O Trio

O Trio Alane Brito

Resenhas - O Trio

Marcelle 12/04/2018

Simplesmente incrível!!
Essa resenha foi escrita pela primeira vez em 2018 e agora, ao reler a história, lindamente reescrita, as sensações são as mesmas. A minha admiração por Alane, só aumenta.

Essa é uma história sobre amizade, sobre mentiras e injustiças. Sobre o quanto um ser humano pode ser desumano com o próximo!

Apesar de narrar a história, como ele mesmo disse, Davi não é o protagonista dela. E sim, Jordan. O menino mais forte que já existiu. E não estamos falando de força física.Não dá pra ter noção, só lendo mesmo, do quanto esse menino sofre. Tudo que é imputado a ele é cruel, é desumano... a gente vai lendo e vai pensando que ele não vai suportar aquilo. Eu tive brigas com ele, mandando ele sair dali. Eu admirei cada palavra não dita, cada olhar, cada gesto, cada demonstração de sua pureza e força. Jordan é um dos personagens mais incríveis que já li em minha vida. Jordan é daqueles ser humanos que a gente quer trazer pra vida da gente, só pra ver se a gente consegue um pouquinho da serenidade e da grandeza espiritual dele.

O livro me surpreendeu de todas as formas positivas possíveis. Mais um livro da Alane que eu termino querendo bater palmas pra ela; querendo só que ela morasse logo ali, pra que eu pudesse lhe abraçar e lhe dizer obrigada por me proporcionar tão intensa e completa leitura. Mais uma vez, obrigada Alane!!

Simone 21/05/2017

Um enredo maravilhoso!
O Trio é uma triste aventura permeada em ensinamentos, onde a amizade, a verdade, o julgamento injusto e o perdão fará o coração do leitor palpitar descompassado. Quem me conhece sabe que não curto enredos detalhistas, que tornam a leitura insossa. No entanto, a autora deu vida a um enredo MARAVILHOSO, onde a narrativa predomina sem ser cansativa, apresentando detalhes que toca o coração. A história é dividida em duas partes, sendo essas de tamanha criatividade e uma delicadeza de encher os olhos. Os personagens secundários são tão importantes quanto O Trio de amigos protagonistas, cada qual com suas qualidades e defeitos — e quando eu pensei que já tinha sacado tudo (algo que em partes aconteceu), vem a Alane e me dá um soco no estômago, apresentando uma nova e inesperada revelação, além da venerável lição.

P.S: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2017/05/falando-em-o-trio-de-alane-s-brito.html

Driely Meira 18/11/2015

Quero ler novamente!
O livro nos conta a trajetória da vida de três melhores amigos inseparáveis que viviam numa vila no meio do nada: Davi, Nelson e Jordan, o nosso trio. Davi é quem conta a história, e ela começa com ele retornando à Vila Valentino Duarte dez anos após os acontecimentos do restante do livro, para cumprir um acordo que nos é contado um pouco depois.

Não sei bem como resenhar esse livro. Ele é, sem dúvidas, um dos melhores que eu já li, e digo que não esperava menos. Os sentimentos que O trio me trouxe foram únicos, e eu precisei ler o livro com calma, tentando economizar as páginas para que não acabasse nunca, e saboreando cada palavra. São poucos os livros que conseguem essa façanha.

A sinopse já conta bem o que acontece na história. Um grupo de homens violentos ataca a vila onde os garotos moram, quando os três estão com dezoito anos, e Jordan é o principal alvo dos homens, simplesmente por ser um rapaz muito azarado (quem leu o livro sabe bem disso). Então o grupo de amigos precisa se esconder, ao mesmo tempo em que pensam no que fazer para ajudar os sobreviventes, e lidam com conflitos internos e intrigas entre si. Conflitos que já existiam antes mesmo do ataque, e que ficam mais fortes durante o mesmo.

E tinha a sensação de que existiria a minha felicidade unicamente dali, vivendo daquele modo, sem que nada de mau pudesse nos acontecer naquele lugar tão maravilhoso e que ninguém tiraria aquela satisfação do meu coração. – página 25

O primeiro conflito aparece quando Jordan começa a ser acusado de crimes os quais ele diz não ter cometido, mas, como sempre estava presente na hora H, era o único suspeito. Davi e Nelson tentavam acreditar no rapaz, mas isso ficava cada vez mais difícil, assim como as acusações ficavam mais graves. O segundo conflito é uma paixão que os três nutrem pela mesma garota: Yola, personagem que não conquistou meu afeto, diga-se de passagem. É claro que esses não são os únicos conflitos do livro, mas os mais importantes, acredito eu.

Agora, os personagens. Ah, simplesmente não consigo dizer o quanto eu gostei deles, principalmente de Jordan. Em momento algum acreditei que ele era um criminoso, e ver o quanto o coitado sofreu pelas acusações e pela falta de confiança das pessoas que o conheciam doeu o coração. Mas ele é mais forte do que aparenta, e conseguiu ser o meu queridinho por demonstrar tanta coragem durante a história.

Davi não fica muito para trás, mas algumas ações suas me deixaram um pouco irritada com o personagem. Outras, no entanto, me fizeram querer aplaudi-lo. Ele é um narrador maravilhoso, e um amigo mais maravilhoso ainda (com algumas falhas, é claro, mas quem não tem falhas?). Nelson não foi grande coisa, não sei por que, mas ele não fez muita diferença para mim. Até Nícolas, o “vilão” ganhou mais o meu afeto. Não vou mencionar todos os personagens e suas qualidades (ou não), pois isso levaria o dia todo, mas, englobando todo mundo: são incríveis!

Uma das melhores coisas nesse livro, sem pingo de dúvidas, é a amizade do trio. Foram várias as vezes em que eles me deixaram com lágrimas nos olhos, e mais ainda as que eu morri de medo de que o trio se acabasse. Queria chorar só de imaginar.

Outro ponto muito positivo é a descrição dos lugares. Li o livro vendo um filme na minha cabeça! As descrições são impecáveis, é incrível como a autora consegue entrar na nossa cabeça com a imagem da Vila, da ponte, da floresta, de tudo! A escrita da autora é maravilhosa, é impossível parar de ler e não desejar chegar logo no final para saber o que vai acontecer.

