As Primaveras

As Primaveras Casimiro de Abreu

Resenhas - Primaveras

Pedro Medeiros 19/04/2024

Suave, lírico, profundo
A obra é dividida em 4 livros, sendo o primeiro dedicado ao amor a Deus e a Pátria, o segundo aos amores e as paixões, o terceiro, como uma extensão do segundo, mas com mais tendência as dores que ao amor. No final, o autor expõe suas dores e sofrimentos, que antecederam o leito de morte. O livro teve diversos que me tocaram, principalmente o ?Horas Tristes?, que abre o Livro Negro.

juvkaran 12/08/2023

Muito bonitinho
Amei a maioria dos poemas desse livro. mas os que definitivamente grudaram na minha cabeça foram a valsa e juramento. a valsa é simplesmente sensacional pois a estrutura do poema realmente lembra uma valsa. juramento é uma linda declaração de amor. "eu juro dar-te Maria/ 40 beijos por dia/ e 10 abraços por hora"

pagina_liter 29/09/2022

Meu primeiro contato com a poesia foi com Casimiro de Abreu, ainda na minha adolescência. Quando eu fazia o ginásio, encontrei um poema dele em um livro didático de Língua Portuguesa, lembro que esse poema me tocou muito, então fiz uma copia dele no meu diário de adolescente (que inclusive guardo até hoje).
Passados os anos, adquiri esse livro maravilhoso, que estou lendo bem aos pouquinhos. Aqui e acolá leio um poema, mas estou sempre relendo aquele que é o meu favorito desde sempre.
Esse poema se chama: Meus oito anos!

Bia 21/07/2022

Um livro de poesia gostoso de ler, muito bonito como fala do Brasil das belezas e da saudade.
Meus poemas preferidos são: Saudades, Minha mãe, borboleta, Mocidade!
Muito bom.

wiz 30/05/2022

QUE LINDO BROSS
Esse é o único livro de Casimiro de Abreu, dividido em 3 partes, ele aborda temas como amor, saudades e morte.
Adorei o livro, as rimas super limpas, de fácil entendimento e belos significados.
O fato de ele e tantos outros amigos de profissão terem morrido TÃO JOVENS, me mostra que fomos privados de tantas obras incríveis.
Super recomendaria para quem quer iniciar a ler poesia.

Suzi 22/02/2022

Poesias da segunda fase do Romantismo
Este é o único livro de Casimiro de Abreu, que faleceu muito jovem. É um livro de poesias que se enquadra na segunda geração do Romantismo. É uma boa obra para começar a ter contato com clássicos da Literatura brasileira.
A leitura não é extremamente complicada. Há, sim, palavras pouco usuais que podem pedir uma consulta ao dicionário, mas nada que comprometa o entendimento do assunto principal. As poesias são cheias de rimas, uma delas, Valsa, foi escrita de forma que o leitor sente de fato um ritmo musical.
A obra é dividida em 5 partes, em geral cada uma possui poesias de uma mesma temática. Os assuntos envolvem nostalgia, saudade, amor e as tristezas da vida.

Nat.Rizzo 03/02/2022

Livro gostoso de ler
É um livro muito bom de ler, a leitura não é fácil (como a de qualquer livro escrito em 1858), entretanto é boa e agradável!

Os poemas (em sua maioria) é sobre saudades e sobre as belezas do mundo e, principalmente, do Brasil.

O livro é extremamente romântico!! Mesmo nos poemas sobre a morte ele possui um toque romântico, mas não de um jeito "desrespeitoso".

Gostei muito da leitura e recomendo!!

EdMarrie 31/01/2022

Devagar mas terminei rs
Comecei a ler esse livro ano passado. Por ser vários poemas a idéia era ler aos poucos, tipo um poema por dia, mas acho durando bem mais rsrs.
Os poemas sao muito bem escritos, afinal Casimiro de Abreu é poeta de renome. Alguns poemas ate me assustaram pois estava bem explícitos o interesse de alguém por pessoas de menor idade. Outros poemas o "romance" era mais implícito.
Foi um livro, que apesar de poemas bem escritos e alguns lindos, bem difícil de terminar. Ja vi que poesia não é meu forte rs

Guilherme 21/01/2022

Uma leitura muito prazerosa, especialmente quando se lê em voz alta ao som de Cartola. Um livro de poesias que tem como base a saudade, amor e o Brasil. Gostei muito - especialmente o poema Clara.

JoiceCoutinho 12/01/2022

É uma leitura bastante nostálgica, pois contém poesias que a gente aprende na escola. Tem uma linguagem simples e delicada.
"Quem dera
? Não negues
Não mintas...
? Eu vi!..."

Anderson 07/01/2022

Alguns dos melhores poemas são os que falam da finitude da vida. Nos tocam por sabermos que era em tom premonitório que o poeta os devia compor.

Simone Pagliari 19/12/2021

As primaveras
Com linguagem simples, o livro agrupa todos os poemas veiculados por Casimiro de Abreu, os quais giram em torno de três temas básicos: o lirismo amoroso, a nostalgia (da infância e da pátria) e a tristeza da vida. As Primaveras, dividido em cinco partes, reforça o sentimentalismo exacerbado, a idealização da figura feminina, o egocentrismo e os devaneios juvenis, características fundamentadas pela escola ultrarromântica e pelo herói byroniano, personagem estilizado pelo escritor e barão Lord Byron.

Alef 13/12/2021

Diferente
Não custumo ler esse tipo de livro e resolvi dar uma chances para uns novos gêneros e achei super interessante e incrível como são tantos poemas reunidos, um trabalho muito bom e difícil. Li bem rápido, creio que lendo mais devagar seja melhor para absorver tudo.