Os 13 Tesouros

Os 13 Tesouros Michelle Harrison

Resenhas - Os 13 Tesouros

Clara 21/07/2021

ótima fantasia !
Em "Os 13 tesouros" o primeiro livro de uma triologia de fantasia, encontramos um conto de fadas cheio de mistérios a serem esclarecidos e solucionados, além de uma história inovadora e intrigante.
Nesse livro temos Tanya como protagonista, todos pensam que ela é apenas uma menina comum de 13/14 anos, mas ela pode ver algumas coisas diferentes....criaturas sobrenaturais, principalmente fadas, fadas assustadoras, inconvenientes e cheias de segredos.
Após o comportamento "inexplicável" de Tanya sua mãe a manda para a casa de sua avó no solar Elvesden. Lá ela se junta com Fabian, o filho do caseiro, e juntos eles tentam desvendar a verdade sobre o "desaparecimento" de uma menina que há cinquenta anos atrás entrou no bosque do Carrasco e nunca mais voltou.
Eu simplesmente amei o livro, só não dei 5 estrelas por que senti falta de um romance (se eu não me engano o livro é +12).Acho que o livro merecia mais reconhecimento pois a história é muito boa, além da narrativa ser super envolvente e fluída. Gostaria de ter lido ele mais nova.

Yasmin 06/06/2013

Ambientação rica, mitologia inovadora e desenrolar criativo

Desde que a Bertrand adicionou a capa desse livro no álbum de futuros lançamentos fiquei encantada. Apesar de não gostar muito de vermelho achei muito legais os pingentes e fiquei contente por o livro ser o primeiro de uma trilogia juvenil de fantasia. Adoro o gênero e sempre que encontro algo fico interessada, mais ainda quando a sinopse deixa no ar a impressão de uma história inovadora. Michelle Harrison nos introduz de forma inovadora ao universo da trilogia, com uma trama intricada de segredos, mistérios e suspense.

Tanya mais uma vez foi despertada no meio da madrugada. Fadas, as mesmas três de sempre. E elas estavam furiosas com alguma coisa. Tanya estava cansada de ter que aguentá-las e mais ainda de sofrer suas maldades. Toda vez que a garota fazia algo que desagradava as três era punida de forma cruel. Dessa vez foi por escrever sobre elas em um diário. Não era a primeira vez, mas o castigo foi o pior e a gota d'água para a mãe de Tanya que já estava estressada e cansada das desculpas da menina. Sem discussão a mãe a enfiou no carro logo pela manhãzinha. Tanya iria passar o verão, que mal havia começado, no solar dos Elvesden com a avó. A casa em outros tempos foi uma grande e luxuosa mansão do século XVII, mas está caindo aos pedaços, com trepadeiras selando grande parte das janelas e para piorar o lugar é infestado de fadas. Dos mais variados tipos e formas. Tanya passa todo verão lá desde que era pequena e a avó nunca foi agradável com ela. Sempre a evitando. Junto com a avó vive Warwick o caseiro e seu filho Fabian, um ano mais velho que Tanya. Para passar o tempo e tentar afastar a infinidade de fadas Tanya resolve buscar na biblioteca informações e fica surpresa com a quantidade de livros sobre o assunto. Mas não é isso que chama atenção e sim o recorte de jornal de quase trinta anos atrás. Uma garota desaparecida no bosque sem deixar rastros. O que não seria estranha se Tanya não tivesse certeza de ter visto a mesma garota dias atrás correndo no bosque. Quem será a garota, porque ela estava a chamando e porque todos dizem para se afastar do bosque?

Esse é o ponto de partida da história de Tanya e você ficaria surpreso com o frescor que é a história apresentada por Michelle Harrison. Um conto fabuloso que desenrola através dos mistérios e da rica ambientação um mundo novo de fadas, goblins, cortes e changelings. A autora desenvolve uma história de família e amizade, bela com toques sombrios e que através dos personagens constrói uma mitologia nova. As descrições dão o charme da história com um cenário vívido e curioso. Outro ponto interessante é a casualidade que Harrison conseguiu dar ao mundo das fadas. A forma simples e incomum com que apresentou o pano de fundo de sua história.

Com o desenrolar da história vamos imaginando mil e uma explicações, mas nem de longe acertamos. Mérito da autora que ao investir em personagens consegue uma história inovadora. Tanya, Fabian, Red, Florence, Morag, Warwick, Morwenna e Amos. Todos eles têm uma importância na trama. É maravilhoso ver como o livro funciona como um grande e harmonioso quebra-cabeça. A narrativa é fluida e o ritmo perfeitamente cadenciado. Tanya tem uma personalidade forte e conduz esse conjunto de forma natural. A amizade dela com Fabian é bastante real e natural, refletindo o tom exato da idade dos personagens. O desenrolar da história foi ótimo, com uma resolução que eu não esperava. Afinal sempre pensamos no óbvio, e me vi surpresa com o que aconteceu. Amarrando todas as pontas e entrelaçando a trama central com história antigas dos personagens a autora conseguiu construir um pano de fundo rico a intrigante, com elementos variados e que deixa o leitor curioso e ansioso pelo próximo volume.

