Branca de Neve e o Caçador

Branca de Neve e o Caçador Lily Blake

Resenhas - Branca de Neve e o Caçador

maria 24/04/2020

O livro é muito bom, é bastante fiel ao filme. Fiquei muito empolgada quando descobri sobre o livro, já que é primeiro livro que eu li baseado num filme e não ao contrário, que é bem mais fácil de se encontrar.

O livro tem cenas a mais e alguns detalhes diferentes do filme. Então se você já viu, recomendo ler.
Thalyta26 06/05/2020minha estante
Eu achei bem superficial,já que quando eu vou ler,espero ler tudo que o personagem pensou em cada cena e pá,mas esse é mais uma descrição do filme.

maria 06/05/2020minha estante
Realmente, também esperava.

Julia4483 12/05/2021minha estante
Ele é de romance?

auroras 14/12/2023

I was looking for a breath of life...
?Quem você será quando for confrontado com o fim?
O fim de um reino.
O fim dos bons homens.
Você correrá?
Você se esconderá?
Ou perseguirá o mal com um orgulho venenoso?
Em pé diante das cinzas.
Em pé diante do céu de inverno.
Em pé diante do chamado.
Ouça o choro da batalha.
Deixe-o gritar desde as montanhas.
Desde a floresta até a capela.
Porque a morte é uma boca faminta.
E você é a maçã.
Então, quem você será quando for confrontado com o fim?
Quando os abutres estiverem circulando.
E as sombras descerem.
Você se curvará?
Ou lutará?
Seu coração é feito de vidro
Ou da pura cor, Branca de Neve??

Uma releitura maravilhosa. Fazia anos que não colocava as mãos nesse livro e foi tão bom ler novamente. A adaptação cinematográfica dele me agrada bastante principalmente por conta da Kristen Stewart e da Charlize Theron, elas estão extraordinárias - devo confessar que nas partes da Branca de Neve li com a voz da KStew na minha cabeça de tanto que já assisti ao filme. A leitura é tranquila, o único ponto negativo é que em alguns momentos fica arrastada por ser um tanto repetitiva. Não vou me prolongar na resenha porque me conheço e sei que acabarei falando do mais sobre o filme e aqui não é o letterboxd. Recomendo a leitura, essa versão dos personagens clássicos que conhecemos é de tirar o fôlego com as suas reviravoltas.

Breath of Life - Florence and The Machine

Paloma Viricio 06/08/2012

Embarque no tenebroso mundo de Branca de Neve e o caçador
Por Paloma Viricio

Os contos de fadas não são mais os mesmos. A Branca de neve não segue mais a linga princesa singela e inocente, ela luta e sabe claramente quais os objetivos que almeja alcançar. A bruxa é demasiadamente bela e muito mais malvada. O caçador faz-se presente, estingando os desejos da doce Branca de neve. E o príncipe? Será que ainda pode despertar a princesa de um feitiço tenebroso? Realmente os contos de fadas já não são os mesmos, nada é como parece. “Porque a morte é uma boca faminta. E você é a maça.”

Ravenna teve uma infância difícil, sofrida, precária ao lado do irmão e da mãe. Até o dia em que a figura materna deixa de ser o escudo protetor dos dois, que presenciam toda a morte da mesma, mas antes ela entrelaça os filhos com um feitiço extremamente poderoso, envolvendo a beleza da jovem. Ravenna e Finn prometem jurar a morte daquela que lhes deu a vida e ai que tudo começa.O Rei Magnus encontra Ravenna, apaixona-se por ela, mas é morto pela mesma após o casamento. Ela dilacera e derrama sangue de quase todo o reino, mas por algum motivo mantém a filha dele, Branca de Neve, viva. A menina cresce, o tempo passa e Ravenna continua a mesma sensual, linda e maravilhosa mulher que era há 10 anos.

Acontecimentos despertam a jovem princesa que consegue fugir do castelo. Essa entra na Floresta sombria e luta pela própria vida. É na mesma floresta que ela conhece o caçador, um bêbado abalado pela morte da ex-esposa. Será que eles conseguiram sair vivos de lá? Enquanto isso o Reino ainda é de Ravenna, quem irá acudir o povoado?