Enfim, a resenha não faz jus à qualidade do livro, e eu queria ter falado muito mais sobre essa história maravilhosa e seus personagens marcantes, mas não quero falar demais. Só quem já leu um livro incrível consegue imaginar pelo o que eu estou passando neste momento, aquela sensação de perda ao fechar o livro, e o sentimento de querer ler tudo de novo por saudades dos personagens. Espero que vocês tenham a oportunidade de ler esse livro, e que consigam gostar dele tanto quanto eu ♥

“Na cabeça de quem nos conheceu sempre seremos você, ele e eu. Um trio.” – página 508

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Alane Brito 18/11/2015minha estante
Obrigada, Dryh!! Estou completamente apaixonada por sua resenha!!!!! *o*

Beijos!!!

Driely Meira 25/11/2015minha estante
e eu completamente apaixonada pelo livro S2

Gramatura Alta 17/09/2015

Verdadeira Amizade
A verdadeira amizade é um sentimento tão forte quanto o amor. O desejo é a principal característica que diferencia os dois. Entretanto, o amor, em alguns casos, consegue se manter diante dos defeitos do outro, enquanto a amizade, não. Embora forte de se sentir, a amizade é fácil de se quebrar. E uma vez quebrada, não há como restaurá-la à forma original sem esconder as rachaduras.

Davi, Jordan e Nelson são os protagonistas de O Trio. A narrativa em primeira pessoa é feita por Davi, que regressa à vila onde cresceu, Valentino Duarte, em Goiás, dez anos após sua partida. Ele deixa logo claro que algo de terrível aconteceu e que agora está de volta para cumprir uma promessa feita aos dois amigos. Nas páginas seguintes, vamos conhecendo, aos poucos, todos os eventos que o obrigaram a partir.

A trama se inicia em 1930 e culmina em 1946, quando os três rapazes estão com dezoito anos. Longo no início, Davi explica o motivo de Jordan possuir o apelido de leproso e ser odiado por quase todos os habitantes de Valentino Duarte. Diversos acontecimentos, como roubos, incêndios e ataques às plantações, são creditados a Jordan, porque este sempre é encontrado nos locais em que essas coisas ocorrem. Entretanto, como nunca existe uma testemunha, ou qualquer outra prova de sua culpa, ele consegue escapar dos castigos, mas não do ódio das pessoas.

"Não tinha como não perceber o quanto Jordan estava cansado, moral e fisicamente. Naquela hora, ele estava convicto de que o baniriam. Isso pensando positivamente, caso não, até tinha o rico de realmente repensarem sobre a pena de morte. Chegava a pensar de que modo lhe matariam. Na verdade, já não fazia tanta diferença para ele. Só queria que aquele tormento chegasse logo a um fim."

Isso não diminui a amizade que os três nutrem um pelo outro, mas afasta suas paixões. Davi e Nelson nutrem sentimentos por Yola, a garota mais bonita da vila, mas cujo primo, Nicolas, insiste em mantê-la longe dos garotos devido à má reputação e a um ódio inicialmente sem motivo. Também temos Leonor, parente de Yola, por quem Jordam se apaixona. Entretanto, esse amor parece impossível devido ao que a população lhe credita. Por fim, conhecemos Ana, uma garota apaixonada por Davi e que será a responsável por um dos momentos mais tristes da história.

Todas as provações pelas quais Davi, Jordan e Nelson passam em O Trio, servem para testar o quanto a amizade entre eles é forte. A descrição realista e pouco romanceada é condizente com o objetivo, ou seja, deixar claro que a narrativa pode ser perfeitamente real. E dessa forma, descobrimos que a raiva, o ressentimento, a desconfiança, tornam-se fortes demais para conseguir manter uma amizade. E isso é muito bem descrito em um determinado momento, quando os três rapazes são obrigados a decidir se o que vale mais é a amizade deles ou a desconfiança que sentem por acontecimentos que não conseguem compreender inteiramente.

"Achei que merecia ao menos um beijo no rosto, mas ela passou adiante. Não liguei para isso também porque tinha certeza de que, dali em diante me deleitaria em seu lábios sempre que tivéssemos chances de nos ver e tudo seria real e não apenas devaneios em noites solitárias."

A desconfiança e a mágoa abalam a estrutura mais sólida. Quando somos confrontados com uma acusação infundada dos atos de um amigo, por lealdade e confiança, ficamos ao lado desse amigo. Mas quando começam a se juntar outras acusações, cada vez mais séries, a base da confiança começa a rachar. E é nesse momento que descobrimos se o que sentimentos é realmente verdadeiro. Mas se diversas acusações e mágoas podem terminar uma amizade, outras tantas podem torná-la mais forte. Nós temos uma linha tênue que determina até que ponto nossas decepções podem ficar acima do bem estar de quem foi nosso amigo. E é também nesses momentos, que podemos recuperar o que perdemos. Na metade de O Trio, quando a rachadura entre os três amigos parece irrecuperável, eles encontram um inimigo comum que os obriga a repensar no que realmente sentem.

Como disse no início deste texto, a amizade é um sentimento frágil e que não pode ser restaurado sem que existam rachaduras. No fim do livro, confirmamos essa premissa. Eles podem voltar a compartilhar esse sentimento, mas no fundo, as marcas estão lá para lembrá-los de que conseguiram ultrapassar todas as dificuldades, mas não saíram ilesos.

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-trio.html

Faces EM Livros 07/04/2015

A obra escrita por Alane Brito, conta como uma amizade verdadeira pode nos ajudar a vencer os maiores obstáculos da vida. O enredo se passa em uma pequena vila, em que três amigos: Jordan, Nelson e Davi cresceram juntos e se tornaram amigos inseparáveis.

Passados dez anos, Davi volta para a sua vila como o coração cheio de saudade. Ao chegar ao local, ele encontra um garotinho muito curioso, que cresceu ouvindo falar sobre “O trio”. Davi comovido com tal curiosidade, conta para o menino sua história. Embarcamos no inicio da linda amizade dos três meninos e acima de tudo descobrimos o valor de se ter verdadeiros amigos.

