A Realidade Oculta

Resenhas - A Realidade Oculta

Icaro 14/02/2024

Evolução
A realidade oculta - Brian Greene

Esse livro estava parado na minha estante do Skoob fazia alguns anos, retomei ele em 2024 e o timing foi muito bom.

O autor é um renomado cientista e estudioso da teoria das cordas e universo quântico. Apesar de ser um pouco técnico, a leitura propicia um entendimento interessante sobre a evolução da física e o dilema do multiverso.

Essa área da ciência é incrível e ao mesmo tempo vai de encontro a uma visão cética de como o universo se caracteriza.

Publicado pela Companhia das Letras, vale a leitura!

???

MikelangeloST 22/12/2012

Capa de orelha e indice
Prepare-se para embarcar numa extraordinária viagem pelos recônditos mais inacessiveis da realidade. Esteja a postos para questionar frontalmente sobre o tempo, o espaço e todas as coisas que nos rodeiam. Para começar, admita a surpreendente possibilidade de que existem inúmeras cópias perfeitamente idênticas a você, vivendo em incontáveis universos paralelos a este - e, provavelmente,começando a ler este mesmo livro.
Brian Greene, cientista de renome internacional e autor de best-sellers premiados sobre as descobertas mais avançadas da fisica contemporânea, sera seu guia ao longo do caminho. Nas primeiras etapas do percurso, o autor expõe os fundamentos da fisica do multiverso - deduzidos a partir dos postulados relativísticos acerca da composição do tecido cósmico, bem como das assombrosas descobertas da fisica quântica que, desde a década de 1920, vem abalando as certezas mais arraigadas sobre a existência da matéria.
Analisando as hipóteses envolvidas na teoria do multiverso - sobretudo a teoria das cordas, sua especialidade -, Greene prepara o terreno para explicar as diferentes configurações possiveis dos universos multiplos : como surgiram ? qual é sua forma ? Serão eles infinitos, tal como acreditamos que é nosso cosmo ? A que distância no tempo e no espaço eles estão ? Será que um dia a ciência poderá nos levar a esses outros mundos ? Por fim, o autêntico terremoto epistemológico que essas perguntas continuam a ocasionar em diversos campos da fisica revela as riquezas ocultas pelas limitações de nossa percepção sensorial. Neste livro destinado tanto a leigos como a especialistas, Greene traduz a intrincada ciência do multiverso numa linguagem didática e divertida, amparada por ilustrações que orientam o leitor na fantástica expedição pelos confins da matéria e do pensamento.

1 - Os limites da realidade... 13
Sobre mundos paralelos
2 - Duplos sem fim... 22
O multiverso repetitivo
3 - Eternidade e infinito... 54
O multiverso inflacionário
4 - A unificação das leis da natureza... 95
Rumo á teoria das cordas
5 - Universos-bolhas em dimensões próximas... 134
O multiverso cíclico e o multiverso das branas
6 - Pensamento novo sobre uma antiga constante... 162
O multiverso quântico
9 - Buracos negros e hologramas... 291
O multiverso holográfico
10 - Universos, computadores e realidade matemática... 335
O multiverso máximo e o multiverso simulado
11 - Os limites da investigação... 375
Os multiversos e o futuro
Notas... 393
Notas sobre o autor... 449
wilma 26/11/2013minha estante
Louca para ler.

AleixoItalo 13/02/2016

Uma viagem com a física quântica pelo cosmos, com destino aos mais variados universos.

Divulgação Científica é o termo utilizado para a divulgação da ciência fora das esferas restritas aos cientistas, em outras palavras, é a ciência para o público leigo. A ciência é repleta de assuntos profundos e de complexidade incrível, e a Divulgação Científica existe para mostrar como esse mundo é fascinante, para as pessoas que não estão familiarizadas com termos complexos. É um ramo rico da literatura, onde se destacam inúmeros autores que praticamente se especializaram em falar com o público: Marcelo Gleiser, Richard Dawkins, Stephen Hawking entre outros. Dentro desse seleto grupo de cientistas de escritores, está o físico Brian Greene, que é quem escreve A Realidade Oculta.

O conceito de realidade foi amplamente abalado com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein e desde então diversos estudos tentando compreender o universo e como o espaço e o tempo podem ser relativos surgiram desde então. Depois então, o surgimento da Física Quântica tornou tudo muito mais complexo, com eventos que desafiam muitas das próprias leis da física. São esses hoje os dois principais paradigmas da física moderna e aliados a cálculos matemáticos complexos apontam para a possível existência de diversos universos paralelos – universos diferentes do nosso. Em A Realidade Oculta Brian Greene tenta esclarecer para o público os principais modelos de universo paralelos possíveis, baseados em hipóteses teóricas e experimentais.

O livro é dividido em capítulos, onde cada um traz um modelo de universo paralelo: Multiverso repetitivo, inflacionário, cíclico, das branas, da paisagem, quântico, holográfico e o simulado. Ao longo do livro que temos é uma viagem pelos mais interessantes (e bizarros conceitos) da física quântica (onde até a Relatividade Geral perde um pouco do espaço). Se você sempre achou a física quântica bizarra, talvez esse livro possa te elucidar algumas dúvidas, através de exemplos simples e linguagem o mais prática possível. Se você também sempre se perguntou como é possível existir um outro universo, ou como ele seria, esse livro também clareia bastante as ideias nesses pontos.

