Por trás da entrevista

Por trás da entrevista Carla Muhlhaus

Resenhas - Por trás da entrevista

Luisa 29/07/2010

Depois de ler esse livro, passei a apoiar a bandeira da Carla Mühlhaus que defende que a entrevista deveria ter uma importância maior no jornalismo e tudo mais. Na faculdade, não lemos nada sobre o assunto e os professores também não nos dão muitas instruções.

Na introdução, você se pergunta como não se importou com a entrevista antes, aprende mais um pouquinho sobre jornalismo. É um capítulo bem interessante.

E quando começaram as entrevistas com os grandes jornalistas eu fiquei muito empolgada com o livro. As duas primeiras são ótimas e eu fiquei torcendo para que a leitura continuasse tão agradável. Meu nível de interesse caiu um pouco lá pela entrevista com o Benício Medeiros e só fez piorar com o Cony. Mas depois disso tudo tinha Joel Silveira e é claro que valeu à pena.

As minhas preferidas foram realmente as de Ana Arruda e Arthur Xexéo, apesar de não conhecê-los antes do livro. A de Joel Silveira foi interessante pra conhecer o jeito do repórter que é tão famoso. E a de Zuenir não me prendeu tanto.

O legal no livro foi a entrevista com a autora, porque lá pelo meio da leitura eu pensei que essa experiência seria interessante. Não sabia que ia ter pro final. E o que matou foi aquele capítulo extremamente teórico no final. Eu pelo menos não tenho embasamento suficiente pra entender todos aqueles teóricos.

Samara 20/10/2014

Entrevista e sua arte
O que há por trás da entrevista? É a proposta inicial do livro que a escritora e jornalista Carla Muhlhaus se propõe a debater com os estudantes de jornalismo. O livro é composto por várias entrevistas referentes à própria entrevista. Será o feeling, talento,método, abordagem, habilidades específicas, o próprio entrevistado ou entrevistador que a transformam em uma grande entrevista? Ou podemos aprendê-la dentro das universidades, lendo sobre o assunto e realizando atividades práticas? Para explicar a melhor abordagem da entrevista nomes do grande jornalismo; Athur Xexéo, Ana Arruda, Joel Slveira, Sérgio cabral, Zuenir Vieira, Benicio Medeiros, Carlos Heitor Cony, Joaquim Ferreira dos Santos, José Castello, Paulo Roberto Pires. Cada um desses jornalistas contam suas experiências, métodos e habilidades para se realizar uma boa entrevista.