Eles eram inseparáveis, até que Jordan é acusado de um incidente. O pobre garoto passa a conviver com todos lhe recriminando, esse fato quase afeta seu relacionamento (que vocês precisam ler para conhecer), mas com a ajuda de Davi e Nelson, Jordan não se vê tão perdido e desestimulado, o garoto consegue superar suas maiores provações no valor de uma amizade fraterna.

A trama não é só tristeza, podemos nos deliciar com os romances que cercam os personagens. Jordan, Nelson e Davi eram apaixonados por Yola, que chegam a fazer um pacto (tentem descobrir qual foi). Certa vez, chega uma ruivinha de nome Leonor e Jordan logo se apaixona por ela. Sim, tem mais, a bela Ana é apaixonada por Davi que é apaixonado por Yola. É empolgante o desenrolar dessa narrativa, ficamos na esperança para que cada um tenha seu par.

'' Deveríamos estar os três juntos compartilhando da mesma euforia, como antigamente. Por isso pensei: Será que o futuro nos afastará? Definitivamente, nunca se sabe o dia de amanha. Ontem vivíamos grudados e num piscar de olhos estávamos separados em uma ocasião tão especial como aquela. Não pude deixar de temer. Percebi que nada poderia acontecer do modo como havia planejado. Meu destino não seria controlado por mim. Mas será que isso dependeria das escolhas que eu fizesse?''

Os personagens foram muito bem criados, cada um tem um papel importante em “O Trio”. O romance principal e os secundários foram bem colocados e com um ótimo desfecho. O foco do livro que é a amizade dos três garotos está sempre em evidência. É uma obra muito reflexivo, o que leva o leitor a questionar sobre o valor dos amigos em tempos difíceis. E pude confirmar que a amizade é uma das formas mais puras do amor.

Recomendo o livro para aqueles que gostam de leituras reais, que nos fazem entrar no personagem ao ponto de viver todos os sentimentos dele.

''É fato que são os detalhes que marcam nossas vidas e é o que fazem a diferença em dias saudosos. Os míseros, mas preciosos detalhes.''

site: http://www.vicioemlivros.com/2014/07/resenha-o-trio-alane-s-brito.html

Tamires 21/09/2014

resenha postado no meu blog
O livro conta história de três amigos: Davi, Jordan e Nelson. Ambos vivem em uma saudosa vila com seu estilo próprio, a Vila Valentino Duarte, confesso que foi impossível não imaginar cada detalhe daquele lugar, a autora fez um trabalho tão maravilhoso em descrever os detalhes e eu me peguei querendo conhecer aquele lugar a cada página.

Por ser uma vila pequena, todo mundo se ajuda, todos cooperam no trabalho, todos se conhecem e laços de amizades são construídos facilmente, e também destruídos.

O livro se inicia com Davi, contando a sua história e de seus amigos, suas lembranças. Ler e ver tudo pelo olhos dele foi uma surpresa muito agradável, as emoções foram facilmente descritas e sentidas, fiquei extasiada com cada sentimento descrito, por cada dia vivido por aquele trio. Se engana quem pensa que tudo são flores, o trio passa por vários momentos decisivos, por momentos que eles e nem mesmo eu gostaria que eles passassem; Sim eu cai de cabeça na trama e queria morrer com cada injustiça que as personagens viviam.

A autora tem um modo de escrever que me lembrou um pouco Vidas Secas só que bem mais ágil, o sentimentalismo estava lá o tempo todo, transbordando pelas páginas sem nos cansar, mas o que me cativou de fato foram os detalhes...
É fato que são os detalhes que marcam nossas vidas e é o fazem a diferença em dias saudosos.Os míseros, mas preciosos detalhes.

Ver três garotos tão novos, e aos mesmo tempo tão maduros e com pensamentos tão sinceros, a sutileza de cada ação e cada pensamento, a evolução de cada um ao longo dos anos, tudo isso foi impecável!
"Deveríamos estar os três juntos compartilhando da mesma euforia, como antigamente. Por isso pensei: Será que o futuro nos afastará? Definitivamente, nunca se sabe o dia de amanha. Ontem vivíamos grudados e num piscar de olhos estávamos separados em uma ocasião tão especial como aquela. Não pude deixar de temer. Percebi que nada poderia acontecer do modo como havia planejado. Meu destino não seria controlado por mim. Mas será que isso dependeria das escolhas que eu fizesse?''

O livro nos mostra o quão sincera e verdadeira pode ser uma amizade, e o quanto vale a pena lutar pelos amigos. O poder do amor, do perdão e da coragem.Não quis dizer muito sobre o livro, afinal ele é relativamente grande, e poderia acabar soltando vários spoilers, mas as emoções que você sente ao lê-lo são únicas.

Para quem quer fugir um pouco das literaturas cheias de fantasia e mergulhar em um livro cheio de emoções, vale muito a pena.

Agradecimento especial de hoje para a Alane, que é nossa parceira aqui no blog e gentilmene cedeu o exemplar para leitura. Sou muito grata pelo prazer de ler uma obra tão maravilhosa quanto essa, são esses tipos de livros que me fazem acreditar mais na nossa literatura e me apaixonar cada vez mais.

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Lê Vieira 30/07/2014

Eu sempre tenho problema para iniciar as resenhas e com este livro não vai ser diferente. Sinto como se me faltassem palavras para descrever as sensações que senti ao ler a história deste trio de amigos. Ainda estou com meus sentimentos um pouco confusos e a única certeza é de que a autora conseguiu me prender com uma narrativa ágil e envolvente.

Davi, Nelson e Jordan moram em uma comunidade simples, onde todos se conhecem e trabalham para o bem comum. Nada de competição para ver quem tem mais posses, nada disso, alí todo mundo trabalha junto e tem os mesmos direitos, porém algumas confusões acabam acontecendo e colocam em risco toda a tranquilidade da pequena cidade.

A criação do cenário foi impecável, mesmo que eu more em uma cidade relativamente grande e nunca tenha visitado qualquer comunidade onde não exista nem mesmo uma unidade básica de saúde, consegui imaginar perfeitamente o ambiente, como as casas simples, as plantações onde muitos trabalhavam e colhiam seu sustento e as festas onde todos se reuniam para comemorar algo. Relações próximas e amigáveis, crianças protegidas mesmo à noite, tranquilidade a todo momento.