Branca de Neve e o caçador é um misto de suspense, terror, guerreiros, seres encantados, monstros, romance e muita ação. Poderia ser melhor? O livro é mágico, perfeito, encantador. Esse foi um dos lançamentos mais esperados do mês de junho de 2012 e publicado pela Editora Novo Conceito, que mais uma vez está de parabéns. Não somente pela escolha da maravilhosa história, mas também pelo ótimo trabalho na diagramação, montagem do Kit para parceiros, capa e ilustrações internas. O romance de Lily Blake, foi baseado no filme, roteiro de John Lee Hancock, Hossein Amini e Evan Daugherty, sendo também uma história do último citado.

“Então, quem você será quando for confrontado com o fim? Quando os abutres estiverem circulando. E as sombras descerem. Você se curvará? Ou lutará? Seu coração é feito de vidro ou da pura cor, Branca de Neve?” Super aprovado. Desejo uma ótima leitura, mas se preferir, ainda tenho um pedaço da maça.

O trabalho Embarque no tenebroso mundo de Branca de Neve e o caçador de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Isie Fernandes 25/08/2012minha estante
Oi, Lominha.

Tô muito a fim de ler Branca de Neve e o Caçador. Muita gente tem criticado o livro, dizendo que não é espetacular, especialmente por ter sido baseado num filme.

Sua resenha ficou ótima, é positiva e nos deixa com vontade de ler. E o livro é lindo! Estou encorajada a lê-lo.

Isie - http://isiefernandes.blogspot.com.br

C. Aguiar 25/08/2012minha estante
ah eu estou afim de ler esse livro, já vi muita gente criticando ele por diversas vezes em diversos blogs.
acho que as pessoas deveriam respeitar o gosto alheio.
ah amo livros com seres encantados, acho que esse é um dos motivos de querer ler sabe.

^^
espero ganhar o sorteio

David 25/08/2012minha estante
o livro em si foi um dos mais falados no mês de junho, o que me chamou muito mais atenção para ele. A capa é simplesmente linda, de se apaixonar >3
Adorei a resenha nega, arraso como sempre!

Monique 25/08/2012minha estante
Deve ser interessante esse livro, pretendo lê-lo!
A capa ficou bem bonita *-*
Espero não me decepcionar com o livro.
Beijos (:

Cis 27/08/2012minha estante
O filme foi perfeito mais o livro sera bem melhor.
Quero muito ele.

Escuta Essa 27/08/2012minha estante
Estou querendo muito ler esse livro e gostei muito da capa. Sei que tem várias resenhas positivas e negativas por aí, mas quero ler para ver o que vou achar ;)
Beijinhos
Renata
@blogescutaessa

Paloma Viricio 28/08/2012minha estante
Agradeço á todos os comentários na resenha. Não vi o filme, apenas li o livro...mas minha irmã viu e pelo que conversamos a obra impressa é obviamente mais rica em detalhes. Livro é livro sempre e mesmo que baseado em um filme, não tem nem comparação porque é sua imaginação que te guia. Acredito que o fato de não ter visto o filme facilitou a leitura e não podou minha mente.
Espero que tenham sorte na promoção do blog. Beijinhos!

Felipe Santos 28/08/2012minha estante
Muito falaram sobre o filme e que era eletrizante e tals... Fiquei super curioso para ler a história! Ainda mais quando Kristen Stewart é a Branca de Neve né!

Elisama.Lucena 28/08/2012minha estante
Assisti ao filme,acho que deixou a desejar. O livro da mais detalhes. Mas em si a historia eh boa.

Mahsahh 29/08/2012minha estante
Bom eu ainda nem li ou assisti ai filme , mas gosto deste misto de terror e suspense, desse lado negro das releituras dos clássicos . Livros que tem todo esse cuidado com diagramação e ilustração, capa fazem com a narrativa fiquem muito melhor !

Bia Rodrigues 30/08/2012minha estante
Eu estou louca para ler esse livro, tipo não gostei do filme, mas amei a historia.

Jeniffer Viana 01/09/2012minha estante
Eu vi o filme e adorei, mas ainda não li o livro. Quero muito ler, mesmo já sabendo da história.

Lara 02/09/2012minha estante
Muito boa a resenha, to doida pra ler o livro

Lara 02/09/2012minha estante
Muito boa a resenha, to doida pra ler o livro

José de Souza 04/09/2012minha estante
O filme é sensacional. O livro então, deve ser perfeito. O livro sempre aborda maiores detalhes, e prende o leitor em cada palavra, esse deve prender o leitor do começo ao fim.

