Morte dos Reis

Morte dos Reis Bernard Cornwell

Resenhas - Morte dos Reis

Clio0 16/12/2012

Uthred é um velho.

Bernard Cornwell merece uma salva de palmas por, até agora, ter conseguido descrever tão bem um personagem que em seis livros passou da infância à adolescencia, à juventude, à maturidade e está agora ingressando na meia-idade.

Isso que sempre se refletiu nos livros, a impulsividade e inquietação, agora deram pouco a pouco lugar a uma postura mais contemplativa, a um desdém pelo que antes teria feito o protagonista urrar e sacar a espada.

Esse desenvolvimento do personagem foi verdadeiramente interessante, infelizmente a história em si terminou tendo que sofrer um pouco para viabilizar a ideia. Número menor de batalhas e a morte de vários personagens secundários.

A ausência de Alfredo fez com que Uthred não tivesse um contraponto. O tempo todo parece que falta alguma coisa, o equilíbrio que o rei dava à destemperança do guerreiro. Da mesma forma, a falta de um grande amor.

Muitos leitores ainda não aceitaram a perda de Gisela, e infelizmente o autor não conseguiu tornar simpática a presença de Aethelfled como amor de Uthred em Terra em Chamas. Esse impasse foi corrigido com a nova postura de uma amiga-com-benefícios.

A edição brasileira, porém, é desencorajadora. A revisão do texto foi malfeita, e a capa, cuja arte sempre chamou atenção, é apenas um reposicionamento da capa do último volume. Bola fora pra editora.
Cello 15/03/2023minha estante
Ótimo comentário.

Jacy 28/01/2024minha estante
Excelente texto!

Luan.Brito 05/10/2020

Show!!!
Que série de livros maravilhosa, não consigo parar de ler. Como é interessante ver o caminho que o nosso personagem principal já percorreu, conhecemos o cara criança e neste livro ele já está com 45 anos.

Alex 17/02/2024

O começo do fim, ou o início de outra época?
No sexto livro das Crónicas Saxônicas, Cornwell segue nos levando por entre a história de formação da Inglaterra.

Nesse livro, ele retrata um período muito curto, mas de tremenda importância, a morte do Rei Alfredo e a sua sucessão. Seguido das batalhas que houveram naquele período.

É uma narrativa ágil, sem enrolação, extremamente agradável. Com um final fabuloso.

Seguiremos para o próximo livro.
Cosmonauta 08/03/2024minha estante
Alfredo, o mestre em enrolar o Uhtred.

Alex 08/03/2024minha estante
Alfredo o rei bagre ensaboado, rssss.

Zé Pedro 15/07/2012

Uhtred de Bebbanburg
O grande problema destas obras literárias em que o escritor está vivo, as sequencias das séries estão sendo escritas e as estórias estão em aberto, é que os livros demoram demais a nos chegar, ainda mais quando é um autor estrangeiro, com o Bernard Cornwell.
A gente acaba esquecendo a estória, perde o fio da meada e tem que ler uma boa centena de páginas para reconhecer os personagens e as situações que os envolvem.
Mas, como sou apaixonado pelas crônicas saxônicas, a espera sempre vale a pena, já que, em minha opinião, dentre toda a vasta obra do autor, esta é a mais bem escrita e agradável de ler.
Aqui me deparo novamente com Uhtred de Bebbanburg, o guerreiro nortumbriano que serve ao rei Alfredo, e ao seu fiho Eduardo, suas andanças nos fins dos anos de 800 e início dos anos 900 d.c., contando, em primeira pessoa, suas aventuras como um dos baluartes da defesa do reino saxão contra os ataques dos dinamarqueses e dos próprios saxões que não concordavam com a realeza. É o início da tentativa de unir a então inimaginável Inglaterra. Esses dias e essas batalhas contras os invasores vikings, são fundamentais para a unificação do reino.
Uhtred é fundamental, então, para a união da Inglaterra, diz o autor. Um nortumbriano criado por dinamarqueses uniu a Inglaterra? Certamente mera liberdade literária...
Neste “Morte dos reis”, como o título já diz, há óbitos reais, tentativas de invasões dinamarquesas, lutas, paredes de escudos, romances, muitos padres conselheiros, e a promessa de que vem outras aventuras de Uhtred de Bebbanburg por aí, até que ele volte à sua terra natal, ao seu presente.
O jeito, então, é aguardar o próximo capítulo.

25/06/2012
Franque 25/06/2012minha estante
Só pra lembrar: Uthred não é dinamarquês. É "nortumbriano".

Zé Pedro 25/06/2012minha estante
Corrigido, Franque. Thanks!

