Iracema / Cinco Minutos

Iracema / Cinco Minutos José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema / Cinco Minutos

Daniel 14/08/2023

A obra indianista de José de Alencar é uma leitura que vale muito a pena, pois nos leva a um mundo particular que só podia ser no Brasil mesmo, nos dando uma experiência artística nacional incrível.
Jamayra Greyce 14/08/2023minha estante
EU AMEI LER

fanny.Dyatlov 20/01/2023

Não consigo acreditar que pessoas gostam de Iracema.
"Sentir saudades dói, corrói a alma, entristece o coração. Mas as vezes, só as vezes é bom sentir saudades pois ela mostra a verdadeira importância que as pessoas tiveram em nossa vida. Até sentir irritação com certas pessoas as vezes faz bem, porque nos mostra que nos importamos com aquele alguém. Mas o melhor mesmo é sentir Amor, pois esse sentimentos nos mostra que não podemos viver sem aquele ser Amado."

Lido em dois dias, tive dificuldade somente com os nomes dos indígenas, não é difícil mas estava "pronunciando de forma errado", foi uma leitura mediana.

Eu realmente não sei se gostei, foi tudo tão razoável e "romântico", achei meio torturante. É tudo tão exagerado as cenas foram TODAS desfalcando para ser mais belo e poético.

José de Alencar sempre teve uma dessas de criar "grandes heróis" em suas narrativas para que as pessoas do século XIX. Se sentissem orgulhosos de serem Brasileiros.

Lucíola sempre será a minha narrativa favorita.
cama 20/01/2023minha estante
tenho traumas desse livro por causa da escola kkkkk

Hayra.Oliveira 24/06/2020

Sobre Iracema
É um romance que vale muito a pena ser lido, principalmente no tocante que diz sobre o universo feminino.
Apesar do autor ser um homem, acredito que José de Alencar conseguiu extrair com maestria essa história de amor, principalmente enfatizando a doação que a mulher faz para o seu parceiro.
Achei muito interessante a descrição da evolução do amor entre Martin e Iracema e como o autor conseguiu mesclar com a história do Brasil.

Sophia. 16/12/2022

Iracema / cinco minutos.
Iracema é um clássico, entretanto, nunca esteve entre meus livros favoritos mesmo eu sendo fã de carteirinha de clássicos. Foi uma leitura um pouco pesada para mim.
Já cinco minutos foi o meu preferido entre os dois, teve um final que eu particularmente não esperava, o que me deixou feliz.
Enfim, recomendo.

Ramon98 24/07/2023

Iracema & Cinco Minutos
*Iracema

Iracema é um texto lírico, é como se fosse a nossa Ilíada cantada. Se declamado em voz alta, os primeiros trechos soam como uma prosa que conta a história dos primeiros de nosso povo. A dramaticidade no final ganha um tom diferente da primeira parte, o que não perde em nada a beleza do texto de Alencar, guardadas as devidas críticas ao colonialismo português e a visão romântica disso.

O que não dá para deixar de mencionar é o esforço de Alencar na pesquisa da cosmologia e organização indígena. Vale ressaltar suas palavras: se quisermos uma nacionalidade da nossa literatura, não dá para fazê-la sem passar pelo conhecimento da língua indígena.

*Cinco Minutos

Uma obra prazerosa de ler e que proporciona boas reflexões, "Cinco Minutos" diz respeito às idealizações do amor romântico da época, acompanhadas por um destino adverso devido a uma enfermidade de um dos personagens. Apesar da trama lembrar os romances melodramáticos que abarrotam streamings, apresenta um desenvolvimento de personagens bastante satisfatório.

Uma das reflexões proporcionadas pelo texto é o tema da pontualidade excessiva associada à limitação da liberdade e espontaneidade humanas. Escravos do relógio e de tarefas cronometradas pelos aplicativos que ditam regras, esquecemo-nos de que somos humanos e não nos permitimos errar, cobrando-nos por isso. Retoma-se a velha discussão da contingência e de como, se não tivéssemos nos atrasado para algo, não teríamos vivido tal experiência, o pensamento dos diversos fios do tempo e das possibilidades que eles nos apresentam.

