Mil Mágicas

Mil Mágicas Diana Wynne Jones

Resenhas - Mil Mágicas

Mateus 06/12/2010

Como todas as pessoas que leram os livros de Diana Wynne Jones devem saber, a autora não gosta de escrever séries em ordem cronológica e nem com os mesmos personagens. Segundo ela, ninguém é obrigado a ficar lendo livros e mais livros apenas para saber o final de uma história. Por isso, sua série Os Mundos de Crestomanci possui os mais variados personagens e não segue uma ordem definida.

Em Mil Mágicas, porém, a autora nos traz novos e divertidos personagens, além de exibir também excelentes personagens antigos para que possamos matar as saudades. O livro possui quatro contos fantasiosos e incríveis, que embora diferentes entre si, são todos igualmente ótimos.

O primeiro conto, Um Feiticeiro ao Volante, narra as aventuras de um feiticeiro do mal que perdeu seus poderes, e quer fazer de tudo para ter sua mágica de volta. Em meio a situações hilárias, decide roubar carros para conseguir dinheiro - o que não dá muito certo.

O Ladrão de Almas, que para mim é a maior e melhor história do livro, nos traz novas aventuras dos jovens Gato Chant e Tonino Monatana, que apareceram em outros livros da série. Foi ótimo poder ver esses dois personagens novamente em ação, e me diverti muito com a história, que se passa no meio de sequestros, feijões saltitantes e vidas que voam.

A terceira e uma das mais criativas histórias é O Centésimo Sonho de Carol Oneir, que nos mostra a vida de uma garota que fabrica sonhos para vender, até que em seu centésimo sonho ela perde sua capacidade de sonhar. É claro que para acabar com uma grande confusão que se aproxima, só Crestomanci para ter a solução.

O último conto e, na minha opinião, o mais maduro de todos, é O Filósofo de Theare. Diana Wynnes Jones nos mostra um mundo totalmente diferente do nosso, em que existem deuses extremamente organizados e não suportam qualquer tipo de bagunça. Quando uma pessoa que irá questionar seu mundo perfeito é profetizada por um dos deuses, eles farão de tudo para evitar que isso ocorra.

É extremamente triste pensar que Mil Mágicas é o último livro da série Os Mundos de Crestomanci lançados no Brasil. Outros dois livros da série foram escritos, mas não apareceram por aqui. O que devemos fazer é aproveitar cada um dos livros da autora e esperar pelos próximos, tendo em mente que Diana Wynne Jones é realmente a rainha da fantasia. Pelo menos é isso que penso, e digo o tempo todo: foi uma grande sorte ter conhecido seus livros, e tanto autora quanto suas obras serão lembradas eternamente por mim.
Gláucia 07/12/2010minha estante
Adorei Mateus!
Vai pra caixa de desejos!

Fimbrethil Call 08/01/2010

Bom!
Como todos os livros de Crestomanci, muito bem bolado e desenvolvido, dessa vez em contos curtos, que abordam outros aspectos da vida e do trabalho de Crestomanci.

Num deles um mago criminoso que perdeu a mágica consegu pagar para tê-la de volta em outro mundo.

Em outro, crianças do castelo Crestomanci são sequestradas (é imporescindível ler os outros livros da série antes para entender quem está nessa história).

No próximo, Crestomanci ajuda uma menina que não consegue mais sonhar.

E or fim, no último, Crestomanci precisa ajudar um menino de um outro mundo, numa história que me lembrou muito Terry Pratchett.

Um livro que á muito agradável de ler.

Gabriel369 10/09/2013

Mil Mágicas: Leve, mágico e divertido.
Confesso que os livros da Diana Wynne Jones vêm me encantando nos últimos tempos. Em Mil Mágicas, quinto livro da série Os Mundos de Crestomanci, são apresentados quatro contos independentes, sem qualquer ordem cronológica e de leveza e bom humor sublimes. Confesso que não dava nada pela série e pela escritora, ao julgar pela infantilidade que esperava encontrar nos livros, mas acabei me encantando com a maneira única e divertida de escrita da Diana.
O primeiro conto é bem leve e divertido, fui obrigado a pausar várias vezes a leitura para poder soltar uma gargalhada. O segundo conto é bem longo, de início bem chatinho, mas quando chega na reta final a trama fica bem interessante. O terceiro conto eu já conhecia de um outro livro (A Caverna dos Magos) e o quarto ficou sendo o meu favorito, me prendeu do começo ao fim.
Enfim, um livro bem leve e gostoso de ler, com deliciosas pitadas de humor e diversão.

