O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Gustavo616 02/02/2023

Rohypnol
Esse foi o meu primeiro contato com as obras da Tess Gerritsen, e tive muita sorte em ter começado com uma obra incrível da autora.

Uma série de crimes terríveis estão acontecendo na ponta leste dos Estados Unidos, mais precisamente em Massachusetts. Pessoas estão sendo mortas, e como se isso já não fosse ruim o suficiente, o assassino ainda leva um de seus órgãos, deixando a situação mais assustadora ainda.

Logo, os policiais Moore, Rizzoli e o restante da equipe se esforçam para ir atrás desse temido criminoso, reunindo todas as evidências possiveis para chegar até o autor dos crimes, mesmo que, para isso, precisem revirar o passado de uma sobrevivente do maníaco.

Esse livro me foi uma recomendação, logo não estava esperando muito dele, porém minha experiência com a leitura foi a melhor possível e fluiu muito bem. A escrita da Tess Gerritsen é maravilhosa e sempre aborda o que é realmente importante na trama, dando o mínimo de rodeios.

Para quem gosta de um bom suspense policial, esse livro é fortemente recomendado.
AdrianoBiLL 12/06/2023minha estante
Esse é o meu livro favorito dela junto com "Desaparecidas". Aliás, te recomendo esse livro.

Amyle.Barbosa 12/01/2024minha estante
Achei ele meio fraco, mas a escrita dela é muito boa. O plot podia ser sido outro

Jéssica | @jehbreda 23/09/2020

Suspense policial de qualidade
Esse é aquele clássico que você precisa ler. Até o último parágrafo o livro te deixa com um gosto de quero mais! A profundidade dos personagens é tabalhada aos poucos, mas nos primeiros 20% de leitura você quer ser amigo dessa equipe.

Temos então dois detetives que nos guiam pelo caso, uma mulher atenta e desconfiada que sempre precisa provar que dá conta do recado num ambiente masculino como a Polícia de Boston e um homem de coração devastado e uma mente brilhante que de "santinho" pode ou não ter nada.

Agora nosso Serial Killer (Morto? Vivo? Ressucitado?) chega arrepia a nuca.

Tati 24/05/2022

Ameii !
Gostei demais dessa autora,a escrita da Tess Gerritsen é perfeita,ela é maravilhosa, não sei porque demorei tanto para ler os livros dela! Já quero dar continuidade nessa série!
O cirurgião é uma leitura frenética que não dá vontade de parar de ler,ambientado no hospital/delegacia,tem personagens femininas fortes que amei conhecer...tem toda uma parte médica descritiva que me lembrou os dias no laboratório de Anatomia que eu amava estudar porém para alguns assusta kkk...Mas vale demais ,recomendo a leitura desse livro s2
Samukk 24/05/2022minha estante
já tinha colocado ele em minha lista , mas depois dessa resenha vou ter que antecipar essa leitura kk

Tati 24/05/2022minha estante
Kkkkk ... Samuka leia sim,é muito bom! ?

Elane.Medeiross 02/11/2021

Mulheres no romance policial
Essa é minha segunda experiência com os livros da Tess, gosto muito da forma como as mulheres são sempre fortes nas suas obras, adoro livros com detetives mulheres.

Deise 03/08/2021

É de tirar o fôlego.
Que livro sensacional! Teve tudo que eu gosto numa história só. Amo investigação e também anatomia do corpo humano. Esse livro é rico em detalhes, a autora caprichou muito nas partes cirúrgicas. A escrita é impecável, não consegui largar esse livro por nada, cada capítulo eu ficava mais curiosa. Valeu cada segundo! Já quero ler tudo dessa autora, simplesmente fiquei apaixonada.

nkog.neato 08/10/2022

muito bom!
incrível, eu conheci este livro quando estava pesquisando livros que "todo estudante de medicina deve ler", fiquei um pouco surpresa ao ver um romance policial na lista e desenvolvi uma certa curiosidade... eu queria saber o porquê do livro estar naquela lista!
e, uau, ele realmente merece estar nela. os detalhes das cenas, os termos técnicos, os personagens que são médicos, a investigação, os criminosos... é tudo muito bem pensado e muito bem escrito! a leitura é bem leve e fluída, agarra-te e não te deixa ir sem um gostinho de 'quero mais'!

