Esquerda e Direita: Perspectivas para a Liberdade

Esquerda e Direita: Perspectivas para a Liberdade Murray N. Rothbard

Resenhas - Esquerda e Direita

shaiigr 29/03/2024

Queria q fosse mais fácil de entender, talvez eu q seja sonsa dms e n me dou bem com história. Enfim, esse pequeno livro conta a história por trás da divisão política de esquerda e direita, desde a origem. Na minha percepção ele fica puxando sardinha pros liberais (ditos esquerda), vê o socialismo/comunismo como centro e n gosta da falta de vontade de mudar da direita conservadora. Segundo o livro, graças ao liberalismo o futuro é certamente de liberdade, pois essa ideia já foi consolidada.

Ezequiel.Soares 23/11/2023

Direita e esquerda, uma mentira
Uma crítica a esse duelo simplista que coloca todos ou do lado da direita ou do lado da esquerda. O autor expõe que na política esses termos simplórios não não coaduna com a realidade. Existe bem mais coisas do que imaginamos

Edson 04/09/2023

Ideias - servido?
Esta obra faz uma breve retrospectiva de como as ideias políticas foram se configurando ao longo dos últimos séculos, pra ser preciso, pós principais revoluções.
As ideias iam se moldando ao sabor das pautas que interessavam a sociedade e o que os intelectuais escreviam. Desta forma, era comum um socialista defender pautas conservadoras e vice versa.
A obra também menciona que líderes, inclusive ditadores, fizeram uso de pautas que lhe convinham com intuito de dominar a massa com um Estado forte e opressor. Este é o caso de Lênin que se uniu a conservadores até consolidar seus planos, um socialismo mais à esquerda fundamentado em Marx e Engels.
Mas é importante frisar, que o cerne do livro está na defesa do liberalismo, visto aqui como a ideia que libertou a sociedade do feudalismo; que melhor definiu liberdade ao longo dos séculos; que prega o livre mercado como principal critério para organizar o sistema industrial; e que trouxe paz entre nações, bem como um melhor padrão de vida.
No bojo da defesa, a obra ainda aconselha aos libertários: otimismo, educação dos intelectuais para formar opiniões e convencer as massas, e que com o tempo o Estado desapareça.

Iagor0 24/07/2023

Livro Breve, Grandes Lições
Mesmo sendo breve, esse livro é uma excelente obra. Ele transmite lições importantes sobre a divisão política do mundo e a necessidade de mudarmos nossa perspectiva em relação a decisões e ao futuro. Além disso, revela o caos político vivido pelos Estados Unidos no século passado.
Rothbard, em minha opinião, é o mais notável autor libertário que já conheci. Ele expõe as feridas da sociedade e oferece soluções para tratá-las. Contudo, reconheço que enfrentamos um desafio adicional nos dias atuais, marcados por uma crescente alienação da população, o que muitas vezes leva as pessoas a abrir mão de agir contra ameaças à liberdade.
Entretanto, conforme o próprio autor destaca, é essencial abandonarmos o pessimismo que pode ter se enraizado entre os libertários modernos e nos empenharmos em buscar um futuro melhor. Nossa luta é mais viável do que foi para os libertários do passado, e é com esse pensamento que podemos construir dias melhores para as gerações futuras.

Titi 10/06/2023

Socialismo, liberalismo e conservantismo
Neste livro Rothbard busca trazer uma perspectiva histórico-filosófica das correntes de pensamento, e o mais interessante é o paralelo e as semelhanças que ele traça entre as correntes se pensamento mencionadas. Ao tratar sobre o fascismo e o New Deal, Rothbard expõe um lado pouco conhecido da solução adotada para combater a crise de 29. Em geral é um livro interessante, que agrega em algumas partes, mas é de longe um livro bem trabalhado e bom. Por isso dei 3 estrelas, mas não recomendo a leitura.

FlAvia 06/06/2023

Interessante
A escrita é um pouco difícil de compreender mais o livro em si é bom. Esclare muito alguns pontos e mostra os dois lados da moeda, indico pra quem gosta de livro sobre política.

Ivan 22/03/2023

A Juventude é a salvação
Ótimo livro de Rothbard, é um estudo da direita e esquerda histórica, demonstrando que a direita conservadora tem muito de extrema-esquerda, o que é bem estranho, mas faz sentido em muitos pontos.
Uma coisa eu concordo plenamente com o livro e acho que é uma verdade universal, " O segredo da vida é então que nunca se deve perder esse belo espírito jovem." ; "...e juventude perpétua é salvação."

