Damas de Honra

Resenhas - Damas de Honra

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa704 25/02/2023

Divertido, mas...
"Damas de honra: quatro casamentos e nenhum funeral" é uma leitura rápida, fluida e divertida.

Mas sinto que faltou algo no final, uma vez que em menos de 5 páginas a autora encerra a trama sem dar ao leitor explicações sobre o desfecho dos personagens. O epílogo deixou a desejar..

Apesar de ser um chick lit dos anos 2000, uma questão que me incomodou um pouco foi gordofobia presente no livro.
Margô 01/03/2023minha estante
Vixe... já não entra em minha lista, não gosto de nenhum comentário pejorativo com pessoas gordas...arffff

Nathy @peculiareslivros 27/03/2023

Então... não funcionou
O que gostei: a linguagem foi fluida. Ainda bem, pois não aguentaria muito mais. Realmente é um livro ao estilo da Sophie Kinsella, mas pelo menos gostei um pouco mais do livro da Sophie. O que não gostei mesmo: a Evie era um poço chato de insegurança, várias das situações foram ridículas, não teve mistério real (já dava para saber muita coisa no início), achei que tiveram alguns momentos machistas... enfim, não gostei, de verdade, infelizmente

site: https://www.instagram.com/p/B1TzxILj_Er/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Lu 09/03/2014

Há dias em que eu entro numa livraria e penso: "Acho que hoje vou variar! Não vou comprar nenhum livro da Nora Roberts/Tess Gerritsen/Richelle Mead. Quero um autor novo!". E, realmente, já encontrei algumas pequenas jóias assim, comprando por impulso. Foi o caso de "Estudos Sobre Veneno", de Maria V.Snyder e "Julieta", de Anne Fortier.

Dessa vez, eu me dei mal. Muito mal.

Acho que devo começar pelo texto da Jane Costello. Ele é ácido e irônico, como um chicklit britânico deve ser.... Mas apressado demais. O corte entre os acontecimentos é feito de forma abrupta para ser mais impactante e engraçado, mas o resultado acaba numa certa falta de continuidade entre os capítulos. A não ser que ela alterasse os pontos de vista, o que não acontece aqui. Se por um lado, ela agiliza a leitura, por outro, ela torna a história superficial.

E o mesmo se pode dizer de seus personagens. Sinceramente, tirando a bitch da Valentina, esqueci o nome das outras. Especialmente a protagonista, a Evie. Além dos micos federais que ela pagava, não tive nenhuma impressão dela. A Jane Costello está tão preocupada em escrever um texto engraçado (sem sucesso, sinto dizer), que esqueceu de construir uma protagonista.

Gostaria de poder dizer que a parte do romance é boa, mas até onde eu li, todas as cenas em que o mocinho aparecia e falava uma meia dúzia de palavras eram interrompidas por cenas "engraçadinhas".

Então, "Damas de Honra" entra para a minha listinha de furadas, junto com "A Vidente" (tenho arrepios só de lembrar) e o igualmente desastroso 'Faça o seu Pedido". Mal escrito, mal conduzido, personagens que não dão liga.

Não recomendo.

Naty 29/05/2012

www.meninadabahia.com.br

Às vezes, por mais que você queira alguém,
por mais que o ame, por mais que esteja desesperada por ele...
Às vezes não pode ter essa pessoa. Isso dói pra caramba.
Mas às vezes você simplesmente não pode ter.
Pág. 365

Evie tem 27 anos. Não consegue se apaixonar e por isso coleciona uma longa lista de ex-namorados. Nesse ano, Evie está cotada para ser dama de honra em três casamentos.

O primeiro casamento é de sua melhor amiga, Grace. Grace já mora com o homem dos seus sonhos há sete anos e juntos tiveram 2 filhas lindas, mas eles resolveram oficializar a união. Nesse casamento, Evie conhece ‘He-Man’. Um homem com uma beleza crua. Lindos olhos ora cinzas, ora castanhos. Mas He-Man é o acompanhante da detestável Valentina. A cena em que ela o conhece é hilária.

