Free Will

Free Will Sam Harris

Resenhas - Free Will

Tirso 06/09/2020

Escrevi essa resenha porque eu quis?
Um livro bem intrigante, não há como negar! A ideia central do livre arbítrio ser uma completa ilusão, não foi algo que comprei tanto, pois acredito que a definição do autor não é a mesma que tenho, pois ele considera que isto só é possível de ser verificado em situações onde todas as possibilidades possíveis de ação estão disponíveis, e como seu "background" elimina várias opções, você seleciona apenas entre as que você pode escolher.

Gosto da percepção do Jordan Peterson sobre livre arbítrio limitado, que traz a anedota de um jogo de xadrez, onde você é livre para movimentar as peças como desejar, mas não existem todas as possibilidades, visto que existem regras a serem seguidas, sendo que mesmo assim você é livre para movimentar entre as opções existentes, logo isto é ter o livre arbítrio.

A ideia colocada na análise sobre crimes e punições são complexas, pois entender da onde um delituoso vem e como seu "background" o levou a tomar essa decisão, me parece, em um primeiro pensamento trazer a essência de antigos autores que não acreditavam na racionalidade do ser, mas ao mesmo tempo o autor considera que é correto punir a "consciente intenção de ferir", algo que sinto ser anterior aos atos. Sendo bem sincero, nesta parte ficou um grande ponto de exclamação em minha mente, entendi os pontos levantados, mas não compreendi de forma plena qual seria a solução e como ela seria aplicada.