Mayara884 05/09/2012minha estante
Vi o filme, fiquei super curiosa para ler, ai lendo essa resenha a curiosidade aumentou ainda mais

Bruna M. 06/09/2012minha estante
Eu simplesmente estou louca para ler esse livro. Sua resenha ficou ótima e me deixou ainda mais curiosa.

www.umagarotaeseujeans.blogspot.com

Tem promoção rolando!

Bruna M. 06/09/2012minha estante

www.umagarotaeseujeans.blogspot.com

Tem promoção rolando!

Maristela 07/09/2012minha estante
Gostei demais de sua resenha. Estou doida para ler o livro. Parabéns.

Jess 07/09/2012minha estante
Apesar de ter lido comentarios negativos sobre esse livro, tenho uma imensa vontade de o ler, gostei muito da sua resenha. Realmente o mundo moderno esta mudando a literatura classica.

Jada171 15/09/2012minha estante
Estou doida para ler essa versão e saber o que há de diferente em relação a tradicional, vale a pena dar uma conferida.

Georgia Bugov 17/09/2012minha estante
quero muito ler essa versão,a parte da madrasta é a melhor (:

biiahsl 23/09/2012minha estante
Já li o livro e também assisti ao filme. Confesso que esperava mais da escrita, porém através do livro podemos ler mais sobre a madrasta do que é representado no filme. Gostei bastante da sua resenha, parabéns! Grande beijo ;*

Silvando 24/09/2012minha estante
Estou curioso para ler este livro, acho vale a pena dar uma analisada

Joana Masen 03/10/2012minha estante
Adoro essa ideia de os contos de fada estarem recebendo novas versões. Num mundo dinâmico como o de hoje, não dá mais para ficarmos lendo as mesmas historinhas de príncipe encantado e final feliz com a princesa. Quero muito ler o livro.

Daiane S. 18/09/2013minha estante
Tanto o livro como o filme são muito bons. Assisti ao filme primeiro e agora acabei de ler o livro. É encantador, ainda me encontro no mundo de Branca de Neve. O melhor é que a história foge completamente dos tradicionais contos de fadas. Super recomendo!

boi 07/06/2019minha estante
e muito assustador

Pam 28/03/2023

Sinopse: Branca de Neve e o Caçador - Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração.A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Começo a resenha com uma pergunta : você já assistiu o filme Branca de Neve e o Caçador? Se sim, é o filme em forma de escrita e caso tenha respondido negativamente esse livro vai ser diferente das histórias tradicionais da branca de neve que conhecemos quando criança.

Nesse livro quebramos aquele ciclo onde o livro vira filme, aqui a escrita veio direto das telinhas para as páginas graças a Lily Blake.

O começo da história se repete aqui também como das demais versões, Branca de Neve cresce sem a mãe e seu pai se apaixona por Ravenna (rainha má), por sua beleza encantadora e suas palavras sedutoras. Aqui ja temos uma diferença a rainha chega na história como uma "prisioneira" no reino onde o pai de Branca de Neve reina, a paixão do rei pela prisioneira foi de primeira vista e logo resolve se casar com ela e para infelicidade do rei ele é assassinado no mesmo dia de seu casamento e mudando drasticamente o futuro do seu reino. Ravenna vira rainha e Branca de Neve vira prisioneira por 10 anos.

Milagrosamente Branca de Neve consegue fugir no mesmo dia em que a rainha decide matá-la.

Aqui a rainha continua com a mesma fascinação de beleza e deseja ceifar a vida de Branca de Neve ou qualquer garota que tire seu mérito de mulher mais bonita do reino.

Dessa vez os anões não vão ser o suporte da princesa mas sim o Caçador, um pobre coitado que vive de bar em bar enchendo a cara e sofrendo por um luto inderteminavel.

Temos um personagem que podemos dar o título de príncipe mesmo ele não sendo, William o melhor amigo de infância da princesa depois desses longos dez anos montou junto ao seu pai o duque, uma resistência contra o reinado da Rainha e é para lá que Branca de Neve pede para o Caçador leva-lá.

O livro foi raso, sem aprofundamento nos personagens. Eu confesso que imaginava que teria algo a mais do que não teve no filme mas estava errada e consequentemente fui arrastando a leitura.

Adri 23/12/2021

A branca de neve é bem diferente nessa história
Se esse livro é bom?
Não, ele é PERFEITOOOO!!
Faz com que a gente se apaixone logo nos primeiros capítulos pela história e a força da Branca de neve.