Mari Sync 27/06/2020

Um suspense bem desenvolvido
Foi meu primeiro contato com a autora e gostei muito da escrita, da construção do psicopata (da Rizzoli não gostei muito não, mulher chata!) que achei maravilhosa, a gente conseguia sentir o que o Cirurgião estava planejando e quando estava executando. (Eu adoro thriller por causa dos psicopatas, então quando encontro um bem escrito eu fico maravilhada, kkkk)
As cenas que relatavam procedimentos médicos estavam incríveis, com uma perfeição, uma meticulosidade sem defeito, isso só enriqueceu ainda mais a história.
Um suspense fluído do início ao fim que não deixa a gente desgrudar do livro.

Camila 15/12/2022

Impecável
Desde o primeiro capítulo esse livro já me ganhou e isso me surpreendeu, sou fã do gênero e normalmente demora alguns capítulos para me prender na história. E aqui não, desde o início envolve o leitor. Você não faz ideia do que tá acontecendo, quem tá por trás, como isso tá acontecendo. A revelação do assassino não é tão impressionante assim pra quem ama um plot twist como eu, mas não faz falta. Os personagens incríveis, não esperava a dinâmica entre a Catherine e o Moore e simplesmente amei. Na verdade, amei praticamente tudo nesse livro. Favoritado, sem dúvidas.

Ket 31/08/2010

É bizarro quando você percebe que entre seus gêneros favoritos de leitura, está o tipo de livro que a Tess escreve: com serial killer, muito sangue e mortes medonhas.
Bom, eu adoro, e Tess (junto com a Karin Slaughter ) é minha musa mor nesse tipo de escrita. O Cirurgião foi meu primeiro livro dela e um dos melhores que já lí do gênero. Ela é detalhista, possui tato e sabe levar o suspense até o final. E o melhor de tudo: ele possui continuação =p

Nalí 29/05/2020

Excelente leitura
Mulheres estão sendo brutalmente assassinadas em Boston. O “modus operandi” são similar com um caso encerrado em Savannah. O médico Audrey Capra amarrava, estuprava, torturava suas vítimas e, como humilhação final, extraia seu útero com elas ainda vivas e conscientes para infligir o máximo de dor.
Mas apesar das similaridades do caso, não é possível que Capra seja responsável pelos novos assassinatos, uma vez que ele fora morto por sua última vítima, Dra. Catherine Cordell.
Então surge a grande questão: Quem é o responsável por essa nova série de crimes? Seria possível Capra ter sobrevivido? Será que a Dra. Cordell estaria recriando a tortura pela qual passara? Seria um imitador? Ou talvez Capra tivesse um discípulo ou um cúmplice?
É a partir dessa narrativa que somos apresentados aos detetives Jane Rizzoli e Thomas Moore que são os responsáveis pela investigação dos crimes ocorridos em Boston.
Jane Rizzoli é uma das protagonistas dessa série criada pela autora Tess Gerritsen, mas neste livro temos uma Jane insegura que tem que provar a todo momento que é tão, ou mais, competente que seus colegas homens, pois ela é a única mulher na equipe. Por isso, não é surpresa percebermos que ao longo da narrativa ela é ofuscada pelo Detetive Moore, apesar de respeita-la e admirar sua competência. Como leitora entendi que deixar Rizzoli em segundo plano nesse livro tenha sido algo intencional, para que ela crescesse ao longo da série (o que de fato ocorre), e aos poucos mostrasse seu valor. A segunda protagonista dessa série é a médica legista Isles, porém ela não aparece nesse livro.
A escrita da autora é visceral, ela não poupa o leitor das cenas mórbidas, bem pelo contrário, elas são narradas em detalhes, o que pode deixar os leitores mais sensíveis chocados ou até mesmo desgostosos com a história. Particularmente adorei justamente esse aspecto da escrita dela.
O livro é narrado em sua maior parte em terceira pessoa, mas somos agraciados com alguns em primeira, tendo como narrador “O Cirurgião”, nos dando um entendimento maior da história e um vislumbre da mente doentia que está por trás dos assassinatos.
A trama é complexa e temos um grande quebra-cabeça nas mãos, mas a autora soube amarrar todas as pontas e fechar a história de forma satisfatória.
Portanto, se você gosta de um suspense policial/médico bem construído e desenvolvido, esse livro é uma leitura obrigatória!

MAY 13/06/2021

Rizzoli
Ótimo livro de suspense e investigação! Há mais de um narrador e justamente por isso se distingue dos demais livros de mesmo gênero. Leitura bem fluída e instigante.