Nat 27/08/2017

Um feiticeiro ao volante conta a história do Feiticeiro Feliz, um azarado de nascença que perdeu seus poderes quando Crestomanci os tomou dele. A situação complicou porque os poderes também eram seu ganha pão. Quando um policial o flagra tentando arrombar a porta de um carro, ele foge ee vai pedir ajuda de uma bruxa sua amiga, que oferece uma nova vida em outro mundo onde ele poderia ter seus poderes de volta. Só que as coisas não acontecem exatamente como ele queria...
Em O ladrão de Almas, Eric Gato Chant não está muito feliz com a chegada de Antonio Montana, um menino italiano que despertou o interesse de todos na casa. Apesar de chamar a atenção de todos, Tonino não parece muito mais feliz do que quando chegou, e quando Janet, Roger e Júlia ficam doentes, Eric é quem sobra para fazer companhia para Tonino.
O centésimo sonho de Carol Oneir conta a a história de Carol, uma menina que vende sonhos, ela tem a capacidade de sonhar o que quiser. Só que uma noite isso não acontece. Sem que alguém consiga explicar o por quê disso, seus pais agora só esperam que Crestomanci possa ajudá-la.
Em O filósofo de Theare, alguns deuses acabam por se destruirem na tentativa de se protegerem de uma profecia. Eles sabem que profecias se cumprem e tentam acabar com ela, mas tudo dá errado, e o mundo continua a se dividir em dois.

Um livro pequeno que eu nem demorei para ler. Comecei meio devagar, mas a partir do segundo conto, já estava mais entusiasmada. Gostei por que o livro não trouxe personagens já conhecidos, somente, mas alguns novos. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/08/mil-magicas-diana-wynne-jones-52-weeks.html

Gabyh 31/03/2019

"Eu estava entrando no banco para ajudar você, Feiticeiro, e você vai e rouba o meu carro!"

No decorrer dos livros da série é fácil perceber que Crestomanci é responsável por cuidar da magia de vários mundos, afinal, o uso descontrolado dela pode trazer muitos problemas. Nesse quinto livro da série, nos deparamos com algumas histórias que nos fazem ver que mesmo o mais poderoso bruxo, possui alguns aliados para ajudá-lo a controlar o uso da magia.

No primeiro conto conhecemos o Feiticeiro Feliz, que apesar desse nome não passa de um grande azarado que teve seus poderes retirados por Crestomanci, enquanto fugia da polícia em seu mundo, o Feiticeiro viu a oportunidade de ser mandado para outro mundo onde além de conseguir fugir, ele ainda recuperaria seus poderes, ele realmente viu uma vantagem nisso e não pensou duas vezes antes de aceitar a oferta, mas nem tudo foi da forma como ele esperava, e se viu preso em uma situação que não gostaria, tudo por ter agido de forma impulsiva.

O conto seguinte vemos como personagens principais do conto, os já conhecidos Eric Gato Chant - que aparece em Vida Encantada - e Tonino Montana - que aparecem em Os Magos de Caprona -, nesse conto é fácil perceber como Eric está incomodado com a presença do outro menino, já que ele deixou de ser quem detinha a atenção de todos no castelo, que apresenta uma grande má vontade de ajudar Tonino a se adaptar ao castelo de Crestomanci, e isso só piora quando Júlia, Roger e Janet ficam doentes, deixando que o jovem Eric seja a única companhia do italiano por algum tempo.

No terceiro conto ficamos conhecendo Carol, uma menina que vende sonhos, isso mesmo, seu poder está envolvido no fato de que ela sonha o que quiser, até que uma noite isso não acontece, ela simplesmente não sonha nada e parece que ninguém sabe o que está acontecendo com a menina, resta a seus pais poucas opções se não recorrer a Crestomanci e esperar que ele possa ajudar a resolver o problema, que no fim é algo fácil de se resolver.

O último conto do livro percebemos que com a intenção de se protegerem, alguns Deuses - bem organizados - acabara quase se destruindo, afinal, eles sabiam que todas as profecias feitas se cumpriam, mas no momento em que apareceu uma que lhes desagradou ou ameaçou seu reinado eles procuraram dar um jeito de mudá-la, contudo isso não deu certo e a profecia continuaria a se cumprir, para que finalmente aquele mundo pudesse se dividir em dois como todos os outros mundos.

Todos os contos mantém a narrativa através dos olhos das crianças, o que se mostra um ponto bem forte da narrativa da série.