Tribo do Livro 04/07/2012

Branca de Neve e o Caçador - Cinema e Literatura
Por Ver Sobreira
Para alguns estudiosos os contos de fadas, descrevem a representação "de modelos para o comportamento humano, por isso mesmo, dão significação e valor à vida " e mais ainda que diferentemente dos mitos, os contos de fadas podem nos transportar para algo otimista, enquanto os mitos nos levam a revelações pessimistas.

Independente disso, contos de fadas nunca foram "historinhas para dormir," apesar da predisposição de alguns em achar isso. Certo, é verdade que Perrault, Andersen tentaram de todas as formas minimizar os acontecimentos em suas história; já os irmãos Grimm, não quiseram ir por este caminho e deram a eles uma certa roupagem de terror. Porém, a pós-modernidade que tem em sua teia a sétima arte, foi muito mais além. Nos últimos tempos, muitas histórias ditas "contos de fadas" vêm sendo subvertida. Utilizando-se de todos os recursos que esta arte pode dispor alguns roteiristas e diretores têm feito excelentes trabalhos. Enquadro ai "Branca de Neve e o Caçador" que independente das atuações de cada ator, foi realmente uma leitura supreendente da história de Branca de Neve. E a partir do roteiro, deu-se o romance publicado aqui pela Novo Conceito.
Branca de Neve, como poucos é um conto que nos ajuda a distiguir com muita nitidez as principais fases da infância, porém nesta releitura toda o processo de infância é praticamente abdicando em favor do crescimento da heróina. Depois de anos presa, após a morte do pai pelas mãos da madrasta ,– na noite de núpcias –,desabrocha uma linda jovem, que será responsável por fazer justiça e libertar seu povo do jugo da rainha má.

Há neste contexto vários reflexos dirigindo a personagem: o primeiro após a fuga e se embrenhar pela Floresta Negra, o caçador sai em sua busca, sem saber quem realmente está procurando. Neste momento, Branca de neve é ainda uma menina, um tanto quanto assustada, porém que não tem medo de entrar na floresta escura para se salvar de um destino pior, ou seja, por mais medo que ela tenha, a morte certa pelas mão da madrasta é pior de que tentar fugir ao encontro do desconhecido. Na fuga, ela é encontra pelo caçador que independente de nada saber, acaba de uma certa forma tomando partido dela.

O segundo reflexo seria em minha opinião, a manifestação do sagrado feminino e masculino, que ocorre quando Branca de Neve encontra o cervo (O gamo-rei - o Deus conífero, protetor dos animais e dos homens, esta uma lenda da mitologia celta). Neste momento, Branca de Neve começa a se dar conta do seu verdadeiro papel, o de mulher e posteriormente de rainha. Ali teoricamente ela recebe uma "benção" para seguir em sua missão, porém também não deixa de ser um despertar, porque a partir deste acontecimento ela é vista com outros olhos pelo Caçador. Metaforicamente podemos dizer que esta manifestação do sagrado masculino e feminino se completa na figura do Caçador.Neste momento, Branca de Neve se tornará capaz de qualquer coisa e passará a não temer o que está por vir, ali há um entendimento do papel dela dentro da sociedade e em que ela está implicada.

O momento inevitável, a mordida da maçã. Depois de tantas subversões, se faz necessário que aqui seja também diferente. A figura da pobre velhinha encurvada que quer vender uma simples maçã, não cabe mais. Branca de Neve já sabe quem é ela, qual seu papel para o desfecho da história e o que deve fazer. Neste ensejo somente uma figura de confiança poderia se aproximar e induzi-la a comer a maçã; já que se arriscar na macieira do palácio era algo comum entre os dois. Então a Rainha Má toma a forma de : Willian, o amigo de infância, um possível príncipe encantado. E o que advirá?

A princesa jaz, sufocada e inerte. O que pode acontecer a partir dali? O caçador se desespera; William se sente incapaz, e seu beijo não a despertou. Tudo está perdido. A escolhida, a prometida está morta. Este é o momento crucial de uma personagem, a libertação de quem ele é, e este é o Caçador. Sufocado por tantos acontecimentos em sua vida, "a morte" de Branca de Neve, faz com que ele chegue ao seu limite. A vida já havia sido modificada para ele, quando da morte de sua esposa. Aquela que era seu pilar. Quando conhece a princesa e passa por várias situações ao lado dela, começa a ter uma nova expectativa de vida, de viver.

