Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Sarah 21/11/2020

É um romance rápido, em todos os sentidos
É um romance rápido, em todos os sentidos. O nome Bonsai não é por acaso, trata-se de uma versão concisa de um romance, da mesma forma que um Bonsai é o resumo de uma árvore.

O ritmo também é rápido e a escrita, irônica e inteligente, cativa o leitor desde o primeiro capítulo.

Na obra acompanhamos o romance dos estudantes universitários Júlio e Emília e todos os clichês que acompanham - para o bem e para o mal - as histórias de amor jovem.

Como o ciclo natural de todas as coisas vivas, o romance nasce, cresce e morre. E renasce de outra forma.

Vou deixar um trecho do livro para vocês sentirem um gostinho do que estou falando: "Ambos tinham quinze anos quando começaram a sair, mas quando Emilia completou dezesseis, e dezessete, o lerdo continuou tendo quinze. E assim por diante: Emilia completou dezoito, e dezenove, e vinte e quatro, e ele quinze; vinte e sete, vinte e oito, e ele quinze, até os trinta anos dela, pois Emilia não continuou fazendo anos depois dos trinta, e não porque a partir de então tivesse decidido ir diminuindo a idade, mas porque poucos dias depois de completar trinta anos Emilia morreu, e então não fez mais aniversário porque começou a estar morta."

Nota: 10/10

site: www.instagram.com/invasoesgermanicas

umataldeanab 30/10/2020

"Escrever é como cuidar de um bonsai"
Aqui lidamos com a vida nua e crua, eunpoderia facilmente imaginar muitas das cenas desse livro em sépia ou preto e branco, lidamos com o tempo. Início e fim.
Não é o melhor livro do mundo, não tem a narrativa mais profunda do mundo ou a melhor conexão com o leitor, mas é bom e arrisco dizer que é até necessário.

Feh 17/10/2020

Não gostei muito
Talvez eu não tenha entendido muito bem o conceito mas o livro é bem rápido e a falta de desenvolvimento dos personagens >pra mim< tornou a leitura um pouco confusa.
Alina.Oliveira 06/11/2020minha estante
Me senti da mesma forma.

Sid 17/10/2020

É entre nascer e morrer que a vida acontece.
A vida nua e crua como ela é. Sem idealizações, nós acompanhamos momentos da vida de Emilia e Julio, mesmo sabendo o desfecho. E quando acontece, nos destrói.

gabriela 14/10/2020

Estranho
Não digo estranho por não ser agradável, embora não seja mesmo, mas porque é estranho. Uma história bem crua e com um tom de ironia bem perverso, é meu primeiro contato com o autor e eu sinceramente não esperava nada. Me surpreende com a construção dos personagens em poucas páginas, mesmo que ele diz não ter importância, é consistente e real do mesmo jeito. É uma obra para quem aprecia narrações bem melancólicas e cheia de referências.

sheila.eumesma 30/09/2020

“No final ela morre e ele fica sozinho”. É assim que o escritor chileno Alejandro Zambra deixa explícito no livro Bonsai, que “Emília morre e Julio não morre”, mas antes que essa tragédia aconteça é possível conhecer a história do casal, que cursam a mesma faculdade e depois de uma reunião do grupo de estudo sentem o desejo de ter algo mais íntimo.
Como todo começo de relacionamento Julio e Emilia conversam e descobrem algumas afinidades emotivas, falam sobre si e para deixar uma boa impressão contam mentiras, confissões, omitem os defeitos e exageram nas qualidades. Assim inicia-se uma paixão intensa, repleta de sexo, drogas e literatura.
O interessante desse livro é que além do enredo principal há histórias paralelas contando como foi a vida amorosa de cada um dos personagens principais antes e depois de se conhecerem; como surgiu a amizade entre Emília e Anita; quando começou a antipatia dela por Andrés, esposo de Anita; sobre um possível contrato de trabalho entre Julio e Gazmuri, um escritor apegado ao jeito antiquado de produzir seus textos e o contato que teve com a vizinha María, a quem Julio teve certas dúvidas sobre sua orientação sexual.
O estilo narrativo de Zambra é muito original. O autor usa de referências literárias, tanto contemporâneas quanto clássicas, como Madame Bovary de Gustave Flaubert e Em busca do tempo perdido de Marcel Proust, para embasar cada transa de Emilia e Julio, que se passam pelos personagens dos livros para tornar o clima na hora H mais fantasioso e estimulante.
A obra é um romance nada convencional que começa pelo final e o fim pode ser um novo começo, provando que quem disse que spoiler estraga a curiosidade do leitor está completamente enganado.

