Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

O poder do corte
Uma novela que utiliza de uma boa quantidade de recursos narrativos de forma concisa e de agradável leitura. Metatextualidade para muitos escritores e inclusive com a própria obra em si, colocando o leitor como o possível autor desta obra.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/11/2022

Bonsai conta a história acompanhamos a história do casal Emilia e Julio, ambos estudantes de letras, a trama avança a partir das leituras do casal. Tchekhov, e também Perec, Onetti, Schwob, Carver); da mentira que contam um ao outro de que, sim, claro, leram Marcel Proust; de uma noite em que se reúnem para estudar sintaxe; da discussão sobre como Emma Bovary treparia se vivesse nos dias de hoje... Isso tudo conduzido por uma voz distanciada, por vezes irônica, de um narrador, cujos comentários expõem a todo momento a natureza ficcional do relato.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788540501881

Joyce 08/11/2022

Gostei da experiência.
A história não é nada excepcional, pelo contrário, fala sobre uma relação real. O que faz a diferença é a narrativa. Simplesmente parece uma pessoa contando uma história de modo bem casual, sem embelezamento e rodeio.

Bárbara 23/08/2022

Uma escrita bastante fluida e uma visão superior e objetivista sobre o romance e as relações humanas. A alegoria entre o amor e o bonsai é interessante. Me incomoda o ceticismo, entretanto, ao mesmo tempo que me resgata do romantismo, o que é relevante. Curioso notar que boas escritas, originais, com presença e identidade, surgem para acompanhar histórias trágicas. O popularismo da arte realmente decaiu nossa visão coletiva do mundo, vivemos uma cinematograficalização de tudo, especialmente agora com as redes sociais, câmeras e aplicativos de vídeo. Mas a vida não é uma fotografia, ela é crua e complexa, como este livro olha para duas pessoas que se relacionaram intensamente. É curioso como o narrador tece a trama um pouco como um deus revelando a história, ciente de todos, mostrando ângulos e coisas que às vezes nem os próprios personagens admitem para si mesmos. Valeu a leitura pela reflexão que me sugeriu.

Aléxia 02/08/2022

Enjoy the ride
?O resto é literatura?. O primeiro parágrafo de Bonsai já te adianta o spoiler: a moça morre no final. E o resto é literatura. Esse é um jeito ótimo de definir uma categoria de autores que, pra mim, o Zambra lidera: a de que a narrativa em si quase não importa, o principal é ~enjoy the ride~.

Conheci o Zambra direto com a preciosidade que é Poeta Chileno, então obviamente eu já esperava que ler os anteriores seria uma coisa meio ?ler Elena Ferrante depois da tetralogia?. É tipo um prêmio de consolação pros órfãos, mas um prêmio ainda assim muito bom. Por isso comecei a correr atrás do tempo perdido e ler a ficção completa desse autor que perdi o bonde do hype nos últimos anos. E comecei com Bonsai.

Tem algo de fascinante no Zambra que eu acho que me lembra um pouco o Antonio Prata. É um passeio tão gostoso entrar na facilidade que ele tem com as palavras que parece uma escrita extremamente simples de se reproduzir - e essa é sua genialidade. Porque o mais difícil é você chegar na forma despretensiosa que ela ganha. É um jogo diferente do que você tá acostumado, mas que faz sentido - e dar o final no começo é parte dele. Agora que você já sabe o final, continue se quiser.

Dito tudo isso, Bonsai é uma leitura curtíssima, de duas horas no máximo, mas já tem esse glimpse de malandragem. De pedaços soltos no meio do texto que são tão bonitos que você pensa como vim parar aqui de repente. Um ótimo teaser da leitura avassaladora que é Poeta Chileno.

Maíra Marques 29/07/2022

?A seleção do vaso apropriado para uma árvore é, por si só, quase uma forma de arte, pensa e repete, até se convencer de que há, ali, uma informação essencial."

A narrativa é "enxuta": poucos personagens, capítulos curtos, poucas descrições (ambientais e psicológicas).
Não foi uma leitura que me prendeu, mas gostei da forma como a narrativa parece que transita por certos temas e depois retoma o que esperávamos. Isso frustra, mas dá fôlego à leitura.