(...) Voltei a pensar em mim mesmo novamente. e nunca me cuidei. Até conhecer você. Você me faz lembrar dela. Seu espírito, seu coração. E agora você também se foi. –Vacilou sobre as palavras, sentindo o nó aumentar no fundo da garganta. – Vocês duas mereciam algo melhor e eu sinto muito por ter falhado com você também. (...)

O despertar de Branca de Neve, não é o príncipe e sim o Caçador. E, é aqui que surge o terceiro reflexo, a heroína, a mulher guerreira e destemida. Claramente inspirada em Joana D'arc, porém sem conotação religiosa, pois esta não cabe neste contexto. Mas, sim a guerreira poderosa, decidida que tem um ideal e nada irá tirá-la desse caminho. Incita seu povo à luta, comanda seus guerreiros. E enfrenta a Rainha Má, pois Branca de Neve, conhece seu segredo e sabe como destruí-lá.

Em suma, o conto de fadas foi subvertido, mas ainda assim deixou alguns elementos, como bosques, fadas, entre outras coisas. Porém, está claro que estes usos foi apenas no intuito de não suspender de todo a origem da história. A princesa em verdade, não preciso exatamente que o homem fosse seu salvador. O que ocorreu foi um esforço conjunto, do masculino e do feminino para se chegar a um propósito e neste caso o feminino foi valorizado.

Referência Bibliográfica:
BETTELHEIM, Bruno. Branca de Neve. In: A psicanálise dos contos de fadas. Editora: Paz e Terra.2010.pág:277-296

kathy kristine 18/06/2012minha estante
Achei um máximo a resenha! O livro realmente parece ótimo , uma união entre o homem e a mulher para vencer o inimigo é bem melhor do que ser A donzela em perigo . Acho isso muito clichê. Ainda não assisti o filme , mas o livro deve ser mais detalhista pois através do livro podemos ver o que os personagens estão pensando, sentindo .

Mari Siqueira 18/06/2012minha estante
Gostei da resenha!
O trailer do filme me fez querer ler, mas a resenha deu um gostinho a mais na história!! *-* vou ler antes de assistir para não perder a graça ;D

Quartaroli 18/06/2012minha estante
O filme é ótimo, mas essa resenha me fez muito querer ler o livro. Mostra que nem sempre se precisa ser uma princesa presa em uma torre( ou com anões e uma madrasta má) ÓTIMO *___*

Tribo do Livro 18/06/2012minha estante
Pessoal, não esqueça que precisa seguir a Tribo aqui no Skoob para concorrer. Valeu

Bruna Costenaro 18/06/2012minha estante
Usei o Bettleheim no meu tcc, li ele de cabo a rabo hehehe!!

Adorooooo a história da branca de neve em td suas milhares de versões, mas o que mais gosto nela não é nem ela, mas os anões que amo!!

Boa Resenha!!!

Miquilissss

Karini.Couto 18/06/2012minha estante
Estou doida demais para ler esse livro!
Espero que seja em breve!
Bjs!

Nanda 19/06/2012minha estante
Desde que eu fiquei sabendo do lançamento desse livro eu to louca pra ler.
Sempre gostei de contos de fadas, e gosto de ver o outro lado da história, um exemplo muito bom é a série Once Upon a Time.
Gostei muito da resenha.
Beijos

Josi 19/06/2012minha estante
Eu li o primeiro capitulo e achei otimo, fiquei louca para ler o livro. Muito boa sua resenha.
Parabens

Gabriela Medeiros 19/06/2012minha estante
Doooooooida pra ler! *-------*

João Pedro 19/06/2012minha estante
Muito maneira a resenha, quero ler!

Tribo do Livro 19/06/2012minha estante
Pessoal, ainda faltam 20 comentários para o sorteio. convidem seus amigos para participar!

Débora Paes 20/06/2012minha estante
Li o primeiro capítulo e estou ansiosa para ler o livro todo.

loen 24/06/2012minha estante
Goste muito da sua resenha, bem profissa rs.
Estou muito ansiosa pra ler esse livro. Adorei o filme e não vejo a hora de ler!
Beijo

Drake 25/06/2012minha estante
A resenha ficou ótima . Espero que o livro seja tão bom quanto a resenha ^^

Thér (@gatonaestante) 04/07/2012minha estante
To a meses louca pra ler o livro! ótima resenha, só da mais vontade de ler logo! =)

MônicaDucielly 10/07/2012minha estante
òtima resenha! embora o livro não me empolgue muito, fiquei bastante curiosa com o enredo!