thaina 04/08/2020

?Escrever é como cuidar de um bonsai?
Adorei. Li rápido, ansiosa, como se estivesse numa mesa de bar ouvindo minha nova melhor amiga contar a história do passado dela - mesmo que esse passado seja de cinco anos atrás. Recomendo pra quem gosta de cuidado e de vida. De amor, talvez

nathaliart 01/08/2020

Um pouquinho decepcionante, mas bom
Bonsai é um livro que, assim como A vida privada das árvores, é recheado de metalinguagem, literatura e outras referências. É praticamente a história do livro dentro do próprio livro: algo que eu acho formidável.

A escrita de Zambra é muito fluida e sempre me agrada. Ele consegue brincar até mesmo com assuntos sérios e é um pouco debochado.

No entanto, essa história não me agradou tanto. Ela conta, basicamente, o início e o fim do relacionamento entre dois colegas de faculdade, Julio e Emilia. E já começa o livro dizendo como cada um deles acaba, o que reduz nossa expectativa e nos faz concentrar no que acontece no meio do caminho. Apesar de reconhecer que essa estratégia é interessante, não funcionou muito bem comigo.

Gosto do personagem de Julio, que é professor e aspirante a escritor - aparentemente Zambra gosta muito de criar personagens que talvez sejam parecidos com ele mesmo. No fim das contas, o livro acaba sendo mais sobre Julio e o bonsai do que sobre ele e Emilia, embora a história do casal seja agradável.

Enfim, acho que vale a leitura, especialmente porque é rápida e repleta de boas tiradas e referências, mas certamente não é a melhor obra do autor. Ainda prefiro o trabalho que ele fez em A vida privada das árvores (que, em várias ocasiões, alude ao livro Bonsai).

Giovana 20/07/2020

Primeiro livro que leio do autor e fiquei encantada. Escrita espetacular, direta, precisa. Gostei do modo como a história foi contada.

Matheus.Andrade 29/06/2020

Triste ou melancólico?
Uma novelinha bem despretensiosa sobre um amor com prazo bem definido. "No final ela morre e ele fica sozinho", anuncia Alejandro Zambra, nas primeiras palavras.
Bonsai é uma história que se constrói pelas lacunas. O autor põe um tom de "eu avisei" bem parecido com Desventuras em Série, porém desenvolve o enredo com bem menos intensidade.
Apesar disso, ainda consegue surpreender no desfecho anunciado. Mesmo não sendo exatamente um roteiro feliz, é uma obra melancólica, fofa, ideal pra refrescar a mente depois de um livro denso - exatamente como fiz.
Alejandro Zambra não dilui a história numa tragédia, uma missão bem difícil, já que a felicidade, na vida dos personagens, realmente se encontra em momentos breves e prazerosos. O fim, a morte, em Bonsai, são apenas os únicos desfechos possíveis.

RicckOliveira 20/06/2020

Trágico
Bonsai não foi nem de perto um livro que eu recomende, tem uma leitura agradável, mas não consegui me conectar com a história ou com a ideia que o autor quis passar. Mas seu final foi trágico, fiquei surpreso com o fim que Emilia teve, confesso que esperava algo menos impactante.

Juh Estrela 16/06/2020

Bonsai
É um livro singelo. De rápida leitura mas que possui certa profundidade.

Gil 22/05/2020

Estranho
Deve ter um conceito muito forte e bonito e arrebatador, mas eu não vi.
Okay, eu entendi que é sobre como as pessoas passam pela nossa vida e como elas marcam ou não a nossa história, mas éee, sei lá, teve uma hora que tava muito perdido e confusa, e não foi de um modo bom

Alexandre 01/05/2020

Utilizo a narrativa de zambra para escrever a minha dissertação: o que resta ao homem moderno?