Desemprego e política monetária

Desemprego e política monetária Friedrich Hayek

Resenhas - Desemprego e política monetária

@PinkLemonade 31/03/2022

Foi a primeira vez que li um livro desse autor. Para mim, foi particularmente didático e me ajudou a compreender muito coisa relacionada a escola keynesiana, inflação e moeda.
Linguagem boa e servida com exemplos de caráter bem pedagógico.

Zaqueu 05/05/2021

O monstro chamado inflação
Nesse leitura curta o autor passa alguns dos grandes erros e o quanto a inflação vem com o passar do tempo massacrando a produtividade e quebrando a economia. Óbvio que não poderia faltar também as incertezas e erros do governo que faz divida em cima de dívida. Resultado: alta inflação em tudo e um enorme número de desempregados.

Pedro de Morais 21/10/2023

Conteúdo imprescindível àqueles que estudam economia
Essa obra do Hayek, dividida em três grandes capítulos, foca sua análise nas causas da inflação e em seus resultados posteriores, como uma melhoria fictícia nos índices de emprego, além de avaliar os limites do cientificismo na economia.

Resumidamente, afirma-se que a expansão da oferta monetária - a inflação - gera efeitos aparentemente promissores na economia. Há uma melhoria na questão do desemprego, a economia de maneira geral, passa a se "desenvolver", com a capacidade ociosa das empresas em uso e um aumento generalizado na demanda agregada. Entretanto, a inflação desordena todos os meios produtivos, porque sua injeção no mercado não é homogênea, assim gerando uma má alocação de recursos.
Além disso, conforme o dinheiro perde seu valor, é necessário aumentar a expansão da oferta monetária, o que se torna um ciclo sem fim que só tende a continuar piorando.
Dessa forma, só restam duas possibilidades ao governo, manter a inflação e desordenar mais ainda a o mercado, mas manter um certo apoio popular, ou cessar de uma vez o processo inflacionário, o que prejudicaria as empresas escoradas na inflação em seu crescimento.

Sendo minha primeira leitura do Hayek, na época tive um pouco de dificuldade com sua linguagem, um tanto difícil para iniciantes. Por isso, recomendo essa obra para os que estão mais aprofundados no estudo da Escola Austríaca.

Para quem está começando agora, recomendo fortemente o livro "Menos Estado e Mais Liberdade - O Essencial do Pensamento de F.A. Hayek", que trás uma linguagem bem acessível sobre esse tema e outros associados às obras do professor Hayek.

Henrique.Tancredo 24/09/2017

Causalidade da inflação e desemprego
De fato, este vai para a série de: "Falseando as teorias keynesianas".
O livro é ótimo, e traz boas reflexões em base na estrutura de capital de Böhm-Bawerl. Estrutura de capital que simplesmente é ignorado por Keynes.
Sim, inflação (aumento excessivo da quantidade de dinheiro que, por sua vez, determina um aumento de preços) reduz o desemprego, de fato. DESEMPREGO DESORGANIZADO! Ao curto prazo, a produção dos bens de últimas ordens é aumentada com o dinheiro artificial que está na economia. Organizando a estrutura de capital e de emprego, TEMPORÁRIO, nessas mesmas ordens.
Obviamente, após os recursos se demonstrarem escassos e os empresários perceberem que a preferência do consumidor é diferente da que ele havia percebido, gerando, então, desemprego em massa.
Conclui-se que, então, inflação reduz o desemprego no curto prazo, mas, aumenta-o, de forma GENERALIZADA, no longo prazo. Isso, claro, excluindo outros efeitos nocivos!

Hostyn 26/10/2020

Hayek
Uma visão interessante sobre inflação e desemprego como uma retroalimentação. Ensaio bom para pensar e repensar políticas econômicas do Brasil

Mário 03/05/2020

Incrivelmente familiar
O livro orbita em críticas ao sistema de política monetária fundado na artificial expansão do consumo como indutor de inflação e deflagrador de severas crises de desemprego.

Não há como deixar de relacionar as ideias e conclusões do autor com a atual crise econômica do País e escolhas de governo da última década.

Na visão defendida, um estado de estável pleno emprego não passa de utopia, cabendo às sociedades organizarem-se por medidas antipopulares e politicamente inconvenientes mas garantistas da estabilidade da moeda, tendo o desemprego em derterminados níveis toleráveis como fenômeno indesejado, mas inevitável.

Gladstonier 07/07/2020

Leitura essencial
Hayek coloca em xeque as doutrinas econômicas Keynesianas a respeito da demanda agregada e a falsa crença de que pode gerar empregos de fato. Mostra de forma brilhante os efeitos dessas políticas que possuem viés inflacionário e defende com argumentos contundentes que a demanda agregada, e o aumento inflacionário pode sim criar empregos a curto prazo, mas produz desemprego em massa no longo prazo.
Outro ponto de destaque é a excelente reflexão sobre a complexidade das ciências humanas e a incapacidade de se obter todas as variáveis possíveis a fim de tornar teorias sociais em modelos matemáticos.
É uma leitura rápida, mas muito esclarecedora.

Enzo Santoro 25/02/2020

Um livro bom, definitavemente não é a maior obra de Hayek, mas possui sua relevância e é interessante para entender um pouco mais seu pensamento.

May 21/06/2020

Explicativo
O livro apresenta as ideias de Hayek e suas objeções sobre as teorias de Keynes sobre desemprego e inflação . Um livro muito interessante.

Carina 26/04/2021

Realinhamento
É um livro que trás muita bagagem. O autor com seu culto vocabulário desmistifica a questão entre inflação e pleno emprego. As teorias vigentes não parecem dar conta de resolver essa questão, ja que parece impossível de existir apenas um. Equilíbrio, ter humildade e entender o funcionamento da economia. Não dá pra agradar a todos.

Gabriel.Muralha 30/03/2024

Dinheiro x politica
Esse livro mostra como o Governo e seus interesses podem provocar alterações nos preços e provocar tanto o desemprego quanto a inflação que atinge a maioria das pessoas mais necessitadas.
E mostra como a doutrina do pensamento atual sobre economia esta nos leva do para o lado errado provocando a inflação e a diminuição do poder de compra da sociedade, e tambem que as causas sao artificiais, pu seja, provocados por quem esta no governo e na posição politica e economica