Tribo do Livro 10/07/2012minha estante
Pessoal, o resulta da promo do Kit já saiu esta lá no blog www.tribodolivro.com. confira lá. Resolvemos fazer logo o sorteio , pois atingimos 21 seguidores, apesar do objetivo inicial ser 30. Com estava se alongando não achamos justo e sorteamos ontem, pelo Random como foi avisado previamente.

Rafaelbing 22/09/2022

Um clássico digno de ser lido!
História maravilhosa, conhecida desde a infância, com um toque revolucionário que conhecemos do filme.
Li praticamente em 24 horas, a escrita é leve, envolvente e única.
Recomendo a viajar nessas páginas ?? ?

Tatiane.Nogueira 10/05/2023

Fofo
Nada mais do que a própria história da branca de neve eu amei o filme a ponto de ver várias vezes já o livro achei legal mas não tanto quando o filme

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Bia 06/06/2012

"A morte é uma boca faminta... e você é a maçã" - Branca de Neve e o Caçador.
Branca de Neve e o Caçador apresenta uma ótima e interessante narrativa, um livro surpreende qualquer um.
Na maior parte da história, Branca de Neve e Eric, o caçador, fogem de um confronto com o irmão da rainha Ravenna, que quer arrancar o coração da princesa. Porém, no final eles cessam a fuga e finalmente enfrentam o problema. Branca de Neve não é aquela mesma dos contos de fadas tradicionais, não é frágil, ela aprende a lutar e propõe uma guerra ao se unir aos rebeldes, que antes apenas se escondiam.
O livro dá uma outra cara ao conto original, utiliza os fatos já conhecidos de uma nova maneira. A relação inesperada entre o caçador e a princesinha flui de num jeito envolvente, faz o leitor perceber, antes mesmo da personagem, que há um vínculo entre eles. Cria-se então uma dúvida a respeito de William, um amigo da infância. Seria realmente ele a pessoa que ela amava? Seria realmente com ele que ela queria ficar? Mas a narrativa não explora muito o gênero (romance), é mais equilibrada, não um amor de primeira vista, nem uma atração momentânea, tudo muito bem orquestrado.
Há um pouco de suspense, aventura, ação e fantasia, que contribuem para uma história mais rica.
Ao fim do livro um gostinho de quero mais, porquê a heroína do reino não termina seu final feliz com nenhum dos pretendentes, o que instiga o leitor a imaginar o que poderia acontecer a partir dali, apesar de estar claro que ela escolheria viver seu "feliz para sempre" com o verdadeiro amor, aquele que a trouxera de volta à vida com um beijo.
Mayara 08/06/2012minha estante
Acho que o livro termina assim, sem uma escolha porque já não trata-se de uma busca hipócrita pelo amor, pelo casar, pelo príncipe, e por todos os princípios machistas que somos instigadas a procurar e sonhar a vida toda. Aqui, Branca de Neve não é uma serva dos homens, ela é uma princesa liberta e já não busca como ideal o amor, ele só é consequência de sua luta. Uma mulher independente e cheia de coragem, bem diferente do que costumamos ver e desmistificando a imagem de mulher inferior e frágil que precisa do sexo masculino para viver bem. Aqui a história é bem outra. Onde seres humanos são complemento um para o outro e não uma condição.

LuizaCands 29/08/2021

Extremamente raso.
Eu não tinha tantas expectativas assim, porque, apesar de gostar muito do filme, geralmente os livros que adaptam essas obras cinematográficas não vão tão além do que foi mostrado. Contudo, esse livro se superou: conseguiu ser ainda mais raso do que o filme, não acrescentou em absolutamente nada nem fez um esforço para que pudéssemos nos conectar com os personagens e suas motivações. Parece mais uma transcrição resumida das falas dos atores.

*"- Isso é o que eu queria fazer quando escapei. Mas aprendi que não há paz enquanto os outros sofrem."*

A história em si é muito interessante, mas não foge do que já conhecemos: Ravenna, a "Rainha Má", ludibriou o rei com sua beleza após a morte da mãe de Branca de Neve e tomou o reino para si, instaurando uma era de caos, medo e repressão. Ela precisa se alimentar do espírito de jovens para manter sua beleza e seus poderes, contando com a ajuda do seu irmão para cumprir com essa tarefa. Em um certo dia, seu espelho mágico revela que a mais bela do reino passou a ser Branca de Neve, aquela que Ravenna manteve trancada por anos numa torre por razão desconhecida.

