhor tem inimigos?', perguntaria um dia o biógrafo Emil Ludwig a Getúlio.
'Devo ter; mas não tão fortes que não possa torná-los amigos', responderia.
'E amigos?', insistiria Ludwig.
'Claro que os tenho; mas não tão firmes que não venham a se tornar inimigos', replicaria Getúlio."

"As velhas fórmulas já não satisfazem e se vai operando a transformação inevitável." - Getúlio Vargas

"[...] sorrir e calar, na maioria das vezes, era muito mais eficiente do que excitar polêmicas gratuitas."

"Querer a paz com o povo ajoelhado é um crime contra o qual haveremos de nos levantar." - Oswaldo Aranha

"Precisamos fria e serenamente organizar nossas forças com um objetivo certo e determinado." - Luís Carlos Prestes

"A política é assim mesmo; pode ser definida como a arte que une e separa os homens para este ou aquele propósito, às vezes feliz, outras vezes de pouca sorte." - Artur Bernardes

"Há muito que minha consciência de brasileiro já se havia formado a convicção de que a salvação não está nas leis nem está nas palavras. Está na ação e na decisão do povo brasileiro." - Oswaldo Aranha

"Se todas as pessoas anotassem diariamente num caderno seus juízos, pensamentos, motivos de ação e as principais ocorrências em que foram parte, muitos, a quem um destino singular impediu, poderiam igualar as maravilhosas fantasias descritas nos livros de aventuras dos escritores da mais rica fantasia imaginativa." - Getúlio Vargas

João Pedro 14/03/2021

Entre o Brasil de antes e o Brasil de hoje
Estudar história sempre me fascinou. Revisitar eventos, conhecer nomes e momentos que, com mais ou menos intensidade, deixaram uma marca no curso da evolução humana. Porém, os estudos na escola caem na inevitável síntese, resumindo e podando muito do que compôs o caminho para que chegássemos aonde estamos.

E não foi diferente com a história ambivalente de Getúlio Vargas, o estadista herdeiro de uma crença política conservadora que mudou a trajetória do país. O livro de Lira vem para recuperar o primeiro terço de vida do presidente na política brasileira com rigor histórico, narrativa fluida e coesão.

Enquanto histórico curioso, recomendo a leitura, afinal, para compreender o que havia antes - com a República Café com Leite e os ranços deixados pela República das Espadas - e como o "depois", se tornou a República ao modo que conhecemos.

Marcelo 04/07/2012

Completo porém cansativo.
O livro é um pouco cansativo pois é riquíssimo em detalhes e intertextos, o que torna a leitura mais pesada.
Ainda não terminei, mas estou gostando bastante. Para aqueles que se interessam por história e/ou por Getúlio Vargas especificamente, vale a pena! Creio que seja o mais completo livro sobre ele já publicado.
Bruno Freitas 02/01/2015minha estante
Terminei a leitura na última semana e concordo com o que você escreveu!

Pedro Henrique 01/09/2020

Perfeito
Muito bom, Lira Neto conseguiu reunir muitos documentos, cartas pessoais, machetes de jornais, fotografias o que tornou o livro biográfico perfeito. Muito bom conhecer melhor a psicologia e a história do maior presidente da história do Brasil. Os que não concordam com esta última afirmativa, com certeza estão de acordo que Getúlio Vargas é a maior personalidade política da nossa história. Recomendo muitíssima a leitura àqueles que gostam de história, política. Acabei conhecendo muito mais a história do meu estado através deste livro. Foi bom demais!

Albuquerque 19/10/2014

Temos Getúlio Vargas!
Getúlio Vargas é um dos meus personagens históricos favoritos, e há muito tempo vinha planejando ler uma biografia dele. Procurei aquela que me pareceu mais completa: uma trilogia! E estou muito satisfeito com o trabalho realizado pelo biógrafo Lira Neto, que soube explorar com maestria a controversa figura de Vargas. A riqueza de detalhes é impressionante!

Costumo fazer uma sessão de pontos fortes e fracos para os livros que resenho. Mas o livro atendeu tão bem minhas expectativas que não consigo ver pontos fracos. E é completamente satisfeito que comprarei o segundo volume da trilogia, que vai desde a tomada do poder, em 1930 até 1945.

