Risíveis Amores

Resenhas - Risíveis Amores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 22/04/2024

Livro de contos né
Livros de contos sempre acabam sendo uma montanha russa, algumas histórias são muito boas, outras com certeza não
Tinha 7 contos nesse e eu gostei de vdd de 3, consegui aproveitar os outros também mas sei lá, o livro não me cativou muito tanto que comecei a um tempo e tô terminando só agora, mas não é ruim

Indy 02/04/2024

Cotidiano + filosofia + sociologia
Eu já sou fã das obras do Milan faz um tempo, essa obra me surpreendeu muito!

Contos extremamente bem construídos e interessantes de ler, claro?sempre com a pitada de filosofia e sarcasmo do Milan.

Meu conto favorito foi ?Eduardo e Deus? me senti profundamente conectada com alguns trechos!

Enfim, é sempre uma experiência incrível ler livros do Milan!

Luiza 24/03/2024

Totalmente diferente da ideia que eu tinha sobre Milan Kundera. Um livro divertido, interessante e com o toque especial das relações humanas (na presença e na ausência do do amor)

gi.mmelo 09/03/2024

Milan Kundera, em "Risíveis Amores", tece uma narrativa intricada que explora as complexidades do amor, do sexo e da busca por sentido na existência. Sua sensibilidade literária se destaca na representação inteligente dos personagens, mergulhando nas nuances das relações humanas. Kundera transcende as convenções ao explorar a fragilidade do amor, revelando a interseção entre paixão e ausência de sentido, criando assim uma obra que desafia as expectativas convencionais sobre o que é amar e viver.

Bruna D. 25/02/2024

Risiveis Amores
Achei a leitura um pouco arrastada, não me prendeu tanto quanto achei que prenderia. O livro possui algumas reflexões e podemos acompanhar como pensam alguns personagens. Particularmente, esperava mais desse livro. Ou posso apenas ter lido em um momento não tão bom.

emilly1176 26/01/2024

"é triste a vida quando não se pode levar nada e ninguém a sério."
"Risíveis Amores", de Milan Kundera, apresenta uma coletânea com sete contos de amores absurdos, ridículos, engraçados e até problemáticos, tudo isso misturando uma narrativa existencialista e filosófica que é bem característica do autor.

De forma geral, o livro é bom. Por serem contos, obviamente alguns são melhores que outros, mas todos apresentam reflexões e pontos de vistas interessantes (ou absurdos) sobre as relações humanas.

Pra quem gosta desse tipo de escrita mais filosófica / existencial, típico do Kundera, vai achar a narrativa interessante.

Meu único problema com esse livro foi a forma como o autor retrata as mulheres. Na realidade, todas as histórias apresentam, majoritariamente, a perspectiva masculina, e as personagens femininas são sempre apresentadas unicamente como objeto de desejo (ou repulsa) do homem. Elas não tem lá muita personalidade ou pensamento, e quando tem, é sempre voltada à necessidade de ficar com o homem.

Isso sem falar nas construções masculinas. A maioria (se não todos) os personagens dos contos são absolutamente destestáveis, com péssimas atitudes com relação às mulheres, e às vezes isso representa o "lado feio" dos relacionamentos humanos e é interessante refletir sobre, de fato, mas em determinado ponto se torna meio cansativo.

No final do livro eu nem conseguia mais diferenciar um cara do outro, mesmo sendo contos diferentes, porque o Kundera tem uma fórmula pronta de "homem casado mulherengo que trai a mulher todo dia, mas continua com ela porque eles se amam de verdade, confia", que ele usa quase todas as vezes. Chega uma hora que enjoa.

Enfim, percebi que mais taquei o pau do que falei bem, mas é um bom livro, de verdade, tirando essas questões que provavelmente vão irritar e fazer algumas pessoas largarem a leitura (eu mesma quase fecho o livro em umas partes que o Dr. Havel fala, esse cara é insuportável).

Já tinha lido "A Insustentável Leveza do Ser" e, pra quem gostou desse, "Risíveis Amores" é uma boa opção. Apesar de não ser tão bom quanto o primeiro, mantêm a mesma premissa de reflexões filosóficas e existencialistas, assim como os homens machistas e as mulheres inúteis.

Ótimo livro.

Ludmilla 13/01/2024

Achei a leitura um pouco arrastada, talvez pelo fato de que os contos sejam todos baseados na perspectiva masculina sobre ?o amor?. Querendo ou não, em tudo que leio atualmente, vejo o quanto as construções de gênero são fortes na cultura. A mulher, quase sempre, resumida ao seu aspecto físico. Por outro lado, sobre os homens, quase nada se menciona sobre a aparência deles.