No próximo casamento - de uma amiga rica, Georgia -, Evie reencontra o He-Man. Ele acabou ficando amigo de jogo do noivo. Antes do casamento, porém, eles se reencontram na despedida de solteira de Georgia. E algo mais bizarro – do que aconteceu no primeiro encontro – acontece! rs

- Está tudo bem com você? – eu pergunto, percebendo de pronto a pergunta ridícula que fiz. Não foi ele que teve uma briga, e perdeu, com um objeto de uma sex shop.
- Está, tudo legal – diz ele.
- Hum, Jack, arrã – eu digo. – Obviamente, não era meu.
- O que não era seu? – diz ele.
- Aquele... Aquele... objeto – sussurro.
- Quer dizer o vibrador? – diz ele
- Era de Georgia! – apresso-me a dizer. – Ela achou que tinha me dado as algemas, entendo, e...
- Algemas? – repete ele.
Ah, meu pai.
Pág. 156

Logo após o casamento, eles marcam um encontro. Finalmente Evie está namorando alguém, o namoro já dura algumas semanas e ela não está enjoada dele. O terceiro casamento do ano está chegando. É o casamento da mãe de Evie. Ela irá com o He-man – que na verdade se chama Jack – como namorado fixo. Yes!

A felicidade era tanta que ela mal podia acreditar, mas como tudo que é bom geralmente dura pouco, um ex-namorado perseguidor, maluco e lunático, conta algumas coisinhas à Jack. O paraíso acabou. Evie está no inferno.

Damas de Honra: Quatro casamentos e nenhum funeral, de Jane Costello (Record, 432 páginas, R$ 39,90), é uma mistura de Vestida para Casar com Missão Madrinha de Casamento. Humor inteligente, tiradas sarcásticas, pequenos dramas. Evie é idealista e romântica. Está em busca do príncipe encantado, mas enquanto ele não aparece ela sai beijando os sapos. A ‘vilã’ da história é super egocêntrica. Valentina é obcecada por ela mesma. Ninguém tem o corpo mais bonito do que o dela, nenhum homem olha pra outra quando ela está por perto,... E por aí vai. Evie tem maior ódio dela.

A escrita dela é deliciosa, você lê e não sente o tempo passar. Escrita fluída, personagens engraçados, um pequena dramazinho. Esse livro é como aquelas comédias românticas que assistimos no cinema. Engraçado e triste ao mesmo tempo. Ah, como diz na capa, realmente lembra um pouco os livros da Sophie Kinsella.

Este é o primeiro livro de Jane Costello. Com certeza, lerei os próximos dela.
*Rô Bernas 11/07/2012minha estante
Ameeeeeeei..li em 2 dias...simplesmente delicioso!!!!
Obrigada por me emprestar!!!!
=D

Naty 11/07/2012minha estante

*Rô Bernas 11/07/2012

Quer um livro despretensiosamente divertido, com personagens engraçados, tiradas cômicas e um humor bem sarcástico? Achou!!!
Delicioso do início ao fim...bom pra intercalar entre uma leitura mais densa...o livro começa bom e termina melhor ainda. =D
Tem aquele humor sagaz, sabe? Os personagens são cativantes e dá vontade de conhecer de verdade.
A história pode muito bem acontecer na vida real. Até Valentina que achei que ia ser uma chatinha antipática e esnobe, se torna muito divertida.
Um espaço especial pra mãe da Evie...que figura é aquela???

