Bonsai

Bonsai Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai

Bruna 28/02/2023

Bonsai
História muito boa.. amei a escrita do autor. Sua forma de desenvolver os personagens.
O livro é curtinho e perfeito pra se distrair!

Prinup 27/04/2020

Gostei bastante
Contos muito envolventes, recomendo, leitura fácil e fluida, foi recomendado por uma amiga ?

Andy 25/01/2022

Vamos chamá-la de Emília e vamos chamá-lo de Júlio. Eles se conhecem, se apaixonam, mas não se assumem como um casal; apenas como um caso de fim de noite. Eles compartilham segredos, conhecimentos, estudos, hobbies e qualidades. Mas ela morre. Como será a vida dele sem ela?

Mateus 28/01/2022

Isso não é uma resenha ??
4:55 da manhã, espero que amanhã eu tenha um tempinho pra escrever alguma coisa sobre essa leitura e a anterior. Estou com muita dificuldade em resenhar minhas pouquíssimas leituras, e acho isso muitoo chato, chato pra [*****], porquê quero falar sobre minhas leituras, é por isso que uso a joça desse app, enfim... me encontro em um desespero calado quanto a isso, acho que não mais tão calado. Sla essa [*****] tá meio que espelhando my life atualmente, o que não é NADA legal, una tremenda mierda.
Agr tô usando essa coisa como um mini diário em meio a madruga kkkkkk

null 07/12/2020

Curiosa para saber o início e o meio desta narrativa, já que o seu fim é descrito na primeira frase do livro: NO FINAL ELA MORRE E ELE FICA SOZINHO [...], deparei-me com um romance um pouco diferente do que costumo ler.

É uma narrativa simples, rápida e movida não somente pela relação dos protagonistas, mas também dos "figurantes".

Apesar de ter gostado da sequência dos fatos e do modo que foram contados, não me simpatizei com nenhum dos personagens e, em alguns pontos, a história foi vaga.

Leticia.Mello 24/02/2021

íntimo
particularmente, eu gosto muito dessas pequenas histórias pessoais, essas que qualquer um pode ler e se identificar. o cotidiano está repleto de acontecimentos com potencial para se tornarem grandes histórias, dependendo da forma como são contados. o autor cria um ar de intimidade ligeiramente e propositadamente confuso, assim como nossos pensamentos e espalha pequenos easter eggs que nos fazem perguntar se é uma história verídica.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 24/11/2014

Menos é mais, já dizia alguém suficientemente sábio.
Menos é mais, já dizia alguém suficientemente sábio. E é com uma simplicidade genial que Alejandro Zambra traz essa história de amor em que “há mais omissões que mentiras, e menos omissões que verdades, dessas verdades que são chamadas de absolutas e que costumam ser incômodas”.

Julio e Emilia protagonizam uma história que, segundo o narrador, é leve mas se torna pesada. Um casal que tem suas extravagâncias – sexuais, emocionais e também literárias –; ler juntos antes de "trepar" virou hábito, e não apenas como incitador erótico. Perec, Raymond Carver, Armando Uribe, e até Nietzsche foram parar em sua cama. Tchekhov, Kafka, e Proust com seu Em busca do tempo perdido – que ambos fingiam já ter lido anteriormente. Mas foi um conto de Macedonio Fernández, “Tantalia”, o que os impactou como nenhuma outra leitura.

No primeiro período da narrativa, Zambra trata de nos revelar a verdade doída: no final ela morre e ele fica sozinho. No entanto, a trajetória de Julio e Emilia é marcada por idas e vindas, e circunstâncias as mais variadas, que são exploradas de maneira direta, sem muitos rodeios. O autor usa de um minimalismo preciso, que envolve e entrega personagens bem delineados e livres de excessos. De excessos narrativos, que fique bem claro – Julio e Emilia, como já disse antes, são dados a extravagâncias.

Aqui, amor e literatura se confundem, se completam, e algumas vezes se repelem. Tamanho o poder de ambos. Para quem curte livros dentro de outros livros: Bonsai é cheio de referências, e a própria trama envereda por caminhos literários.

Nem tão explícita, a melancolia se faz muito presente. Aliás, se livros tivessem poros, diria que Bonsai exala melancolia pelos seus. Doce, perfumada; às vezes fria, ou então repleta de sensações em ebulição que pareceriam impossíveis. Mas, sempre, uma melancolia que toca fundo.

Um livro todo ele simbólico, Bonsai só poderia terminar de uma maneira e é assim que o faz: cortando-nos a respiração e arrancando-nos a capacidade da fala. Tudo isso numa simplicidade que só.

LEIA PORQUE...
É uma história de amor diferente das que estamos acostumados a ler. E triste, tão triste...

DA EXPERIÊNCIA...
Livro e autor que há muito moravam na minha wishlist, e depois migraram para minha fila de leitura. Então, eis que li Bonsai. Livrinho atrevido esse; me tocou, é tudo o que posso dizer.

FEZ PENSAR EM...
Antologia da literatura fantástica, de Borges, Bioy Casares e Silvina Ocampo. Leitura marcante para o casal de personagens, é também um livro que tenho na minha estante há meses, esperando para ser devidamente devorado – para quem não sabe, adoro literatura fantástica, realismo mágico e afins.

site: http://livrolab.blogspot.com

TCN 08/02/2021

Um breve resumo da vida de um relacionamento
Eu adorei a escrita dinâmica e direta da escrita, me cativou.
O livro mesmo curto consegue imergir na relação desse casal (ou deveria dizer, na não relação desse casal).

Gabi | @universobidimensional 27/02/2020

História curta, realista e ácida sobre caminhos que se cruzam e se separam.

brunapcorreia 06/11/2021

Aí gente... eu esperava tão mais de um livro premiado. Superficial, impossível conquistar. Realmente não entendi a fama

Hera 28/01/2021

Curtinho e muito bom
É quase um mini-romance, se é que isso existe. É uma história bem verdadeira sobre relacionamentos curtos, contada em capítulos curtos, num texto curto, com uma escrita fluída e muito bem lapidada. É uma boa história. Os prêmios justificam. Recomendo.

@gugugb 03/04/2019

Um texto preciso e envolvente! Tinha história pra mais capítulos... queria mais!!!!