Miguel 31/12/2023

Nem sempre os amores foram "Risiveis"
Milan Kundera é um daqueles escritores do qual você ama ou odeia, não conheço ninguém que seja meio termo. Dele já havia lido o famoso "A insustentável leveza do ser", que é um dos meus livros favoritos! Então existia certa "pressão " em cima de "Risiveis Amores". Gostei muito dos contos. Me fizeram pensar muitas questões da vida. De fato, em certas partes eu ri, porém alguns pontos das histórias estão um pouco "datados", mas não acredito que seja o suficiente pra diminuir a relevância da obra.

Jean 23/11/2023

Risíveis amores
Bom livro, mas não excelente pro meu gosto. Uma coisa a sempre se elogiar é a capacidade ímpar de Milan Kundera em elaborar uma história e um livro. Este é dividido em 7 contos, as histórias não são interligadas, mas formam um ciclo ideológico/filosófico em torno do conto principal "O Simpósio", que dá a temática principal do livro. Curiosamente, de todos os contos, "O Simpósio" foi o que eu menos gostei. "Ninguém vai rir", "Eduardo e Deus" e "Que os velhos mortos..." são os meus favoritos. Esses 3 contos valem o livro inteiro. "Jogo da Carona" e "Dr. Havel 20 anos depois" também são interessantes, mas no meu gosto ficaram um pouco abaixo dos 3 que citei antes. A filosofia e visão de Kundera sobre o amor, as relações interpessoais e a sociedade em que vivia estão presentes. Se você gostou de "A Insustentável Leveza do Ser", provavelmente vai gostar de alguns contos aqui tbm.

Clarissa130 22/11/2023

Risíveis amores e encontros atuais
Risíveis amores é um livro de crônicas que traz sátiras e sacadas filosóficas, tendo relações amorosas (absurdas e, mais absurdamente ainda, possíveis) como pano de fundo. O autor tira as relações amorosas do pedestal a que somos acostumados, descrevendo personagens egocêntricos, vaidosos, depravados e indecentes, voltados tanto pra si ou para as suas idealizações que não conseguem de fato se relacionar com o outro. Nesse sentido, cada crônica narra o absurdo e, no absurdo, o autor nos revela a semelhança com a realidade.
Bom! Pretendo ler novamente!
Tiago 12/12/2023minha estante
Ótima resenha, parabéns.

Alana_Gomes 30/09/2023

Como tudo que o Milan Kundera escreve, Risíveis amores não poderia deixar de ser lindo, poético, cômico e triste.
O autor enxerga o mundo e os relacionamentos amorosos, que são o foco nessa coletânea de contos, como desprovidos de "seriedade" e recobertos por uma comicidade esvaziada de sentido. O que não torna a narrativa melancólica, mas, muito pelo contrário, sensível e poética. Mas, também, sempre repleta de ironia e acidez.

Beto 21/09/2023

Essa foi minha primeira experiência com Milan Kundera e no geral foi muito positiva. Adorei o autor, sua escrita e singularidade. Pretendo pegar outros títulos em breve.

?Não se deve voltar sempre ao passado. Já dedicamos muito do nosso tempo a ele!?

Estela.Mayra 08/09/2023

A vida como ela é
As histórias de Kundera sempre trazem, seja de forma cômica ou trágica, muitas reflexões acerca de como encaramos algumas questões simples da vida. Achei essa leitura um pouco mais difícil do que A Insustentável Leveza do Ser.

Mariana 18/08/2023

Voltei
Voltando de uma longa ressaca literária com indicações do meu irmão para as obras do Kundera, e ele logo avisou para começar com Risíveis Amores, o que eu não poderia deixar de concordar, porque a experiência com cada conto que a obra traz é simplesmente instigante, curioso e sobretudo, admirável. É de se encantar a forma que você se sente próximos dos personagens que mesmo rapidamente se apresentam, isso porque é fácil de se identificar com todo o aspecto humano que esse grande autor transmite nesta obra.

Edu 06/08/2023

Homens risíveis
O livro é dividido em 7 contos que exploram o lado torpe das relações, sejam de amizade ou amorosas. Personagens mesquinhos, egoístas e fúteis colocam-se em situações embaraçosas.

Risivel no dicionário pode significar: 1) que desperta o riso. 2) ridículo; irrisório; digno de escárnio. Todas essas sensações se aplicam ao livro.

São histórias curiosas que você não consegue largar até terminar. É livro para ser devorado em um fim de semana ou até mesmo num só dia.

Os personagens com maior desvio de caráter escancaram uma masculinidade frágil e tons misóginos, o que pode ser encarado como uma crítica ou um reforço (a depender do leitor).
Rodrigo1001 06/08/2023minha estante
Que bela resenha! Sem spoilers, sucinta, estrutura e convidativa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6