É interessante notar que nesse primeiro contato o mundo das fadas é apenas parte do cenário, que entrelaça na trama central não como o fim e nem como meio, mas como parte e com uma história rica e particular. O final é como um desabrochar não só da verdade, como de possibilidades infinitas. A leitura é rápida e muito gostosa. A escrita da autora é deliciosa, fluida e com um tom poético, que remonta a fábulas e contos fantásticos. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/05/resenha-os-13-tesouros.html

JAQUEAMOLIVROS0 26/05/2023

Nessa fantasia infanto juvenil vamos conhecer Tanya uma garota que consegue ver coisas que as outras pessoas não veem , em um mundo mágico ambientado na Inglaterra onde criaturas misteriosas vão emergir.

rafazaakar 15/04/2021

FADAS COM GOSTINHO DE DECEPÇÃO, INFELIZMENTE.
?Os 13 tesouros? - (Michelle Harrison, 2012, Bertrand Brasil) #17

Sabe qual é o problema de ser um leitor assíduo de Cassandra Clare e Holly Black? É que qualquer outro livro que envolva o reino das fadas que eu leio parece fraco! Eu olho a trama e digo: ?Não é assim que funciona o reino das fadas, tá errado isso ai?, e isso sem dúvida tirou um pouco o encanto da leitura.

Ganhei esse livro em uma promoção da Livrarias Curitiba, dai penei pra ler. Enrolei e enrolei e enrolei, daí essa semana, limpando a estante, ele olhou pra mim, eu olhei pra ele e foi isso, decidi ler. Dei uma checada nas resenhas e na nota do livro no Skoob e fiquei mais animado ainda, já que pareciam bem positivas.

Mas o tombo veio e no fundo não posso dizer que amei. A trama é interessante, tem uma pegada mais investigativa e as fadas são bem ruins e monstruosas, mas sabe quando falta algo?

Tanya vê as fadas desde que se conhece por gente - mas nunca ninguém acreditou nela -, fadas essas que ultimamente vêm causa do muitos problemas para ela. Desde truques e travessuras até machucados e feitiços incômodos e maldosos. Como não pode contar a ninguém sobre isso, acaba se passando por louca ou rebelde, e sua mãe acaba ficando de saco cheio de todas as coisas estranhas que acontecem e a manda para ficar com sua avó durante as férias.

Mas as tudo só piora quando ela passa a perceber coisas estranhas pela casa, no jardim e principalmente no bosque atrás da casa. Ao mesmo tempo, crianças recém nascidas passam a desaparecer da cidade, e tudo parece estar estranhamente conectado.

O livro tem uma narrativa muito rápida e direta, fazendo com que a leitura seja fluida, do tipo que vocês começa e quando vê já está na metade do livro. O problema são os diálogos rápidas e na maioria das vezes previsíveis, e a forma como todo o cenário é contado.

Pra quem está acostumado a ler Holly Black, pegar um livro com pouca explicação sobre as fadas, costumes e etc, é muito ruim. Parece que as coisas foram feitas as pressas, sabe? Não tem aquela magia na leitura, aquela beleza malvada das cortes e da barganha, sabe? A autora só mostra o lado cruel e ruim. Só no final do livro que conhecemos um pouco mais sobre o reino e as tramas das cortes, tudo de forma bem rasa, e isso é péssimo.

Mas o que me pegou mesmo foi o titulo do livro. A capa é linda, perfeita, misteriosa, assim como o título. Mas na trama da história isso tem ZERO importância! É um fato, uma descoberta, mas não tem nada a ver com a trama principal, e isso pra mim é ruim. Ela não procura esses ?tesouros?, eles nem mesmo aparecem de forma ativa na história. Eu fiquei tipo: ?Como você coloca no titulo algo que não tem importância nenhuma na história, cara??!

Eu li o livro em dois dias, bem rapidinho. Se você não tem toda uma graduação em Holly Black e Cassandra Clare e todo um intercâmbio feito no mundo das fadas - como eu tenho -, talvez você consiga gostar bem mais da história. Se você já tem toda essa experiência que eu tenho, indico que não tente essa leitura, infelizmente.