Klelber 28/06/2012minha estante
Esse livro até que chegou rápido, pois foi lançado em janeiro deste ano nos EUA. O primeiro da série levou quase dois anos pra chegar aqui... Mas é fato, demora mesmo. E pelo visto ainda vem um sétimo livro da saga.

Marcel 29/06/2012minha estante
Verdade, tenho o grande problema de esquecer os anteriores por causa da demora!!! mas vamos que vamos! Bernard é o cara!

Diogo Teixeira 15/07/2012minha estante
Você tem toda razão. Eu acompanho a série desde o primeiro livro e já tive que relê-lo para "me situar" melhor na história!

Lucia 21/09/2012minha estante
Concordo, estou inciando o vol. 6 e ainda não consegui me orientar, acho que vou ter de voltar ao 5.Isso está acontecendo também com "Cronicas de gelo e fogo", onde são muitos os personagens e entre um volume e outro a gente esquece alguns pontos da história.

NK 03/10/2012minha estante
Já tive que reler, mas não foi porque esqueci. Na época parei na metade de um dos livros e resolvi começar de novo.

Considerando o número de livros que o Bernard Cornwell lança por ano, acho que essa série é lançada mais rápido do que o esperado. Leve em conta que o livro tem enredo histórico e pesquisa equivalente se faz necessária.

Samuca 23/10/2012minha estante
Um dos grandes problemas da sociedade atual, com esta fartura de informações, é que estamos cada vez mais mal acostumados.

Se incomoda tanto aguardar os novos livros, leia as resenhas e antes de começar a ler certifique-se que o autor já finalizou a obra.

Zé Pedro 24/10/2012minha estante
Calma, Samuca! Só fiz um comentário. Não venha armado, qual um viking querendo matar reis!

Felipe 12/11/2012minha estante
Mas o livro é meio que auto-explicativo, com o personagem sempre lembrando passagens dos anteriores... Obvio que os livros fossem lançados em seqüência industrial, mas nao vejo grande prejuízo no lapso temporal em que estão sendo lançados...

Dane 18/11/2012minha estante
Com esse lapso temporal eu sempre confundo os padres! Nunca lembro quem que é quem! Hahahahha

Flavio Pinheiro 21/01/2013minha estante
Além do lapso temporal que provoca a perda do fio da meada eu também confundo com outros livros, enfase na trilogia de Jan Guillou, Arn o Cavaleiro Templário, as aventuras se parecem.

Psycho 03/02/2013minha estante
Realmente temos um lapso temporal grande entre os livros devido a sua demora... mas vale muito a pena reler cada um... do primeiro ao quarto eu ja li duas vezes cada... agora estou pra começar a ler o sexto e penso seriamente em ler novamente.. sou muito fã das Cronicas Saxonicas!

Guto Rêgo 18/03/2013minha estante
Comprei os 5 livros de vez, imaginando que seria o todo.....fiquei chateado, pois não gosto de ler séries sem tê-la completamente....mas agora só resta aguardar o 7º e possivelmente, último livro.
Em leituras como esta, o número de personagens é muito grande e nós acabamos perdendo o fio da meada, como disse o amigo acima.

Taty Vasconcelos 07/02/2016minha estante
Ainda não cheguei nessa parte de ter que começar a esperar, comecei a ler e vou ler todos seguidos, estou no sexto livro, pra mim os melhores foram o terceiro e o quinto livro,já estou prevendo uma ressaca literária horrível.acho que quando terminar o nono o jeito vai ser assistir a serie.

Bianca 06/07/2012

Morte dos Reis - Bernard Cornwell
A história em si é aquilo que já conhecemos dos 5 livros anteriores: Uthred é o máximo, paredes de escudos, traições, padres chatos atrasando a vida de todos, dinamarqueses causando problemas e sendo vencidos. Também é sabido que a narrativa de Cornwell é uma delícia de ser lida, de modo que em "Morte dos reis" não é diferente. Embora os ingredientes sejam os mesmos, a narrativa ainda nos instiga, empolga e irrita por sabermos que muitos livros da sequência estão ainda por vir. A questão é exatamente essa: não se iluda pensando que está para acabar. Historicamente falando, Æthelstan (filho de Eduardo) é o primeiro rei de uma Inglaterra unificada e a história de Uthred seguirá até a existência desta Inglaterra (e tivemos indícios disso em todos os 6 livros). "Morte dos reis" termina no fim do ano 902 e, portanto, não avança muito no tempo. Uthred continua o mesmo guerreiro forte, pretencioso, espertíssimo e, claro, uma peça fundamental na "manutenção" do dominio saxão e - principalmente - no desenvolvimento daquilo que virá a ser a Inglaterra. Toda essa maravilha que é o personagem principal é apoiado pelo fato de o mesmo ser o narrador, é claro. Desta vez, ele encontra menos dificuldades em se fazer ouvir e, como já é de se esperar, muitos dos fatos ocorrem por sua causa ou à sua maneira. E mesmo tendo esse personagem/narrador um ego tão abertamente inflado, não deixamos de adorá-lo, rir com ele e desejar estar lá ao seu lado na "parede de escudos". Penso que Bernard Cornwell é um excelente autor principalmente por (dentre muitos outros motivos) fazer uma pesquisa séria a respeito da História, Geografia e Literatura dessa Inglaterra da qual ele fala com tanta propriedade e minúcia. Os personagens históricos são extremamente bem amarrados à trama ficcional, quase sem se perder daquilo que os registros medievais atestam sobre o período. Creio que esse comprometimento, além do inegável talento para amarrar ambos - História e Ficcção - são os ingredientes que fazem de sua obra um marco na literatura atual. Que venham os (muitos) próximos volumes porque, como já cansamos de ler: "Wyrd bið ful aræd".