Quando se tem poucas pessoas em um determinado espaço todos acabam se conhecendo, até mais do que deveriam. As amizades são construídas mais rapidamente que o normal, visto que todos se conhecem desde crianças, porém também existe a facilidade para adquirirem inimizades e neste livro o leitor poderá ver claramente as duas faces de uma pequena sociedade, o bem e o mal.

Amizades são relações de cumplicidade e afeto, mas será que sobrevivem a tudo? Fiquei com o coração na mão em alguns momentos, me entristeceu em ver o rumo que a amizade daqueles três garotos estava tomando, bem como em outros momentos de grandes de perdas. Não vou me aprofundar muito nos acontecimentos sofridos para evitar spoilers, mas saibam que nem só de brincadeiras se faz uma vida e a desses garotos não foi fácil como imaginavam que seria.

Me senti incomodada vendo toda a injustiça, as calúnias, invejas, etc, que rodeavam aquela pequena cidade. Queria ir até lá avisar os mais velhos que eles estavam julgando sem provas. Sim, quando me sinto envolvida pela narrativa acabo querendo entrar literalmente na história. Fiquei com raiva quando parecia que nada melhoraria, mas também abri um sorriso ao ler as últimas páginas e imaginar que nem tudo está perdido. Algumas coisas são impossíveis de corrigir ou recuperar, mas nada impede de que ao menos haja uma tentativa.

A Alane conseguiu construir uma história muito boa, com personagens cativantes e "vilões" que deixam o leitor querendo dar uns tapas para parar com as maldades, ou seja, tudo em seu devido lugar, nada de personagens irritantes ou exagerados que acabam cansando quem está tentando se envolver com a obra. Este livro foi além das minhas expectativas e apesar das mais de 500 páginas pode ser lido rápido, porém eu demorei mais do que o esperado por causa da rotina corrida, mas acredito que mesmo se você levar um mês para ler, ainda assim terá valido a pena.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/07/resenha-o-trio-alane-brito.html

Adriano 10/07/2014

"Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade". - Marquês de Maricá -
Hoje irei resenhar um livro muito lindo e com uma mensagem muito marcante. Além disso, O Trio foi escrito por Alane S. A. Brito, escritora que nasceu e mora aqui no meu estado, a Bahia. Muito legal ler obras de escritores que compartilham o mesmo gene baiano que o meu. Além do carinho por ser uma obra nacional, é uma produção do meu estado lindo, por isso, chega de papo e orgulho baiano e confiram a resenha!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Meus oito anos - Casimiro de Abreu

O Trio narra a trajetória de vida dos três amigos inseparáveis, Davi Guerrato, Nelson Beltrame e Jordan Merkel na vila de Valentino Duarte em Goiás, em meados de 1930 até 1956. Nessa vila, eles constroem fortes laços de amizade que extrapolam os limites impostos por outros, aprendem a conviver com a rejeição, criam laços afetivos, brincam, tornam-se homens e presenciam terríveis experiências. Além disso, cultuam o perdão.

Valentino Duarte têm um modo de vida particular, baseado no cooperativismo. Todos plantam, todos colhem e a produção é para o bem comum. As crianças estudam, os homens trabalham na "labuta" diária da roça e as mulheres são incumbidas do trabalho doméstico; Convivendo bem com o pouco e valorizando tudo que tiram da terra é um dos lemas da pequena vila.

Davi, Nelson e Jordan sempre foram muito grudados. Desde que nasceram o laço de amizade firmado por eles e escrito por Deus foi muito forte e verdadeiro. Juntos, eles descobriam maneiras de se divertir e levar a vida naquela vila. Certo dia, pertences pessoais começam a desaparecer das casas e surgem embaixo da cama de Jordan. Todos passam a culpá-lo por isso e a ignorá-lo, desprezá-lo e rejeitá-lo! No entanto, o menino sempre se manteve firme e austero alegando sua inocência.

Com o tempo, outros fatos passaram a acontecer e cada vez com maior gravidade e sempre que esses fatos aconteciam, Jordan estava por perto e cada vez mais, tinha sua imagem associada aos desastres. Ninguém procurava investigar e saber se ele era o culpado. Ele passou a ser o bode-expiatório da vila. Se precisassem de um culpado? Esse seria ele! O primeiro e único a ser acusado.

A autora nos deixou de cabelo em pé e eu questionei a inocência dele, várias vezes, já que ele estava sempre presente quando ocorria os desastres. Culpado ou inocente? Eis a questão!
Poderia ser acusado inocentemente, mas sempre estava no lugar errado na hora errada o que aumentava as suspeitas, ou seja, inocente ou não, era muito azarado. risos

Esses fatos, somados a desconfiança e a pressão coletiva em culpá-lo, fazem com que até seus amigos fiquem inseguros e desconfiados do melhor amigo. Eu fiquei chateado com essa atitude de Davi e Nelson e cheguei a xingá-los de falsos, traidores etc. Porém, xingá-los seria muito hipocrisia, afinal de contas, todos tinham motivos para desconfiar apesar de não existir provas concretas!

O trio de amigos vive altos e baixos mas não conseguem viver distantes uns dos outros. Tanto é que Jordan propõe em 1946, quando estavam com 18 anos, que dali a 10 anos eles iriam se reunir e se encontrar na beira do rio onde aprontavam algumas brincadeiras, levando algo que representasse a amizade deles. E o livro inicia justamente nesse momento, quando Davi retorna à vila e encontra um garoto, ao qual passa a contar a história de sua vida em Valentino Duarte.

A autora usou um recurso muito interessante para compor a narrativa e as experiências terríveis que os cidadãos da vila passaram. No início, ela cita um fato que julgamos sem importância, no entanto quando prosseguimos a leitura vimos como aquele fato foi importante e decisivo para a construção da estória.

