Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Idayane.Ferreira 30/03/2024

Quero terminar a história de Júlio?
Um livro curtinho que me fez pensar muito sobre os encontros e desencontros da vida, sobre relacionamentos passageiros, sobre pessoas que marcam nossa existência? de vez enquanto me pego pensando que fim levou algumas pessoas que convivi na minha infância e na minha adolescência?

Guilherme.Gomes 23/02/2024

Não curti nem o tema nem a história. Na verdade, não fosse reler a sinopse, nem teria lembrado do que se tratava. Não digo que seja ruim (livro direto, bem escrito), mas passou batido.

giorrut 19/02/2024

Um livro simples, levemente filosófico e um tanto chocante. Mesmo com o "spoiler" do início acabei ficando surpresa.... Achei bom, tranquilo, agradável

Sun 10/02/2024

Recomendo
Livro curtinho do Zambra, que foi uma leitura muito mais prazerosa do que o último que li dele. Gostei muito da construção da narrativa.

Lahdutra 01/10/2023

História sensível e envolvente
História curta, bem escrita e envolvente. Adorei a maneira que ele entrelaçou a história dos personagens. Foi meu primeiro livro do autor e com certeza lerei outros.

anniehatchie 18/06/2023

Simplinho e gostoso de ler. Peguei um ebook com varios de Alejandro.
Sua escrita e suas histórias são muito sensacionais.
continuando para as próximas agora?

Laura 14/05/2023

Bonsai
Me peguei no tédio e decidi ler um livro curto aleatoriamente, me deparei com "Bonsai", sem ler a sinopse fui surpreendida com uma leitura rápida e grudenta. Consegue falar e detalhar a vida de 5 pessoas, contar várias histórias com 37 páginas, incrível!!

Iya Moura 22/03/2023

Zambra
Eu me iludi achando que ia ser um livro sobre Emília, Júlio, um bonsai. Ganhei um Zambra na cara.

Foi meu primeiro livro do autor e gostei. Lerei a trilogia completa.

Bruna 28/02/2023

Bonsai
História muito boa.. amei a escrita do autor. Sua forma de desenvolver os personagens.
O livro é curtinho e perfeito pra se distrair!

Lviviyu 21/02/2023

O real lado da vida
Esse livro chorei com gosto, pois mostra o real lado da vida, que nem tudo são flores e no final alguém pode não terminar como a gente gosta

gabi.acervodagabii 05/02/2023

"bonsai" é um livro curto, com uma história simples e sincera. fala sobre os encontros e desencontros da vida, sobre a relevância das pessoas enquanto estão presentes e a estranheza que adquirem quando os caminhos se distanciam.

tudo gira em torno do relacionamento entre emilia e julio. é importante frisar que desde o início o autor anuncia a tragédia dos personagens, especificamente emilia, então conscientemente ou não ficamos à espera do desenrolar do incidente.

é uma história comum, porém prende até o final. não me apeguei ao livro e nem aos personagens, talvez por ser curto e nada excepcional, mas é verdadeiro ao falar sobre relacionamentos rasos e o significado das pessoas que passam pela nossa vida.

Yuri 18/01/2023

livro sofrido com história sofrida e personagens sofridos
Bonsai é um livro que desde o começo o autor faz questão de te lembrar que uma tragédia vai acontecer! Ao decorrer da história, não importa em qual página, você sempre vai estar esperando essa tal tragédia, já que basicamente em toda parte do livro tem um lembrete como: "se apega não, algo forte tá chegando aí, fica esperto". O relacionamento de Julio e Emilia no começo é tipo: "tenho muito para te oferecer. Sexo e literatura". Gostaria de conhecer outras obras nesse estilo de Bonsai, é um dos livros que eu nunca vou me arrepender de ter lido.

Renata Marinho 03/01/2023

Fluído, comum, intrigante.
Uma história comum, bem escrita e que prende. Curtinha, mas com muito conteúdo, muitos detalhes sobre as vidas dos personagens.

Gostei bastante!

Magna 20/12/2022

Não sei se é o estilo de escrita do autor, mas o livro foi me perdendo conforme se aproximava do final. Comecei interessada, mas achei o final muito do nada, aleatório.
Pode ser que não seja um livro pra mim, mas ainda sim achei interessante essa visão de como alguém significa muito e tempos depois você nem sabe mais nada sobre aquela pessoa