Achei este diálogo deliciosamente mordaz sem ser vulgar..kkkkk

-Estou tão feliz com seu visual, Charote. Eu tenho mesmo umas habilidades ocultas, não tenho? - diz Valentina. - E realmente acho que a terapia de cabelo e beleza deve ser a área em que mais me destaco.
-Na semana passada você disse que era o boquete - observa Georgia. - Você me disse que podia fazer os cabelos de um homem ficarem em pé.
-Ah, sim. - Valentina sorri. - Isso também (pág. 177)

AMEI TODO!!!!!

belle 19/08/2020

Já conhecia a escrita da Jane Costello pq li Quase Casados e lembro de gostar bastante da história e ficar lembrando dela de tempos em tempos, com Damas de Honra foi um pouco diferente já que demorei horrores pra ler! Mas isso não é culpa do livro e sim do fato do meu hábito de leitura ter morrido nessa quarentena, agora tenho tentado retomar aos poucos. Esse livro não me prendeu tanto no início, senti que a história foi ficar interessante mesmo a partir da metade e daí a leitura fluiu bem... e apesar de ter me arrancado umas risadas boas imaginando os micos que a Evie pagava ainda prefiro Quase Casados mesmo tendo lido a muito tempo haha

Cecilia.Morais 25/01/2021

Damas de honra
A necessidade de inclusão e a pressão pela idade é o que toca o coração de evie. Relacionamentos mal sustentados e o peso que ela carrega nas costas. Leitura fácil e que prende a atenção querendo mais e mais. O final não foi muito o que esperava, mas fechou com o contexto.

Lavi 04/02/2020

Poxa, nenhum personagem gostável?
Esse livro foi bem ruim. Não consigo nomear nada que eu tenha gostado além dos capítulos curtos, pois se fossem longos eu teria abandonado. O romance não convence o leitor nem se a vida dele dependesse disso. Casal fraco, que você não entende de onde todo o amor surgiu sendo que os protagonistas não tem 1 conversa significativa. Os coadjuvantes são tão insuportáveis quanto. Todo mundo tão superficial que dava nos nervos. E o livro também possui muitos discursos problemáticos envolvendo gordofobia com uma personagem específica que me incomodou demais. Só imagina a Alexandrismos lendo esse livro e sustando. Também tem rivalidade feminina, sexismo, e muito esteriótipos atribuídos a mulher. Tá, eu entendo que é um chick-lit dos anos 2000 e é difícil não ter coisas problemáticas, mas simplesmente não consegui gostar.

Jaci 02/07/2012

Esse livro foi um achado. Ele é uma daquelas histórias que você devora. Você ri muito e se apaixona pela história desde a primeira página. Jane Costello é o tipo de escritora que te conquista pouco a pouco e no final você simplesmente sente que precisa ler mais livros como aquele. Vale a pena ler e reler várias vezes.

Karina @queridaestante_ 27/02/2020

Uma bela surpresa!!
Esse foj o primeiro livro que li essa autora e simplesmente amei! Leitura fluida e leve.
Apesar de eu não concordar com o desfecho de algumas personagens, isso não fez com que a leitura fosse prejudicada!
Gostei demais!! ??

Carla Reis 29/09/2020

Um bom livro para se distrair, para relaxar e dar algumas risadas. ótimo para aqueles momentos que queremos algo mais leve.

Guiomar 30/03/2020

Boa leitura
Já havia lido um livro da autora e gostado. Este também achei super leve e descontraído

Jaque Rodrigues 26/02/2020

Vale a pena pelas risadas...
Esse não é o melhor chick lit que já li na vida, mas ainda assim vale seu tempo, te garante umas risadas.. Poderia ter capítulos mais longos, sinto que em algumas situações a autora não detalhou tanto a história mas mesmo assim eu curti!

Gladys 08/03/2013

Resenha Damas de Honra. (Proibido copiar partes ou o texto integral)
Estamos no segundo mês e o tema é “livros que nos façam rir”. Pois bem, de acordo a minha meta de leitura para esse ano, tenho 3 livros que se encaixam perfeitamente e até já tinha decidido pelo livro, mas surpresas acontecem no meio do caminho, não é mesmo? Rs

Resolvi ler “Damas de Honra - Quatro Casamentos e Nenhum Funeral” da Jane Costello, contrariando a decisão que tinha tomado em janeiro e foi um tiro no escuro, calma, explicarei melhor. Eu não tinha noção do que esperar dessa leitura, pois só li uma resenha e foi no ano passado e sinceramente nem lembro detalhes da opinião da blogueira, só lembro que foi positiva.

