What I Didn

What I Didn't Say Keary Taylor

Resenhas - What I Didn't Say

Geek.Moderno 11/05/2021

What I Didn't Say
O livro conta a história de Jake, um adolescente de 18 anos que está cursando o último ano do ensino médio e que sonha ser piloto da Aeronáutica. Há anos o protagonista é apaixonado por Samantha – uma menina inteligente, de poucos amigos e que se mudou para a cidade dele no primeiro ano do ensino médio -, mas nunca teve coragem de dizer isso a ela.

Um dia, em uma festa com os colegas da escola, depois de beber várias cervejas, Jake foi incentivado por seus amigos a se declarar para Sam. Assim, os meninos saíram da festa e foram direto para casa da garota, mas no meio do caminho eles se envolveram num acidente de carro que deixou Jake gravemente ferido, tendo suas cordas vocais removidas. E agora? Como ele se declararia para Sam, já que não consegue mais falar?
(CONTINUA...)

Se gostou dessa resenha e quer saber o final dela e de outras acesse o Blog: www.olaleitores.com.br

site: https://olaleitores.com.br/2021/05/what-i-didnt-say-keary-taylor/

Nii. 13/08/2012

Esse livro foi surpreendente. Eu comecei a lê-lo por pura curiosidade, só ia folhear mesmo. Mas eis que o danado me fisgou logo na primeira página e quando dei por mim já estava virando a noite dentro da história cativante criada pela Keary Taylor.

O livro é escrito pelo ponto de vista do Jake Hayes, que está no último ano do colégio e cheio de planos e resoluções. Uma dessas resoluções é algo que ele deseja há bastante tempo, que é declarar enfim o seu amor para Samantha Shay. Quem ele ama secretamente desde o dia em que a encontrou a primeira vez.

Entretanto, um acidente de carro muda completamente a vida de Jake e os sonhos que ele almejava para o futuro. Um acidente que deixará Jake com uma sequela irreparável, Jake perde a capacidade de falar.
A história de ‘What I didn’t Say’ gira em torno da readaptação de Jake em meio ao amor que ele tem pela Sam... O que poderia ter tornado o livro só ‘mais um do mesmo’. O que não aconteceu porque a autora foi muito realista com relação ao Jake frente a perda da capacidade da fala e muito inteligente ao fazer da Sam uma personagem com uma história forte e que facilmente conseguiu acompanhar, com a mesma carga emocional a história do protagonista.

Fui até o final do livro encantada com essa sensação de realidade que a história me passou ao longo de todo desenvolvimento e no final dar para entender o porquê disso, o porquê do livro ser quase palpável. Em uma pequena nota a autora falar de onde veio a inspiração para escrever ‘What I didn’t Say’. E que nota! Me emocionei lendo!

Existem alguns Bônus no livro – se não bastasse os já citados- que eu adorei:

O primeiro é a pequena Ilha onde a história se passa. O que significa: ‘todo mundo conhece todo mundo’. O segundo é a família numerosa e unida que o Jake tem. E foi perceptível como isso contribuía para a readaptação do Jake.

Em suma, uma delícia de livro. Do início ao fim!

Raquel 05/06/2020

Lindo
Amei conhecer Jake e Sam e ver como eles cresceram ao longo do livro. O amor deles e descobertas evoluindo. Jake foi uma lição de vida poderia ter ae entregado a depressão após o acidente mas foi mais forte que tudo e mostrou para todos que era capaz de vencer e junto com Sam e sua família conseguiu.

Parabéns autora

Psychobooks 15/10/2012

Quando vi a descrição desse livro no NetGalley, não resisti e requisitei uma cópia para leitura, ainda assim, não tinha grandes espectativas quanto ao desenvolvimento do enredo, que poderia ter sido totalmente clichê e desastroso, mas o que eu encontrei foi um livro coming of age emocionante.

Jake Hayes mora em uma pequena ilha no pacífico, onde todos se conhecem e são amigos desde a infância. No primeiro ano do colégio, Samantha Shay, uma garota que acabou de mudar-se para a ilha, chama sua atenção e é amor a primeira vista. Sem ter coragem de se declarar, já que a garota foca em seus estudos, Jake chega ao último ano do colégio e durante uma festa, abusa do álcool e incentivado por seus amigos, decide ir a casa de Samantha dizer tudo o que sente por ela, mas no meio do caminho ele se envolve em um acidente que deixa consequências permanentes que irão mudar sua vida, ele acorda no hospital e recebe a notícia que não será mais capaz de falar.

Os personagens foram muito bem construídos, com uma boa base psicológica e um passado para firmar o desenrolar de suas histórias, esse cuidado também foi extendido aos personagens que pouco aparecem na história. Em What I Didn't Say, ninguém é perfeito, todos cometem erros, se arrependem, não querem ser o primeiro a pedir desculpas, perdoam, perdem, ganham e seguem com a vida. A numerosa família de Jake vai conquistar todos os leitores em meio ao seu caos, brigas e acima de tudo, muito amor, é fundamental para a recuperação e adaptação do garoto.