Ainda assim é um livro complexo, alguns modelos de multiversos são fáceis de entender e até de mentalizar, outros são praticamente impossíveis de entrar na cabeça de uma pessoa normal. Além disso, Brian Greene traz todas as possibilidades práticas com relação ao assunto, quais universos poderiam ser testados ou contatados, ou quais estariam para sempre longe da nossa tecnologia e quais ainda não passam de especulação pura.

Mais do que um livro sobre universos paralelos, A Realidade Oculta é um livro de divulgação científica sobre a física quântica (talvez o mais elucidador) pura e simples, onde todas as bases matemáticas são deixadas de lado (mas aparecem nos apêndices para quem se interessar) e os conceitos e “leis” são explicadas da melhor maneira possível. Se trata de um assunto interessante e original (não conhecia um livro de divulgação científica especializado em universos paralelos) e se você tem interesse em como funciona o universo a sua volta e todos os seus caprichos, vale sim dar uma conferida!

Mais em papobarbaro.com.br

Daniel Sampaio 01/12/2014

Uma profunda viagem acerca das fronteiras da Física e suas implicações na Astrofísica
O livro descortina várias teorias acerca de potenciais Multiversos nos quais poderíamos estar contidos, confrontando para essa análise, as fronteiras da Física moderna (e por consequência, a urgência de sua unificação - compatibilização matemática da Relatividade Geral com a Mecânica Quântica e de experimentos que corroborem seus modelos e previsões - Teoria das Cordas e afins) e as fronteiras da Astrofísica (com suas singularidades e a Física unificada que essas exigem para sua completa compreensão). Excelente obra. Recomendo.

Truga 06/09/2019

Talvez você já tenha se sentido sozinho ou único. Talvez você já tenha se olhado fixamente no espelho e se imaginou como a Alice.

Quais são os limites da realidade? Vivemos em 3 dimensões? Por que a ciência se preocuparia com uma ideia aparentemente tão absurda? O que é a teoria das cordas? O que são singularidades e por que a entropia dos buracos negros importam?
Tente imaginar uma nova cor...difícil? Imagina teorizar um universo totalmente diferente.

Um (vários) universo(s) paralelo(s)...Repetitivo? Inflacionário? Das branas? Cíclico? Da paisagem? Quântico? Holográfico? Simulado? Máximo?

Estas e muitas outras questões são exploradas por Greene neste livro. Sua leitura embora não seja para um público especializado, está longe de ser simples, mas se a inquietação calhar, vale a leitura

site: https://www.youtube.com/watch?v=DfAAEeHmj-4

Kaique.Nunes 25/03/2019

Depois de detalhar a complexidade da teoria das cordas e grande parte de nosso entendimento sobre o tempo e o espaço, Brian Greene escreve A Realidade Oculta, um livro concentrado no conceito de multiverso.

No decorrer da história o lugar do homem no universo foi se deslocando. Já se acreditou que o homem se localizava no centro do mundo no modelo geocêntrico, e depois descobrimos que além de não sermos o centro também não planeta não é o único, que existem muitas semelhantes a ele. Descobrimos que estamos localizados em uma galáxia, numa área periférica, e que existem muitas outras galáxias semelhantes.

Esse deslocamento do lugar do homem no universo é chamado pelos físicos de princípio copernicano, o entendimento de que não temos lugar privilegiado no universo. Nomeado assim em homenagem a Nicolau Copérnico, que foi o astrônomo a tirar essa centralidade.

Atualmente, a cosmologia trabalha com um conceito que vislumbram uma nova dimensão desse princípio. Este conceito é o de multiverso. Universo é a palavra para abarcar tudo o que existe, ou foi assim por muito tempo. Na cosmologia atual, através da extrapolação de várias teorias, chegamos a possibilidade de que nosso universo também não seja o único. O autor discorre sobre 11 tipos de multiverso que podemos encontrar na física teórica.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Eugênio 23/06/2021

"A realidade transcende q nossa existência e, portanto, não deve depender, em nenhum aspecto fundamental, das ideias que formulamos."

Não somos nada a não ser um grande acaso factível dentre infinitas das possibilidades que o universo poderia ter realizado e simultaneamente realiza. Não estamos sozinhos e quem pode ser nosso vizinho, talvez seja alguma versão de nós mesmos em diversos níveis diferentes e em outros tantos idênticos.
Perguntas que costumamos fazer como "por que na terra?" e "Por que A terra?" são perguntas que durante muito tempo intrigaram a humidade e o nosso propósito de entendimento da vida. Até hoje saímos de mãos vazias dessas perguntas.
Quando Copérnico mostrou ao mundo que não era o sol que girava em torno da terra começamos a sofre um processo chamado de "Copernização"; onde saímos do centralização, primeiramente do sistema estrelar e depois da nossa galáxia, para percebermos que não temos nada de especial no universo a não ser a nossa capacidade de compreendimento que ESTAMOS aqui, dessa maneira como hoje estamos. Não por um motivo de causa maior e sim de um simples acaso de que todas as condições a que nós estamos expostos e favorecem a vida como conhecemos. Condições essas que em outros sistemas estrelares conhecidos não se repetem nenhuma vez. Ou seja, não é que não estamos fazendo progresso em explicar as perguntas feitas. Estamos apenas fazendo as perguntas erradas. Não é o "por que" e sim COMO.

Impossível desprender atenção da evolução da literatura física e matemática, mesmo que em alguns momentos densas, Green nos guia com uma didática impecável e palpável pelo nosso entendimento hoje do que chamamos nosso universo e nossa existência.