Consegui esse livro em uma troquinha que fiz no skoob, ê felicidade!! A capa é uma graça. Lilás bem claro com uns detalhes brancos em relevo, e a textura é diferente, não sei qual é o tipo desse papel, mas parece ter um toque aveludado. Para entender melhor só tocando, então quando estiver em alguma livraria procure por esse livro e folheei um pouco, tenho certeza que vai gostar, ;)

Na trama somos apresentados a 5 amigas: Evie, Georgia, Grace, Charlotte e Valentina. A protagonista é Evie, uma jovem de 27 anos que nunca se apaixonou, clichê né! Mas Evie não é uma chata, nem desequilibrada, é apenas uma pessoa que precisa amadurecer e se encontrar; Georgia é uma das amigas menos citada. É amável, centrada e está noiva de um cara muito legal; Grace é a melhor amiga de Evie, tem um “namorido” há 7 anos e 2 filhas com ele; Charlotte tem problemas com o seu peso, muito tímida e um pouco antissocial, fiquem de olho nela, pois acontece algo que quem for desatento na leitura ficará de queixo caído. Eu não fiquei, pois saquei o que era, mas algumas reações da Charlotte depois da “revelação” fizeram mudar meu conceito sobre ela; Valentina é a mais doidinha, quando ela aparece as risadas são certas. É uma figura, chega a ser irritante algumas vezes, mas não é má pessoa.

No sub título temos “4 casamentos” e o primeiro é o casamento da Grace com o seu “namorido”, não é spoiler pois é a primeira frase do livro: “Minha melhor amiga vai se casar daqui a 52 minutos...” e a partir disso se prepare para vivenciar acontecimentos dos mais variados. A autora tem um humor ímpar. Escreve de uma forma que você começa a rir com situações simples. A Jane Costello faz comparações, cita pessoas famosas, seriados, filmes e etc, tudo de uma forma tão sutil e deliciosa, que não tem como não se divertir. O humor encontrado nessa trama é muito bem dosado, não é um livro que te fará gargalhar até rolar no chão, mas te fará sorrir com muita facilidade, com as situações desenroladas na trama.

Temos outros personagens envolvidos diretamente com a vida de Evie: a sua mãe e o atual marido, os ex namorados, o pessoal do seu trabalho e o mais novo pretendente. Ah esqueci de dizer que Evie é jornalista.

“Damas de Honra” foi uma surpresa muito agradável. Não sabia o que esperar da escrita da Jane, mas com certeza amei. Nessa trama você vai rir, se emocionar, sentir raiva (muito pouco, mas vai), refletir (isso mesmo, tem uma passagem que nos leva à reflexão de várias coisas), mas com certeza o que vai predominar serão as risadas.

Entre as 431 páginas do livro conhecemos melhor cada personagem, alguns mais a fundo outros nem tanto. Torcemos para Evie finalmente deixar de ser dama de honra e tornar-se a noiva.

O último capítulo é lindo, se você gosta de um romance vai por mim, que vai ficar com a mesma sensação que fiquei ao lê-lo. Terminei o livro com um sorriso no rosto e com vontade de abraçá-lo, me chamem de boba, rs.

Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado e se puderem leiam esse livro, não vão se arrepender.
E até o próximo mês com “animais protagonistas”.

Fiquem com Deus!

P.S: Procurei por mais livros da Jane Costello, mas só encontrei 1 na saraiva e inglês ainda por cima, aff! Espero que a RECORD, ou outra editora, publiquem mais obras dessa autora talentosa.
SILVIA 29/08/2014minha estante
Agora já tem "Quase casados". Muito bom rsss

Gladys 09/10/2016minha estante
Silvia, já li, é muito bem MESMO!
;)

Lucimara 13/04/2021

Romance leve
Já é o segundo livro que leio da autora, e me parece ser o estilo dela: romance leve.
A leitura é gostosa, mas não dá para criar tantas expectativas.

1 | 2 | 3 | 4