Nove Vidas

Nove Vidas William Dalrymple

Resenhas - Nove Vidas

Renata Almeida 26/04/2020

"FÉ."
A Índia tem mais de trezentos milhões de divindades, nove vidas, encontram na FÉ, nos costumes e nas tradições milenares a graça e a força em seus deuses devocionais, na busca da iluminação para uma vida melhor no carnal e espiritual.

Vitória Gomes 31/08/2021

Uma Índia mais profunda
Esse livro me impactou de muitas formas. Sempre quis ir a Índia e após a leitura o desejo se reforçou. O autor conta através de 9 histórias retratos da Índia que evidenciam a riqueza cultural, a complexidade religiosa, os traumas e problemas das desigualdades só pra citar alguns aspectos. Uma obra envolvente, comovente e profunda.

Ronan 24/10/2021

Um pé cá, outro lá
A Índia exerce um fascínio muito grande em mim, porque sou praticante do budismo e yoga há algum tempo. Essa representatividade que o subcontinente indiano tem quando tratamos de espiritualidade é o aspecto que mais me chama a atenção, um mosaico milenar de culturas e tradições que se interconectam e que convivem entre si de uma forma que é muito custosa para nós ocidentais, com nossas mentes dicotômicas e cartesianas, compreendermos.
Há um grande contraste entre essa espiritualidade latente e o mundo contemporâneo, a Índia hoje é a 7° economia e segue crescendo, sua população ruma para ser a maior e em pouco tempo ultrapassará a China, é um polo de inovação em informática e biotecnologia, possuem armas nucleares e um programa espacial respeitável, ao mesmo tempo em que a miséria atinge a maioria de seu povo, que ainda busca na espiritualidade algum conforto.
É nessa busca pela espiritualidade que o autor coloca a temática de seu livro, são nove pessoas que no exercício de suas fés deixam clara essa tensão entre modernidade e tradições milenares às quais ele entrevista e narra suas histórias:
- Monja jainista que renunciou a tudo (quase impensável em nossas vidas hedonistas), por sua fé.
- Dançarino dalit que subverte a ordem social ao encarnar deuses hindus em suas danças alguns meses do ano.
- Prostituta do templo que lida com a miséria e a perpetuação da exploração sexual em meio a uma pandemia de HIV.
- Escultor de estátuas de deuses em bronze que vê uma tradição de 7 séculos em sua família se quebrar pois os filhos trabalham com computação.
- Cantor de épicos cuja tradição oral, meio ambiente e de vida (pastoreio) está desparecendo.
- Asceta que vive em um campo de cremação e que subverte não só a sociedade moderna, mas as tradições hindus ao fazê-lo.
- Refugiada que resiste às interpretações mais estritas do islã wahabita ao adorar um homem santo do islã, espécie de sincretismo entre o islã e o hinduísmo.
- Cantor cego que pertence a um grupo que busca a deus dentro de si mesmo e não como algo externo, mas que o vê na alegria através do êxtase proporcionado pela música e canto, pela prática sexual e o desprendimento do mundo material.
- Monge budista que hoje vive em Dharamshala mas que participou da luta armada pela liberação do Tibet, logo após a invasão chinesa e que hoje vive em penitência.

É como se todos eles fossem elos entre uma Índia que foi e outra que virá, impossível não reconhecer em todas as sociedades humanas do século XXI, tão profícuo em avanços econômicos e científicos quanto em pobreza material e angústias espirituais, essas tensões e essas pessoas, com outros rostos e outras histórias, mas sempre com um pé no passado e sendo literalmente arrastadas e dilaceradas pelo vir a ser.

caio.lobo. 24/10/2021minha estante
Me interessei pelo livro. Também tenho fascínio pela Índia, estou lendo o Mahabharata completo e estudo o sânscrito, além de admirar muito o pensamento de Shankara, e por conta de sua literatura milenar, filosofia única e uma tradição milenar que ainda se mantém em pé na modernidade (ao contrário da sua vizinha China) percebo que a Índia é algo único no mundo.

Ronan 30/10/2021minha estante
Você vai gostar do livro. Um dos escopos é, justamente, entender essas tensões entre essa cultura milenar e uma modernidade que se impõe por vezes de forma violenta. Eu diria que se mantém em pé com muito custo e as narrativas sugerem que estão em perigo.

didands12 05/04/2023

Livro extremamente rico, lia com os olhos brilhando em alguns capítulos só pela extrema discrepância de culturas. completamente fascinada, por ser um livro bastante detalhado fica pesado para ler de uma vez só.

Julio.Argibay 27/01/2018

Índia
Um bom livro sobre a cultura e a religiosidade indiana. Sao varias estorias de vida contadas de alguns personagens que nos mergulham num mundo desconhecido e cheio de singularidades de uma cultura propria e apaixonante. A religiosidade indiana: jainismo, hinduismo, budismo, etc nos faz tao pequenos e igonorantes que da dó só de pensar.

Nathália 29/05/2021

Bom para conhecer algumas figuras incomuns à nossa cultura
O autor conseguiu reunir personagens interessantes. Outros mais, outros menos.
Achei, somente, a narrativa por vezes cansativa. Ele parece querer detalhar muito alguns ambientes que em algumas situações achei desnecessário.
Outro ponto, também, é que ele termina o nono capítulo e o livro simplesmente acaba, sem ao menos um posfácio do autor. Esperava que ele fosse ao menos tecer algumas outras observações sobre a experiência de conviver com tais pessoas.

Nina 06/05/2022

Riqueza
Leitura mais que necessária para compreendermos que, para além da nossa cultura eurocêntrica ocidental, existe uma infinidade de características, visões, crenças, práticas. Um mundo de sabedoria.

A Índia, enquanto país, se mostra ainda mais plural do que imaginamos nas palavras de William Dalrymple. Nove Vidas é um livro que desperta curiosidade e traz tantas informações importantes. Lendo as histórias de vida dessas nove pessoas, ficamos ansiosos por poder conhecer cada parte desse país. Na falta de poder aquisitivo para tal, ficam guardadas as palavras e as imagens das pesquisas no Google.

Sandrow 19/03/2024

Cultura indiana
Histórias interessantes para se conhecer uma pouco sobre a cultura indiana. Apesar de ter gostado do livro, acho que ele é mais indicado para quem se interessa pela cultura indiana. Cada capítulo conta uma história de alguém e alguns são um pouco longos, mas bem interessantes.