O Prisioneiro do Céu

O Prisioneiro do Céu Zafón

Resenhas - O Prisioneiro do Céu

vnunes 27/05/2020

Estou muito feliz com essa história
Eu tinha gostado muito dos dois primeiros livros, de tal forma que eu imaginei que este não chegaria aos pés. Porém, a história amarrou tantas coisas que eu não só amei este livro como passei a gostar mais dos anteriores. Essa coleção é uma obra prima!

Rafa.Barros 19/12/2020

Mais um queridinho de Zafón
Conhecer um pouco mais da história deste personagem tão incrível que é o Fermín torna o livro uma experiência ainda mais prazerosa, além de trazer aspectos da história ainda desconhecidos pelo leitor!

Uma leitura rápida, sem tantos mistérios, porém cheia de novos personagens e descobertas que vão ajudando na montagem desse quebra-cabeça maravilhoso criado por Zafón!

Envenenadas 16/09/2012

O Prisioneiro do Céu
Quando a Math me ofereceu algumas opções de livros, me encantei com a capa de “O Prisioneiro do Céu” de Carlos Ruiz Zafón. Como eu gosto de coisas clássicas e de fotografias, me interessei pelo exemplar; afinal, a fotografia da capa é belíssima.

Confesso que julguei mesmo o livro pela capa e após começar a ler este livro, vi que se trata de um livro que forma um ciclo de romances, e que este é o terceiro volume do universo literário do Cemitério dos Livros Esquecidos. Os dois primeiros livros são ‘A Sombra do Vento’ e ‘O Jogo do Anjo’, todos do mesmo autor. Mesmo assim, a história é totalmente compreensível e fantasticamente interessante. A maneira como o autor conduz a trama e (re) apresenta os personagens é leve e precisa, e mesmo não se prendendo a detalhes desnecessários, consegue nos estimular a mergulhar na história e na psique dos personagens.

A história da família Sempere é contada com detalhes por Fermín ao seu amigo Daniel, o que traz à tona tristes lembranças e aterradoras revelações.

Tudo começa quando um estranho personagem surge diante da livraria de livros raros Sempere e Filhos, em busca de Fermín, amigo do dono e funcionário do local. Na ausência deste, o visitante lhe deixa um exemplar de “O Conde de Monte Cristo”, com uma dedicatória no mínimo suspeita – e que acaba deixando o destinatário com o cabelo em pé!

“Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro. 13”. – pág. 58

Três ou quatro tramas correm em paralelo, além das referências ao livro que deu origem a saga, A Sombra do Vento.

As revelações detalhadas do sofrimento vivido por Fermín durante sua detenção no Montjuic são dolorosas, embora reveladoras. Apesar do grande terror vivido por ele, vê-lo dando a volta por cima e encontrando uma solução ao melhor estilo Dumas para um dos seus problemas, é muito interessante.

“Louco é quem se acha sensato e pensa que não tem nada a ver com a categoria dos tolos”. – Fermín, em dialogo com Sebastião Salgado. – pág. 87

E os diálogos com Fermín são sempre interessantes; carregados de sarcasmo, ironia, poesia e introspecção.

“Quem sabe se eu fosse decorar a vitrine só de cueca, alguma mulher ávida de literatura e de emoções fortes não entrava para comprar? Dizem os entendidos que o futuro da literatura está nas mãos das mulheres e Deus é testemunha de que está para nascer uma dona capaz de resistir ao charme rústico desse meu corpinho sarado”. – Fermín, sendo citado pelo Daniel em diálogo com seu pai.

“Um burrico, jegue ou asno, conhecido quadrúpede solípede que, com graça e altivez, pontua as paisagens dessa nossa Espanha, mas em miniatura, como os trenzinhos de brinquedos vendidos na Casa Palau”. – Fermín, esclarecendo a Daniel sobre os personagens de um presépio.

“Como se estivesse ouvindo mesmo de longe, Fermín parou no meio da pista de dança e ficou olhando para nós. Estendeu os braços para Rociíto e fez aquela cara triste, necessitado de carinho, que sempre tinha dado certo”. (...) – pág. 224

E Fermín é o personagem principal desta parte da história mágica do Cemitério.

