Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade

Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade Sigmund Freud

Resenhas - Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade

Renata Barreto 23/10/2020

Texto fundamental
É um texto fundamental para quem quer trabalhar ou já trabalha com psicanálise. Para ser lido e relido, pq o trabalho nos proporciona novas leituras desse mesmo texto.

Bela 08/06/2021

Freud dando suas contribuições polêmicas a sexualidade.
Admiro demais a capacidade de leitura sobre as situações, bem à frente do seu tempo.
Temas inimagináveis pra época, mas que hoje são bem mais aceitos.
É, Freud explica.

Filino 14/11/2023

Um escrito didático e instigante
Um texto fundamental e que traz, numa linguagem sem maiores dificuldades, conceitos importantes do pensamento freudiano. Tratando especificamente da sexualidade dos "invertidos", das crianças e a puberdade, o autor menciona e explicita o significado de conceitos que se fazem presentes no conjunto de seus escritos, a exemplo da neurose e da histeria. E nessa obra em particular, estão presentes as famosas "fases" oral, anal e fálica, devidamente explicadas.

A edição é dividida em diversos subtítulos que ajudam e muito à compreensão da obra - e em futuras consultas. A quantidade de notas de rodapé, correspondentes às sucessivas edições que esse escrito teve no decorrer dos anos, enriquece ainda mais o texto - que aqui e ali mereceria um cuidado maior de revisão, mas nada de alarmante.

Nathi Nates 26/10/2019

Machista, parcialmente ultrapassado mas bem escrito
A única coisa a ser mencionada a respeito do livro é que ele levanta debates acalorados em salas de aula. O segundo ensaio, que fala sobre a teoria da sexualidade infantil, é bom, mas ainda peca no fato de ser embasado apenas em observacionismos. O terceiro ensaio é completamente uma representação de todo o machismo impugnado a época de Freud e à ele mesmo, ouve várias as vezes que quis jogar no lixo, claramente sua teoria está permeada de vários de seus palpites e é isto que torna a psicanálise um ponto não confiável: mesmo que ela não se proponha a ser ciência, qual a garantia que ela nos dá de que está sendo neutra e precisa ao falar sobre coisas que conotam serem meros achismos? A resposta é: nenhuma, e este é um dos principais pontos a se considerar esta abordagem como uma abordagem a ser ainda usado em consultórios, mesmo que ela tenha alguns resultados, a que custa esses resultados vem? Digo eu que a custo de muito machismo e preconceito.

Adriana Scarpin 04/09/2015

A única coisa que presta aqui é a teoria da sexualidade infantil, ironicamento uma das menos aceitas pelos detratores do Freud. O hall de perversões é risívelmente vitoriano e, óbvio, ultrapassadíssimo.
Arnaldo.Costa 24/11/2021minha estante
Na verdade, precisamos ler mais, pesquisar mais sobre os escritos de Freud e fazer estudos comparativos com autores contemporâneos, e sempre livre de ideologias.

Nallanda 01/03/2021

Média
Li para introdução de um módulo na faculdade, mas não consegui entender a ideia claramente, lerei novamente depois de debater sobre