O Homem dos Dados

O Homem dos Dados Luke Rhinehart
Luke Rhinehart

Resenhas - O Homem dos Dados

Camila 09/07/2023

Esse livro foi citado em duas outras leituras que fiz. Procurei e estranhei o fato de não ter edição após 1994 no Brasil. Encontrei ele em um sebo e depois de muito sofrer para terminar a leitura, entendi o porquê.
Continuei a leitura porque no início tinha umas tiradas bem legais, estilo dexter.
Que frustração! Estupro, racismo e muita passagem sexual sádica sem o menor sentido.
Próximo do final acredito que até o tradutor não aguentava mais porque aparecem alguns erros bem toscos.
Não sou da área da psicologia (e talvez sirva de algum modo pra quem seja) mas foi uma das piores leituras que já fiz.

Kaaah 20/06/2016

O Homem dos Dados
Na terapia dos dados os pacientes são encorajados a tomar decisões jogando dados. A finalidade é destruir a personalidade criando uma personalidade múltipla: incoerente, instável e progressivamente esquizóide.
A teoria do Dr. Luke Rhinehart é que todos temos impulsos minoritários que raramente se libertam transformando-se em ação. Esses impulsos são os "negros" da personalidade. Eles não conheceram a liberdade desde o dia da fundação da personalidade, eles se transformaram no homem invisível. Enquanto esses impulsos não receberem a mesma oportunidade de desenvolvimento que a personalidade convencional, o homem viverá dividido, sujeito a tensões que levam a revoltas e explosões periódicas.
É como: "Só porque uma parte de nós é imbecil não é necessário achar que devemos manifestar a imbecilidade."

Ana 30/04/2011

Decepção
Eu li, há bastante tempo, um livro desta coleção (Romance e Psicanálise): "A Hora de Cinquenta Minutos". Livro ótimo,composto por relatos sérios de consultas psicanalíticas. Pensei que os títulos da coleção fossem todos da mesma vertente. Ledo (Ivo) engano...
Neste aqui, o autor traz questionamentos a respeito dos condicionamentos sociais, das regras geralmente inquestionáveis e da essência do livre-arbítrio.
Fosse apenas isto, ele até valeria a pena... Mas Luke inventou de descrever pornograficamente os atos sexuais e de forma tão grosseira que afetou profundamente a avaliação da "obra".
Quase digo que não valeu a pena ler quatrocentas e tantas páginas. Só não faço esta afirmativa porque, para minha sorte (e de outros), o autor, de quando em vez, utiliza uma ironia tão cômica que a gente esquece que está se arrastando pelas páginas, torcendo para chegar logo ao final e ler outro livro que, com certeza, será muito mais interessante.
Pedro Cortat 30/09/2012minha estante
Lendo sua resenha, eu percebi que tive esse sentimento. O final do livro chega a ser pertubador em alguns momentos, mas não acho que não valeu a pena. Acho que foi a intenção do autor essas sensações que varia de capitulo pra capitulo. E me deixou curioso pra experimentar os dados em coisas triviais só pra ver como é. ahsuhasuhasuhashaushaush

Mario.Canadense 15/06/2023minha estante
Li esse livro quando estava no primeiro ano de Psicologia e de fato é um livro pesado e com características esquisotímicas, talvez porque o autor estivesse se baseando no perfil de algum paciente, mas é interessante salientar que ele estava mostrando talvez não a melhor solução, mas uma solução viável para a ADONIA (Falta de motivação) desde que usada de forma ética e não com as maluquices do personagem do livro.
Perceba que ele antecipou por décadas o que se sabe hoje sobre a Dopamina.
Para compreender bem isso e poder usar com seus pacientes veja estas duas sugestões:
Assista este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Tga6WtbfsgU
Substitua a moeda sugerida no vídeo acima pelo dado, mas antes configure mentalmente que os "Sim" são pares e os "Não" são ímpares. E só utilize essa técnica para opções éticas e razoáveis do seu dia a dia (Schedule).
SEGUNDA: Para transformar sua vida de alto a baixo, siga este link e baixe a CORRENTE DO BEM: bit.ly/3BIJ0Xv