A Alane criou uma história linda e emocionante sobre o poder da amizade verdadeira, os primeiros amores, a superação, as dificuldades e as felicidades singelas da vida. Ela mostrou como é bom ter o amparo de um amigo verdadeiro, sem ilustrar a narrativa com felicidade exacerbada. Ela foi cautelosa e intensa e em muitos momentos eu senti um clima nostálgico das brincadeiras de infância da minha cidade de interior.
"Nada acontece em vão realmente. Sofrimentos, alegrias, decepções, tudo tem um sentido, e cabe a nós tentar compreender o que está nos ensinando. Não adianta querer apressar o desfecho de nada, pois, sem dúvida, tudo acontece quando tem que acontecer." p.510

O livro tem uma abordagem muito madura e digna de pessoas com um coração puro e caridoso, ao passo em que toca no tema de perdoar. Saber dar o perdão e perdoar os seus opressores. Sabemos que por mais difícil que seja, a plenitude que nos acomete após darmos ou recebermos o perdão é um sentimento nobre.
Reflexivo e emocionante, a Alane conseguiu ganhar minha admiração nessa estória tão viva.

"Quando guardamos o perdão, ele nos corrói lentamente. Acho que por essa razão, ele foi criado para ser dado." p.508

O livro tem uns desenhos de algumas cenas e o trabalho da editora em manter os desenhos tão impecáveis ficou lindo.
Recomendo a leitura para todas as pessoas que gostariam de embarcar na vida de um trio de amigos, livrando-se de conceitos pré-concebidos e que estejam dispostos a aprender perdoar ou pedir perdão.

Eu encerrei a leitura e continuo refletindo sobre a magnitude dos fatos e das ideias da Alane. Avaliei o livro com 5 estrelas :)

Aproveito para informá-los, que a Alane está lançando um novo livro, pela editora Literata, em breve: O QUE ME DISSERAM AS FLORES!

Espero que tenham gostado da resenha!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-trio-alane-s-brito.html
Gu 14/09/2014minha estante
resenha incrível

Paula Juliana 23/02/2014

Resenha: O Trio - Alane S. A. Brito Classificação: 5/5 ♥ Favorito ♥
O poder da amizade. Acredito que a amizade é um dos sentimentos mais fortes que existe. Tenho poucos mais bons amigos, eu diria. A amizade é uma das formas de amor mais puro que já vi e lendo o livro O Trio da autora Alane de Brito puder constatar que a amizade sim é uma das formas de amor mais bonitas que existe.

A obra conta a história de três amigos. Uma pequena vila e muitas provações que esses três teriam pela frente. Davi volta depois de dez anos para a vila, ao encontrar um menino curioso, conta a sua história e a de seus lindos amigos. Então entramos em um mundo onde conhecemos desde o inicio como surgiu e amizade de Davi, Jordan e Nelson.

Cresceram juntos e esses três eram inseparáveis. Tudo muito bom e muito bonito até que um certo incidente acontece e Jordan é acusado. Todos viram as costas para o menino e a partir desse episódio tudo que acontece de ruim, ele é acusado. O que achei? Eu fiquei com muita pena dele, confesso que Jordan foi meu personagem preferido e nele eu me vi pensar em como podemos catalogar e criar um estereótipo para definir uma única pessoa. Podemos ser tanta coisa e agir de tantas maneiras, mas o modo como toda uma vila faz esse tipo de preconceito com um menino foi cruel. pensem em um grande Bullying. Também doeu ver ele crescer e se acostumar a ser tratado assim.
Qual o papel da amizade de Nelson e Davi nesse drama?
Nelson e Davi mostraram como a amizade é importante na vida de uma pessoa, houveram momentos de dúvidas e de desconfianças e foram nesses momentos em que se perguntavam, que pessoa realmente era o amigo, que tivemos uma das grandes questões da narrativa. Como mencionei a história é narrada por Davi, suas percepções da história, seus sentimentos e suas dúvidas. Tive momentos que me decepcionei com Davi, que quis brigar com ele e até sacudi-lo assim como teve momentos que quis agradece-lo pelo belo coração que tinha.

Achei os personagens muito bem criados e desenvolvidos. Cada pequeno drama e questões muito bem fechados e entrelaçados. Até os romances foram muito, mais muito fofos e esses também tiveram correlação com a amizade dos meninos.
Jordan, Nelson e Davi eram apaixonados por Yola. Fizeram um pacto entre eles quando garotos - leiam e descubram qual - mas Jordan se apaixonou por Leonor quando essa certa ruivinha chegou a vila, então ficaram Davi e Nelson apaixonados por Yola. Não esquecendo da bela Ana que era apaixonada por Davi e Nicholas que era apaixonado por Yola e depois mudou para Leonor que amava certo alguém.
Os romances foram muito gostosos de ler. A torcida para cada um ficar com o par - que eu achava certo - e ver como o preconceito que Jordan viveu prejudicou sua auto estima e quase estragou seu romance foi de apertar o coração.

O TRIO - Cada personagem:
Davi - o narrador. Gostei muito de Davi, mas como já mencionei teve momentos que o critiquei mesmo. Sentimentos são sentimentos, mas temos que acreditar em quem verdadeiramente amamos. Davi ficou confuso muitas vezes, algumas se deixou levar e outras ele se alto questionava e se repreendia. Foi um personagem psicologicamente muito bem desenvolvido.

Nelson: O que senti em relação a ele é que em alguns momentos da história ele se anulava para ver a felicidade dos outros. Quando deixou o coração falar mais alto ele cometeu erros e foi uma das questões desse personagens que se perguntamos: Vale tudo por amor? Seria uma amizade ser capaz de perdoar certos atos e omissões? Foi certo? Talvez não! Mas eu gostei muito da simplicidade, do carisma e da alegria desse personagem.

E finalmente chegamos ao meu menino: Jordan! Jordan foi um grande sofredor da história, minha simpatia por ele pode ter começado pelo sentimento de pena mesmo, mas logo se transformou pelo amor que vi emanar no coração desse menino.
Jordan é forte. Corajoso. Leal. Mesmo sofrendo tudo que sofreu, houveram momentos que ele se decepcionou e momentos que vi que ele sofreu dores além de explicáveis. Ele soube amar e perdoar. Soube ser forte e tudo que eu desejava para ele era um belo e grande final feliz.