Determinada a ocupar novamente a sua posição como mais bela de todas e manter permanentemente seus poderes, sem precisar de outros artifícios, a atual rainha ordena que a filha do falecido rei seja levada para ela. Contudo, é claro que as coisas não aconteceram como ela gostaria (ou a trama nem existiria). Branca de Neve consegue escapar e foge para a Floresta Sombria, sendo perseguida por um grupo de soldados, o irmão de Ravenna e um caçador experiente nesse ambiente, que foi contratado pela rainha.

O Caçador, com uma recompensa não muito sólida pelo trabalho, questiona a veracidade do trato feito com a rainha ao conhecer Branca de Neve, assim como os motivos da perseguição, já que a jovem parecia inofensiva e pura. Assim, mais do que a oferta de ouro, sua consciência o leva a ajudar a princesa a chegar a um lugar seguro. E é dessa maneira que os demais acontecimentos se desenrolam, desde o encontro com os anões até a rebelião final contra a tirania da rainha.

Todos esse elementos tornaram o filme um daqueles que prendem minha atenção e, sempre quando passa na televisão, eu vejo. Por isso, por mais que não tivesse muita expectativas quanto a essa leitura, ainda esperava que minha experiência fosse, ao menos, igual à que eu tive assistindo ao longa-metragem. Entretanto, não só a transição mas também os próprios eventos são muito corridos. Não há uma análise psicológica dos personagens, então é quase impossível se compadecer deles, entender o que se passa em suas mentes e se conectar com suas motivações e escolhas. Além disso, diversas pontas ficam soltas, sem qualquer explicação, e muitas oportunidades de aprofundamento, especialmente em relação às histórias do Caçador e de Ravenna, foram perdidas.

Por fim, resumidamente, digo que é uma leitura agradável e válida, mas a experiência que tive foi decepcionante. Ver o potencial que a história tinha para um desenvolvimento muito melhor ser transformado em um simples resumo é um pouco triste. Ainda assim, essas 200 páginas fazem o possível para tentar captar, pelo menos, grande parte da essência da trama. Portanto, é uma boa pedida se você realmente é fã do filme e gostaria de ter contato com o enredo de outras maneiras ou então nunca assistiu ao filme, só ouviu falar da história.

*"- Acredito que a vida é sagrada, ainda mais desde que eu experimentei a liberdade. - Branca de Neve continuou. - Mas perdi o medo da morte. Se Ravenna vier contra mim, vou correr ao seu encontro. E se ela não vier contra mim, vou correr ao seu encontro. Sozinha, se eu precisar. Mas, se vocês se juntarem a mim, terei prazer em dar a minha vida a vocês. Porque esta terra e seu povo já perderam muito."*
gabi 31/08/2021minha estante
ai que penaa, eu amo o filme

Ana 09/06/2023

Bom pra sair de uma ressaca literária
Eu particularmente não dei uma nota tão boa, até pq o livro todo é somente ela fugindo da rainha na floresta com o caçador, mas o pouco que eu gostei o deixou razoável por ser uma uma leitura rápida e não cansativa, que vc pode ler em um dia pra escapar do comum ou sair de uma ressaca literária. Eu não gostei muito pq realmente o livro é somente ela fugindo da rainha maluca. Acho que teria muito mais coisas a se desenvolver, mas no geral a leitura foi realmente gostosa, apesar da excessão.

My_santos 01/05/2023

Não sou muito de livros assim,mas dei uma chance,não tenho muito oq dizer,gostei,mas não leria novamente

Queria Estar Lendo 23/07/2015

Resenha: Branca de Neve e o Caçador
Não sei se vou conseguir cumprir minha meta na Maratona Literária de Inverno, mas só o fato dela ter me feito ler Branca de Neve e o Caçador já valeu a pena. Afinal, faz três anos ou mais que ele estava na minha estante aguardando para ser lido.

O livro é super curto, com apenas 208 páginas, e quebra aquele ciclo ao qual estamos adaptados: livro virando filme. Neste caso, o romance escrito por Lily Blake busca adaptar em palavras aquilo que nos foi contado na tela de cinema em filme homônimo, estrelado por Kristen Stweart e Chris Hemsworth.

"Quem você será quando for confrontado com o fim? O fim de um reino. O fim dos bons homens. Você correrá? Você se esconderá? Ou perseguirá o mal com um orgulho venenoso?"