Shaylanne 03/06/2023

Um dos livros mais poéticos que li, a prosa romântica é complicada de ler, porém linda. O livro te cativa de um jeito inesperado (pelo menos para mim que ainda sou jovem) e te leva a tristeza rápidamente

Tati.Lima 25/08/2023

Achei um poucão chato, mas com final bonito...
Sinceramente, esse livros com linguagem arcaica demais, eu acho um tanto cansativos. Ok, q são relíquias e com um valor incrível, mas ainda assim, achei esse aqui, leeeeeento demaaaaais. A explicação é muito simples, trata-se de uma obra mega antigo, que expressam uma linha de pensamentos totalmente ultrapassados, mas que eram o puro suco dos valores aceitos e respeitados em sua época. O livro é de 1900, se a gente para e pensa e reflete, 1890 e 1900, eu queria o q??? Apenas uma leitura sobre uma história de amor cheia de complicações amorosas, entre um homem e uma mulher, normal para a época. Mas não me fisgou, embora o final tenha sido triste.

Rhamon Melo 01/09/2023

O livro conta com o texto integral, acaba que me perco em alguns conceitos e referências usadas pelo autor, todavia isso não faz com que se perca a essência profunda da leitura. Você se ver participando do cenário tropical e tudo o que envolve Iracema e Martim.

Amandinha 08/04/2010

Um livro que vale à pena ser lido!
Iracema e Cinco Minutos foram os Primeiros clássicos da literatura brasileira que li e acredito que começei bem. Iracema, primeiramente, é um livro bastante inteligente, onde o autor, nacionalista puro e romantista, consegue através do romance entre Iracema e Martim fazer o leitor viajar no tempo e se encontrar na época da colonização, aprendendo muito sobre a cultura indígena. Uma grande característica do livro é a linguagem, onde a formalidade da língua portuguesa se molda a singeleza da língua indígena, o que torna o livro esotérico e faz com que muitos não gostem dele, apesar de eu achar sem sentido. Cinco Minutos eu li mais rápido que Iracema e apreciei bastante, uma das característica que eu mais gostei foi em relação a delicadeza de Carlota que é muito bem descrita, outro aspecto é o vínculo criado entre os personagens do romance.
PS¹:Já tornei-me fã de José de Alencar!
PS²:Eu apenas não gostei da Introdução, pois Machado de Assis se aprofunda demais sobre a estória, contando os fatos mais marcantes, e retirando o elemento surpresa que é essencial para termos prazer na leitura!
Amandinha 27/06/2012minha estante
Nossa...Como eu era uma leitora ingênua!

Amandinha 27/06/2012minha estante
Nossa...Como eu era uma leitora ingênua!

Jaqueline Ribeiro 23/06/2010

Dejà vu sobre Iracema
Bem, eu acredito já ter lido-o há 5 anos atrás, pelo menos eu o tive em posse nessa época e por um motivo tolo doei-o para a biblioteca da escola. Então, quando estava a "relê-lo" me parecia a primeira vez que lia e a história me era completamente nova. É fato que o estilo de José de Alencar não me agrada, o romancista é confuso para mim. Sou adepta do realismo e não há como fundi-los.
Não achei a história muito interessante, e nem esperava mais também apesar de ser um clássico brasileiro e um marco histórico escolar.
Jaqueline Ribeiro 10/03/2013minha estante
Acho que mudei um pouco de opinião depois de estudá-lo, mas continua não sendo um livro querido.