Moonlight Books 30/12/2012

Os 13 Tesouros. Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, http://www.moonlightbooks.net
Os 13 Tesouros é o livro de estreia da escritora Michelle Harrison e também o primeiro da trilogia de mesmo nome.

Tanya é filha de pais separados, uma jovem extremamente atormentada pela companhia, nada comum de fadas. O que na infância era motivo de risos por parte dos adultos, hoje é visto como algo para chamar atenção; as pessoas não acreditam na jovem, sua mãe acha que ela precisa superar a separação dos pais e deixar esta conversa de ver fadas de lado.
Mas não é mentira da garota, estes seres que nos contos de fadas são tidos como doces e meigos, aqui são perversos e adoram zombar dela. Eles destroem as coisas de Tanya, fazendo com que aos olhos da mãe, tenha sido a menina. É em uma destas ocasiões, que a mãe decide enviar a filha para passar as férias com a avó, como uma especie de punição por seu péssimo comportamento. O relacionamento das duas não é bom, e Tanya não consegue fazer a mãe mudar de ideia.

A casa da avó fica em Essex, na Inglaterra, na verdade é uma mansão, bem velha, conhecida por Solar Elvesden, datada do século XVIII. Um lugar enorme, que precisa urgente de uma boa reforma, com quartos vazios, trancados à décadas e cercada por um bosque sombrio, cenário de um estranho desaparecimento. A casa ainda possui passagens secretas e sabe- se que foi habitada por uma mulher tida como uma bruxa louca, que suicidou -se.

Para Tanya passar um tempo nesta casa é um martírio ela sente que a avó não gosta dela, somente aceita sua ida por causa do parentesco, nada além disso. Triste, sem amigos, ela decide explorar a casa para passar o tempo, e ao encontrar um antigo livro vermelho, descobre neste, vastas explicações sobre os seres que lhe perseguem, inclusive maneiras de esconder- se deles. Tanya começa a estudar o que leu e o local em que está, descobre então segredos ligados aos seus antepassado, aquela propriedade e que este seu dom de ver fadas pode ajudar a encontrar uma jovem desaparecida a muitos anos, libertando uma pessoa de carregar a culpa por um crime que não cometeu.

Narrado em terceira pessoa, este é um livro de aventura, enriquecido com muito mistério. O começo do livro não me prendeu, encarar fadas imundas e cruéis não foi fácil, eu queria ver aqueles seres belos e encantados. A protagonista também ajudou neste fator, no começo é muito lamurienta, mas no decorrer da trama, ela supera seus medos e torna -se uma personagem que cativa e nos faz torcer por ela.

Um livro que cresce com o passar das páginas, o mistério que escritora apresenta prende o leitor e faz você devorar o livro para descobrir a verdade. Confesso que o cenário não poderia ser outro, a Inglaterra, ao meu ver não há melhor lugar para um enredo como este.

Os personagens são cheios de segredos, pessoas atormentadas por uma vida de silêncio. A avó de Tanya, que para a garota não a ama, na verdade age de forma seca, exatamente para proteger sua neta. Ela teme perder a menina, como já perdeu outras pessoas que foram importantes em sua vida.

Em sua jornada Tanya contará com a ajuda de Fabian e Red. Ele é o toque de humor desta história, um garoto curioso, inteligente e muito companheiro. Ele preocupa- se de verdade com Tanya, talvez o primeiro que lhe estenda uma mão em sinal de apoio e amizade. Red é uma luz para nossa protagonista, embora ela não tenha muito destaque, o pouco que ela apareceu foi fundamental. Ela é como Tanya e explica a verdade sobre as visões de fadas e que nem todas são criaturas más.

Existem trechos que senti arrepio, medo, eu não sabia o que estava por vir. Posso dizer que o mistério é bem sombrio e foi o ponto mais positivo de tudo. Claro que Fabian e Tanya são muito fofos também, e conseguiram me cativar.

A capa do livro é a imagem perfeita de seu título, que também cito como seu ponto negativo. Existe a alusão aos tesouros na história, mas não foram as peças fundamentais para o desenvolvimento dos fatos. A autora explica o que eles são e como surgiram, mas depois ficaram esquecidos e não fizeram nenhuma diferença. Mas deixo claro que em nada prejudica o trama, ela se desenvolve perfeitamente bem e cumpre seu papel.

Gostei demais deste livro, não vejo a hora de ler os demais. E para aqueles que não gostam de séries, fiquem tranquilos, a história tem um final fechado. Eu pesquisei sobre os outros livros e vi que trazem novas aventuras, ou seja, cada um é uma história diferente, mas com os mesmos personagens.

Recomendo para toda a família, acompanhado de muito chocolate.