Riika 10/01/2023

Livro díficil de compreender a escrita, para quem está começando agora a estudar sobre o tema. Mas gostei, acredito que futuramente eu vou reler ele com mais clareza.

Zaqueu 10/11/2022

Faces da mesma moeda
No decorrer da leitura se percebe o quanto os homens na sua grande maioria só possuem uma finalidade: ter acesso ao poder e se apossar deles e para isso vale tudo. Enquanto as "massas" se dividem em questões cotidianas, os " padrinhos de colarinho branco se divertem com o nosso dinheiro.
Terminado a leitura me fez pensar em quanto somos manipulados em ambos os lados.

Leandro.Vini 06/11/2022

O autor possui uma visão liberal, e explica de forma simples, como a direita e a esquerda, se apoderaram através dos tempos e das situações, porém os liberais clássicos têm em sua essência o espírito revolucionário. O liberal como não possui uma uma base ideológica mais sólida, ele transitou entre esquerda e direita, muitas vezes tendo que tolerar aspectos intervencionistas que ele próprio não concorda.

Anielle.Gomes 05/02/2022

livro necessário para começar entender oq ambos os lados defendem. como sou leiga no assunto não entendi algumas referências mas creio que as próximas leituras vão me auxiliar.

Santos 28/01/2022

Uma breve introdução sobre as ideologias dominantes
O autor conduz a narrativa de forma simples e objetiva sem contudo ser imparcial. Sua proposta é trazer um breve apanhado das diversas ideologias sociais e políticas dominantes, seus contextos sócio e histórico cultural. Ao mesmo tempo que demonstra as relações desses com as vertentes de esquerda e direita...

Matheus 07/11/2021

Esclarecedor
Por mais que em alguns momentos eu tenha achado a leitura meio confusa, o livro foi esclarecedor. Irônico, eu sei.

Aline 10/10/2021

100 páginas de ???
Longe da divisão clássica e origem histórica dos termos 'Direita' e 'Esquerda', Rothbard apresenta aqui uma visão completamente distinta e inovadora. Inclusive, penso eu, é necessário conhecer - ao menos superficialmente - a visão clássica destes termos, bem como o cenário histórico em que o livro foi escrito (EUA da década de 60), para compreendê-lo.

Compreender como Rothbard, um dos principais expoentes do libertarianismo, inseriu a corrente ideológica no espectro da esquerda ? (e, acredite, quando se compreende o livro... tudo faz sentido!)

Mais do que definir cada um destes espectros, o livro mostra como é perigoso inserir algo (uma política pública, algo como o New Deal) em um dos lados. Pode-se descobrir que há fortes elementos do outro lado no programa. Enfim, nada é tão "preto no branco". Assim, há dificuldade em situar mesmo o liberalismo em um dos lados... há que diga que o enfraquecimento do liberalismo radical originou, de certa forma, o socialismo. E tudo isso foi tratado pelo autor através de uma profunda imersão na História, inclusive na relevância do liberalismo na derrocada do ancient règime.

Por fim, segue a mensagem final de positiva esperança para a liberdade:

"Aquilo que os marxistas chamariam de "condições objetivas" para o triunfo da liberdade existe, portanto, por toda parte no mundo, e mais do que em qualquer época passada, pois, em toda parte, o povo optou por padrões de vida mais elevados e pela promessa da liberdade, e em toda parte os vários regimes de estatismo e coletivismo não têm como alcançar essas metas. O que falta, portanto, são apenas as "condições subjetivas" para a vitória, isto é, um corpo cada vez maior de libertários esclarecidos, que difundem entre os povos do mundo a mensagem de que a liberdade e o mercado totalmente livre oferecem a saída para seus problemas e crises."

???

Luiz 01/09/2021

As revoluções nunca devem parar.
Livro: Esquerda & Direita: Perspectivas para a liberdade.
Autor: Murray N. Rothbard

"Ainda mais importante foi a série de revoluções cataclísmicas que varreu a velha ordem e as antigas classes dominantes: as revoluções inglesas do século XVII, a revolução americana, a revolução francesa e todas as outras que foram necessárias para a inauguração da revolução industrial e pelas vitórias, ao menos parciais da liberdade individual, para a separação laissez-faire da Igreja e Estado e para a paz internacional."
(Rothbard, p. 22)

O livro apesar de curto é extremamente interessante e condensada, não é tão óbvio as informações como se pressupõe, e desconstrói totalmente o "senso comum" do que se entende por Direita e Esquerda, constrói-se um raciocínio novo dessas posições e que vale a pena a ideia de se tentar compreender essa nova perspectiva.