O enredo irá desenvolver-se de acordo com a nova situação de Jake, como ele vê todos os seus planos para o futuro ir por água abaixo, de repente não ser capaz de falar muda sua vida completamente, mas o aproxima de Sam, que também está passando por um momento de grandes dificuldades e juntos eles podem escolher se revoltar contra o mundo ou lutar por seus sonhos. Essa última frase pode até soar 'mais do mesmo' ou 'lição de moral barata', porém a autora foi muito habilidosa e realista ao desenrolar os fatos.

O foco do livro não está na tragédia e sim diluído em vários outros pontos como a conquista, estudos, família, amizade, bebidas, adolescência, maturidaade e acima de tudo, esperança.

A narrativa é feita sob o ponto de vista de Jake, de uma forma crua e por vezes cruel, o ritmo de leitura é rápido, com cenas românticas, dolorosas, engraçadas e irônicas. A sensação de realidade está presente durante todo o momento da leitura, ao chegar no final, o leitor é presenteado com uma 'nota' da autora que explica muito bem como ela foi capaz de trabalhar esse tema de forma crível.

Leitura mais que recomendada, para quem gosta de YA contemporâneo que ao terminar a leitura deixa a sensação de ser muito mais profundo do que um simples romance entre adolescentes.

"Mom dared to leave my side for about an hour one day and came back with a stack of fifteen notebooks, a rainbow of colored covers.
I just shook my head when she set them down.
My paper voice"

lilian 23/01/2013

Jake e seus amigos estavam comemorando a vitória do time do colégio, os amigos dele até brincam com ele filmando ele se declarando para Samantha mas eles decidem ir na casa dela incentivar ele a falar pessoalmente sobre o que ele sente, como todos estavam bêbados eles acabaram sofrendo um acidente.

Jake acorda em uma cama de hospital toda a família esta lá com ele, Jake tenta falar mas sempre que tenta a garganta dói e nenhum som sai, o médico diz que ele sofreu um acidente e que um poste ficou atravessado na garganta dele e que ele ficou cinco horas nessa situação até o resgate chegar, que eles tentaram fazer de tudo mas infelizmente eles tiveram que retirar as cordas vocais dele e que ele nunca mais poderia ser capaz de falar novamente.

Jake fica revoltado e tudo que ele pensa é que ele nunca mais vai poder dizer o que sente pela Samantha, ele pergunta sobre seus amigos e acaba descobrindo que eles tiveram ferimentos leves, Jake sempre foi muito querido no colégio sempre foi legal com todo mundo e depois do que aconteceu com ele o pessoal do colégio decide prometer que não vai ter bebidas nas festas que tiverem na cidade, o pessoal não o pune pelo o que aconteceu e a justificativa é que é uma cidade pequena e que na falta do que fazer o pessoal acaba bebendo para se distrair.
Agora que ele não é capaz de falar Jake vai ter aulas de libras (linguagem de sinais) e descobre que Samantha é a única aluna dessa matéria, ele fica feliz por um lado mas ele já perdeu todas as esperanças no momento em que soube que não poderia falar.

Eu adorei esse livro de verdade Samantha vai mostra para Jake que ficar sem falar não é o fim do mundo, eles vão passar bastante tempo juntos e Jake vai percebe que a Samantha que ele conheceu esta muito diferente, antes ela era uma menina alegre e sempre de bom humor e que agora ela esta magra, triste e mal tem amigas como tinha antigamente, ele tenta descobrir o que esta acontecendo com ela e depois faz de tudo para ajuda la,a família de Jake é maravilhosa quando ele volta para casa os pais dele decidem que ele merece ficar um tempo sozinho, por que além de perde a chance de se declarar para Samantha ele também pode perde a oportunidade de ir para as forças aéreas que sempre foi o sonho dele.

Eu gostei do livro e do desenvolvimento dos personagens, eu pensei que o livro iria focar só na recuperação do Jake mas me enganei, Samantha também esta tendo que enfrentar alguns problemas e Jake vai ajudar ela da melhor forma possível, o único lado negativo foi que só Jake e Samantha fazem aulas de libras e do que vai adiantar sendo que a família dele não esta fazendo o mesmo e nem os amigos de Jake.

O livro inteiro ele anda com um caderninho para poder anotar tudo o que ele quer dizer e acho que a autora deveria ter mudado um pouco já que a família dele é tão compreensiva, mas tirando esse erro o livro é maravilhoso e realmente nos faz refletir sobre muitas coisas.