Liz 09/07/2022

Minhas citações favoritas
“Esta é, então, uma história leve que se torna pesada”.

“Não é porque se sabe de uma coisa que se pode impedi-la, mas há ilusões, e esta história, que vem sendo uma história de ilusões…”

“Cuidar de um bonsai é como escrever, pensa Julio. Escrever é como cuidar de um bonsai, pensa Julio”.

“Quero terminar a história de Júlio, mas a história de Julio não termina, o problema é esse.”

gcaldas2 07/07/2022

Uma história estranha
De início tive bastante expectativa com o livro. Há algumas partes bem interessante, mas a história tem muitos rodeios e passagens estranhas. De toda forma, prende o leitor para um desfecho que ocorre de maneira incomum, já sabemos como acaba.

LAcia12 13/05/2022

De forma inusitada, fala de relacionamentos e expectativas, além de tratar da forma como determinadas atitudes podem influenciar ações e percepções de terceiros.
Um livro curto e direto, uma escrita crua e satírica em alguns pontos.

Gus 29/03/2022

Fiquei bastante intrigado com esse livro. Começou mexendo comigo, foi desenvolvendo pra poucos detalhes e finalizou de forma bem aleatória.

Bruna 09/03/2022

A efemeridade da vida
O estória mescla a rotina do dia a dia, as peculiaridades de cada indivíduo, a impermanência tanto das nossas verdades quanto da nossa existência. Resumindo: a efemeridade da vida.

O romance relata a relação entre Emilia e Júlio, e aos seus amigos, parceiros e familiares. Ambos tem em comum a paixão por leitura e isso vai liga-los a uma relação íntima e peculiar.

Por ser um livro curto, alguns temas importantes não foram aprofundados e discutidos. O que mereciam uma atenção. No geral, eu gostei da leitura.

liviavision 25/02/2022

Bonsai
Uma história sobre dois estudantes de letras que no início constroem um relacionamento rápido durante a época da faculdade. Porém, logo se passam alguns anos e cada um segue para um lado diferente. Durante as últimas semanas em que Julio está trabalhando na correção de um livro, ele lembra de Emilia constantemente e quando recebe a notícia, na qual o autor do livro já deixou bem claro na primeira linha do primeiro capítulo, ele fica sem reação e prefere pagar uma corrida de táxi sem rumo.

É um livro curto, uma história rápida e bem interessante. A forma como foi escrito entrega o que podemos esperar do conto que trás um história comum em certas partes e muito real em outras.

Ainda pensando sobre o que eu li... foi bem rápido mesmo.

Leo 10/02/2022

Agradável
Desses livros que voam, Bonsai é um curto romance, tão curto que histórias satélites são evocadas e entrelaçadas. E você se pergunta o quanto dele seria autobiográfico. Existe uma brincadeira nas palavras, mas o tema pode ser mais sério, porém, atenuado pela escrita que, pra mim, pareceu meio desdenhosa de si e de tudo ao redor.
Deve ser lido, porque pode lhe causar uma leve estranheza, um desconforto que não agride, mas que coloca o leitor numa posição diferente. Existe uma 4ª parede? "Eu quero ser cúmplice desse narrador"?

Marujo0 04/02/2022

Bonsai - Elemento Vivo
História cativante que te prende desde da primeira frase, o livro conta detalhes das vidas de Emilia e Julio durante o relacionamento e até depois do seu fim, e apesar de ser um livro curto o autor descreve muito bem a profundidade de seus sentimentos um pelo outro, seus problemas e conflitos e a história de vida deles em sí, mesmo em pequenos detalhes, sabemos o que vai acontecer desde do início do livro, mas mesmo assim não temos ideia de todos os acontecimentos adiante da morte de emilia deixando a interpretação do leitor tomar a frente em relação a vida dos personagens Julio e a melhor amiga de infância Anita. Amei a escrita, a referência a outros autores e livros e como o próprio autor conversa com quem está lendo tornando a leitura dinâmica e divertida.