Recomendado sem restrições!

Thiago 10/06/2020

Me assombra as muitas semelhanças vistas naquele Brasil de quase 1 século atrás. Toda a formação de Getúlio, todas as articulações políticas, todas as disputas por poder. Chego a ficar mais temeroso pelo que ocorre no presente.
Getulio Vargas me parece um homem inteligentissimo, de discurso e conversas sedutoras, dúbio, que muitas vezes parece ser empurrado contra sua vontade para o que o destino lhe reservara. Mas ao mesmo tempo sempre decidido quando encurralado pelas circunstâncias. Vestiu-se e saboreou cada papel que o tempo lhe reservou, principalmente quando chegou a parte revolucionária/golpista.
Uma primeira parte de biografia excelente.

garrido79 17/10/2021

Perfeitamente detalhado!
Neste primeiro volume, que se inicia na infância de Getúlio até a sua chegada à presidência, é rica em detalhes e com uma narrativa super envolvente!
Lira Neto fez um trabalho belíssimo, esmiuçou diversos documentos, cartas, livros, jornais, entrevista, tudo para trazer não um biografia sob um olhar, ou à partir de determinada perspectiva, mas o intuito de trazer uma biografia estremamente ampla e sob diversos olhares trazendo não somente fatos históricos reconhecidos, mas detalhes que revelam características das personalidades dos agentes envolvidos, principalmente a de Getúlio!
Obra perfeita para quem quer conhecer, ou reconhecer, esse período do Brasil, e, principalmente, a história dessa que é uma das maiores personalidades, sem juízo de valor, do Brasil!

Augusto Stürmer Caye 29/06/2023

Biografia jornalística
Depois de 03 meses atravancado em minhas leituras, finalmente terminei o primeiro volume da trilogia de Getúlio. Esta obra abrange o início da vida de Getúlio até a tomada de poder em 1930.

Foi escrito de forma clara, interessante, mostrando todas as maquinações políticas de Getúlio e da época. Não é feito como um elogio ao Getúlio, apesar de por vezes o autor o fazer um pouco.

Recomendo a quem goste de história

Barney Catatau 17/08/2021

Finalizado o primeiro tomo
Esperava ler estritamente sobre a vida pessoal e política de Getúlio no que toca o governo federal apenas.

Fiquei completamente vislumbrado quando me vi aprendendo sobre a história política do meu estado Rio Grande do Sul. Me senti um verdadeiro nativo passeando pelas páginas do livro, pois virava a página na esquina da Riachuelo ou começava um novo parágrafo queimando um charuto em plena Rua da Praia. Talvez, tamanha intimidade deve ser percebida pelos Porto Alegrenses, uma vez que o livro percorre as entranhas da cidade para ilustrar a história de Getúlio.

A leitura é fluida em um ritmo ótimo! Recomendo demais! Que venham os próximos tomos!

joao malta 17/01/2023

Muito bom!
Pessoalmente, não concordo com os pensamentos e atitudes de Getúlio Vargas. Entretanto, precisamos reconhecer que foi um dos mais importantes presidentes que já governou o Brasil.
Muito bem escrito, o livro retrata não só a vida do então futuro chefe da Era Vargas, mas também todo o cenário político da época, o que o torna ainda mais interessante. Recomendo!

Mauricio 29/05/2022

Biografia bem detalhada de Getúlio
O autor se debruçou sobre vários escritos de Getúlio Vargas e das pessoas da sua convivência, entre eles um diário que ele escreveu desde o início da revolução de 1930.
O resultado é quase uma crônica da vida do biografado, os fatos históricos e importantes passam com tamanha vagareza que dá até a impressão de estarmos vivenciando aquele período.
Muita coisa é revelada no livro, como por exemplo o envolvimento de Getúlio e irmãos em crimes supostamente cometidos pela sua família.
Também é interessante a passagem de varias personalidades importantes da época, que muitas vezes são pouco lembradas.