Caro 16/06/2014

fofo!

renataah 26/07/2014

Além das expectativas
Quem nunca né gente? Quem nunca quis dizer tanta coisa pra tanta gente – em principal para aquela em especial – mas simplesmente não conseguia? Falta de coragem é um mal que assombra uma boa parte da população e mais de dois terços dos adolescentes, especialmente os apaixonados. Mas, e se você tivesse coragem, mas não tivesse voz? Já se imaginaram sem poder falar tudo o que pensa, não contar piadas com os amigos e não poder gritar de raiva? Jake também não.

Nosso protagonista é o inverso de todos os outros que já lemos por aí, porém não deixa de ser incrível. Ele não tem aquela pinta de garanhão, não é misterioso, não vem caramelizado com boa dose de sarcasmo e muito menos rude, pelo extremo contrário, o Jake é o protagonista masculino mais doce, ingênuo e educado que já me deparei. Ele mora em uma ilha no pacífico onde todo mundo conhece todo mundo e formam a cidade feliz. Sua família é conhecida por ser a maior de toda a vizinhança, contando com ele são seis filhos criados em uma enorme casa de campo na educação mais perfeita que se possa existir. É muito legal de ver como o Jake respeita os princípios pelo qual foi educado já que não vemos muito disso tanto no mundo literário como no mundo real. Jake é bonito, joga no time de futebol, honesto, carismático e tímido. Não só ele, para falar bem a verdade, todos nessa ilha. Não temos um vilão, não há o gostosão do time que bate nos mais fracos e nem a líder de torcida maravilhosa que faz um inferno a vida dos menos privilegiados.

Quando está no segundo ano colegial, uma nova estudante, Samantha Shay, recebe toda sua atenção e amor. Mas Jake nunca lhe disse isso e talvez nunca irá. Quando resolve sair em uma festa com seus amigos e bebe um pouco além da conta, Jake sofre um acidente de carro que tira por completo sua voz por toda sua vida. O conflito de todo o livro é esse, a incapacidade do Jake de dizer o que sente e pensa. Juntos de Jake, vemos como ele consegue superar essa tragédia com o apoio e suporte de seus amigos e principalmente familiares, que estão sempre a postos para ajuda-lo. Acima de tudo, recebe a ajuda de Samantha que lhe dá aulas da linguagem de libras por ser a única no colégio a saber.

LEIA O RESTO NO BLOG!!

site: http://dizairenas.blogspot.com.br/

Iara Dayanne 14/09/2014

Incrível
O primeiro livro que eu li que me emocionou no início. Isso me surpreendeu bastante, pois eu não estava esperando muito desse livro.
A história não é como as que estamos acostumados diariamente a lermos, é muito mais do que as outras.
Um mix de amoções nos acomete do início ao fim. Ódio, compaixão, medo, amor, tudo misturado.
Super recomendo essa história nota MIL. Sam e Jake vão os surpreender!
Bjoo :**

Gabi | @ps_gabih 24/11/2015

"A ?nica maneira de descobrir os limites do poss?vel ? ir al?m deles para o imposs?vel."
Esse livro ? um YA que conta a hist?ria de Sam e Jake, e ambos t?m sua vida mudada de forma tr?gica. (Meu tipo favorito de livro kkk)

Jake Hayes mora numa pequena ilha onde todos se conhecem. Ele t?m mais 6 irm?os, e isso faz com que tenha a maior fam?lia da ilha (deveria estar no Guinness kk). Toda a vida de Jake estava programada, jogar futebol, terminar o ensino m?dio e ir para a For?a A?rea.

Num belo dia (tipo conto de fadas kkk) Jake resolve sair para comemorar a vit?ria do time com a equipe de futebol. Ficam todos b?bados, e a? que a trag?dia acontece.
Jake tinha um amor plat?nico pela Samantha, e no momento de embriaguez entrou no carro de seus amigos para finalmente declarar o seu amor.
Acontece que no trajeto h? um acidente, Jake ? gravemente ferido e perde as cordas vocais.

Sam Shay ? uma garota linda e super nerd. Ela ? a melhor aluna que o col?gio j? teve em 5 anos. S? que por tr?s de toda a dedica??o aos estudos, Sam esconde algo. ? um segredo que ela precisa manter at? que atinja 18 anos.

Sam se oferece para ajudar Jake a aprender LIBRAS, e ent?o eles v?o se conhecendo melhor.

As vezes eu ficava pensando como pode uma menina ser t?o corajosa vivendo em sua situa??o. Mesmo depois de tudo o que passou ela simplesmente manteve um foco e seguiu.👏👏 O ponto baixo do livro pra mim foi que a autora manteve a Sam forte por tanto tempo, e quando ela se encontrou num momento decisivo simplesmente n?o pareceu lutar. (Tentando n?o dar Spoiler al?m dos que est? na sinopse)

Gostei demais, chorei super. Uma hist?ria bem bonita, e parece que desconhecida .. Amei ^_^

site: https://www.instagram.com/gabiihpereira/