Com ele tivemos a grande questão: Será que ele foi culpado pela coisas que foi acusado? Ele fez por merecer o apelido de Leproso? Quando tivemos momentos em que até seus amigos duvidaram dele? Eu realmente torci para ele não ser o culpado. Mas confesso que se ele fosse - e aqui estou deixando em aberto, não vou contar se sim ou não - eu entenderia, pois em diversos momentos desde pequeno, ele foi acusado e taxado, se ele fez ou se tivesse feito eu acharia que ele de certo modo foi induzido pela sociedade que ele viveu.
Me entenderam? A questão que estou querendo abordar é que muitas vezes não queremos fazer determinada coisa, mas somos induzidos, mesmo indiretamente. As vezes cometemos um pequeno erro e desse erro somos acusados pelo resto da vida e isso é tão injusto. Se ele foi o não culpado não vou dizer, mas queria dizer que para mim isso não mudaria o afeto que senti por esse personagem. Afinal... Você seria capaz de perdoar?

''Então, comecei a entender que a morte atinge a todos, independentemente de que idade tinha, e que o dia seguinte poderá não existir, seja lá para quem for."

O livro é lindo! Ele é uma narrativa que te prende e você vai aos poucos sendo cativado e conquistado por todos os personagens. As meninas: Yola - que tive problemas para gostar, Ana que amei a personalidade dela, a atitude que tinha, Leonor que admirei a capacidade de amar mesmo quando tudo estava contra. Até Nicolas que era para ser uma espécie de vilãozinho me conquistou e me surpreendeu com seus atos.

"De vez em quando, me pego pensando na possibilidade do hoje pode ser o meu último e fico analisando tudo o que fiz em minha vida, se fui somente um mero detalhe, um cisco imprestável no mundo. Não sou uma pessoa tão má assim. Errei muito, é claro, mas aprendi com isso."

Já tinha ouvido muitos elogios para essa obra e agora posso confirmar todos. Sorri,chorei, me emocionei e aprendi. Todos os sentimentos envolvidos e todas as situações nas quais a amizade dos meninos foi colocada a prova me fez refletir sobre a palavra amizade e sobre tudo que uma pessoa pode passar e sofrer. Sendo que se souber que não está sozinho, que seus amigos, são de verdade que essa amizade é tão verdadeira que nem a vida pode separar. Sobre pactos, amores e amizades. Davi, Nelson e Jordan dão uma bela lição. Perdão...Desprezo, dor, fé e o verdadeiro ato de conhecer realmente uma pessoa! Você conhece de verdade aqueles que diz amar? O Trio pode realmente mostrar algo para você que não será capaz de esquecer!

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Catharina.Mattavel 12/02/2014

O Trio - Alane S. A. Brito
Sinopse:
Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância..." Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgata r Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão...

★★★★★

O Trio conta a história de três amigos - Davi, Nelson e Jordan - que se passa em uma pequena cidade com muito poucos habitantes, Vila Duarte. Quem narra o livro é Davi, em primeira pessoa, que está com 28 anos, voltando para Vila e acaba encontrando um menino, então volta a sua adolescência enquanto conta ao menino sua história naquela Vila.

Davi nos conta tudo desde o começo, como a Vila nasceu, como são seus habitantes, como é o dia a dia naquele lugar. E principalmente como é sua relação com seus únicos dois amigos, que gostam de uma única garota, Yola. Mas isso acaba mudando quando Leonor aparece para morar na Vila, pois Jordan se apaixona perdidamente pela linda garota e assim, só Nelson e Davi passam a continuar amando Yola.
Jordan é muito julgado na Vila, como ladrão, assassino e tudo mais. Mas apesar de uns desentendimentos, Nelson e Davi continuam sendo amigos de Jordan.

"Então, comecei a entender que a morte atinge a todos, independentemente de que idade tinha, e que o dia seguinte poderá não existir, seja lá para quem for."

É um livro maravilhoso. Já dei parabéns a autora pela maravilhosa história e narrativa. E devo avisar aos leitores que o livro irá prender do inicio ao fim, que foi o que aconteceu comigo. Logo no primeiro capítulo já gostei. Pois tem uma narrativa gostosa e fácil da acompanhar.
O enredo é bem feito e a cada capítulo nos faz ficar cada vez mais curioso para descobrirmos alguns fatos. Os três amigos são muito legais, gostei dos três, cada um de uma forma diferente. Davi me parece ser muito bonito, é um personagem cativante e interessante.

Nelson é também é bem atraente e gostei muito dele, mas ao passar da história, quando um certo fato acontece, fiquei decepcionada, pois o que ele faz não é legal, assim como Davi, fiquei chateada, pois já aconteceu coisas parecidas comigo.
Jordan, apesar de julgado e odiado por quase todos da Vila, é um garoto extraordinário, não duvidei da inocência dele nem por um minuto. E o amor que ele tem por Leonor é cativante.

"É fato que são os detalhes que marcam nossas vidas e é o que fazem a diferença em dias saudosos. Os míseros, mas preciosos detalhes."

Durante a história acontece muita coisa, me fez ficar aflita, me fez rir, chorar, sofrer e amar com os personagens e sinceramente, único defeito que encontrei além dos pequenos erros ortográficos - nada demais - foi a história ter acabado. Estou com uma "ressaca literária" daquelas, o que é muito raro acontecer comigo.
O livro é meio grosso, mas se tornou uma leitura bem rápida, pelo menos para mim, vale a pena comprar.
A diagramação está muito bem feita, achei a capa muito bonitinha e simples e a fonte é muito bem escolhida.
A autora me fez pensar nos personagens mesmo depois de eu ter terminado de ler o livro, pois o final é surpreendente e inesperado, sou fã do livro e tenho que agradece-la pelo prazer que foi fechar a parceria e ter tido a oportunidade de ler seu livro. Espero ler muitos livros escritos por ela ainda.
Super recomendado.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-o-trio-alane-s-brito.html

Ronevia 26/01/2014

Terminei de ler O TRIO de Alane Brito, mas ainda não me libertei completamente da história!
O Trio conta a história de três amigos, Davi, Nelson e Jordan. Amigos inseparáveis, que viram a vila onde moravam ser palco dos mais felizes dias... e dos mais tristes também.
Lindo, emocionante... Uma lição de vida!
Exemplos da mais pura amizade, a inocência do primeiro amor, a infância que ficou pra trás, as decepções e traições, a difícil tarefa de crescer, perdas e separações se tornam inevitáveis, mas por fim, a volta para casa, reencontros, perdão e a consumação do mais puro amor.
Essa é toda a riqueza de sentimentos que encontrei ao ler este livro. No final eu fui surpreendida, e até me revoltei um pouco, mas não o suficiente para tirar o encanto da história.