Victor 07/01/2014

Getúlio Dornelles Vargas, sem dúvida foi uma figura muito polêmica de nossa história e para alguns historiadores, o presidente mais importante que já governou nosso país. O primeiro livro de sua biografia - 1882/1930 - mostra desde as origens de Vargas, no interior do Rio Grande do Sul, sua ascensão como político e vai até 1930, ano em que ele toma o poder com a força das armas e trona-se presidente do Brasil. Este livro não mostra apenas fatos da vida política de Getúlio, mostra também seu convívio familiar, seus gostos pessoais e até mesmo um pouco de sua personalidade, que de acordo com o livro, era carismática e ao mesmo tempo enigmática. Mesmo sendo um livro com um número generoso de páginas, a escrita Lira Neto é simples e a leitura é fluida. A obra apresenta uma quantia enorme de fontes consultadas, que podem ser encontradas ao final do livro - cerca de 50 páginas - que servem para nos aprofundarmos mais na história do ex-presidente. É um livro fundamental para conhecermos um pouco de nossa história recente e entendermos como era o Brasil nas primeiras décadas do século XX. Acreditem, nosso país era muito diferente em vários aspectos que deixarão os leitores surpresos. Como dito anteriormente, o livro termina com a chegada de Getúlio ao poder em 1930 e sua história continua no segundo volume da obra, já lançado pela Companhia das Letras, que retoma a história em 1930 e vai até 1945. A biografia de Getúlio foi idealizada no formato de trilogia, no entanto, o terceiro volume ainda não foi lançado. Espero que em 2014 a editora nos brinde com a parte final da obra.

Felipe.Dantas 21/03/2021

Comecei a leitura desse livro por dois motivos: (i) porque era uma vergonha pra mim ter estudado e me formado bacharel em direito na FGV sem conhecer a biografia do homem cujo o nome estampa meu diploma; e (ii) meu interesse em política não me permitiria desprezar praticamente duas décadas da história, muito menos se tratando de um homem que revolucionou as relações de trabalho no Brasil.
Tendo levado quase 1 ano entre o começo e o fim, não da pra dizer que é um livro de fácil leitura, mas entendo que a culpa é muito mais do leitor do que do autor. Justamente pelo meu interesse político ligado à figura do Getúlio Dornelles Vargas, a primeira metade do livro que tratam dos anos de criança, adolescente e jovem adulto foram de difícil penetração. Imagino que se meu interesse fosse relacionado ao personagem, essas páginas teriam sido tão fáceis de ler quanto as que se sucederam.
O livro é de fato uma obra prima, me despertando o interesse para a leitura de outras biografias (estilo de livro que sempre fui meio avesso). O rigor histórico que autor utiliza na escrita desse livro é incrível. Existem citações diversas à jornais da época, músicas, poemas outras literaturas agregadas que enriquecem o conhecimento do leitor.
Sem dúvidas o ponto alto do livro é quando Getúlio inicia sua trajetória política. Lira Neto soube muito bem colocar no papel e transmitir ao leitor a tremenda inteligência política de Getúlio Vargas. Ao ler o livro me senti como um dos políticos da época acompanhando com rigor o desenrolar da história.
Considero esse livro essencial para qualquer político no Brasil. Para governar esse país, é fundamental entender sua história e o Lira Neto e sua equipe de historiadores e editores souberam resumir 50 anos da história do Brasil e Rio Grande do Sul com muita excelência. Obviamente que, pelo foco direcionado ao Getúlio Vargas, faltaram alguns elementos históricos do Brasil que ocorreram em paralelo, no entanto, a bibliografia do livro é fonte inesgotável para os interessados.
Notas mentais: o ideal seria ter lido o livro em um menor espaço de tempo com um caderno ao lado para anotar passagens históricas e personagens, pois a cabeça as vezes falha um pouco em guardar tanta informação. Adicionalmente, é preciso separar um dia inteiro pra estudar a bibliografia do livro e separar futuras leituras.
Paloma Araújo 12/05/2021minha estante
Concordo totalmente com sua resenha! Estou na página 42 e não está fácil a leitura. Realmente são muitas informações, mas vou seguindo aqui kk

Amaurijbarros 22/10/2023

GETULIO - 1
Uma visão extraordinária de parte da história do Brasil, explica muito sobre quem manda no poder ontem e hoje.
Leiam, vamos para o segundo livro de Getúlio.

1 | 2 | 3 | 4