Livro do Cabelo

Livro do Cabelo Leusa Araújo

Resenhas - Livro do Cabelo

Escuta Essa 17/08/2013

Resenha – Livro do Cabelo, Leusa Araujo
No “Livro do Cabelo”, publicado pela editora LeYa, a autora Leusa Araujo nos brinda com sua maravilhosa pesquisa, que durou seis anos, sobre o cabelo, onde aprendemos também sobre vários acontecimentos históricos, desde os mais interessantes até os mais bizarros.
Adorei ler cada página e visualizar as imagens que ilustram as matérias abrangendo vários temas bem curiosos como: tipos de cortes de cabelos, penteados, tradições, suas origens culturais e seus significados, posição social, diferença de gêneros, ritos de passagem, rituais religiosos, a proposta unissex (homens e mulheres de cabelos curtos e homens e mulheres de cabelos longos), a onda hippie, a história dos dreadlocks, a indústria de venda de cabelos, a onda do cabelo estilo chanel, perucas, calvície tanto feminina quanto masculina, o uso de perucas que chegavam a pesar 8 quilos e eram sustentadas por armações de ferro, o castigo público de raspar a cabeça de outra pessoa como sinal de vergonha e humilhação (como no caso das vinte mil francesas que tiveram seus cabelos raspados nas ruas de Paris em 1944) e inúmeras outras histórias.

Uma parte interessante é a “Revolta do Shampoo” que fala sobre um reality show “The 1900 House” que promoveu um grande desafio a uma família de classe média britânica: viver durante 3 meses em uma casa, nos moldes de 1900, em Londres. Apesar das dificuldades geradas pela ausência de água quente e de eletrodomésticos, o principal abalo sofrido pela dona de casa foi a falta de shampoo. Ela tentou fabricar um sabão caseiro com uma mistura de banha de vaca e essência de perfume e o resultado foi péssimo. O segundo passo foi fazer uma receita usando duas gemas de ovo e suco de limão nos cabelos, o resultado foi um verdadeiro omelete nos cabelos, assim ela acaba fraquejando e infringe as regras do programa ao burlar a vigilância e comprar as escondidas um shampoo.

A pesquisa da autora, não para por aí, encontramos também ótimas histórias sobre barbeiros, cabeleireiros, sabonetes, a chegada do shampoo, tinturas, poções e etc.

E se você pensa que esse livro é somente para o público feminino, você está redondamente enganado, ele conta a história do “cabelo” tanto feminino quanto masculino.
Vamos encontrar todos os tipos de cabelos: lisos, crespos, coloridos, cacheados, brancos, vários tipos de barbas, bigodes, costeletas e muito mais.

(...)
Leia mais sobre a resenha de "Livro do Cabelo" em...

Te espero lá ;) Deixe seu comentário, vou adorar retribuir :)

Renata do blog Escuta Essa

site: http://www.escutaessa.blogspot.com.br/2013/01/resenha-livro-do-cabelo-leusa-araujo.html