Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Matheus.Andrade 29/06/2020

Triste ou melancólico?
Uma novelinha bem despretensiosa sobre um amor com prazo bem definido. "No final ela morre e ele fica sozinho", anuncia Alejandro Zambra, nas primeiras palavras.
Bonsai é uma história que se constrói pelas lacunas. O autor põe um tom de "eu avisei" bem parecido com Desventuras em Série, porém desenvolve o enredo com bem menos intensidade.
Apesar disso, ainda consegue surpreender no desfecho anunciado. Mesmo não sendo exatamente um roteiro feliz, é uma obra melancólica, fofa, ideal pra refrescar a mente depois de um livro denso - exatamente como fiz.
Alejandro Zambra não dilui a história numa tragédia, uma missão bem difícil, já que a felicidade, na vida dos personagens, realmente se encontra em momentos breves e prazerosos. O fim, a morte, em Bonsai, são apenas os únicos desfechos possíveis.

RicckOliveira 20/06/2020

Trágico
Bonsai não foi nem de perto um livro que eu recomende, tem uma leitura agradável, mas não consegui me conectar com a história ou com a ideia que o autor quis passar. Mas seu final foi trágico, fiquei surpreso com o fim que Emilia teve, confesso que esperava algo menos impactante.

queenmeri 16/06/2020

Encontros e desencontros
O livro tem uma escrita bem fluída e o autor consegue te envolver. A história por ser curta não tem tanto desenvolvimento dos personagens, mas conseguimos sentir suas inseguranças, anseios, amores e dificuldades ao mesmo tempo em que ocorrem encontros e desencontros entre eles, começos e fins de amizades se entrelaçam no decorrer do livro.

site: https://twitter.com/herostairswan

Juh Estrela 16/06/2020

Bonsai
É um livro singelo. De rápida leitura mas que possui certa profundidade.

Gil 22/05/2020

Estranho
Deve ter um conceito muito forte e bonito e arrebatador, mas eu não vi.
Okay, eu entendi que é sobre como as pessoas passam pela nossa vida e como elas marcam ou não a nossa história, mas éee, sei lá, teve uma hora que tava muito perdido e confusa, e não foi de um modo bom

Alexandre 01/05/2020

Utilizo a narrativa de zambra para escrever a minha dissertação: o que resta ao homem moderno?

Prinup 27/04/2020

Gostei bastante
Contos muito envolventes, recomendo, leitura fácil e fluida, foi recomendado por uma amiga ?

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - BONSAI
Bonsai é uma obra escrita pelo autor chileno Alejandro Zambra, publicada em 2012 e, no Brasil, a edição foi da Cosac Naify. Esse foi o primeiro livro de um autor chileno que eu li, confesso que o número de elogios foi a minha motivação para investir na leitura.

Bonsai é um livro muito curto, com um enredo muito simples, mas com uma mensagem do tamanho do mundo! Sobre o quê? Amor! Sim, Bonsai é uma história de amor entre Julio e Emilia, um relacionamento que começou de um jeito extremamente comum e se desenrolou da mesma forma. Além disso, logo no começo já recebemos a informação de Emilia morre no final, sim, o baque começa já na orelha do livro (não é spoiler!).

"Do que adianta ficar com alguém que não muda a sua vida?"

O livro apresenta reflexões sobre o relacionamento amoroso e referências literárias incríveis. O modo como o casal encontra uma zona de conforto para o relacionamento nas linhas impressas e, depois, Julio encontra no Bonsai que aprende a criar. Para complementar essa resenha e proporcionar melhor a compreenção da metáfora que o autor faz do Bonsai com o amor do casal, decidi buscar pela definição de bonsai:

Bonsai: Os caracteres chineses para as suas mais velhas paisagens de árvores anãs em vaso foram adotados para o nome da forma de arte japonesa. Em síntese, a definição de Bonsai pode ser explicada como:

“Bon” [caractere abaixo à esquerda] é um prato ou bacia rasa (“um vaso modificado que foi dividido ou cortado de uma forma mais funda”).

“Sai” [caractere abaixo à direita] é uma árvore ou outra planta de cultivo que é plantada — “plantada”, como seria uma alabarda ou lança ou arpão preso no chão.

Sabemos agora que a tradução literal da palavra Bonsai é “árvore em vaso”, mas qual é o significado de uma árvore de Bonsai? A árvore de Bonsai é uma réplica da natureza, na forma de uma árvore em miniatura, sem mostrar sinais muito claros de que houve a intervenção humana.