Kéziah Raiol 08/10/2013

A primeira coisa a se ressaltar nesse livro é o fato da Alane conseguir anexar mensagens lindas sobre amizade, lealdade, amor e confiança em um enredo que foge completamente da “auto-ajuda”. Não pense que você vai ler esse livro e vai sair deprimido, chorando aos montes, pois a vida não é fácil e blá blá blá. Pelo contrário, ao finalizar o livro eu o fechei com aquela sensação de dever cumprido, eu nem sei exatamente o porquê, sei que o livro me proporcionou grandes momentos os quais eu não esquecerei.

Além de fugir da Auto-ajuda, o livro não é sobrenatural, não tem fadas, nem monstros assustadores, e aquelas coisas que jamais vão acontecer realmente, ele é mais real, com pessoas como nós, e, diga-se de passagem, a Alane constrói personalidades de uma maneira fabulosa, tanto que você acaba achando que tudo aquilo que se passa por essas páginas é real. Personagens tão reais a ponto de você achar que eles são aqueles vizinhos ali do canto da sua casa, tão reais, tão próximos.

Bom, conhecemos a história de três amigos – obvio, o titulo do livro condiz muito – Davi, Nelson e Jordan, os três nutriam o mesmo sentimento pela mesma garota, como vocês puderam perceber na sinopse.

Alane consegue nos fazer sentir mil coisas, quando você menos espera aquelas lagrimas já estão saindo de seus olhos, os três amigos passam por várias aprovações, e a história deles vai além de brincadeiras infantis. Fico fascinada toda vez que lembro a história, pois os três são tão reais – eu sei que já disse isso, mas é realmente um ponto que eu quero valorizar, pois pra mim foi fabuloso. Desentendimentos que passamos com nossos amigos, a amizade colocada em prova, as divergências, os afastamentos, as reconciliações.

E a pergunta que não quer calar: Você abriria mão de um grande amor por uma amizade? Se a amizade for verdadeira ela pode ser abalada por acontecimentos passados?

As páginas de O Trio nos fazem pensar, imaginar e tirar muito proveito de suas palavras nos faz dar mais valor nas amizades, nos faz saber perdoar, ter esperança, amar incondicionalmente, sofrer a perda, chorar sem medida se isso te fizer melhor.

Uma narrativa tão simples e ao mesmo tempo tão maravilhosa. Venha se aventurar com O Trio e descubra o verdadeiro significado da palavra: Amizade.

Bruuh 08/10/2013

Alane Brito traz uma história que gira em torno de três amigos: Davi, Nelson e Jordan.
A história é ambientada em uma pequena vila chamada Valentino Duarte, assim "presenciamos" eles crescendo e adequando-se à realidade, porém, durante essa trajetória, diversos acidentes (ou não) acontecem: furtos, pequenos incêndios... e tudo acaba nas costas de Jordan, pois ele é sempre visto antes de acontecer algo ruim. Com isso, grande parte da vila começa a afastá-lo, chamando-o de leproso e sempre que acontece algo a culpa é de Jordan e ponto.
Em consequência disso, a amizade do trio começa a abalar-se um pouco.

Ao passar das páginas, uma grande tragédia acontece, muitos morrem, e nem preciso citar o nome do suposto culpado, certo?
Os moradores da vila afastam Jordan mais ainda Jordan: ele não deve participar de festividades, ajudar na colheita ou ser visto por alguém.

No meio das dores desse ínterim, Davi e Nelson passam a "disputar" o amor da mesma garota, abalando ainda mais essa amizade delicada.

Com o passar dos anos, a vila de Valentino Duarte ainda aguarda mais uma tragédia.
Jordan vai cortar lenha e acaba escutando dois homens estranhos conspirando: eles querem tomar a vila. Rapidamente, Jordan tenta alertar os moradores, mas é em vão.
Passa-se o dia e todos os moradores acham um absurdo Jordan amedrontá-los, mais calmos, eles voltam à sua rotina.
Os "Selvagens" entram em Valentino Duarte e é um verdadeiro massacre.
A culpa? De quem será que é?

Nelson e Davi conseguem fugir com mais alguns amigos da vila, porém Jordan fica para trás.

Davi quer fazer de tudo para salvar o amigo.
Ele conseguirá salvar Jordan?

O Trio é um livro completo, sabe? Há drama, ação, romance, aventura, até um pouco de terror. Tratando sobre amizade, inveja, perdão, preconceito, fé... O leitor chora, frusta-se, comemora e suspira ao passar das páginas.

Particularmente eu amei essa capa, identificou bem a alma do livro. Há partes em que a Alane desenha alguns personagens e cenas, o que é maravilhoso para o leitor "entrar" ainda mais na história. Além disso, a narrativa é totalmente envolvente, não há nada massante e o leitor consegue pegar um ritmo legal.
Se você ainda não leu O Trio, está perdendo um grande momento de refletir e de saber o valor da verdadeira amizade.

Leia nacionais, se apaixone pelas letras desse Brasil!

Rafaella 10/05/2013

Sabe aqueles livros que sutilmente dão um tapa na sua cara e fazem você parar de reclamar da vida? Pois bem, quando iniciei a leitura de O trio não imaginei que ele faria tamanha diferença em como encarava a vida. Estranho, não é? Saiba que não é uma leitura fácil, mas a cada página a história de Jordan, Davi e Nelson vai lhe mostrar que só se você se deixar abater que a vida não será boa o suficiente para aproveitar os bons momentos junto daqueles que você ama. Confesso que a leitura foi bastante gratificante e não estou dizendo tudo isso para bajular a autora, que é parceira do blog, mas sim porquê o livro mostrou para mim uma forma de encarar a vida e levar tudo como um aprendizado - o que caiu bem na hora certa porque definitivamente os últimos meses não foram fáceis -. Desde o início da obra a leitura já se mostra bastante atraente porque mostra o começo de tudo como, por exemplo, a Vila Valentino Duarte foi criada e como as famílias que a fundaram estavam bastante ligadas.