A história parte da premissa básica do conto já tão conhecido, a Rainha Má que inveja a beleza da jovem Branca de Neve e deseja matá-la para que possa voltar a ser a mais bela do Reino. Na contramão do conto de fadas, porém, temos uma Branca de Neve que é feita prisioneira por sua madrasta durante dez anos e que consegue fugir de seu cativeiro exatamente no dia em que a Rainha decide matá-la (conveniente, não?).

Dessa vez nada de casinha de anões que a acolhem, oferecem amizade e muitas canções felizes. Mas o Caçador se faz presente na imagem de um pobre coitado que vive bêbado em luto pela morte da esposa e que salva a princesa. A diferença é que Eric, o caçador, acompanha Branca de Neve em sua jornada para fugir da Rainha. Enfrentando os perigos da Floresta e sempre fugindo do irmão de Ravenna e seu exército, o Caçador e a Princesa são obrigados a conviver e acabam por aprender mais um sobre o outro.

"Em pé diante das cinzas. Em pé diante do céu de inverno. Em pé diante do chamado. Ouça o choro da batalha. Deixe-o gritar desde as montanhas. Desde a floresta até a capela. Porque a morte é uma boca faminta. E você é a maçã."

Se existe uma princesa, uma rainha e um caçador, é claro que precisa existir um príncipe também. Ainda que não possua de fato o título, William, filho do duque, ocupa este lugar na história. Amigo de infância de Branca de Neve o garoto conseguiu escapar junto com seu pai na noite do Casamento, na qual a princesa foi feita prisioneira. Agora, dez anos depois, ele e o duque montam uma resistência, um local a salvo dos malfeitos da Rainha Má. E é para lá que Branca de Neve paga para que o Caçador a leve.

Com uma escrita leve e rasa, o livro funciona realmente como uma forma de por o filme em palavras. Não existe uma análise mais profunda dos personagens, o mais perto que chegamos disso é a história do Caçador, e muita coisa interessante deixou de ser mostrada. Ravenna era uma personagem de possibilidades extraordinárias, que não soube ser bem trabalhada. A protagonista, se é que ela de fato era protagonista, é insonsa, mimada e me deu nos nervos muitas vezes (imaginar ela com a cara da Kristen não ajudou em nada, também).

"Então, quem você será quando for confrontado com o fim? Quando os abutres estiverem circulando. E as sombras descerem. Você se curvará? Ou lutará? Seu coração é feito de vidro. Ou da pura cor, Branca de Neve?"

Para finalizar, se tem algo que eu possa elogiar sobre o livro é a parte gráfica. A diagramação com folhas pretas dividindo os capítulos, a árvore estampada no início de cada capítulo, a divisão de partes do livro, tudo foi muito bem feito e que deixou o livro mais interessante do que de fato é. Sim, meus caros, comprei o livro pela capa/diagramação.

Maca 22/04/2020

Legal
Não me empolgou tanto porém achei uma leitura válida. Foi legal.

Bia 26/12/2012

O que é isso?
Esse com certeza foi o pior livro que eu li na minha vida.
Nada é bem explicado. Tudo passa muito rápido, é como se alguém estivesse contando uma estoria em meio a uma conversa sem muito nexo e sem muitos detalhes. Se o leitor se desconcentrar da leitura por alguns minutos, depara-se com os personagens principais, inexplicavelmente, do outro lado do mundo. Mais especificamente, a estoria é um resumo. Não passa de um resumo.
Muitas pessoas me advertiram da possibilidade de esse livro ser ruim, mas eu continuei com a intenção de lê-lo porque eu não estava mesmo a procura de uma literatura de alta qualidade, mas apenas de um livro leve e simples pra me divertir. Acreditava que, pelo fato de o livro ser baseado em um filme, poderia ter uma estoria, no minimo, bem estruturada e divertida (e ser melhor do que o filme).
Se a brevidade do livro não ficou clara, vou explicar de forma mais direta: em duzentas paginas de "convívio" com os personagens, não se sabe quem eles são, não se conhece seu caráter e nem suas características psicológicas. Não se sabe o que desencadeia a estoria e nem o porquê.
Foi uma grande perda de tempo essa leitura...
Não poderia, é claro, deixar de ressaltar que foram necessários quatro escritores que já possuíam uma estrutura de base para a estoria (o filme) para escrever essa obra.