Lau 07/05/2014

Fadas e segredos
Fadas não são realmente como estamos acostumados a imaginar. Podem ser criaturas perversas, vivendo em um mundo sem regras e cheio de segredos. Qualquer um que se envolver com elas corre o grande risco de se dar muito mal. Até mesmo aqueles com dons especiais são incapazes de se proteger totalmente delas. "Os 13 tesouros" fará você refletir melhor sobre as fadas - acreditando nelas ou não - e mergulhar no universo de Tânia em uma trama completamente fora do normal onde a magia pode ser a sua maior inimiga.

Jordânia_M 06/08/2021

Foi uma fantasia que superou todas as minhas expectativas. Tem muito mistério e suspense que nos faz surtar em vários momentos do livro. É uma história muito bem escrita, com personagens bem desenvolvidos e enredo que te prende. Recomendo muito que tenham essa leitura com tantos detalhes incríveis.

Little Red 12/01/2013

Tanya não é uma garota comum.Ela pode ver coisas...fadas.Mas não as fadas que estamos acostumados a imaginar.São fadas más,que lançam feitiços sobre ela,tirando-a de seu sono e jogando-a para fora de sua cama.
Sem entender o comportamento inexplicável de Tanya,sua mãe decide enviá-la para viver com a avó no solar Elvesden,uma mansão rural isolada noa arredores de Essex.Mesmo quando ainda era criança,ela sabia que o lar de sua avó escondia algum segredo.
Há muito o que explorar nesse novo e curioso lugar,mas Tanya está proibida de entrar no bosque do Carrasco,uma floresta cheia de catacumbas e muito conhecida,nas redondezas,como um local em que as pessoas entram para nunca mais sair.
Há cinquenta anos,uma menina sumiu no bosque,e a avó de Tanya não ousa falar dela.Esse desaparecimento também atormenta Fabian,filho de Warwick,o caseiro mal-humorado do solar.O pai do jovem foi a última pessoa a ver a garota com vida e,por isso,sofre com as suspeitas da cidade.Coforme Tanya vai aprendendo mais sobre a jovem,mais perto de vê de desaparecer para sempre no reino das fadas.
Com Fabian,Tanya irá atrás da verdade sobre o desaparecimento,e sua jornada será cercada de descobertas,mas também de segredos e perigos.

Ana 09/10/2023

Esse livro narra as aventuras que eu queria vivido na minha infância. A leitura te transporta pra casa da avó da Tânia, o ambiente te acolhe, você sente que está brincando com Oberon e correndo pelo bosque sem rumo e sem preocupação. Uma fantasia gostosa de ler, que desliza pela sua imaginação e se aconchega na mesa da cozinha tomando um chá junto da fada que mora nos cubos de açúcar.
Me sinto "lendo um filme" do estúdio Ghibli, aquela magia aconchegante, o quentinho do sol da primavera num campo aberto, a brisa com cheirinho de árvore, é essa a sensação que esse livro passa pra você com uma leitura simples e descontraída. Como todo bom livro de fantasia nele também tem o que os leitores desse gênero mais tem medo.... os nomes impronunciáveis kkkkkk, mas a gente releva
Amo esse livro e recomendo pra você que quer essa leitura mais leve

Maria Luiza 01/04/2013

Adorei o livro ,o leitor fica completamente preso a história que sempre da uma reviravolta .É muito bom .

Mrs Luna 19/03/2016

As coisas não são o que parecem ser.
Tanya já não via a hora de tudo aquilo acabar de vez, aquelas fadas, que de boas não tinham nada, a estavam enlouquecendo e depois de sua mãe mandá-la para o Bosque dos Elvesden a garota chegou a acreditar que teria sossego, mas ela estava errada.

Ao chegar lá mal falava com sua avó, o caseiro, Warwick, não era uma das pessoas mais "legais" que ela conheceu, mas em compensação seu filho, Fabian, acabou tornando-se seu amigo de aventuras.

Depois de descobrir sobre o estranho desaparecimento que ocorreu há 50 anos atrás, Tanya, juntamente com Fabian, começam uma aventura em busca de pistas para solucionar esse mistério.

A escritora nos leva a esse mundo surreal, com descrições tão vívidas que nos da a sensação de estar vivenciando tudo com os personagens.

Com uma trama bem elaborada, e com mistérios intrigantes, o desfecho se torna surpreendente e inesperado. O que nos levará para novas tramas nos dois volumes que vem a seguir.
Butterllay 20/07/2016minha estante
Falou tudo, realmente o livro nos leva para o mundo em que Tanya vive, ótima resenha.

liih 10/03/2024

Infância doce infância
Essa trilogia me marcou de um jeito quando eu era pequena. Cheia de magia, mistério, fadas e suspense? ah a nostalgia..