É nesta vila que Jordan, Davi e Nelson vivem. Sempre que você pensa em um dos garotos logo os outros vêm à mente e o mesmo sentimento de união faz dos garotos um trio inseparável para os moradores da vila. Unidos por uma grande amizade os garotos começam desde pequenos a saber compreender os outros e viverem em paz, a não ser por Nícolas que constantemente acaba perturbando a paz dos garotos. O que também os une é o amor que tem pela mesma garota: Yola, sendo que a menina dos sonhos dos garotos é prima de Nícolas. O amor dos três é tamanho que à medida que crescem percebem que Yola não podem ficar com todos e acabam fazendo um pacto, porém algum tempo depois uma família de andarilhos chega a vila e faz com que Jordan deixe o pacto de lado, pois desta família surgiu Leonor, uma ruivinha que acabou fazendo com que Jordan deixasse todo o seu amor por Yola adormecido.

" Eu queria ter os olhos como os de Jordan, e não essas duas bolas nem marrons nem pretas. Os dele tinham um tom de azul, tão azul, que, às vezes, pareciam estar acesos. Os cabelos também eram pretos, só que mais lisos que os de Nelson. Era muito bem afeiçoado, aliás, a fama da boa aparência da família Merkel vinha desde Vale Pardal. Mas é uma pena que beleza não serve como certificado de boa índole. Pelo menos para ele não serviu..." Página 25

A cada capítulo Davi narra as histórias que acontecem em Valentino Duarte desde que os três garotos eram pequenos. Destas histórias você poderá perceber como as coisas foram mudando e deram lugar ao medo na vila, pois sempre que acontecia uma tragédia de alguma forma Jordan estava envolvido. Este azar, ou culpa, deu-lhe o apelido de leproso, pois ninguém (além de Nelson e Davi) acabava se aproximando do garoto, incluindo seu próprio pai que com o passar dos anos acabou consentindo com a "culpa" do filho nos acidentes. Inicialmente foram coisas pequenas, mas quando um dos acidentes acaba matando alguns integrantes da vila os moradores começam a excluir Jordan de todas as atividades. Um dia o garoto acaba escutando que havia um povo, conhecido como "Selvagens", iria invadir a vila Valentino Duarte e por um milagre ele consegue sair ileso deste primeiro contato com o povo que planejava invadir seu lar. Jordan chega na vila e acaba alertando todos só que com sua má fama ninguém o leva a sério e isto causa um grande massacre. Apenas alguns moradores conseguem sair com vida e em precárias condições, um destes é Davi que com a ajuda de mais algumas pessoas têm uma ideia: buscar ajuda em Vale Pardal.

" Meu destino não seria controlado por mim. Mas será que isso dependeria das escolhas que eu fizesse? Ou seja, as consequências viriam depois que eu decidisse que caminho seguir ou essa escolha já tinha sido escrito? Quer dizer, dependeria de fato só de minhas decisões? Provavelmente não importava o que eu fizesse tudo me levaria a um único fim. Eu estava bem confuso." Página 95

O Trio mostra como as pessoas acabam banalizando tantas coisas em sua vida e , às vezes, deixam de lado os bons momentos se preocupando apenas com o ódio e o rancor que nutrem por certas pessoas. A lição preciosa da obra é o valor de tudo aquilo que acontece de bom em sua vida e o amor que Deus tem por todos que criou, sendo que nunca dá a ninguém um fardo maior do que Ele sabe que podemos carregar. A vida pode ser dura e para a maioria das pessoas é, mas não importa as adversidades se você tem força, pessoas a quem pode amar e a fé fará você superar tudo de ruim que acontece. Apesar de não ser um livro que tem a autoajuda como foco, O Trio, acaba fazendo um trabalho bem interessante de revisão de todos os sentimentos que o leitor nutre por seus semelhantes e não importa como você inicie a leitura, no final desta você será uma nova pessoa.

Confesso que desde o início o personagem que mais me chamou atenção foi Jordan e sua capacidade de superar tudo de ruim que acontecia em sua vida, desde o incidente até a morte de seus pais. Ao decorrer da leitura fiquei encantada, também, pela força de Leonor e mais ainda quando no final acaba acontecendo algo que nem em meus pensamentos de leitora romântica iria acontecer. A leitura é super recomendada e deveria ser obrigatória para todos, pois só assim algumas pessoas iriam ver que o sofrimento alheio só é fácil de suportar quando, na realidade, não acontece com você. O livro tornou-se um dos meus favoritos e acredito que o momento da leitura fez com que eu apreciasse mais as palavras da autora durante a leitura, porque me identifiquei com a maior parte da obra e fiquei bem feliz de acabar a leitura e ver que haviam diversas citações para colocar na resenha, incluindo algumas que guardei para reler quando a vida acabar tornando-se complicada demais para suportar. A única área em que a obra pecou (não por parte da história nem da autora) foi na revisão, pois encontrei muitos erros de digitação. Nada que prejudique a obra em si, mas é chatinho ler palavras erradas durante a leitura. Como já falei o livro é super recomendado e por razões pessoais acabei tendo uma lição de vida com esta leitura e tenho certeza que quem der uma chance ao livro verá como a pessoa que iniciou a leitura nunca mais verá a vida da mesma forma e, ao final da obra, será uma nova pessoa.

" Talvez você ache esta revelação evidente demais. Se eu estivesse ouvindo essa história, provavelmente eu acharia. Mas fazer o quê? Às vezes o que parece um labirinto a nossos olhos, na verdade, a saída está exposta em nossa frente e não enxergamos. Em alguns casos, digamos que o óbvio surpreenda, tanto que chega a ser inacreditável." Página 434

DISPONÍVEL EM: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-trio-alane-s-brito.html