Apesar da série Bones ter sido baseada nesses livros, percebi muitas diferenças, tanto na personalidade da Rizzoli, como na sua profissão. Prefiro mil vezes a Rizzoli da série do que daqui! Fiquei frustrada com sua personagem.
MAY 13/06/2021minha estante
ERRATA: Não foi a série Bones e sim uma outra!! Fiz uma leve confusão KKKKKK

CPF1964 25/07/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

O primeiro de uma série.

Escrita muito boa e fluída.

Prende a atenção do leitor do começo ao fim.

Os detalhes técnicos contaram com a ajuda de especialistas tornando o texto verossímil.

Recomendo a leitura.
Francielly 25/07/2021minha estante
Cassius, quando puder leia Coma do Robin Cook, é o mais famoso dele, tanto esse autor como a Tess foram médicos, os livros do Robin Cook são thrillers médicos. Na minha estante de livros lidos, os livros da Tess estão organizados na sequência, boa leitura para os próximos!

CPF1964 25/07/2021minha estante
Muito Obrigado, Francielly.

Fernanda 25/07/2021minha estante
Gosto dessa autora, mas faz tempo que li...

Karol Alencar 26/07/2021minha estante
Aaaaah eu tenho todos os livros dessa série, tô doida pra começar a ler? Que bom que tu gostou, isso me motiva mais kkk

CPF1964 26/07/2021minha estante
Vou ler o segundo em breve. Tanto livro para ler ......

Karol Alencar 26/07/2021minha estante
Não esqueci dos que tu me prometeu, tô só de olho

CPF1964 26/07/2021minha estante
Estamos em julho, ainda ......

CPF1964 26/07/2021minha estante
Vou deixar para ser o número 100 do ano em sua homenagem.

A.Paula.Sz 21/07/2023minha estante
Ela é médica, por isso tantos detalhes das cirurgias e termos médicos

hyllari 16/08/2021

mt bom jane vc é tudo
Creio que esse é primeiro livro de uma série de suspense policial e eu nunca fui de ler muito sobre esse gênero mas eu me empolguei com esse.

Esse livro é bem difícil ter um suspeito, quando você pensa sobre as motivações do crime e etc não tem nada que amostra que possa ser algo assim. O desenrolar da história é ótimo, as coisas vão se encaixando devagar e aos poucos mas totalmente na hora certa.
Tem três pov, da detetive Jane Rizzoli, o do detetive Thomas Moore e da cirurgiã Catherine.
É bem legal ver todas as perspectivas, da Jane a gente vê o machismo que ela sofre no local de trabalho e as motivações dela querer tanto pegar o Cirurgião, e também vê o quanto ela é excluída da família e é um tópico que eu gostei bastante.
Do Thomas a maior motivação dele foi o romance com a Catherine que eu particularmente não gostei muito, achei muito sem sentido e estranho. A Catherine a gente vê todos os traumas que teve por causa do que aconteceu anos atrás e é um tópico bem sensível infelizmente.

O Cirurgião só da pra descobrir no final o que chega a ser um pouco chato porque em séries sempre tem ao menos os suspeitos no começo mas nesse livro nem isso tem, você vai indo às cegas descobrindo algo totalmente louco.

Poly 21/05/2021

CROSSOVER DE GREYS ANATOMY E CSI
Se você como eu ama séries médicas e policiais com certeza esse será um livro ótimo pra você!

Ele conta a saga de detetives de Boston em uma caçada a um serial killer apelidado de Cirurgião pela forma como matava suas vítimas.

A questão aqui é...o modus operandi desse assassino é idêntico a de um outro serial killer que tinha saído de operação a mais de dois anos.

Esse outro criminoso havia sido morto por sua última vítima a doutora Cordell, uma cirurgiã que depois desse trauma havia se mudado pra Boston e agora vai se tornando o único elo entre os crimes antigos e esse novo assassino.

ATENÇÃO: POSSUI GATILHOS DE ABUSO SEXUAL E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

@jana450 24/05/2020

Será difícil me controlar contra SPOILERS
De tirar o fôlego... Li em algumas horas porque até tentei dormir, mas sonhei com o caso do livro e acordei para acabar.
Paula.Soares 24/05/2020minha estante
Tá minha lista essa série

@jana450 24/05/2020minha estante
Ebaaaaaaaah. Comecei o segundo