The Buddha in the Attic

Resenhas - The Buddha in the Attic

Toni 26/05/2022

Releitura | Ciclo: Literatura & Resistência

O buda no sótão [2011]
Julie Otsuka (EUA, 1962-)
Grua, 2014, 144 pag.
Trad. Lilian Jenkinko

No último sábado conversamos sobre este romance no ciclo Literatura & resistência: uma obra sui generis narrada na primeira pessoa do plural que dá conta das experiências de imigração japonesa para os EUA no início do séc. XX — do ponto de vista das mulheres. A proposta narrativa de Otsuka se recusa, portanto, a descrever um trauma cultural do ponto de vista de uma única narrativa. Fundamentando-se em inúmeras entrevistas e depoimentos, a autora escreve uma história coletiva, dando conta, a partir desse procedimento, das mil e uma histórias inacabadas, infelizes, alegres, desesperadoras, esperançosas, bem-sucedidas que compõem os fluxos migratórios até o presente.

Para a crítica Shoshana Felman, o trauma “é precisamente o que não pode ser visto; é algo que inerente, política e psicanaliticamente derrota a visão [...]. Assim, o político está essencialmente ligado à estrutura do trauma. É, portanto, para a estrutura do trauma [...] que nossos olhos deveriam ser precisamente educados”. A meu ver, é isso que faz Julie Otsuka: sem se entregar ao sentimentalismo fácil e sem traçar perfis de heróis ou vilões, a estrutura do romance chama a atenção justamente para o retorno, a repetição, para o eco intermitente do sofrimento humano, para as sugestões de cenas em que nossa sensibilidade encontra-se entorpecida, e para aquelas imagens fugazes que doem fundo quando menos esperamos.

Traçando o arco temporal de uma epopeia – da travessia do oceano em porões de terceira classe ao desaparecimento dos japoneses na década de 1940, quando foram levados para campos de concentração nos EUA – O buda no sótão é um relato pungente sobre resistência, memória, imigração e apagamentos. Frente a um trauma cultural, o romance nos lembra da capacidade inerente da literatura de educar os olhos e nos ajudar a enxergar clivagens.

#obudanosótão #julieotsuka #literaturaestadunidense #romance #grualivros #fluxosmigratórios #resenha #livros #leitura

Planells 15/01/2024

Lindo, sensível e devastador.
Esta foi minha primeira experiência lendo o trabalho de Julie Otsuka e simplesmente adorei este livro. A história traça a vida devastadora de um grupo de ?Picture Brides? trazidas do Japão para São Francisco por meio de casamentos pré-arranjados e sua luta para se adaptar a uma nova cultura, sendo forçadas a rejeitar a sua própria durante a perseguição japonesa pelos americanos após os acontecimentos ocorridos em Pearl Harbor, desencadeando a Segunda Guerra Mundial.