On Chesil Beach

On Chesil Beach Ian McEwan

Resenhas - On Chesil Beach

mariana113 13/05/2020

Uma espécie de romance trágico
com desenvolvimento rápido e de forma muito sutil, te instiga a querer conhecer as causas dos problemas do casal e principalmente da personagem principal e quando elas se tornam claras pode ser uma surpresa
um exemplo de abnegação e realidade que envolvia a maioria dos ?romances? da época

(personagem mt emocionado tb)

Maitê 02/09/2018

O peso de todas as palavras não ditas nesse livro é esmagador. Todos os problemas dos personagens principais poderiam ser resolvidos com uma conversa. Mas eles não podiam ter essa conversa, não lhes era possível.
Uma geração pós-guerra, de tantas mudanças mas ainda repreendida. Mulheres criadas como seres sem sexualidade, que não tem capacidade para vivenciar uma ''vida de homem". E os homens criados esmagados pelo peso de obrigações e ideais irreais. Resultado, duas pessoas em sua noite de núpcias, sem a capacidade de se comunicar e sem entender o que está ocorrendo.
A cena da praia é curta, algumas páginas apenas. Mas é um dos momentos mais de maior tristeza que lembro de ter lido.

Bruno 17/11/2009

mestre
McEwan é mestre em expor a fragilidade humana. Ele trata de seus personagens com absoluta compaixão, de modo a nos lembrar que a todo momento estamos sujeitos a ferir e sermos feridos por aqueles que mais amamos. Mesmo assim, ele parece apontar para a existência de um antídoto contra o problema: procurar compreender o outro e aceitá-lo como é. Pode parecer que estou falando de auto-ajuda barata, mas McEwan o faz de uma maneira muito mais sofisticada, tocante e convincente.