Psicologia das Massas e a Análise do Eu

Psicologia das Massas e a Análise do Eu Sigmund Freud

Resenhas - Psicologia das Massas e a Análise do Eu

1 | 2 | 3 | 4

Camila 31/03/2024

Psicologia das massas e análise do eu
Nesse livro Freud busca explicar como as grandes massas são formadas, as explicações por trás da união entre os indivíduos, e também explica o por quê indivíduos dentro de massas comportam-se tão diferente de quando estão sozinhos. Diria que com maior conhecimento sobre psicanálise e sobre as outras obras de Freud e dos autores por ele mencionadas, talvez seja possível tirar ainda mais proveito dessa obra.

LidiCalado 28/02/2024

Muito cansativo
Muito massante, não recomendo. Leitura exaustiva. É para aqueles que terem ter acesso a todas as obras de Freud, mas dizer que é uma boa leitura, não é.

Rodrigo.Bittencourt 06/02/2024

Bom, mas não profundo
O tema do livro é muito interessante e altamente relevante para a sociedade atual. No campo da psicologia é sempre importante saber o que Freud tem a dizer. Neste livro ele inicia fazendo uma breve análise de outros autores e conceitos elaborados referentes ao tema central do livro para, em seguida, apresentar suas próprias ideias. Embora seja elucidativo e se dê para entender com suficiente clareza as ideias defendidas, fiquei com a impressão de que se poderia discorrer mais sobre cada ponto tratado. Vale dizer que o próprio Freud ressalta a impossibilidade de tratar de maneira adequada o tema em uma obra tão breve. Pode ser um bom começo.

Talita621 02/02/2024

Pode ser uma leitura um pouco difícil para quem não está acostumado com alguns termos fã psicanálise, mas não é nada que uma pesquisa rápida não resolva.

Considero esse livro extremamente importante nos dias de hoje, com ele podemos entender um pouco melhor tudo o que passamos a alguns anos atrás e que deixou marcas até os dias atuais.

Rafael1082 07/01/2024

Identificação
Freud começa o livro nos ambientando de todos os estudos que haviam sido publicados sobre as massas e com elas se comportam (Le Bon, McDougall, entre outros), porém, ele avança na discussão explorando como se dá a ligação entre os indivíduos da massa, quais mecanismos psicológicos estão por trás dessa junção. Escrito há mais de um século, o livro parece relatar diretamente nossa sociedade atual.

nymeria 14/12/2023

Gostei
Não entendo mt de psicanálise e foi o primeiro livro do freud, quero ler mais. Achei um livro de fácil entendimento

Brenno.Soares 13/11/2023

Livro interessante e que para mim foi de certa forma também inquietante. Sem nenhum contato prévio com obras primárias de Freud, esse livro me serviu de introdução ao autor, deixando um eficaz estímulo para que eu procure continuar tentando entender suas curiosas teorias.

Filino 12/10/2023

Boas reflexões sobre a relação entre o homem e a multidão
É um texto curto e não muito profundo, mas não deixa de ser instigante. Em boa medida, dialoga com outros autores - sobretudo Gustave Le Bon - e (re)apresenta ao leitor alguns conceitos já desenvolvidos em outras obras.

Freud discorre a respeito de uma massa organizada (sobretudo Igreja e Exército), bem como as que carecem de uma maior organização. Leva em conta a contribuição de predecessores, mas retifica-os quando julga necessário. Em linhas gerais, a massa pressupõe um laço (libido) entre os seus membros, bem como entre estes e o líder - e aqui são resgatados alguns aspectos da horda primordial, trabalhada anteriormente em "Totem e tabu". Também são mencionados a identificação, o complexo de Édipo e a neurose. E não deixa de ser interessante uma passagem em que Freud explicita como uma inveja original (até mesmo entre irmãos ou entre mulheres admiradoras de um cantor) se torna um desejo de igualdade.

É uma obra fácil de ler e traz reflexões interessantes. Mas, como o próprio Freud adverte, não é exaustivamente trabalhado.

Pat 11/09/2023

Texto importantíssimo
Freud elabora pontos muito importantes nesse texto, como amor, identificação, objeto, Eu, fala muuuuito de pulsões entre outras coisas. Não é fácil, mas bem necessário.

Maria Eduarda 05/09/2023

Um líder é essencial para o desenvolvimento da massa?
Psicologia das massas e análise do Eu-Sigmund Freud.

Esse livro escrito em 1921 por Freud demonstra o funcionamento das massas, o agrupamento de pessoas, e como se estabelecem na aristocracia e a ocorrência do rebaixamento natural, mediante a necessidade de um líder, um ideal utopista, para o desenvolvimento pessoal e social da sociedade, bem como a relação com seu eu ideal. O livro faz um breve panorama com o complexo de Édipo, perspectiva interessante que alimentou meu desejo a ler essa pauta psicanalítica.

Essa leitura é engrandecedora, indico a todos. Lendo de modo hodierno podemos sentir uma familiaridade com as informações, entretanto foi um avanço colossal do século XX, Freud foi um homem a frente de seu tempo.

Jhejhe0 29/07/2023

O eu e o ideal do eu
O livro explica como se formam as massas, como as pessoas se juntam e se tornam o que se tornam em conjunto e o porquê agem de maneira semelhante quando juntas.

As teorias são muito interessantes, mas a escrita, por ser um livro antigo, é difícil de se ler. Algumas partes tive que ler dezenas de vezes para compreender, até por conta dos termos que são usados. É perceptível que para entender melhor esse livro, é necessário ler os que foram lançados antes pois, muitas teorias (totem e tabu, narcisismo, princípio do prazer, etc) são citadas e explicadas "por cima" para melhor compreensão, mas creio que se ler o livro em que se trata delas fique melhor a compreensão.

Gostei de Freud explicar varias vezes a mesma coisa, pessoas assim como eu, que estavam com dificuldade para entender, conseguem entender melhor assim.

É um livro que agrega bastante conhecimento, principalmente para quem gosta da área da psique, é muito bom ler. Você entende melhor as pessoas e as ações delas.

CharlesSouto 20/07/2023

Meu primeiro Freud e já coloquei na fila Totem e Tabu.

? curto e direto, ajuda a entender que na massa não somos mais nós que estamos atuando e sim a massa.
A pergunta que me coloco é se em algum momento conseguimos agir fora de alguma massa.

?Cada indivíduo é parte integrante de muitas massas (?) a ainda quer ser dominada por uma força irrestrita, anseia pela autoridade num grau extremo ? sede de submissão?

Jon 14/07/2023

Não sei o que dizer
Que já não tenha sido dito sobre a magnitude da obra de Freud. Essa em especial é, na minha nada humilde opinião, leitura obrigatória. Tanto no geral quanto para quem quer conhecer Freud.

Karin.Oniesko 26/04/2023

Freud explica mesmo
Neste livro, Freud relaciona e opina sobre as visões de outros autores contemporâneos a ele acerca do comportamento de massa, e acrescenta sua visão de "eu" a esta análise.

Acho que ter um conhecimento prévio sobre conceitos bastante usados por Freud, como "eu", "ego", e "complexo de Édipo" podem ajudar a ter uma compreensão mais ampla da leitura, mas não é um pré requisito.

Comecei este livro buscando uma compreensão social e política do momento atual, e acabei recebendo de presente explicações sobre a depressão.

Realmente, Freud explica tudo rs.

1 | 2 | 3 | 4