Bi_Oliveira 25/01/2024

Depois de ler Eça de Queiroz, Machado de Assis e Jorge amado eu quis mergulhar de cabeça nos clássicos e pensei “por que não reler Iracema?” Pensei que uma segunda leitura me faria ter outro olhar sobre a obra. Porém eu ainda não consigo me conectar com a leitura desse livro, a historia para mim é maçante e me desperta poucos momentos de entusiasmo. Entendo a grandeza da história e acho incrível como o autor mescla o romance e a história do Brasil. Planejava ler o guarani mas realmente Alencar não é para mim, parei oficialmente por aqui!
Douglas.Milani 22/02/2024minha estante
O Guarani vale muito a pena, tem muita aventura e a linguagem não é poética. A escrita é muito diferente. Eu tinha esse receio também e fiquei super impactado. Não recomento, então, Ubirajara (esse é mais parecido com Iracema).

z..... 05/07/2017

Iracema - Cinco Minutos (A Obra-Prima de Cada Autor, Martin Claret, 2005)
Já li os dois, mas faz tanto tempo que nem lembro direito. Separei hoje um tempinho para curtir o "Cinco Minutos". Em linhas gerais, é o primeiro romance de Alencar (1856), a narrativa é no formato de confissões amorosas em cartas, tem poucas personagens e texto curto como um conto. Acredito que o aspecto mais marcante é a valorização melodramática romântica. O narrador se apaixona por uma desconhecida que não viu direito, mas sentiu a beleza e ficou embevecido em uma condução. Estranho, mas é isso mesmo. Daí para frente passa a cultuá-la amorosamente, relatando suas paixões para uma amiga através de carta. Continuando a saga, descobre a identidade da amada e que é correspondido. Há um desencontro em viagens, valorização de uma paixão em que se morre de tanto amor (o que achava que ia acontecer), reencontro dos apaixonados, cura de enfermidade a partir do beijo de quem se ama (eita!), casamento e, enfim, final feliz. Ah, e o encontro entre essas apaixonadas almas ocorreu devido o atraso de uma condução no início da história (imagina em quantos minutos...).
A parte referente à Iracema leio depois.

Em 04/08/17
Hoje terminei a leitura. Curioso que dessa vez a história não me transmitiu um romantismo mavioso como da primeira vez. Na real, Iracema parece amar em uma entrega maior que a de Martim. Por ele, renuncia a vivência em sua aldeia, os legendários Tabajaras, onde se destacava e era guardiã de um segredo místico, reforçando sua posição diferenciada. Em um confronto entre Tabajaras e Pitiguaras fere o líder de sua aldeia para salvar o amado (subtendendo uma morte), se dispondo também, algo que pasma, a matar seu irmão Caubi caso representasse ameaça.
Evidentemente estou vendo a obra fora do contexto que ela quer representar, mas na minha leitura não se ressalta hoje aspecto que seja mais impactante que isso. Ah, e o Martim parece que ama mais o Poti que a esposa, ao ponto de deixa-la só em um momento de grande fragilidade e necessidade de ajuda, ao qual sucumbiu.
O romance não me comoveu também pela visão do indígena extremamente submissa ao europeu, chamado de cristão (ironia para o que, principalmente portugueses e espanhóis, aprontaram por aqui, como nos mostra "O paraíso destruído" do Frei Bartolomé de Las Casas). Prefiro o "Ubirajara", com suas formidáveis marandubas em disposição guerreira.
Af! Pode estar fora do contexto, mas dessa vez foi o que vi na leitura.
Samara 09/08/2017minha estante
Iracema, só conseguir ler, apenas uma vez, prefiro meu O Guarani mesmo

z..... 09/08/2017minha estante
Notório. : )

loolivio 17/08/2021

pane no sistema
A linguagem é bem difícil, logo a leitura também. é um misto de palavras, mas se vc prestar bem atenção vai gostar da história. Depois fazendo uma reflexão do livro, me atentei a vários pontos e ligações externas. De modo geral é um livro bom até, mas pode se tornar maçante pela sua escrita.

Vivian.Jensen 31/12/2022

José de Alencar foi o Rei do romance brasileiro e não tem discussão! Iracema é uma narrativa tão lírica, as descrições são tão bem feitas que me senti transportada para a época e a mata brasileira. Uma história linda e trágica.