O livro se divide em cinco partes e a história, desenvolvida em vários capítulos curtos, prendem o leitor com seu dinamismo e por ser bem amarrada. Os capítulos curtos, alguns com apenas uma página, cooperam para com que a leitura flua mais rápido; mas sem ser superficial ou simplória. Revela também histórias que deveriam ficar escondidas e outras que necessitavam ser reveladas. Constrói um período difícil e sofrido de uma Espanha em Guerra Civil sob o comando de autoridades cruéis e intolerantes. Mas também fala de esperança, coragem, luta e amizade.

Zafón completa o quebra-cabeça de um jeito surpreendente e que encerra (?) a série com chave de ouro.

A sinopse dá várias dicas sobre o livro e qualquer outra coisa que eu escreva aqui, revelará segredos da trama que só devem ser descobertos durante a leitura e o seu encontro com o Prisioneiro do Céu.

Sem dúvida, vale à pena se dedicar à leitura deste livro, e creio, de outros do mesmo autor.

Não sei vocês, mas já vou dar um jeito de providenciar os meus exemplares de A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo; na esperança de também ser convidado a visitar o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Virei fã de Carlos Ruiz Zafón!

Boa leitura, Victor Assis

Alana Anillo 11/05/2021

Mais uma história incrível sobre os livros (e pessoas) esquecidos de Barcelona
O Prisioneiro do Céu é um livro de ligação. Explica muito sobre a história de Fermín (que é meu personagem favorito da vida) e nos dá mais algumas perspectivas de David Martin.

Inlcui também alguns personagens que, acredito, serão importantes pro livro n° 4.

A narrativa de Zafón é incrível.

Lobinha Sincera 18/03/2022

Como não rir de Fermín??
Esse é o livro mais leve se for vê que li do zafon... Sem aranhas ou bonecos kkl
Bruna 19/03/2022minha estante
Olá, boa noite! Precisa ler algum volume antes de ler esse??

Lobinha Sincera 19/03/2022minha estante
A sombra do vento e o jogo do anjo
Pra entender melhor tudo

Celso.Gondim007 09/07/2021

Perfeição
Esse e o terceiro contato que tenho com as obras do ZAFON e até o momento não foi possível classificar as obras com uma avaliação menor que cinco estrelas.

Tati 05/10/2022

O PRISIONEIRO DO CÉU
Neste livro Zafón explica muitas coisas dos livros A SOMBRA DO VENTO e O JOGO DO ANJO. Entretanto, ainda ficam muitas coisas para serem esclarecidas e por isso é necessário ler o último livro da tetralogia.

Diio 30/07/2012

Após a leitura de um livro como “A Sombra do Vento” e de torna-lo um de seus favoritos, é normal que você crie altas expectativas quanto a continuação direta da história. E isso pode ser bom, sim, mas também pode ser bastante ruim. O que acabou por acontecer na minha experiência com “O Priosineiro do Céu”.

O livro me parece algo entre um tapa-buracos do livro anterior e um preparador para o livro que está por vir. É interessante? Sim. Mas decepciona como obra individual.

É impossível não ficar absorvido pela história, mas aqui ao invés do usual, eu arrisco dizer que só do início ao meio. Zafón parece escrever um final às pressas, com cenas fugidias e irreais, com soluções fáceis demais. Todo aquele desfecho dramático e voraz a que fomos acostumados é empurrado para o próximo livro, como se víssemos um ponto final caindo a nossa frente sem mais nem menos.

De certa forma, me parece propaganda enganosa.

Me resta esperar o próximo livro e permitir que Zafón me faça me apaixonar pela sua prosa outra vez. Por favor.
Erika 05/08/2012minha estante
Concordo contigo. A narrativa é muito boa, mas ficaram reticências no final. Parece que ele é mesmo o meio de algo que ainda não terminou.