Em geral, as conotações ou significados adicionais/implícitos de uma árvore de Bonsai incluem:

- Um formato ou estilo geral semelhante ao de uma árvore.
- A profile that is not as detailed as a photographically-real tree but has just enough features to easily suggest a full-grown tree.
- Um perfil que não seja tão detalhado quanto ao de uma árvore fotograficamente real, mas que tenha características suficientes para sugerir facilmente uma árvore adulta.
- Uma relativa fragilidade, se comparada com os mesmos tipos de árvores fora de vaso.
- Uma sensação de naturalidade, que tenha sido sutilmente acentuada pela intervenção humana.
- Algo muito valorizado, que tenha recebido cuidados por praticamente todos os dias de sua vida [que se espera que seja longa] em vasos.
- Estes são apenas alguns pontos, cabe a você decidir o que Bonsai significa para você.

Fonte: Bonsai Empire

Com base nas definições, o Bonsai é algo frágil, que precisa de cuidados todos os dias para ficar do tamanho esperado de modo natural. Basicamente, ao ter um Bonsai, a pessoa pode ter um pedaço, uma miniatura da natureza para si e movê-la para onde quiser. O amor se assemelha absurdamente com a essência do Bonsai.

Acredito que mais do que o amor, a própria obra de Alejandro copia a essência do Bonsai: curto, simples, delicado e flui com naturalidade. Recomendo muito a leitura para quem quer ler um romance rápido e rico.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2020/02/resenha-bonsai.html

Cathi 16/04/2020

Bonsai - Alejandro Zambra
Ao ler Bonsai, tive meu primeiro contato com o autor Alejandro Zambra e provavelmente com a literatura chilena. "No final ela morre e ele fica sozinho" é assim que se inicia a narrativa que apresenta Emilia e Julio, estudantes de letras que compartilham leituras e opiniões, dormem e acordam em meio aos livros. Explorando a analogia de um bonsai (que representa a vida), podendo representar esse amor.

Apesar de seguir a leitura sabendo que Emilia morrerá, a magia se dá com os detalhes da narrativa, as situações, conversar e momentos do casal que poderia ter acontecido comigo ou qualquer um de nós. Mesmo que retratando uma rotina comum de um casal qualquer, Zambra fisga por trazer uma escrita tão envolvente e delicada, a ponto de se esquecer que o casal já teve um fim, convencendo o leitor pela felicidade, referencias literárias e detalhes tão reais que eu tinha certeza que já conhecia Emilia e Julio.

Podendo interpretar que a história inteira seja a alusão a um Bonsai de fato, fui conquistada pela objetividade ao pontuar as verdades nuas e cruas do que é viver um amor e principalmente ao destruir e aquecer meu coração. Concluímos a leitura com a lembrança de que não importa o caminho, bonito ou feio, terá um fim.

site: https://www.instagram.com/p/B_Bc4PfjG2k/

ravenclaw 11/04/2020

Três notas de dez mil pesos
Esse é o primeiro livro que leio onde as coisas passam rápidas na minha frente. Prendi a respiração durante a leitura e só notei agora que estava fazendo isso, gostei da sensação de lê-lo. Recomendo alguns minutos de meditação, não na história, mas na velocidade dela. A vida é isso. Um dia vamos gastar o dinheiro de um trabalho chato em uma corrida de táxi para refletir no que passou. Esperando o meu dia.

yomaeli 22/03/2020

Um roteiro curto sobre caminhos, sentimentos, vida e cotidiano. A vida sendo como ela é: transitória e efêmera. Pretendo ler mais coisas do autor, pois é um estilo que me agrada.

Gabi | @universobidimensional 27/02/2020

História curta, realista e ácida sobre caminhos que se cruzam e se separam.

Brisah 19/02/2020

Livro muito bom, a leitura e rápida e eenvolvente, a maneira que o autor entrelaça as histórias dos personagens é magnífica. O início do livro foi o que me motivou a ler, o autor ter exposto o final dos personagens já de início foi inovador. Adorei!

Steph Mostav 05/02/2020

No final ela morre e ele fica sozinho
Excelente! Quero voltar a ler mais livros latino-americanos e escolhi um bem curtinho, muito elogiado e não me decepcionei. Já impressiona no início, logo na primeira frase: ?No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia.? É um livro breve sobre um relacionamento breve, sobre a vida que os dois personagens tiveram para além do 'fim' (do tal relacionamento), sobre a literatura e o processo criativo, sobre o bonsai e várias metáforas que podem ser construídas a partir dele. A escrita do Zambra é uma delícia e me lembra um pouco o Borges no sentido de mais parecer uma sinopse de uma história muito mais extensa, além de explorar a metalinguagem, principalmente ao misturar/confundir o bonsai real, o bonsai literário do conto que Emilia e Julio leram e o bonsai imaginado pelo escritor que iria contratar os serviços de Julio. Praticamente todos os trechos que tratam da relação do casal com a literatura são geniais, mas o que mais me marcou foi o do capítulo 4, a respeito do romance desse tal escritor, Gazmuri. Além disso, apesar de tratar de alguns assuntos sérios, a narrativa de Zambra tem uma leveza e um bom humor fascinantes. Esse romance foi premiado no Chile no ano de lançamento e foi mais que merecido!