DaniloSoarex 11/08/2021

A Morte dos Reis traz um dos acontecimentos mais importantes das Crônicas Saxônicas.

Uhtred no meio de tudo como sempre, tendo que lutar contra os inimigos de Wessex e contra os conselheiros do rei.

A narrativa do Bernard Cornwell é muito envolvente. Mais uma vez ele nos oferece ótimos relatos de batalhas e estratégias. Chego quase na metade da saga ansioso por mais conflitos que só o excelente Cornwell sabe criar!

JoAo 17/06/2023

MORTE DOS REIS
Mais uma vez Bernard cornwell me surpreende novamente com esse final incrível e agora temos um rumo grandioso definido, eu digo que agora começa um nova fase na obra esse livro foi uma virada de página para muitos personagens e estou muito ansioso para o próximo livro.

Sabrina 30/05/2020

"...se o mundo está em paz significa que alguém está planejando uma guerra."
Habituada a carnificina desenfreada nos livros anteriores, esse livro teve um enfoque mais político com tramas bem desenvolvidas, Uhtred recorreu a armadinhas bem planejadas para escapar das lâminas dinamarquesas, nos aguçando ainda mais.
Leitura e . 30/05/2020minha estante
Oii.. boa noite, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro no Domingo!! Te espero la! Obrigado ? ??

@leituraeponto

Sabrina 30/05/2020minha estante
Claro. boa sorte

Machado 20/05/2020

Morte dos Reis
Morte dos Reis - "Parede de escudos. Ela aterroriza. Não há lugar mais terrível que a parede de escudos. É o lugar onde morremos, onde conquistamos e ganhamos reputação".
Esse trecho define o ápice dessa obra, batalha, sangue, espada, escudo e glória. Cornwell é um dos melhores, se não o melhor escritor de romances históricos e essa obra não decepciona, um excelente livro, narrando com maestria as traições e tramas políticas que levam à batalha por domínio de Wessex. No começo do livro vemos uma trama lenta e sem ligação com o título, mas após o meio da obra o autor liga todos os pontos e nos presenteia com um final emocionante.  Recomendo a leitura!
#ODestinoéInexorável

Roberto_Silva 05/07/2023

A Idade Chega Para Todos
Como sempre a escrita desse autor é maravilhosa, agora explorando a perspectiva do nosso bom guerreiro precisando aceitar o fato de que esta envelhecendo. Essa constatação faz surgir um sentimento de frustação [das boas no caso kkk] pois apesar dele ter subido na vida ainda parece estar tão longe de realizar o seu sonho. O final deixou um gostinho de quero mais que fez eu começar imediatamente a continuação, diferente das outras vezes em que eu dei uma pausa. No geral, essa seria esta longe de ser enjoativa, ainda dando para explorar bastante esse tema.

Oscar.Valeriano 06/06/2023

Ultred continua lutando por Alfredo e Wessex, em meio a desconfiança dos padres "conselheiros" do rei.

Felipe.Mello 05/03/2022

Bom, mas pouco criativo em relação as obras anteriores.
Gostei desse 6º livro da saga, mas as fórmulas dos outros livros se repetem e acaba sendo um pouco cansativo. De todos os livros das ?Crônicas Saxônicas? que li até aqui, essa foi a história menos inspirada e criativa de Bernard Cornwell.

Lilian 21/10/2022

Bernard Cornwell nunca erra
Magnífico como sempre.
Mas vc cansa depois de 6 livros.
Tô indo pro sétimo animada, kkk
Demorei mais de 1 ano pra terminar.