Eduardo 17/08/2012minha estante
concordo também... acho que ele deveria ter segurado esse texto e inserido no próximo livro. Achei um livro desnecessário.

Tathy Melander 17/04/2020

Fermín é uma incógnita. Mesmo o livro contando muito mais sobre sua história, ele segue sendo um mistério.
Algumas partes soaram um tanto quanto irreais e exageradas, mas acredito que seja obra do nosso protagonista e não, necessariamente, do autor... Se é que me entendem!

Ellen - @anotacoesliterarias 05/05/2020

Virou um favorito
O prisioneiro do céu é o terceiro livro da série O cemitério dos livros esquecidos. E, nele a história é focada no Fermín, um personagem sarcástico e misterioso que aparece logo no primeiro livro, mas que até então não sabíamos nada sobre o seu passado.
Fermín está aflito e angustiado com a aproximação do seu casamento, mas não porque ele não queria casar, ao contrário, tudo oque ele mais quer é passar o resto dos seus dias ao lado da Bernarda. O motivo da sua angústia é que um fato do seu passado, pode impedir que esse sonho se concretize, então pela primeira vez em anos, ele vai contar para o Daniel Sempere a sua história.
Tudo começou quando Fermín foi preso anos atrás e conheceu um dos protagonista dos livros anteriores e este instiga Fermin a fugir e se propõe a ajuda-lo em troca de uma promessa. Promessa essa que Fermín vem a cumprir anos depois e a partir dai tudo começa a fazer sentido. A história de Fermin preenche lacunas que ficaram em aberto no segundo livro e o interliga ao primeiro, mostrando assim, que a história dos três protagonista estão interligadas entre si e deixa a dúvida do que teria acontecido ao David Martin?
Este é o livro mais curto e direto da série e se tornou meu favorito, tem capítulos curtos, uma narrativa fluida e menos mistérios do que os anteriores, mas não deixa nada a desejar, ao contrário, me deu até vontade de reler eles antes de ler o último.

Bruna.Messias 10/12/2020

Não tem como dar outra nota além de PERFEITO
Definitivamente o livro da série que li mais rápido (3 dias), não por ser o melhor mas por trazer respostas fundamentais e levantar perguntas que aaaaaaa preciso começar o próximo o quanto antes. EU TO SEM CHÃO!!!

Gigi 13/07/2022

Necessário
Terceiro livro da série. Fundamental para entender personagens e ligar histórias.
Ainda esteja na ordem Livro III, eu recomendo que seja o segundo livro para ler e assim não perder muitas informações contidas do Livro II da série.
Neste, as histórias dos personagens se entrelaçam e são muitos pontos esclarecidos. Fermín merecia um livro só para si e este foi muito bom.
Sempre impecável na escrita, sempre emocionante no conteúdo, eis mais livro recomendadíssimo de Carlos Ruiz Zafón
Muna 26/07/2022minha estante
calma, qual seria o primeiro livro? descobri agora que ?a sombra do vento? não é livro único e só li esse

Gigi 26/07/2022minha estante
Eu leria nesta sequência:
O jogo do anjo
A sombra do vento
O prisioneiro do céu
O labirinto dos espíritos

Está sequência segue uma ordem cronológica melhor para compreensão da história. Embora possa lê-los independentemente de quaisquer ordem.

Masssss, é a melhor série que li neste ano

Beatriz 02/02/2021

Livro envolvente
Um livro indicado para quem já leu O Jogo do anjo e A Sombra do vento. Zafón usou esse livro para esclarecer alguns mistérios que ficaram dos outros dois livros, cheio de plot twists. Um livro para devorar, em menos de uma semana.

Aline Guedes 30/10/2022

Muito amor por essa história e esses personagens
Li a primeira vez em 03/2014 e reler agora foi tão bom quanto na época, mantenho as 5 estrelas e ele como favorito ??

Adoro o Fermín e seus conselhos, e acompanhar sua trajetória é importante para a história e amarra diversos pontos dos dois livros anteriores .

Reli os três em sequência agora para poder ler O Labirinto dos Espíritos, e estou ansiosa por esse desfecho.